sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Obras no estádio do Arruda seguem em ritmo acelerado


O presidente Fernando Bezerra Coelho teve que viajar para o exterior a trabalho, esta semana, mas o trabalho de recuperação do Santa Cruz não parou. O vice-presidente, Sidney Aires, supervisiou as obras que estão sendo realizadas no estádio do Arruda e informou que elas estão aceleradas.

Nesta sexta-feira (14), Aires informou que a drenagem do Arruda foi concluída esta semana, assim como o reforço na estrutura do anel superior do estádio. Na próxima semana, um novo gramado começa a ser colocado, e o serviço de pintura das arquibancadas será realizado, além de melhorias no anel inferior.

Além disso, o Santa Cruz está concluindo a compra de três mil cadeiras novas, que serão colocadas no estádio até dezembro. Na parte administrativa, uma equipe de auditores está concluindo o levantamento geral da situação financeira do clube, que deve ser apresentada à torcida na próxima semana.

Da Redação do pe360graus.com

Marco Antônio de volta ao Santa?

Robert Fabisak/Arquivo Folha



Atacante, que já defendeu o clube anteriormente, pode ser o primeiro reforço coral
Apesar de ter três meses de salários a receber, jogador deseja vestir a camisa tricolor novamente
GUSTAVO LUCCHESI
Apesar de viver uma nova Era, na qual novidade é uma das palavras que alimenta a fé coral, o primeiro reforço a ser contratado pelo Santa Cruz pode ser um velho conhecido dos torcedores pernambucanos, ainda mais pelos próprios tricolores. O atacante Marco Antônio, 31 anos, atualmente defendendo a Ferroviária/SP, está no Recife para resolver alguns assuntos particulares e finalizar o tratamento de uma lesão que sofreu na coxa. O jogador chegou a conversar com o treinador Márcio Bittencourt e, segundo informações de bastidores, tanto Bittencourt, quanto o diretor de futebol, Antônio Capella, ficaram satisfeitos com a possibilidade de contar com o atleta para compor o elenco da Cobra Coral.

Ontem, Marco esteve no Arruda para rever amigos, aproveitando para vestir o uniforme de treino coral e realizar alguns treinamentos físicos para readquirir a forma, já que só chegou a atuar pela sua atual equipe em duas ocasiões, por conta da contusão sofrida. “Estava com problemas pendentes para resolver no Recife e fico por aqui até o dia 23 (deste mês). Ainda tenho três meses de salários de 2007 para receber, porém tudo é negociável. Não vou negar que tenho vontade de voltar a vestir a camisa de um clube grande como o Santa Cruz. Além disso, tenho muito carinho pelo Recife, mas preciso ainda resolver a minha situação”, declarou Marco, que tem contrato com a Ferroviária até maio de 2009 e só saberá se irá continuar no time paulista quando retornar a Araraquara.

Como o anúncio de contratações só acontecerá quando o presidente Fernando Bezerra Coelho retornar de uma viagem a Dubai, no dia 21 deste mês, o treinador Márcio Bittencourt preferiu adotar a cautela sobre a possível contratação de Marco. “Não posso responder se o Marco Antônio fica, porque eu ainda não sei”, resumiu Bittencourt.

Sempre considerado um atleta boa praça por todos os clubes que passou, o atacante teve um dos seus melhores momentos da carreira no Tricolor, quando, em 2005, marcou 12 gols em 13 jogos do Estadual daquele ano, porém se transferiu logo em seguida para uma equipe da Coréia do Sul. Em outra ocasião recente, o atleta conseguiu dar uma das poucas alegrias aos tricolores em 2008, porém, desta vez, sem vestir a camisa do Mais Querido, quando na penúltima rodada da primeira fase da Série C, desperdiçou um pênalti decisivo vestindo a camisa do Central, que sacramentaria a derrota da Cobra Coral e praticamente anteciparia a eliminação do Terror do Nordeste. Na ocasião, Marco foi acusado por alguns centralinos de ter desperdiçado a penalidade de propósito.

Entretanto, o atleta ficou mesmo marcado na sua passagem pelo Sport, em 2006, quando viveu uma grande “seca” de gols no Leão e foi apelidado pela própria torcida rubro-negra de “Marco Zero”, uma brincadeira com o monumento que marca o quilômetro zero do Recife com a sua dificuldade em colocar a bola para o fundo das redes.

