quarta-feira, 2 de abril de 2008

Vinda de atacante para o ABC gera polêmica no Santa Cruz

A vinda do atacante Rafael Rebelo para o ABC acendeu o sinal de alerta no Santa Cruz. Nesta terça, o empresário e ex-jogador Dário, que intermediou a negociação, foi impedido de entrar no Arruda. A atitude dos dirigentes 'Coral' foi explicada como uma forma de proteger suas revelações.

A bronca da diretoria do time pernambucano é uma retaliação a Dário por ele ter intermediado a vinda de Rebelo para o ABC. "O jogador nos procurou e alegou graves problemas familiares para pedir a sua saída, o que nos comoveu. Como ele disse que não queria ficar e não vinha jogando nada mesmo, resolvemos deixar que ele fosse embora. Mas depois descobrimos que havia toda uma trama de mentiras montada por esse empresário", comentou o diretor de Futebol, Sylvio Belém.

O dirigente garantiu que a retaliação a Dário pode ser extendida a outros empresários. No início do ano, o Santa Cruz viu o zagueiro Hugo, jogador revelado pelo clube e eleito para a seleção dos melhores da Série B de 2007, pedir o passe na Justiça, por influência do empresário José Luís Galante. "Dário não agiu de forma correta conosco, por isso proibimos ele de entrar no Arruda. E iremos fazer isso sempre que precisarmos defender nossos jogadores do aliciamento desse tipo de gente. Afinal, os atletas são o patrimônio do clube", garantiu o diretor de Futebol.

Empresário proibido de entrar no Coral

Ex-jogador Dario é acusado de facilitar saída de Rafael Rebelo e Carlinhos Paraíba

PE360graus.com
Recife


O empresário Dário, ex-jogador do Santa Cruz, foi proibido pela diretoria do Mais Querido de entrar nas dependências do estádio do Arruda a partir desta terça-feira.
Dário é representante do meia Carlinhos Paraíba, que se transferiu recentemente para o Coritiba/PR, mas a gota d`agua para o rompimento do relacionamento do mesmo com o clube tricolor foi a ida do atacante Rafael Rebelo para o ABC-RN, como explica o diretor Sylvio Belém.

- O jogador nos procurou e alegou graves problemas familiares para pedir a sua saída, o que nos comoveu. Como ele disse que não queria ficar e não vinha jogando nada mesmo, resolvemos deixar ele ir embora. Mas depois descobrimos que havia toda uma trama de mentiras montada por trás por esse empresário – diz, em entrevista ao site oficial do clube.

A medida pode não se restringir a Dario. Caso outros empresários ajam da mesma forma, também serão punidos, segundo o dirigente.

- Dário não agiu de forma correta conosco, por isso proibimos ele de entrar no Arruda e iremos fazer isso sempre que precisarmos defender nossos jogadores do aliciamento desse tipo de pessoa. Afinal os atletas são patrimônio do clube - afirma.

Contusão de Paulo Musse preocupa DM tricolor

Do JC OnLine

A musculatura das pernas dos jogadores do Santa Cruz são o principal problema do elenco neste início de semana de preparação para o jogo contra o Porto, domingo (6), pelo hexagonal do rebaixamento do Campeonato Pernambucano. Paulo Musse (goleiro), Thiago Capixaba (atacante), Chiquinho (lateral-esquerdo) e Rafael Mineiro (lateral-direito) são os "clientes" do departamento médico.

De todos, quem mais preocupa é o camisa um, que, nesta terça-feira (1) apresentava dificuldade até para caminhar. Ele sofreu a lesão quando foi bater um tiro de meta na vitória por 1x0 diante do Sete de Setembro, na última rodada e teve que ser substituído no intervalo. "Ele sente dores na parte do adutor medial e está fazendo tratamento com analgésicos e fisioterapia", disse o médico Leonardo Gouveia.

Ele não quis fazer nenhum prognóstico sobre o aproveitamento do goleiro para o jogo em Caruaru, pois, como o jogo está longe, o tempo pode fazer com que o jogador se recupere em tempo. Já em relação aos outros, o médico está mais otimista. "Thiago e Rafael já trotaram em volta do gramado e devem ser problema. Já Paulo Musse vamos esperar para quinta ou sexta-feira", ressaltou.

