terça-feira, 10 de junho de 2008

Dirigente fala sobre condições do Arruda

Como o Aflitos está interditado, estádio do Santa Cruz será o palco de Vasco x Náutico

LANCEPRESS!

Devido a confusão que aconteceu no Estádio dos Aflitos, no dia 1 de junho, na partida entre Náutico e Botafogo, o jogo do próximo sábado envolvendo o Timbu e o Vasco, será no Arruda, estádio do Santa Cruz e não na casa do Náutico. O diretor patrimonial do Tricolor pernambucano, João Braga, falou sobre as condições do estádio para receber esta partida.

- O estádio aqui está bom e dá para atender todas as exigências de um jogo de futebol. Temos um bom gramado. Mas realmente há um projeto de drenagem do campo, pois o estádio é antigo. Mas não é nada que vá prejudicar o time do Vasco. Quem quiser pode vir ao estádio tranqüilo. Não devem ocorrer problemas na segurança, pois há uma preparação para a partida - disse o dirigente à Rádio Brasil.

No confronto entre Botafogo e Náutico, válido pela quarta rodada do Brasileiro, o zagueiro botafoguense André Luis foi expulso e, na saída de campo, fez gestos obscenos para a torcida e chutou uma garrafa de água na arquibancada.

Soldados da Polícia Militar de Pernambuco, que faziam a segurança da partida, abordaram o jogador e uma confusão se instaurou em campo, gerando fortes críticas à ação policial.

Na última quinta-feira, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) decidiu pela interdição dos Aflitos. O Náutico tem dez pontos no Brasileiro e é o terceiro colocado do campeonato. Já o Vasco, com sete, ocupa a sétima posição.

Comissão técnica do Santa divide jogadores em dois grupos

A comissão técnica do Santa Cruz decidiu dividir o elenco coral em dois grupos, que passam desde esta terça-feira (10) a treinar em separado. Os dois grupos seguirão rotinas bem diferentes no decorrer do mês de junho.

O grupo principal tem 20 jogadores e treina sob o comando de Fito Neves no Centro de Treinamento do Intercontinental. O segundo grupo reúne 15 atletas das divisões de base e é comandado pelo assistente técnico Adilson David. Os jogadores treinam no estádio do Arruda, no período da tarde.

O grupo principal tem os seguintes atletas: Gledson e Jaílson (goleiros), Gonçalves e Stanley (zagueiros), Rafael Mineiro e Marcos Vinícius (laterais direitos), Neílton e Esquerdinha (laterais esquerdos), Alexandre Oliveira, Gedeil, Memo, Leandro, Reinaldo e Garrinchinha (volantes), Juninho e Rodrigo Ost (meias), Thomas Anderson, Edmundo, Foguinho e Zumbi (atacantes).

O outro grupo conta com Delmiro (goleiro), Bruno, Gilson e Eneildo (zagueiros), George e Max (laterais), Allan e Édipo (volantes), Miller, Thiago Henrique e Vevé (meias), Gilberto, Rafael, Yuri e Éverton (atacantes). Este grupo deve continuar disputando as partidas da Copa Pernambuco.

Da Redação do pe360graus.com

Dois reforços do Santa Cruz chegam ao Recife e já treinam

Dois reforços contratados pelo Santa Cruz para a disputa da Série C do campeonato brasileiro já estão treinando no Arruda. O goleiro Gledson está no Recife desde a segunda-feira, enquanto o volante Reinaldo, contratado na semana passada, chegou nesta terça-feira (10) e já treinou.

O jogador de 24 anos, que estava no Treze-PB, foi do aeroporto direto para o Centro de Treinamento do Intercontinental, se juntou ao restante do elenco tricolor e fez exercícios físicos.

O goleiro Gledson, contratado na última sexta-feira, também já dá duro com o resto do elenco. Ele tem 25 anos de idade e veio do Oeste de Itápolis-SP, foi eleito o melhor da posição no campeonato.

"Dentro de campo eu grito, oriento a equipe e se precisar xingar, xingo também. Espero que todos tenham esse espírito aqui", declarou ao site oficial do clube.

Da Redação do pe360graus.com

Tricolor corre para fechar elenco

GUSTAVO LUCCHESI

Em contagem regressiva para a estréia no Campeonato Brasileiro da Série C, o Santa Cruz corre para conseguir fechar o grupo de atletas que vai em busca do tão almejado retorno à Segundona. Desde o fim do Estadual 2008, a diretoria coral já anunciou a contratação de 13 reforços, sendo o volante Reinado, vindo do Treze/PB, o único que ainda não se apresentou nas Repúblicas Independentes do Arruda. Lutando contra a falta de dinheiro e o desinteresse de alguns atletas em disputar a Terceirona, os cartolas corais estão bem próximos de anunciar a contratação de um zagueiro e um atacante, o que deve acontecer ainda hoje.

“Estamos praticamente acertados com esses dois atletas, mas preferimos cautela para anunciar. Ainda estamos negociando com um goleiro, outros dois zagueiros, um meia e um atacante”, disse Constantino Júnior, diretor de futebol coral.

