quinta-feira, 20 de março de 2008

Time Coral pode ter mudança também no gol

Experiente goleiro Jean pode ganhar a vaga de Paulo Musse. Decisão sai até sexta-feira

GLOBOESPORTE.COM
Recife (PE)


A fase não é nada boa, e todas as posições do time estâo sujeitas à mudanças no Santa Cruz. Nem o goleiro titular, Paulo Musse, se livra da chance de perder a vaga entre os titulares. Mesmo sem comprometer, o camisa 1 pode dar lugar para o experiente Jean, com passagens por Corinthians, Guarani e Ponte Preta. O técnico Fito Neves não descarta a utilização do jogador.

- O atleta vem trabalhando e progredindo. Até sexta conversaremos com ele para saber como está se sentindo. Sua participação não está descartada - diz o treinador ao site oficial do clube.

Jean passou por uma cirurgia no joelho esquerdo no ano passado e não joga desde então. Porém, o médico do clube, wilton Bezerra, garante que o atletas tem totais condições de jogo.

- O Jean está liberado. Como ele passou por uma cirurgia há uns seis meses, é normal que após algum tempo parado, o joelho fique inchado com a prática de atividades, mas a situação do atleta é estável e ele está apto para a prática do futebol - encerra.

A falência do Santa

Por Marcelo Cavalcante

Dez jogos sem vitórias no Pernambucano – um recorde absoluto – e ameaça de rebaixamento tendo ainda pela frente uma Série C do Nacional para disputar com pouquíssimo dinheiro em caixa. A situação do Santa Cruz é de falência, mas nem isso parece sensibilizar os “grandes tricolores.” No discurso, todos concordam que a união é o passo inicial para se encontrar uma solução. Na prática, isso não passa de um sonho, com ataques de todas as partes e para todos os lados, encontro de ex-presidentes esvaziado, uma solicitação de impeachment que não acontecerá e muitos discursos demagogos de diretores de todas as épocas. Enquanto isso, o clube padece. Então há solução? Possivelmente há. Porém, nenhuma de fácil aplicação a curto prazo. Uma possibilidade seria realizar parcerias com clubes de ponta do futebol brasileiro e com forte trabalho de base, como Cruzeiro, Atlético-PR, São Paulo, Internacional e Grêmio. Mas, a idéia esbarra na falta de crédito do Santa, tanto financeiro quanto de imagem. A Série C é obscura e sem retorno de mídia. Outra alternativa é terceirizar o departamento de futebol, mas para isso o investidor teria que ter capital a investir, o que não foi o caso de Ricardo Rocha. Mas quem investiria em um clube à beira da falência? Outra idéia é garimpar talentos no interior e em Estados de menor tradição como Paraíba, Sergipe e Alagoas. Mas em tempos de empresários, poucos se atrevem a colocar seus garotos em outro clube da Série C, mesmo que com a tradição do Santa em detrimento a clubes das Séries A e B. Então, o que fazer? Talvez apelar para uma união de forças dos tricolores. Ah, mas isso é um sonho, com ataques de todas as partes...

Diário Esportivo

Stênio José // stenio@dpnet.com.br

"Oposição não diz claramente o que fará para salvar o Santa da crise".

Qual o plano?

A oposição tricolor esteve reunida ontem para redigir um documento, que será protocolado durante reunião do Conselho Deliberativo do clube, dia 31 deste mês, pedindo o afastamento do presidente executivo Edson Nogueira. Foi talvez o passo mais significativo dado pelo grupo desde o início da crise do Santa Cruz. A redação do pedido de impeachment de Edinho, no entanto, foi precedida por uma série de declarações, veiculadas na Imprensa, criticando a forma como o clube vem sendo gerido pela atual diretoria - sobretudo o futebol. O grupo oposicionista tricolor só não diz claramente o que fará (ou faria) caso a saída do atual presidente se torne real. Embora seja algo altamente improvável - como ele próprio admitiu ontem, nos jornais -, digamos que Edson Nogueira resolva atender o "clamor popular" e renuncie ao cargo para o qual foi eleito em dezembro de 2006. Pois bem.

Quem assumiria o clube no lugar dele? Qual o plano emergencial que seria (ou será) posto em prática no Arruda, para tentar salvar o Santa de novos vexames? É bom que tudo isso já esteja devidamente planejado pela oposição, porque, caso contrário, o desastre pode ser ainda pior. O que menos o Santa Cruz precisa neste momento é de ausência de poder. Sem ter alguém como referência para responder pelo comando do clube, o Santa ficará à deriva, sem rumo. Ou, quem sabe, tendo apenas como norte o caminho da desordem e da desagregação. A crise tricolor é enorme e algo precisa ser feito urgentemente para estancá-la. Mas cada decisão precisa ser medida com muito cuidado. O Santa Cruz é uma instituição quase centenária, uma nação de milhares de tricolores. E isso precisa ser respeitado.

