terça-feira, 11 de novembro de 2008

Campanha de anistia de sócios encerra sábado no Arruda


O sócio do Santa Cruz que está com mensalidades atrasadas e deseja voltar a contribuir com o clube tem até o próximo sábado para participar da campanha de anistia oferecida pelo presidente Fernando Bezerra Coelho. Para ficar em dia com o clube coral o sócio precisa pagar apenas as mensalidades de outubro, novembro e dezembro de uma única vez na secretaria do clube.

O horário de atendimento da secretaria é de segunda a sexta, das 8h às 20h e sábado e domingo das 8h às 12h. Qualquer dúvida poderá ser tirada através do telefone 3449-1423.

Da Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR

Presidente do Conselho renuncia

Maurício Coutinho
Bueno assinou documento oficializando saída do clube
GUSTAVO LUCCHESI

Durou pouco o mandato de Bartolomeu Bueno como presidente do Conselho Deliberativo do Santa Cruz. Um mês e três dia após assumir o cargo, o desembargador e vice-presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) assinou a sua renúncia ontem, no Arruda, diante da imprensa e de alguns membros da atual gestão coral. O motivo de mais uma baixa na gestão Fernando Bezerra Coelho foi a resposta negativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) a uma consulta que Bueno fez sobre a possibilidade de acumular os cargos no Tricolor e no TJPE.

Com isso, o conselheiro do CNJ e ministro, João Oreste Dalazen, considerou incompatível o acúmulo das funções e orientou o desembargador a deixar não só a presidência, mas também o impediu de continuar como conselheiro do Mais Querido. Por conta dessa decisão do CNJ, os desembargadores e conselheiros da Cobra Coral Eduardo Paurá Peres, Eloy D´Almeida Lins e Fausto de Castro Campos também terão que deixar o bloco dos 250 membros que compõem o Deliberativo, somando mais três baixas para Bezerra Coelho. A primeira foi o ex-diretor jurídico Célio Avelino, que alegou problemas pessoais para conciliar a sua vida profissional com as tarefas no clube e pediu para deixar o cargo, atualmente ocupado por Miguel Moura.

Como o Deliberativo do Santa Cruz não possui vice-presidente, o primeiro secretário, Nevton Borba, foi nomeado, provisoriamente, para assumir o cargo deixado por Bueno imediatamente, como orienta o estatuto do clube. Com isso, será marcada uma Assembléia Extraordinária pelo Conselho Deliberativo para que seja votado, entre os 250 conselheiros, o seu novo presidente.

Porém, como o próprio Bartolomeu explicou, na prática, o novo homem-forte do Deliberativo será indicado por Bezerra Coelho, assim como aconteceu com ele, com o Conselho votando por uma questão de formalidade. Por conta disso, Nevton Borba continuará nessa função até o mandatário coral retornar de Dubai, no dia 21 deste mês.

Querendo deixar claro que essa decisão não foi motivada por notícias de bastidores que dão conta de haver um mal-estar na sua relação com o presidente do Tricolor, Bueno exibiu a data do documento em que consulta o CNJ, registrado no dia 19 de setembro, também fazendo questão de mostrar a resposta do órgão, que só foi dada no dia 5 de novembro.

“Minha primeira paixão é o Santa Cruz, mas minha primeira obrigação é o magistrado. Falei com o Fernando (Bezerra) por telefone e lhe disse que continuarei ajudando o clube a se erguer, mesmo que de outra maneira. Estou muito triste, pois queria muito ajudar o meu amigo Fernando”, declarou Bueno.

BASE

A diretoria do Santa Cruz confirmou, ontem, o nome de Sérgio China para assumir o comando das divisões de base do Mais Querido. Além disso, China acumulará a função de segundo assistente-técnico de Márcio Bittencourt no futebol profissional.