A intenção dos cartolas tricolores é encerrar o ciclo de contratações até sexta-feira, para aí sim começar a definir a equipe titular que estréia diante do Campinense, em Campina Grande, no dia 6 de julho. Atualmente, o elenco tricolor conta com 27 jogadores, faltando ainda a contratação de mais cinco peças para compor o grupo, de acordo com a expectativa do treinador coral, Fito Neves.

Esse número atual pode até aumentar, caso o Departamento Jurídico da Cobra Coral obtenha sucesso na audiência de amanhã, envolvendo o Santa Cruz e o atacante Thiago Capixaba, que acionou o clube na Justiça, alegando salários e benefícios atrasados, e conseguiu se desvincular do Tricolor, ganhando os seus direitos federativos. Apesar da chance de conseguir reverter a situação e reaver os direitos sobre o atleta serem mínimas, o Mais Querido ainda terá que esperar um pouco mais para poder contar com o atleta para a disputa da Série C, já que esse é o primeiro encontro judicial entre as partes, com a decisão de amanhã ainda cabendo recurso.

No dia 27 do mês passado, a Folha de Pernambuco publicou uma matéria onde foi levantada a hipótese de Thiago ter atuado com uma segunda identidade no futebol, pelo Guarani/SP, em 2006, com o nome de Fábio dos Santos Cunha, ou Fabinho, como ficou conhecido na imprensa campineira.

Hora de pegar pesado

Com o elenco praticamente completo e presente no Arruda, o Santa Cruz inicia hoje, de fato, a preparação para a Série C do Campeonato Brasileiro. A estréia ocorre em menos de um mês, dia 6 de julho, em Campina Grande, contra o Campinense-PB. O técnico Fito Neves, que vinha concentrando as atenções em torno de negociações e contratação de novos jogadores, passa definitivamente aos treinamentos físicos, táticos e técnicos no gramado do Arruda. Tanto que o comandante optou por não mais utilizar os considerados titulares na Copa Pernambuco.

A decisão tomada pela comissão técnica, aliás, contrariou o presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), Carlos Alberto Oliveira. De acordo com os dirigentes corais, estão faltando apenas quatro contratações para fechar o grupo de vez. A base, entretanto, está praticamente montada. Desde o término da Série A1 do Campeonato Pernambucano, em 23 de abril, foram anunciados 13 novos jogadores. Destes, 12 já desembarcaram no Arruda. O atacante Rafael Oliveira, contratado junto ao Paysandu, só vem no dia 1º de julho, após o Campeonato Paraense.

Um dos últimos a chegar foi o atacante Carlos Eduardo da Silva, mais conhecido no futebol pelo apelido de Zumbi. O jogador fez o trajeto do estado do Mato Grosso até Pernambuco no próprio automóvel. “É uma felicidade enorme poder vestir a camisa do Santa Cruz. Sou um atacante que participa muito bem das bolas levantadas para área. Gosto de cabecear e tentar fazer gols pelo alto. Mas também tenho qualidade fora da área, com muita velocidade e preparando as jogadas”, declarou Zumbi, que teve rápida passagem pelo Sport no ano de 2000.

A partir de hoje, o Santa Cruz tem uma seqüência de três dias com treinamentos em dois expedientes. Boa parte dos trabalhos está programada para o Centro de Treinamentos do Intercontinental, em Paratibe, no município de Paulista, até como forma de preservar o gramado do Arruda, castigado pelas chuvas da última semana. “Quando estivermos devidamente preparados para o Brasileiro, posso até colocar o time principal na última etapa da Copa Pernambuco. Mas será somente nos jogos realizados no Arruda”, justificou o técnico Fito Neves.

Antes de intensificar os treinamentos, o treinador acompanhou o desempenho de remanescentes e alguns reforços em três partidas da Copa Pernambuco, nas últimas três rodadas da primeira fase da competição. No último domingo, por exemplo, esteve no Arruda para assistir à vitória da equipe por 2x0 em cima do Decisão. O resultado classificou os corais aos quadrangulares semifinais na primeira colocação do Grupo B. “Mesmo sem termos treinado durante a semana passada, a movimentação tática da equipe foi interessante. Estamos evoluindo”, avaliou Fito.

No quadrangular semifinal da Copa Pernambuco, o Santa Cruz caiu no mesmo grupo de Porto, Salgueiro e América. Nesta fase, as quatro equipes se enfrentam em turno e returno. O melhor classificado ao término dos seis confrontos ganha o direito de disputar a final da competição com o primeiro da outra chave, composta por União, Atlético Pernambucano, Ipojuca e Betaniense. A decisão será em duas partidas. A tabela da nova fase ainda não foi divulgada pela FPF, mas a previsão é que a Copinha termine justamente uma semana antes do início da Série C.

Paratibe é o novo endereço

A partir de hoje, o Santa Cruz se muda para Paratibe. O clube alugou o CT do Intercontinental por 30 dias para fazer os treinamentos finais para a Série C do Brasileiro. "O gramado de Intercontinental é mais fofo que o do Arruda e bastante semelhante com o do Amigão (estádio de Campina Grande), onde iremos fazer a nossa estréia contra o Campinense", disse o presidente Edson Nogueira.

