quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Santa Cruz encara mais um desafio no interior


Depois de vencer na estreia o Sete de Setembro por 1 a 0, o Santa Cruz vai enfrentar nesta quarta-feira, às 20h30, no Luiz Lacerda, o Porto pela segunda rodada do Campeonato Pernambucano. O tricolor, que não disputava uma partida oficial a mais de quatro meses, segue em busca da recuperação no cenário estadual e nacional.

Destaque na primeira rodada, o goleiro André Zuba foi uma das baixas no treinamento da equipe nesta terça-feira, mas o departamento médico acredita que ele está pronto até a hora do jogo. A outra ausência foi do lateral-direito Parral, que se recupera de problemas estomacais mas também não deve ser desfalque. O técnico Márcio Bittencourt comandou apenas um treinamento recreativo para evitar novas baixas no elenco.

O adversário do tricolor, o Porto, também venceu na primeira rodada e de forma convincente, ao golear o Serrano por 3 a 0. A equipe só pensa na vitória para assumir a liderança do estadual, já que só está atrás do Sport por ter um gol a menos de saldo. Os dois times deverão repetir a escalação da primeira rodada.

PORTO

Danilo; Baiano, Gonçalves, Stanley e Airton; Rodolfo, Cosme, Nego e Tiago; Ciros e Marlos.
Técnico: Adelmo Soares.

SANTA CRUZ

André Zuba; Parral, Sandro, Memo e Adílson; Bilica, Wagner, William e Elder; Márcio e Marcelo Ramos.
Técnico: Márcio Bittencourt.

Da Redação do pe360graus.com

Santa frente a frente com rival complicado

O segundo desafio do Santa Cruz no Campeonato Pernambucano é logo contra um dos adversários mais indigestos para a equipe do Arruda nos últimos dois anos. O Porto não deu moleza para os tricolores da capital nos Estaduais de 2007 e 2008. Neste período, os dois se encontraram seis vezes, com apenas uma vitória a favor da Cobra Coral. O novo embate está marcado para as 20h30 de hoje, no Estádio Luiz Lacerda, em Caruaru, pela segunda rodada da competição.

A alento para o Santa Cruz é que a vitória foi justamente no último confronto do ano passado, pelo hexagonal da morte. O jogo aconteceu no dia 6 de abril, no Estádio Antônio Inácio, em Caruaru, e terminou 2x1 para os visitantes. Atualmente, o Gavião do Agreste está mandando seus jogos no Luiz Lacerda, estádio do arquirrival, por dificuldades de bancar o pagamento de aluguel da antiga casa. Em compensação, a Patativa utiliza o centro de treinamentos do rival.

A partida desta noite é aguardada com muita expectativa. Os dois times iniciaram a edição atual do Pernambucano com vitória, ambos na condição de visitante. O Santa Cruz derrotou o Sete de Setembro por 1x0, no Estádio Gigante do Agreste, em Garanhuns, com um gol do meio-campista Elder. O Porto saiu para pegar o Serrano, no Estádio Nildo Pereira, em Serra Talhada, e aplicou incontestáveis 3x0. Marcaram o lateral-esquerdo Aírton, o atacante Marlos e o lateral-direito Baiano.

As duas equipes somam três pontos, mas os anfitriões levam a melhor do saldo de gols. O Porto está na segunda colocação, atrás apenas do Sport, que tem saldo positivo de quatro. O Santa Cruz está na quinta posição. Ainda estão na frente, o Ypiranga, com dois gols de saldo, e o Salgueiro, melhor que os corais no critério de gols marcados (2x1). Santa e Porto são adversários diretos por uma das duas vagas de Pernambuco à primeira edição da Série D do Campeonato Brasileiro.

Com pouco tempo de intervalo de um confronto para o outro, o técnico Márcio Bittencourt optou por repetir a formação que iniciou diante do Sete de Setembro. “Eles têm um time muito jovem e devem dar trabalho. Apesar da nossa experiência, teremos de respeitar bastante. Do outro lado também há homens que querem se destacar e com capacidade para vencer. Precisaremos nos esforçar muito para voltar da viagem ao interior com seis pontos na bagagem”, declarou o atacante Márcio.

O Santa Cruz tenta chegar para o jogo da reabertura do Arruda, domingo, contra o Central, pela terceira rodada, em condições de se manter firme na luta pela liderança. O time está longe do Recife desde o dia 2, quando iniciou a fase final de preparação no município de Ipojuca, no Litoral Sul do Estado.