Mandamentos - O Grupo de Apoio Independente, uma das correntes oposicionistas do Santa Cruz, tem distribuído mensagem via internet contendo os "dez mandamentos" do carrasco tricolor, que é como chamam Edson Nogueira. No e-mail, listam os erros cometidos pela atual gestão e prometem impressão de 50 mil panfletos para denunciar a situação do clube.

Menos ruim - Mesmo ainda lutando contra o rebaixamento à Série A-2 do Estadual, o Santa Cruz pode chegar à Série C do Brasileirão em situação menos desconfortável do que se imaginava anteriormente. É que o programa "Todos Com a Nota" deve proporcionar renda suficiente ao clube para bancar todas as despesas durante a competição.

"Omissos, covardes e infiéis"

Presidente tricolor rebate as críticas do seu vice, Fred Arruda, e ataca oposição que insiste em pedir o seu impeachment

Encurralado pela oposição, que está aprontando um requerimento pedindo o seu impeachment, o presidente do Santa Cruz, pela primeira vez nos últimos nove meses, deu uma entrevista rebatendo e explicando os principais questionamentos em relação a sua gestão. Por pouco mais de uma hora, Edson Nogueira, no programa Bate Bola, da Rádio Clube, reafirmou que não vai abandonar o barco e acusou alguns membros da oposição - inclusive o seu vice-presidente, Fred Arruda - de "omissos, covardes e infiéis".

Na terça-feira passada, no mesmo programa, Fred Arruda lançou um desafio ao presidente coral: "Ele se afastando, eu me afasto também. A gente zera o processo e procura um outro nome para dirigir o clube", disse Arruda. Quando questionado sobre essa proposta, Edson Nogueira foi enfático: "Isso é um ato de covardia. Eu não tenho esse perfil. Encaro os problemas de frente. Estou sendo julgado pelo resultado dentro de campo e não pelo que estou fazendo no clube em si."

O presidente tricolor não poupou críticas ao seu atualvice-presidente, que está afastado do clube, segundo o próprio Fred Arruda, por discordar do modelo de gestão do atual mandatário coral. Edson Nogueira chegou a afirmar que pensou em se licenciar do cargo por três meses, em setembro do ano passado. "Falei isso para o vice-presidente e ele não aceitou assumir o clube. Agora vem dizer que não tem espaço?", rebateu, antes de chamar o seu ex-companheiro de gestão de "DNA de Judas", e explicou: "Ele se reunia com o nosso grupo e ficava enviando e-mails para Romerito Jatobá elogiando-o."

Edson Nogueira ainda afirmou que nos próximos 30 dias o Santa Cruz conseguiu, nos veículos de comunicação, publicidade gratuita para massificar o programa de contribuição de R$ 1 pela conta de luz da Celpe. "Nós precisamos do apoio do torcedor, dos verdadeiros tricolores, e não dos ´cururus de trovoadas´ que querem se aproveitar do péssimo momento do time".

Resposta - Procurado pelo Diario, o vice-presidente Fred Arruda, não quis polemizar. Limitou-se a dizer que aceita, apesar dediscordar, os comentários sobre sua pequena participação como gestor no clube. "Com relação a esta suposta ligação minha com Romerito (Jatobá), ele (Edson Nogueira) vai ter que provar na Justiça. Ele está me atacando como homem. Nunca passei nenhum e-mail para Romerito nem dei um só telefonema durante o tempo em que fui vice-presidente do clube", disse Arruda antes de completar: "Ele quer desviar a atenção de sua incompetência administrativa."

Genalvo abandona o barco

O volante Genalvo não agüentou a pressão no Santa Cruz e pediu para sair. O jogador se apresentou ontem no Arruda, conversou com o técnico Fito Neves e sequer treinou com seus companheiros à tarde. Genalvo é o 15º jogador a sair do Santa Cruz nesta atual temporada. O volante era o último remanescente da campanha do ano passado, que culminou com o rebaixamento à Série C do Brasileiro.

Com a baixa, o elenco tricolor fica apenas com 27 jogadores, sendo 13 das categorias de base do clube. Sem muito o que fazer, o técnico Fito Neves já definiu ontem mesmo o time para o jogo contra o Centro Limoreirense, domingo, no Estádio José Vareda, em Limoeiro. Sem poder contar com o zagueiro Marcelo Heleno, suspenso, o treinador volta a improvisar no setor. O garoto Memo retorna de suspensão e formará o trio de zaga ao lado de Leandro Biton e Rogério, único que realmente é zagueiro dos três.