A comissão técnica vai intensificar os trabalhos físicos e técnicos até a véspera do início da competição, marcada para 6 de julho. O objetivo é deixar todos os jogadores na mesma condição física. Por isso, a correria da diretoria para acelerar as últimas contratações para o Brasileiro.

Durante todo o dia de hoje, a contratação de mais dois jogadores deve ser anunciada. Um zagueiro e um atacante. Os contatos estão bem adiantados. "Faltam pequenos detalhes mesmo. Acredito que amanhã (hoje) tudo se resolverá", disse Constantino Júnior, diretor de futebol.

A Copa Pernambuco deixou de ser prioridade, mais uma vez, para o Santa Cruz.O técnico Fito Neves, que vai concentrar os trabalhos na preparação física e técnica da equipe para a Terceirona, já deixou claro que apenas o time de juniores e também alguns profissionais que não estão sendo utilizados no time principal atuarão pela competição.

Goleiro Glédson se apresenta ao Santa Cruz

De Márcio Markman
Em Recife


O novo goleiro do Santa Cruz, que chega com moral para assumir a condição de dono da camisa 1, se apresentou nesta segunda-feira ao clube do Recife. É Glédson, contratado junto ao Oeste, de Itápolis/SP, apontado como um dos destaques da equipe que garantiu um lugar na elite do futebol paulista para a próxima temporada.

O jogador garantiu que a escolha pelo Santa Cruz se deve ao fato de se tratar de uma equipe de massa, de grande torcida e, consequentemente, muita visibilidade. "Havia outras propostas pra mim, mas achamos que vir para um clube de tradição, que tem uma torcida maravilhosa seria melhor pra gente. Com uma torcida dessas, qual jogador não gostaria de jogar aqui? Espero ser muito feliz no Santa Cruz", declarou o goleiro.

Nem mesmo o fato do clube pernambucano atravessar o pior momento da sua história, no que diz respeito ao rendimento técnico, assusta Glédson. Ele se disse confiante no nível do grupo que está se formando e também na estrutura oferecida aos atletas.

"Sabemos que o Santa Cruz não vem bem, mas o que passou, passou. Espero fazer uma história nova aqui no Santa Cruz. A gente sabe que a Série C é complicada, mas está sendo formado um grupo de jogadores de qualidade", explicou.

O clube já contratou 14 jogadores. Além de Clébson, os zagueiros Stanley e Gonçalves (Porto/PE) e André (Centro Limoeirense/PE), os laterais Marcos Vinícius (Colo Colo/BA) e Neílton (Rio Preto/SP), os volantes Gedeil (Ypiranga/PE), Garrinchinha (Treze/PB) e Reinaldo (Treze/PB), os meias Juninho (Porto/PE), Rafael Oliveira (Paysandu/PA) e Rodrigo (Bragantino/SP) e os atacantes Edmundo (Ypiranga/PE) e Zumbi (Vila Aurora/MT).

Até o final da semana, é esperado o anúncio de mais três reforços. Estão sendo contratados mais um goleiro, um zagueiro e um atacante.

Zumbi quer se entrosar o mais rápido possível com os tricolores

Do JC OnLine
Com informações da Rádio Jornal

O atacante Zumbi chegou ao Arruda e acredita que o time tem muito a mostrar no Brasileiro da Série C. O jogador baseou sua observação pelo jogo contra o Decisão, no domingo (8), quando o tricolor venceu por 2x0 e garantiu o primeiro lugar no Grupo B da Copa Pernambuco. Para o atleta, o elenco ainda tem alguns detalhes a corrigir, mas pelo que conhece de Fito Neves, demonstrou confiança.

"Já trabalhei com Fito antes. É um treinador inteligente e vai resolver muito bem os problemas que aparecerem. O time mostrou-se disposto e muito valente. Espero me encaixar bem com todo mundo e fazer uma grande campanha para colocar o Santa Cruz de volta à Série B", pontuou.

A respeito de sua vinda para o Arruda, Zumbi falou de duas características. Ele diz que pode atuar tanto como homem de referência na área como jogar mais pelos lados e preparar as jogadas. "Tenho uma característica diferente para um jogador que tem facilidade na bola alta, que é a velocidade. Me enquadro nas duas formas de atuar", disse.

Já o goleiro Gledson, outro que se apresentou no Arruda, revelou que teve propostas de outros clubes mas, em conversa com seu empresário, optou pelo Santa por ser um clube de grande torcida. "É gostoso atuar num clube de massa. E a torcida do Santa Cruz está sempre apoiando os jogadores e isso vai ser fundamental para nossa caminhada na Série C", colocou.

A partir desta semana, o técnico Fito Neves vai intensificar os trabalhos técnicos e táticos e já adiantou que a Copa Pernambuco será disputada, de agora em diante, pela equipe de juniores. A decisão do técnico provocou reação do presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Carlos Alberto Oliveira, que vê menosprezo do tricolor quanto à competição justamente quando ele mudou a realização da mesma para que os corais permanecessem em atividade até o início da Terceirona.