Ganhar fora de casa de fato se torna uma questão de sobrevivência para o Santa Cruz, se quiser garantir a chance de levantar a taça do primeiro turno. Além de Sete de Setembro e Porto, os comandados de Márcio Bittencourt fazem mais três jogos longe de casa até a sétima rodada.

Arruda pode ser liberado hoje

A notícia mais aguardada pela torcida do Santa Cruz nos últimos meses deve sair esta tarde. O promotor de Defesa do Consumidor do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Geraldo Mendonça, espera o resultado da análise da Diretoria de Controle Urbano (Dircon) sobre as reformas executadas no Arruda para decidir a liberação por completo do Arruda para o confronto do próximo domingo, contra o Central, pela terceira rodada do Campeonato Pernambucano. O anel superior de arquibancadas está interditado desde 2007.

No final da tarde de ontem, membros da diretoria do Santa Cruz já fizeram uma visita a Geraldo Mendonça para adiantar os detalhes das obras. Os corais estão, essencialmente, corrigindo falhas na estrutura causadas por falta de manutenção e cumprindo alguns itens solicitados por órgãos públicos que cuidam da segurança em eventos de grande proporção. O estádio está ganhando uma nova cara. “Não sou engenheiro. Tenho que esperar o relatório para me posicionar”, ponderou o promotor.

Caso o MPPE não encontre mais objeções referentes à presença de público no anel superior de arquibancadas, os corais pretendem solicitar à Federação Pernambucana de Futebol (FPF) a confecção de 50 mil ingressos para o confronto diante do Central. Da carga, 12 mil bilhetes serão reservados para o programa governamental Todos com a Nota, enquanto os outros 38 mil serão comercializados. Totalmente liberado, segundo consta no site oficial da FPF, o José do Rego Maciel tem capacidade para abrigar até 60.044 pessoas.

A direção tricolor vem preparando uma grande festa para receber torcedores no Arruda de novo quase cinco meses depois. O último jogo oficial do Santa Cruz no estádio aconteceu no dia 26 de agosto do ano passado. O time enfrentou o Campinense-PB pela penúltima rodada da segunda fase da Série C do Brasileiro e empatou por 1x1. Domingo, haverá uma grande queima de fogos e show ao lado do gramado.

CONTRATAÇÃO

O Santa anunciou a contratação do goleiro Gustavo, que se tornou o 23º terceiro reforço e já se apresentou. Gustavo Ramón do Nascimento, 31 anos, foi carrasco do clube ao garantir na disputa de pênaltis o título do Pernambucano de 2006 para o rival Sport. Ele estava defendendo o Figueirense. O atacante Pedro Henrique, 23, também se apresentou ontem.

Carlinhos leva corais a empate heroico: 3x3

Apesar de ser um confronto de história relativamente recente – o primeiro duelo aconteceu em 1994 –, Porto e Santa Cruz já colecionam 41 partidas. Entre os 11 adversários do tricolor, o Gavião é a quarta equipe mais enfrentada, atrás de Sport, Náutico e Central. No ano passado, os dois se encararam quatro vezes, com duas vitórias dos caruaruenses, uma do Santa e um empate. A igualdade, por 3x3, veio em um jogo emocionante, onde os corais chegaram a estar perdendo por 3x0.

A partida válida pelo primeiro turno ocorreu no dia 20 de fevereiro, uma quarta-feira à noite, no Estádio Antônio Inácio. As duas equipes precisavam da vitória para se aproximar de uma das vagas ao segundo turno e se afastar do hexagonal da morte.

O Santa iniciou o jogo acuado, enquanto o Porto pressionava. A blitz do Gavião deu resultado aos 32 minutos, quando Arlindo abriu o placar. No segundo tempo, o ímpeto dos donos da casa seguiu o mesmo. Logo aos três minutos, Stanley fez o segundo. Apenas cinco minutos depois, Juninho aumentou para 3x0.

A partir daí, o Porto se esqueceu de jogar, enquanto o Santa partiu para o tudo ou nada. Aos 15, Anderson diminuiu. Carlinhos Paraíba, o melhor em campo, marcou o segundo, aos 23. Depois da expulsão de Stanley, Chiquinho empatou, aos 35.

O empate na base da raça, no entanto, não impediu que o Santa fosse para o hexagonal da morte, assim como o Porto.