Quem também retorna a equipe é Rosembrick . Por outro lado, Thomas Anderson ganhou a vaga de Rafael Rebelo no ataque e formará dupla com Thiago Capixaba. Por falar em Rafael Rebelo, o atacante ficou de se apresentar ontem no Arruda e não apareceu. O jogador foi ao Rio de Janeiro visitar a sua filha recém nascida.

Sem controle emocional, Genalvo deixa o Santa Cruz


Marcos Pastich/Arquivo Folha


Com a saída do volante, 17 atletas já deixaram o clube neste ano
Jogador teria confidenciado que até sua filha foi alvo de piadas na escola
GUSTAVO LUCCHESI

Se um dos objetivos no início da temporada era apagar o vexatório ano de 2007, a diretoria do Santa Cruz pode considerar, desde ontem, essa missão cumprida. Alegando falta de controle emocional para continuar trabalhando no clube, o volante Genalvo pediu para deixar o, já reduzido, elenco coral. O atleta é o último contratado para disputar a Série B do ano passado a deixar o Tricolor, sem contar com os pratas-da-casa Max e Thomas Anderson, que foram aproveitados dos juniores e ainda continuam no Santa. Antes de deixar o clube, o atleta ainda chegou a vestir o uniforme de treino, subiu ao gramado, conversou cerca de cinco minutos com o treinador tricolor, Fito Neves, e desceu novamente para o vestiário, indo embora em seguida.

Os dirigentes corais ainda tentaram convencer o volante a esperar o fim do Estadual para se despedir, porém, bastante decidido, ele preferiu deixar o clube imediatamente. “Tentamos convencê-lo a esperar um pouco, mas ele estava muito decidido. Ele até me contou que sua filha vinha sendo alvo de piadas na escola e que quase havia chegado às vias de fato com o pai de um aluno por conta disso. Aí a situação já passou dos limites”, contou Fito Neves.

No quesito contratações e dispensas, o Santa Cruz vem fazendo “bonito” neste Pernambucano e lidera com uma boa vantagem em relação às outras equipes da disputa. Contando com a saída de Genalvo, já chega a 17 o número atletas que deixaram as Repúblicas Independentes do Arruda só neste ano, incluindo na conta o meia Carlinhos Paraíba e o zagueiro Hugo, negociados com Coritiba e um grupo de empresários, respectivamente.

O número é ainda mais exorbitante quando o assunto diz respeito às contratações feitas. Em apenas três meses e meio de temporada, nada mais nada menos que 21 atletas assinaram com o clube e deram às caras no Arruda, com alguns não chegando nem a vestir a camisa tricolor em jogos oficiais, como é o caso do zagueiro Cléberson, vindo do Cruzeiro. Outros até chegaram a jogar, nem que por meros quatro jogos, como aconteceu com o atacante Roma.

IMPEACHMENT
A oposição já se articula a todo vapor para conseguir derrubar do posto o atual presidente coral, Édson Nogueira, o Edinho. Desde ontem estão sendo recolhidas assinaturas para os que apoiam o impeachment do mandatário tricolor. Numa reunião marcada para a próxima segunda-feira, toda a documentação do pedido de renúncia será fechada e levada no dia 31 deste mês, à reunião do Conselho Deliberativo.

Rebelo não volta no prazo e perde vaga

O conto de fadas entre o atacante Rafael Rebelo e a torcida do Santa Cruz, definitivamente, parece ter chegado ao fim. Após conseguir autorização da comissão técnica para visitar os seus familiares no Rio de Janeiro, comprometendo-se a se reapresentar ao treinador Fito Neves ontem, assim como o goleiro Paulo Musse o fez, o atacante não deu as caras nas Repúblicas Independentes do Arruda no prazo acordado. Segundo informações da própria comissão técnica, o ainda artilheiro do Tricolor no Estadual 2008, mesmo sem marcar há dez rodadas, alegou que teve problemas com o vôo para retornar ao Recife e por isso só deve se reapresentar hoje, o que só aumentou os rumores de um possível pedido de dispensa do próprio atleta.

Mesmo com a explicação de Rebelo, o treinador coral, Fito Neves, parece não ter engolido muito bem a história e já confirmou que o ataque titular, diante do Centro Limoeirense, domingo, será formado por Thiago Capixaba e Thomas Anderson. “Rafael teve problemas com o vôo e entendo. Não estou preocupado com ele, mas sim com os que estão aqui trabalhando para tirar o clube desta situação”, declarou Fito.