O goleiro tricolor confessou-se assustado com o tipo da lesão, segundo ele, a primeira em sua carreira. Paulo lembrou que na hora em que bateu na bola sentiu um puxão muito forte na perna. "Ainda bem que não houve ruptura. Agora é repousar para voltar o mais rápido possível. Mas na hora fiquei assustado", pontuou.

No que diz respeito aos bastidores do clube, o presidente Édson Nogueira mostrou-se irônico quanto às pretensões da oposição em convocar uma assembléia geral extraordinária para votar sua destituição. Muito disso deve-se ao embasamento do documento: pagamento de propina para árbitros ajudarem o Santa a não cair para a terceira divisão e a destruição das lojinhas que ficam em frente ao Arruda.

Além disso, outras incongruências podem ser questionadas e a primeira delas é a lista de sócios. A que já foi divulgada conta com nomes dos associados aptos a votarem na eleição do próximo mês de dezembro, quando será eleito o novo presidente executivo e Conselho Deliberativo.

Punido, Rosembrick não enfrenta o Porto


O meia Rosembrick, do Santa Cruz, foi punido pelo Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-PE) com dois jogos de suspensão e está de fora do próximo confronto do Tricolor diante do Porto, domingo, em Caruaru. O "Mago", que foi expulso na partida contra o Porto, no Arruda, já cumpriu a automática na rodada passada. Com Rosembrick fora de ação, o técnico Fito Neves terá o oportunidade de manter os garotos Miller e Felipe, que jogaram muito bem diante do Sete de Setembro, na equipe.

É bem provável que o treinador realize o primeiro treino coletivo da semana hoje, no Arruda. A presença do goleiro Paulo Musse na partida de domingo também não está confirmada. O jogador vem reclamando de dores na coxa desde o jogo passado contra o Sete de Setembro. Assim são grandes as possibilidades do goleiro Jaílson, que substituiu Musse na partida passada, faça seu primeiro jogo como titular.

O veterano Jean continua afastado fazendo um trabalho de fortalecimento do joelho direito. Já o zagueiro Anderson foi liberado pelo departamento médico e iniciou ontem mesmo os trabalhos físicos. Para domingo dificilmente Anderson estará em condições.

Fito com problemas para armar equipe

GUSTAVO LUCCHESI

Mesmo tendo ganho uma semana inteira para trabalhar, o treinador do Santa Cruz, Fito Neves, parece não ter muita sorte no que diz respeito a jogadores disponíveis para jogo e terá uma complicada missão para escalar a equipe titular que entra em campo neste domingo, contra o Porto, em Caruaru. O goleiro Paulo Musse, com uma lesão na coxa esquerda, sentida no último jogo, e o zagueiro Rogério Conceição, estão entregues ao Departamento Médico e devem ser desfalques para esta partida contra o Gavião.

Outro que também deve continuar desfalcando o Tricolor é o zagueiro Anderson, que apesar de ter sido liberado pelo DM, luta para reconquistar ritmo de jogo o mais rápido possível. Já o caso do meia Rosembrick é mais complicado. Além de continuar entregue ao DM, queixando-se de dores musculares, o atleta foi julgado pelo TJD-PE por conta da expulsão pelos jogos de ida do Hexagonal da Morte e pegou duas partidas de suspensão, ficando de fora do confronto diante do Gavião.

E como se desgraça pouca fosse bobagem, Chiquinho, Rafael Mineiro e Thiago Capixaba passaram o treino da tarde dando voltas ao redor do gramado, alegando dores na coxa.

DÁRIO

O ex-jogador Dário está proibido de entrar no Santa pelos atuais dirigentes corais, sob a alegação de que o empresário tentou aliciar jogadores corais. A gota d’água foi no caso envolvendo a saída do atacante Rafael Rebelo para o ABC/RN, quando Dário negou aos dirigentes que estivesse envolvido na negociação, sem saber que o site oficial do clube potiguar divulgava uma foto dele abraçado a Rebelo na apresentação do atleta em Natal.