Porto: Danilo, Val (Guego), Stanley, Gonçalves e Arlindo, Vágner Rosa (Cosme), Romulo, Márcio e Juninho, Marlos e Fernando (Romero). Técnico: Erasmo Forte.

Santa Cruz: Paulo Musse, William (George), Josemar, Anderson e Chiquinho, Memo (Gilberto), Alexandre, Carlinhos Paraíba e Nildo, Diogo Tilico (Thomas Anderson) e Rafael. Técnico: Fito Neves.

Porto quer vitória e a liderança

Depois da vitória por 3x0 diante do Serrano, na estreia do Campeonato Pernambucano, o Porto espera fazer o dever de casa para tentar assumir a liderança do primeiro turno. Mas para isso precisa vencer o Santa Cruz, hoje à noite, e ainda torcer por um tropeço do Sport diante do Salgueiro, no Sertão.

Vice-líder, o Porto joga pela primeira vez como mandante no Estádio Luiz Lacerda, de propriedade do Central – fez acordo com o alvinegro, que passou a treinar no Ninho da Gavião. Por isso, o técnico Adelmo Soares mostra-se confiante.

“Temos um grupo jovem, mas de boa qualidade. São jogadores novos, mas que têm sonho, objetivo na vida. E isto é importante, especialmente para times intermediários”, destaca. “Apostamos muito no nosso trabalho”, acrescenta.

Sobre as chances do Gavião no Estadual, mais otimismo. “Tenho certeza que a equipe vai brigar pelo primeiro turno. Não pela estreia, mas pelo trabalho que vem sendo feito. Começamos antes de todo muito. Fizemos vários amistosos, por isso os jogadores estão com mais ritmo”, enfatizou.

Em relação ao adversário desta noite, Adelmo prega humildade. “O Santa é time grande. E tudo ajuda os grandes. A gente respeita muito. Mas a gente tem condições de ganhar do Santa Cruz”, ressalta o treinador, que assistiu ao vídeo da vitória tricolor sobre o Sete de Setembro. “É um time alto, com jogadores de qualidade.”

Confronto direto em Caruaru


José Gustavo // Diario
josegustavo.pe@diariosassociados.com.br


Passado o entusiasmo pela boa estreia no Campeonato Pernambucano - venceu o Sete de Setembro (1 x 0), em Garanhuns -, o Santa Cruz terá um adversário bem mais qualificado hoje, às 20h30, no Estádio Luiz Lacerda, em Caruaru. O confronto será com o Porto, um concorrente direto que também venceu na primeira rodada do Estadual. As duas equipes somam três pontos, porém, o Gavião do Agreste leva vantagem no saldo de gols (3 x 1).

Essa será a segunda partida consecutiva que a equipe coral fará longe do Arruda. Por isso, um resultado positivo nesta noite significará muito para o tricolor. A ideia da comissão técnica e também dos jogadores era voltar com, no mínimo, quatro pontos deste giro inicial pelo interior do estado. Porém, como já venceu na estreia, o Santa Cruz começa a sonhar mais alto e planeja retornar ao Recife com seis pontos na bagagem. Isso seria o ideal, pois, no domingo, o time enfrentará o Central, na reinauguração do Arruda.

Pensando em dar mais regularidade e entrosamento à equipe, o técnico Márcio Bittencourt resolveu manter a mesma formação vitoriosa da partida em Garanhuns, no domingo passado. O time segue, então, atuando no esquema 4-4-2. "Tivemos uma boa participação no jogo de domingo e a tendência é o grupo mostrar-se um pouco mais à vontade e menos preso na parte física", avaliou o treinador.

O pouco tempo de recuperação entre a estreia e a partida desta noite fez o técnico coral desistir de realizar um treino coletivo, ontem, em Caruaru. Os atletas do Santa Cruz se limitaram a um trabalho tático, pela manhã. Dois titulares foram, inclusive, poupados da movimentação. O goleiro André Zuba, reclamando de dores no tornozelo, e o lateral-direito Parral, com problemas estomacais, não chegam a ser dúvidas para a partida. Ambos estarão presentes diante do Porto.