Acaba titularidade de Rafael Rebelo

O atacante, que está no Rio de Janeiro, perdeu crédito com o técnico Fito Neves. A dupla de ataque tricolor para enfrentar o Centro será formada por Thiago e Thomas Anderson

Rafael Rebelo já não é mais unanimidade no Santa Cruz há algum tempo. Agora, porém, o atacante caiu de cotação até com o técnico Fito Neves. O jogador, que está no Rio de Janeiro para uma visita aos familiares desde segunda-feira, perdeu a vaga entre os titulares. A informação foi confirmada pelo próprio comandante, após o coletivo de ontem à tarde.

A nova dupla de ataque para enfrentar o Centro Limoeirense, domingo, no Estádio José Vareda, em Limoeiro, pela quarta rodada do hexagonal da morte do Estadual, será formada pelo recém-chegado Thiago e o prata da casa Thomas Anderson. “Gostei muito dessa formação no coletivo. Acho que a equipe ganha em velocidade”, justificou Fito Neves.

O antigo dono da camisa 9, no fundo, vive uma má fase. Nas cinco primeiras rodadas da competição, conseguiu balançar as redes em quatro oportunidades. Nas últimas dez, por outro lado, passou em branco, assim como o próprio Santa Cruz, que não venceu nesse intervalo. No período de seca, Rafael participou de oito partidas e esteve suspenso em duas.

Ele segue como artilheiro da equipe na temporada. O Santa Cruz marcou 23 gols no ano, sendo 21 no Estadual e outros dois na Copa do Brasil. “Rafael foi visitar a filha no Rio de Janeiro e disse à diretoria que está encontrando dificuldades de vôo para retornar. Não posso ficar me preocupando com quem não está trabalhando no Arruda”, disse o técnico.

Além dos quatro gols do atacante tricolor, o meia negociado Carlinhos Paraíba fez três. Marcaram dois os meias Juninho e Nildo, o volante Leandro, o lateral-esquerdo Chiquinho e o atacante Thomas Anderson. Os zagueiros Marcelo Heleno e Anderson, o lateral-esquerdo Alexandre Aguiar, o meia Rosembrik e os atacantes Roma e Thiago têm um.

JEAN

Outra mudança importante para a partida diante do Centro pode ser efetivada no gol coral. Ontem à tarde, o goleiro Jean treinou boa parte do coletivo entre os titulares e deve assumir a camisa 1. “Ainda quero observá-lo no restante da semana. Vai depender do seu entrosamento com os jogadores. Se achar que devo colocá-lo, não tem o que conversar”, revelou Fito.

Jean está sem participar de um jogo há sete meses, quando precisou passar por uma cirurgia no joelho direito. Durante o período de preparação no Arruda, o local operado voltou a doer e inchar. “É difícil ficar tanto tempo sem pegar em bola, participar de um coletivo e até mesmo cair. Se não houver surpresa, estou pronto para me juntar ao grupo”, garantiu o goleiro.

O restante do time está confirmado. A zaga terá os volantes Memo e Leandro e o zagueiro Rogério, enquanto o meio-de-campo será composto pelos volantes Alan e Alexandre e o meia Rosembrik.

Genalvo é 15º atleta a deixar o clube este ano

O volante Genalvo é o 15º jogador do elenco do Santa Cruz a deixar o Arruda desde o início da temporada. Ontem à tarde, o cabeça-de-área conversou com os diretores e disse que não tinha mais capacidade psicológica para permanecer. Com o consentimento da direção e a compreensão da comissão técnica tricolor, recolheu o material de trabalho e foi embora.

O técnico Fito Neves revelou que os filhos de Genalvo vinham sofrendo com brincadeiras dos colegas de turma no colégio. “Ele quase foi às vias de fato com o pai de um dos alunos. Ainda pedi para que ficasse nos últimos sete jogos. Mas quando a situação chega a esse nível não há mais como sustentar a cabeça do profissional”, afirmou o treinador.

Genalvo desembarcou no Arruda durante a Série B do Campeonato Brasileiro do ano passado, quando a situação já não era das melhores. Assumiu a titularidade e, junto ao restante do grupo, não conseguiu manter o Santa Cruz na Segunda Divisão. Foi um dos poucos remanescentes para esta temporada, mas ontem seguiu o caminho de Nildo, Josemar, Amaral Pernambucano, Russo, Carlinhos Paulista e Thiago Almeida.

Também saíram do Arruda este ano os goleiros Eduardo, Ricardo e Bruno, o zagueiro Cléberson, os meias Juninho e Noel e os atacantes Diogo Tilico e Roma. Outros dois foram negociados. Desde o início de dezembro, os dirigentes contrataram 21 jogadores.