A renúncia


Uma semana após negar boato de racha no clube, Bartolomeu anuncia saída do Conselho

A gestão Fernando Bezerra Coelho recebeu sua segunda baixa. E, agora, uma baixa significativa. Depois de ter negado ao Diario, na semana passada, qualquer divergência com o poder executivo do Santa Cruz, coincidentemente, o presidente do Conselho Deliberativo, Bartolomeu Bueno, renunciou ontem ao cargo. O anúncio foi feito em uma entrevista coletiva, no início da noite, na sede social do clube. Há cerca de dez dias, porém, o diretor jurídico, Célio Avelino, já havia pedido afastamento de suas atribuições no Tricolor por falta de tempo para conciliar suas atividades profissionais.

O caso do desembargador Bartolomeu Bueno, teoricamente, foi diferente. Como exerce a presidência do Tribunal de Justiça de Pernambuco, o magistrado fez uma consulta, antes de assumir o cargo no Santa Cruz, ao Conselho Nacional de Justiça para tirar qualquer dúvida sobre a compatibilidade das duas funções. A resposta foi publicada ontem no site do Conselho e recomendava o afastamento do exercício da presidência do Conselho Deliberativo do clube.

"No meu entendimento, a incompatibilidade aconteceria em relação a cargos executivos e técnicos. Por isso, resolvei consultar o CNJ logo que recebi o convite para assumir o Conselho Deliberativo. Porém, infelizmente, o CNJ teve outra visão", lamentou Bueno antes de acrescentar: A minha primeira paixão é o Santa Cruz, mas a minha primeira obrigação é com a Justiça e sou um magistrado muito disciplinado", completou.

Bartolomeu Bueno fez questão de deixar claro que sua saída não tem nada com "possíveis divergências" ou racha com o presidente Fernando Bezerra Coelho. "Pelo contrário. A minha amizade com Fernando Bezerra Coelho continua. Me sinto frustrado e muito triste em não estar participando diretamente do soerguimento do Santa Cruz. Mas vou continuar ajudando de fora", comentou.

O desembargador apresentou ontem o requerimento que deu entrada no Conselho Nacional de Justiça com o pedido de consulta anterior a data da eleição do clube, que se realizou em 30 de setembro passado. Ainda como argumento exemplificou que foi questionado também o fato dele ser vice-presidente da Associação Nacional dos Magistrados. "Porém, neste caso, o CNJ entende que como a associação é um órgão de classe não existe problema nenhum em continuar no cargo", completou. Bueno afirmou ainda que falou com o presidente Fernando Bezerra Coelho, por telefone, e que explicou o motivo de sua renúncia.

Nevton Borba herda cargo

Com a renúncia de Bartolomeu Bueno da presidência do conselho deliberativo do Santa Cruz, a "batata quente" caiu no colo de Nevton Borba, primeiro secretário do conselho. É ele quem assume, momentaneamente, pelo menos é o que diz o estatuto, que, por sinal, é omisso nos quesitos que tratam do conselho deliberativo - artigos 41 a 63.

Procurado pelo Diario, Nevton mostrou-se bastante preocupado com o fato. "Não tem nada decidido sobre o que vai acontecer. Tudo foi muito rápido e vamos fazer uma reunião hoje (ontem) à noite para tratar do assunto", disse um tanto nervoso e deixando claro também que não teria tempo para assumir o posto por um período longo.

O artigo 28 do estatuto do clube trata do preenchimento dos cargos vagos no conselho deliberativo - caso onde enquadra-se a renúncia do presidente. Nele diz que cabe ao presidente executivo, Fernando Bezerra Coelho, ou o seu substituto legal - o vice Sidnei Aires -, em um prazo de 8 dias, convocar uma assembléia geral extraordinária para preenchimento do cargo vago. Há quem diga também que a escolha pode ser dada dentro do próprio conselho, que faria uma reunião extraordinária e, entre os conselheiros, indicaria o novo presidente. A definição oficial deve sair nos próximos dias.