A manutenção da mesma equipe que venceu o Sete de Setembro limita o time tricolor na armação das principais jogadas ofensivas. O Santa vai a campo, novamente, com três volantes -Bilica, Wágner e Elder - e apenas William como homem de criação. Márcio Bittencourt continuará dando mais liberdade para Elder, quando estiver com a bola, sair para ajudar nas armações das jogadas ofensivas. O objetivo é diminuir os espaços entre o meio-campo e o ataque e fazer com que a bola chega mais fácil aos homens de frente: Márcio Barros e Marcelo Ramos.

"Sabemos da necessidade de vitória nesta partida contra o Porto. Vamos nos empenhar ao máximo para conquistar os três pontos. Isso dará uma tranqüilidade maior neste início de trabalho que estamos realizando", disse Marcelo Ramos.

Santa Cruz

André Zuba; Parral, Sandro, Memo e Adilson; Bilica, Wágner, Elder e William; Marcelo Ramos e Márcio Barros. Técnico: Márcio Bittencourt.

Porto

Danilo; Baiano, Stanley, Gonçalves e Airton; Vágner Rosa, Cosme, Guego e Thiago Laranjeiras; Kirus e Marlos. Técnico: Adelmo Soares.

Local: Estádio Luiz Lacerda - Caruaru.
Horário: 20h30.
Árbitro: Emerson Sobral.
Assistentes: Albert Júnior e Júlio César Bezerra.
Ingressos: R$ 20 (arquibancada) e R$ 10 (estudante).

Tricolor acerta com Gustavo

O Santa Cruz está perto de fechar o ciclo de contratações para o Campeonato Pernambucano. Ontem, a diretoria do clube confirmou o 24º reforço para o Estadual - foram 23 aquisições e a renovação do zagueiro Sandro. Trata-se do goleiro Gustavo, ex-Sport, que defendeu o Figueirense na Série A do Brasileiro, em 2008. O jogador já chegou ao Arruda, realizou os primeiros exames clínicos, e assinará contrato até o final do ano.

Gustavo Ramon do Nascimento, 31 anos, 1m91 e 84kg, é mineiro de Uberlândia e a torcida tricolor lembra muito bem dele. Na final do Campeonato Pernambucano de 2006, o goleiro foi um dos responsáveis direto por evitar o bicampeonato coral. Gustavo defendeu três penalidades que deram o título ao Sport. Com a contratação de goleiro e também do atacante Pedro Henrique, que veio do Paulista-SP, a diretoria tricolor ainda quer reforçar o elenco com mais um zagueiro e, quem sabe, mais um meia-armador.

Porto

A confiança do Santa Cruz está grande para o confronto desta noite, o que falar do elenco do Porto, que bateu o Serrano por 3 x 0, no domingo passado, em Serra Talhada? Nem mesmo o mais otimista torcedor do Gavião do Agreste esperava uma vitória tão convincente no sertão pernambucano. O Porto conseguiu e está cheio de moral para enfrentar a equipe coral.

De cara, o time do técnico Adelmo Soares não tem nenhum problema para o confronto de hoje. Vai com força máxima. Além do mais, a dupla de zaga do Porto conhece muito bem o Santa Cruz. Os zagueiros Gonçalves e Stanley atuaram no tricolor da capital durante a disputa da Série C do Brasileiro. Além deles, o volante Vágner Rosa também esteve no Arruda na Terceirona do ano passado.

Santa quer vencer para ganhar moral

Robert Fabisak/Arquivo Folha




Partida de hoje contra o Porto pode ajudar o Tricolor a embalar no Estadual
Atacante Marcelo Ramos deseja marcar seu primeiro gol
Gustavo Paes

Com a expectativa de, mais uma vez, arrastar um bom número de tricolores para uma partida fora dos seus domínios, o Santa Cruz enfrenta o Porto hoje, às 20h30, no estádio Luiz Lacerda, em Caruaru. A partida é válida pela segunda rodada do Campeonato Pernambucano. Para os jogadores e a comissão técnica do Mais Querido, o objetivo na disputa dessa noite é bastante claro: buscar uma vitória contra os caruaruenses, para que, no próximo domingo, quando será realizada a grande festa de reinauguração do Arruda, no jogo contra o Central, a torcida esteja motivada com o desempenho do time e não pense duas vezes antes de lotar o “Mundão” coral.

O técnico Márcio Bittencourt, que só teve a oportunidade de fazer um treinamento com bola, ontem, já na Capital do Forró, decidiu manter a mesma equipe que derrotou o Sete de Setembro, no último domingo. O treinador afirmou que só vai mexer nas peças se houver alguma baixa de última hora. O goleiro André Zuba está sentindo dores no tornozelo, e o lateral direito Parral teve problemas estomacais ontem. Porém os dois atletas estão bem e não devem ficar de fora do encontro. Quem também está apto para jogar é o volante Húdson, que teve a sua situação regularizada ontem. O atleta deve ficar como opção no banco de reservas.

