segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Novo presidente do Santa será empossado amanhã


O Santa Cruz vive o clima de preparativos para a posse da nova diretoria, que acontece amanhã. A programação já está fechada e começa às 15h, no Arruda, com uma reunião de trabalho. Às 17h, o conselho deliberativo dará posse ao novo presidente Fernando Bezerra Coelho para, às 19h acontecer a solenidade festiva.


Para a próxima sexta-feira está previsto o pagamento dos funcionários do clube que devem receber os salários de setembro, enquanto os trabalhadores do departamento de futebol amador vão receber os vencimentos atrasados. Os funcionários mais antigos receberão cheques simbólicos para marcar o acerto das contas.


O novo presidente aproveita o clima de chegada para pregar a união e a transparência na administração. Ele prometeu publicar um balanço assim que a auditoria terminar e formalizar todo mês uma publicação da receita, “para que a torcida acompanhe os trabalhos daqueles que estão à frente do Santa Cruz”, explica.


Da Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR

Censo para saber dimensão coral


Uma das estratégias que vem sendo difundida por Fernando Bezerra Coelho para alavancar o processo de reestruturação administrativa do Santa Cruz é fazer um censo para saber qual é a real dimensão da torcida tricolor. FBC toma posse oficialmente amanhã na presidência do Executivo, em sessão solene do Conselho Deliberativo, com início às 17h. Uma das apostas da nova diretoria do clube é confiar na força dos torcedores. Algumas ações de marketing vêm sendo até programadas para a participação direta dos tricolores, como, por exemplo, um concurso para a escolha do uniforme oficial a ser utilizado na temporada 2009.

“Vamos abrir um edital de licitação para a empresa que irá fazer o nosso censo. Já há algumas empresas interessadas. Não vamos pagar por isso. Pelo contrário, vamos cobrar”, antecipou o dirigente. Porém, FBC não forneceu maiores detalhes de como será feita a contagem da torcida coral. A linha de raciocínio do grupo que assumirá o destino do clube segue a seguinte lógica: o resultado da pesquisa irá gerar um banco de dados interessante do ponto de vista de marketing. É que será um retrato fiel e detalhado do perfil dos aficionados pelo clube do Arruda, com informações sobre renda, escolaridade, faixa etária, hábitos de consumo, entre outras.

A última pesquisa relativa às torcidas realizada em Pernambuco foi encomendada pela própria Federação Pernambucana de Futebol (FPF) ao Instituto Opine, em fevereiro. O Sport apareceu como líder no Estado, com 23% da preferência, seguido pelo Santa Cruz, com 17%, e pelo Náutico, com 6,1%. O Corinthians foi o quarto time citado. Foram entrevistadas 1.732 pessoas, num período de dez dias, no Recife, Zona da Mata, Agreste, Sertão e Região do São Francisco. A enquete foi realizada em 33 cidades, com margem de erro de 2,4% para mais ou para menos.

O estudo foi uma reação a uma outra pesquisa, divulgada um mês antes, pelo Datafolha. Pelo instituto paulista, o Santa Cruz aparecia apenas em terceiro lugar, com 7% da preferência dos torcedores no Estado, empatado com o Flamengo (7%), contra 21% do Sport e 8% do Corinthians. O Náutico apareceu como sétimo colocado, com 4%, atrás de outros times do Sudeste. A margem de erro, no entanto, era de 5%. Quando se restringiu o levantamento à Região Metropolitana do Recife (RMR), o resultado foi o seguinte: Sport (34%), Santa Cruz (15%) e Náutico (11%). Chamou atenção o fato de que a soma de tricolores e alvirrubros (26%) não superaria os rubro-negros.

CONTAS

O próprio futuro presidente tem dito que está apostando na reorganização administrativa. Um dos problemas, contudo, é que, por causa das dívidas, as contas bancárias estão sendo bloqueadas. “Vamos ter de equacionar tudo. Como faremos é o que ainda não sei. O problema é que na hora em que criarmos outra pessoa jurídica e, em conseqüência, uma conta, alguém pode entender que existe sucessão”, avalia Célio Avelino, futuro diretor jurídico.

Auditoria por mais 120 dias


Apesar de já ter iniciado os trabalhos, a posse da nova diretoria do Santa Cruz acontece amanhã, às 19h, no salão de festas da sede social do clube. O entusiasmo do torcedor coral está nas alturas, no entanto, o presidente Fernando Bezerra Colho não cansa de pedir um pouco de calma e paciência para os tricolores. "O Santa Cruz não está estruturado e organizado para receber todos os recursos que estamos tentando viabilizar. Por isso vamos dar um freio de arrumação na casa, começar a mostrar serviço e depois anunciar as notícias que interessam mais ao torcedor, ou seja, o futebol", afirmou Bezerra Coelho, na última sexta-feira, ao final de mais uma reunião de trabalho.

O presidente coral deixou claro também que vai fazer tudo para manter o clima de união que tomou conta do clube com o anúncio do seu nome. Porém fez questão de frisar que a auditoria interna continuará pelos próximos 120 dias. "Não iremos fazer caça às bruxas, mas o compromisso com a transparência vai sempre existir e vamos explicar como pegamoso clube. Vamos informar ao torcedor as contas. Vai ficar também estabelecido que todo mês será publicado um balancete com as receitas e despesas", afirmou.

Bezerra Coelho disse ainda que não vai fazer nenhum pagamento a credores do clube antes do fim desta auditoria nas finanças corais. Esta semana também será marcada por reuniões entre a direção coral com a Receita Federal e também a Justiça do Trabalho. A idéia é renegociar as dívidas trabalhistas e fiscais do clube.