Destituição é fato inédito no tricolor

Em pouco mais de 94 anos de fundação do Santa Cruz, jamais um presidente sofreu processo de impeachment, cassação ou foi afastado. Entre as 43 pessoas que ocuparam o cargo ao longo da história, algumas com mais de uma passagem pela cadeira mais cobiçada das Repúblicas Independentes do Arruda, há apenas registros de renúncia. Ou seja, o que a corrente capitaneada pelo conselheiro colaborador Fernando Veloso tenta fazer com o atual presidente, Édson Nogueira, é inédito. Assim como foi inédita a eleição de Edinho, o primeiro opositor a vencer um pleito ao Executivo coral.

Um grupo de 275 sócios em dia há um ano ou mais e nascidos até 1990, respaldado pelo renovado estatuto coral, marcou a Assembléia Geral Extraordinária para o dia 12 do próximo mês, com o intuito de destituir Edinho. “Não há precedentes na história do Santa Cruz e espero que continue assim. Os problemas devem ser resolvidos entre os pares, internamente. Um afastamento de presidente suja o nome do clube”, disse João Caixero, presidente do Executivo em 1974.

Joca, como é mais conhecido, além de integrar a diretoria da Federação Pernambucana de Futebol (FPF) e da Comissão Patrimonial do Santa, dedicou-se nos últimos anos a pesquisar e escrever um livro sobre a história tricolor. A publicação ainda não saiu por falta de patrocínio. “Durante a pesquisa, constatei várias crises administrativas, que sempre foram ultrapassadas sem a abertura de um processo de afastamento do presidente”, informou.

Nas últimas eleições, em dezembro de 2006, Joca compôs a chapa contrária ao grupo de Édson Nogueira, encabeçada por Alberto Lisboa. Apesar de integrar um grupo político adversário, segue participando das ações da Comissão Patrimonial, presidida por João Braga. “Para entrar no clube, não precisa tirar o outro à força. As divergências de opinião são legítimas em qualquer democracia. Falo com a autoridade de quem disputou contra Edinho”, concluiu João Caixero.

De acordo com a legislação coral, a Assembléia Geral é o maior dos cinco poderes do clube, seguida por Conselho Deliberativo, Comissão Fiscal, Comissão Patrimonial e Executivo. Tem permissão para eleger e dar posse aos integrantes do Conselho Deliberativo, decidir sobre fusão ou dissolução do clube, alterar o estatuto e destituir o presidente ou o vice-presidente executivos. A última vez que se reuniu foi justamente nas eleições de dezembro.

O próximo passo do grupo que tenta a destituição de Édson Nogueira é a publicação de editais de convocação nos dias 13 e 23 deste mês, respectivamente com 30 e 20 dias para a realização da Assembléia Geral Extraordinária. O primeiro edital saiu em 29 de março. No dia 12 de maio, a reunião está marcada para iniciar às 16h, com dois terços dos sócios, ou às 18h, com qualquer número.

Punido, Rosembrik não pega o Porto


O técnico do Santa Cruz, Fito Neves, não contará com o meia Rosembrik por mais uma rodada. O jogador foi punido com dois jogos pelo Tribunal de Justiça Desportiva de Pernambuco (TJD-PE), segunda-feira, e está fora do confronto pela liderança do hexagonal da morte contra o Porto, domingo, no Estádio Antônio Inácio, na sétima rodada da fase. Ele já cumpriu um.

Uma curiosidade no julgamento chamou a atenção. Impossibilitado de defender Rosembrik, pois estava participando da reunião do Conselho Deliberativo, o advogado Eduardo Lopes pediu a outro profissional que fosse em seu lugar. Mas o substituto ficou preso no trânsito. Ou seja, o atleta não foi defendido.

É a segunda rodada consecutiva em que Rosembrik não participa. Domingo passado, quando o Santa Cruz venceu o Sete de Setembro, por 1x0, no Arruda, ele havia sido vetado pelo departamento médico, com dores musculares. A expulsão que motivou o julgamento de segunda ocorreu no jogo Santa 0x2 Porto, pela segunda rodada do hexagonal da morte.

Outros cinco jogadores estão entregues ao departamento médico. O goleiro Paulo Musse, o lateral-direito Rafael Mineiro e o esquerdo Chiquinho sofrem com a coxa esquerda. O zagueiro Rogério e o atacante Thiago cuidam da direita. O zagueiro Anderson, que sentia a coxa direita, foi liberado ontem.