Grande destaque do time tricolor, o atacante Marcelo Ramos fez boa partida diante do Sete de Setembro, mas não conseguiu balançar as redes. Como todo artilheiro que se preze, o jogador quer marcar o seu primeiro gol o quanto antes, mas afirma que está tranquilo. ‘’Eu sempre entro em campo pensando em marcar gols. Não aconteceu na estreia, mas, naquele momento, a vitória era o mais importante. Quem sabe contra o Porto eu tenha um pouco mais de sorte”, declarou o atacante.

Adotando um discurso pés no chão, Márcio Bittencourt prega respeito total aos adversários. Ele não quer que a sua equipe se empolgue com elogios, pois, nas palavras do treinador, “no futebol não existe varinha mágica, só se deve acreditar no trabalho’’. E o tempo para lapidar o seu time ainda é curto. “Vamos ter mais um confronto muito duro contra o Porto. Eles estão melhores na parte física, tiveram mais tempo para se preparar. Nós vamos para o campo cientes das dificuldades que vamos enfrentar”, disse Bittencourt.

Porto

Danilo; Baiano, Gonçalves, Stanley e Aírton; Vágner Rosa (Rodolfo), Cosme, Guego e Thiago Laranjeiras; Marlos e Kyros
Técnico: Adelmo Soares

Santa Cruz

André Zuba; Parral, Sandro, Memo e Adílson; Vágner, Bilica, WIllian e Élder; Márcio e Marcelo Ramos
Técnico: Márcio Bittencourt

Local: Luiz Lacerda (Caruaru)
Horário: 20h30
Árbitro: Emerson Sobral
Assistentes: Albert Júnior e Júlio César Bezerra
Ingressos: Arquibancada R$ 20 e estudante R$ 10.

Gustavo, ex-Sport, é contratado

GUSTAVO PAES

A grande atuação do goleiro André Zuba, que garantiu a vitória do Santa Cruz contra o Sete de Setembro, no último domingo, em Garanhuns, não impediu que a diretoria coral contratasse mais um bom nome para a posição. O novo reforço do Mais Querido é o arqueiro Gustavo Ramon do Nascimento, que teve uma boa passagem pelo Sport, em 2006, ganhando notoriedade ao defender um pênalti decisivo na final do Pernambucano do mesmo ano, dando o título ao Leão diante do próprio Santa Cruz. O goleiro, que estava no Figueirense, acredita que a sua passagem marcante pelo rival não vá atrapalhar o seu trabalho na nova casa.

“Eu sempre fui muito respeitoso com a torcida e a equipe do Santa Cruz, bem como com todos os adversários. Ninguém vive do passado, e o Gustavo agora é do Santa Cruz”, declarou a nova aquisição coral, ao site “Coralnet’’. Ao lado de Gustavo, que se apresentou ontem no Arruda para exames médicos, estava o atacante Pedro Henrique, de 23 anos, último reforço anunciado para o ataque.

Meninada espera aprontar de novo


Léo Lisbôa

Respeitar o adversário, mas nem por isso deixar de atacá-lo. É desta maneira que o Porto, jogando diante da sua torcida, encara o Santa Cruz. Segundo colocado do Estadual, atrás apenas do Sport, que marcou um gol a mais na rodada inicial, o Gavião pretende sair do confronto com o Tricolor do Arruda com os três pontos. No Pernambucano do ano passado, as equipes se enfrentaram em quatro oportunidades, com uma vitória para cada lado e dois empates. A partida de logo mais será o reencontro dos zagueiros Stanley e Gonçalves, hoje defendendo as cores do time de Caruaru, com o Santa Cruz, onde disputaram a Série C em 2008.

A vitória por 3x0 diante do Serrano, em Serra Talhada, no último domingo, deixou o Tricolor do Agreste mais animado. “Estamos ainda mais motivados. “Vamos nos defender, mas também iremos atacar. Temos jogadores rápidos e vamos aproveitar este fator”, disse o técnico Adelmo Soares, que ainda espera pelo volante Vágner Rosa, machucado. Caso não tenha condições, Rodolfo entra em campo.