Efeito bola de neve


Ausência de Fernando Bezerra paralisa o Santa Cruz e grupos já dão sinais de insatisfação com o estilo de governar do novo presidente José Gustavo // Diario
josegustavo.pe@diariosassociados.com.br

O que a princípio era apenas um pequeno desconforto e não passava de conversa de bastidor, agora já começa a ganhar uma outra proporção. Muitas lideranças do Santa Cruz estão descontentes com a forma com que o presidente Fernando Bezerra Coelho está conduzindo o processo político e administrativo dentro do clube. Se antes ninguém falava abertamente para não ser taxado de desagregador e se "queimar" com a torcida coral, neste momento, já começa a mostrar o desconforto.

O fato cresceu ainda mais depois dos dois últimos acontecimentos: a renúncia do ex-presidente do conselho deliberativo, Bartolomeu Bueno, e a viagem de Bezerra Coelho, em missão pelo Governo do Estado, que, literalmente, paralisou todas as tomadas de decisões no Arruda. Ninguém resolve nada no clube sem a presença do presidente executivo.

O que vem mais chateando as lideranças corais é a demora na escolha do novo presidente do conselho, que só acontecerá em 27 de novembro. Em conversa com o Diario, o ex-presidente Romerito Jatobá deixou claroque seu grupo está trabalhando a idéia de lançar Antônio Luiz Neto para o cargo máximo do deliberativo tricolor. "O nosso objetivo é que o novo presidente do conselho seja uma pessoa que transite em todas as forças do clube e que não seja vinculada, exclusivamente, a Fernando Bezerra Coelho como acontece hoje", disse. Vale lembrar que o primeiro secretário, Nevton Borba, e o segundo secretário, Roberto Arraes, são vinculados a secretaria da Fazenda do Estado.

"Não queremos ir para o confronto, mas não pode ser assim como eles querem e estão conduzindo", completou Romerito Jatobá. Quem tem um pensamento parecido é Fernando Veloso, que se reuniu ontem à noite com o grupo Veneno Coral para discutir a situação. "Um dos itens da pauta está a eleição do presidente do conselho", adiantou.

Para Veloso dois pontos são bastante preocupantes: o primeiro é o fato do clube ficar refém quando o presidente executivo está viajando em missão pelo Governo do Estado. "O Santa Cruz não pode parar quando Fernando viajar. Ninguém resolve nada lá dentro. O treinador já está no clube com o diretor de futebol há um bom tempo e nada de reforços. Essa história de contratar depois do final do Brasileiro é errada. Temos que ver jogadores da região", comentou.

O segundo ponto preocupante para Veloso é o isolamento político do presidente dentro do clube. "Ele não tem diálogo com nenhum grupo do Santa Cruz. Como pode? Ele representou a união do clube e tem tudo para continuar assim, pois não é vinculado a nenhum grupo. Porém vem se afastando de todos. E olha que estou avisando isso agora no começo", ponderou.

Marco Antônio deve voltar

É claro que todos negaram as especulações em torno dos três primeiros nomes que circularam como reforços do Santa Cruz. O primeiro é do atacante Marco Antônio (ex-Santa, Náutico, Sport e Central). Os outros dois são sergipanos Fabinho (meia-atacante) e Ramon (lateral-esquerdo) que jogam no Confiança, um dos oito finalistas da Série C do Brasileiro.

Enquanto visitava algumas áreas na cidade de Camaragibe, com o prefeito João Lemos, para a provável construção do novo CT tricolor, o diretor de futebol amador, Fred Arruda negou qualquer contato com Marco Antônio em relação ao seu retorno para o clube. "Me comprometi com ele em liberar o espaço para a realização de sua fisioterapia, pois Marco vem se recuperando de uma lesão. Nada além disso. Qualquer contato dele sobre outro assunto tem que ser feito com Capella", disse Arruda.

Por sua vez, Luiz Antônio Ruas Capella disse não conhecer o futebol de Marco Antônio e negou contato com os jogadores sergipanos. O fato é que a informação do interesse do Santa Cruz nosdois jogadores do Confiança veio da imprensa sergipana. Como nada será decidido antes da chegada do presidente Fernando Bezerra Coelho só resta esperar.