terça-feira, 10 de junho de 2008

Hora de pegar pesado

Com o elenco praticamente completo e presente no Arruda, o Santa Cruz inicia hoje, de fato, a preparação para a Série C do Campeonato Brasileiro. A estréia ocorre em menos de um mês, dia 6 de julho, em Campina Grande, contra o Campinense-PB. O técnico Fito Neves, que vinha concentrando as atenções em torno de negociações e contratação de novos jogadores, passa definitivamente aos treinamentos físicos, táticos e técnicos no gramado do Arruda. Tanto que o comandante optou por não mais utilizar os considerados titulares na Copa Pernambuco.

A decisão tomada pela comissão técnica, aliás, contrariou o presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), Carlos Alberto Oliveira. De acordo com os dirigentes corais, estão faltando apenas quatro contratações para fechar o grupo de vez. A base, entretanto, está praticamente montada. Desde o término da Série A1 do Campeonato Pernambucano, em 23 de abril, foram anunciados 13 novos jogadores. Destes, 12 já desembarcaram no Arruda. O atacante Rafael Oliveira, contratado junto ao Paysandu, só vem no dia 1º de julho, após o Campeonato Paraense.

Um dos últimos a chegar foi o atacante Carlos Eduardo da Silva, mais conhecido no futebol pelo apelido de Zumbi. O jogador fez o trajeto do estado do Mato Grosso até Pernambuco no próprio automóvel. “É uma felicidade enorme poder vestir a camisa do Santa Cruz. Sou um atacante que participa muito bem das bolas levantadas para área. Gosto de cabecear e tentar fazer gols pelo alto. Mas também tenho qualidade fora da área, com muita velocidade e preparando as jogadas”, declarou Zumbi, que teve rápida passagem pelo Sport no ano de 2000.

A partir de hoje, o Santa Cruz tem uma seqüência de três dias com treinamentos em dois expedientes. Boa parte dos trabalhos está programada para o Centro de Treinamentos do Intercontinental, em Paratibe, no município de Paulista, até como forma de preservar o gramado do Arruda, castigado pelas chuvas da última semana. “Quando estivermos devidamente preparados para o Brasileiro, posso até colocar o time principal na última etapa da Copa Pernambuco. Mas será somente nos jogos realizados no Arruda”, justificou o técnico Fito Neves.

Antes de intensificar os treinamentos, o treinador acompanhou o desempenho de remanescentes e alguns reforços em três partidas da Copa Pernambuco, nas últimas três rodadas da primeira fase da competição. No último domingo, por exemplo, esteve no Arruda para assistir à vitória da equipe por 2x0 em cima do Decisão. O resultado classificou os corais aos quadrangulares semifinais na primeira colocação do Grupo B. “Mesmo sem termos treinado durante a semana passada, a movimentação tática da equipe foi interessante. Estamos evoluindo”, avaliou Fito.

No quadrangular semifinal da Copa Pernambuco, o Santa Cruz caiu no mesmo grupo de Porto, Salgueiro e América. Nesta fase, as quatro equipes se enfrentam em turno e returno. O melhor classificado ao término dos seis confrontos ganha o direito de disputar a final da competição com o primeiro da outra chave, composta por União, Atlético Pernambucano, Ipojuca e Betaniense. A decisão será em duas partidas. A tabela da nova fase ainda não foi divulgada pela FPF, mas a previsão é que a Copinha termine justamente uma semana antes do início da Série C.

Nenhum comentário: