terça-feira, 15 de julho de 2008

Treinador do Icasa acerta com o Santa Cruz/PE


Líder do Grupo 6 da Série C, o Icasa acaba de perder seu treinador. Bagé acertou sua transferência para o Santa Cruz, que ocupa apenas o terceiro lugar no Grupo 5, tendo vencido apenas um dos três jogos que disputou até o momento.

Em três jogos no comando do Verdão do Cariri, Bagé acumulou duas vitórias e um empate, dando um grande passo para a classificação rumo à segunda fase. O treinador substituirá Fito Neves, que acabou demitido do clube pernambucano.

Bagé é o novo técnico do Santa Cruz


Fito Neves foi demitido nesta terça-feira

A campanha instável do Santa Cruz na Série C do Campeonato Brasileiro custou o emprego de Fito Neves no clube. Nesta terça-feira, o treinador acabou demitido do clube pernambucano, que já anunciou o nome do substituto: Bagé.

O Santa venceu apenas um de seus três jogos na Terceirona, e ocupa o terceiro lugar no Grupo 5 da competição – a Campinense-PB lidera a chave com sete pontos, seguida do Potiguar-RN. Insatisfeita, a diretoria coral esteve reunida nesta segunda-feira, anunciando sua decisão no dia seguinte.

Bagé, escolhido para substituir Fito Neves, vinha treinando o Icasa-CE na mesma Série C, e é considerado um dos responsáveis pela boa campanha do Verdão do Cariri. Em três jogos, os cearenses conseguiram duas vitórias e um empate, e praticamente conquistaram uma das vagas do Grupo 6 para a segunda fase do torneio.

Aos 45 anos, Ronaldo Rodrigues Rangel, o Bagé, tem passagens por Inter, Grêmio, Caxias, Remo e futebol do Catar. Seu último clube antes do Icasa foi o Salgueiro, quarto colocado do Campeonato Pernambucano e curiosamente o líder do Grupo 6 da terceira divisão, com os mesmos pontos do Icasa.

– Vai ser uma honra trabalhar no Santa. É um salto enorme na carreira de qualquer profissional comandar um clube grande como esse, com uma história tão vitoriosa e uma torcida tão apaixonada – explicou Bagé, que chega após a derrota por 3 a 0 do Santa para o Potiguar, em jogo realizado em Mossoró.

Bagé quer ajustar o foco dos jogadores do Santa


Do JC OnLine

Recuperar o foco dos jogadores no grande objetivo coral, que é subir para a Série B. Esse é o maior objetivo do novo técnico do Santa Cruz, Bagé, anunciado pela diretoria para o lugar de Fito Neves, nesta terça-feira (15). Ele avisou que o primeiro passo dessa caminhada será a classificação para a segunda fase.

O novo comandante coral chega nesta quarta-feira e, logo pela manhã comanda o primeiro treino. "Vamos tentar recuperar o foco dos jogadores para a subida para a Série B. O tempo é curto para tentar uma reorganizada e fazer algumas modificações que um treinador sempre faz quando assume um clube", disse.

Bagé é apelido de Ronaldo Rodrigues Rangel, gaúcho de 46 anos. Ele estava no Icasa, que também disputa a Série C do Brasileirão. Este ano comandou o Salgueiro no Campeonato Pernambucano. No Rio Grande do Sul trabalhou em quase todos os clubes, além de Londrina, Remo e Moto Clube.

A decisão de trocar o time cearense pelo Arruda deu-se ao que ele chamou de melhor oportunidade profissional. "O Santa Cruz é um clube grande e que tem uma torcida apaixonada, que nunca abandona o time. Um clube que tem isso sempre vai ser uma boa opção para qualquer profissional", enfatizou.

Sobre os novos comandados ele tem mais conhecimentos dos que estavam no Pernambucano, como Gonçalves, Juninho e Stanley, do Porto; e Edmundo e Gedeil, do Ypiranga. "Vou analisar alguns vídeos de jogos da Copa Pernambuco", avisou.

O presidente coral, Édson Nogueira, explicou que a troca no comando deu-se de forma democrática, com todos os membros da diretoria e colaboradores opinando. "Nos reunimos e chegamos à conclusão de que a mudança traria uma maior motivação para o grupo", alegou. Edinho também evitou entrar numa possível diferença criada entre elenco e Fito a respeito de preferências - o treinador demissionário dava prioridade aos atletas contratados por ele.

Além de técnico, o tricolor também ganhou mais um goleiro. Trata-se de Alencar Baú, ou simplesmente Alencar. Ele completa 22 anos nesta terça-feira (16) e vem do Remo, clube onde conquistou o campeonato paraense deste ano. O jogador tem 1,87m e 89kg.

RECLAMAÇÃO - Minutos antes de ser comunicado de sua saída, Fito Neves, acusou a imprensa de plantar notícias negativas. Ele chegou a cobrar de onde partira a informação de sua demissão. "Vocês ficam plantando a demissão. Já fizeram isso com o rapaz do Náutico (Leandro Machado) e agora estão fazendo de novo", reclamou.

Diretoria do Santa Cruz acerta na contratação do técnico Bagé

Postado por José Gustavo

A diretoria do Santa Cruz acertou em cheio na contratação do técnico Bagé, 45 anos, que estava dirigindo o Icasa-CE. Pela primeira vez, o presidente Edson Nogueira deu um tiro na mosca. Não dava mais para segurar Fito Neves no comando do time. Não que ele seja mal treinador, pelo contrário. Fito chegou a tirar leite de pedra do time tricolor, principalmente, no Pernambucano.

Mas com o tempo acabou se perdendo. Não tinha mais o comando do time, estava com uma situação complicada dentro do elenco, pois privilegiava os jogadores indicados por ele em detrimento de outros bons atletas do elenco.

A direção coral percebendo isso tratou de cortar o mal pela raiz. Se tivesse feito a mesma coisa na Série B do ano passado, quando segurou Mauro Fernandes contra tudo e contra todos, o Santa Cruz não estaria na Série C do Brasileiro este ano.

A contratação de Bagé traz um novo ânimo para o elenco do Santa Cruz. Ele é um treinador que já mostrou muita capacidade. Dirigiu o Salgueiro no Pernambucano deste ano e deixou o Icasa como um dos líderes do grupo 6 da Série C ao lado do próprio Salgueiro. O novo treinador também é um grande conhecedor da terceira divisão nacional. Portanto, parabéns para a direção coral. E boa sorte ao novo treinador do Santa Cruz.

Santa Cruz demite Fito e anuncia novo treinador


A campanha instável do Santa Cruz na Série C do Campeonato Brasileiro custou o emprego de Fito Neves no clube. Nesta terça-feira, o treinador acabou demitido do clube pernambucano, que já anunciou o nome do substituto: Bagé.

O Santa venceu apenas um de seus três jogos na terceira divisão, e ocupa o terceiro lugar no Grupo 5 da competição ¿ a Campinense-PB lidera a chave com sete pontos, seguida do Potiguar-RN. Insatisfeita, a diretoria coral esteve reunida nesta segunda-feira, anunciando sua decisão no dia seguinte.

Bagé, escolhido para substituir Fito Neves, vinha treinando o Icasa-CE na mesma Série C, e é considerado um dos responsáveis pela boa campanha do time do Cariri. Em três jogos, os cearenses conseguiram duas vitórias e um empate, e praticamente conquistaram uma das vagas do Grupo 6 para a segunda fase do torneio.

Aos 45 anos, Ronaldo Rodrigues Rangel, o Bagé, tem passagens por Internacional, Grêmio, Caxias, Remo e futebol do Catar. Seu último clube antes do Icasa foi o Salgueiro, quarto colocado do Campeonato Pernambucano e curiosamente o líder do Grupo 6 da terceira divisão, com os mesmos pontos do Icasa.

"Vai ser uma honra trabalhar no Santa. É um salto enorme na carreira de qualquer profissional comandar um clube grande como esse, com uma história tão vitoriosa e uma torcida tão apaixonada", explicou Bagé, que chega após a derrota por 3 a 0 do Santa para o Potiguar, em jogo realizado em Mossoró.

Gazeta Press

Contente com desempenho no Santa Cruz, Edinho resolve sair candidato a vereador

edinho

Parece piada, mas não é. Depois de confessar que tentou corromper um juiz de futebol, e que caiu no conto do vigário, ser responsável pelo maior vexame da história do Santa Cruz, e ainda conseguir ter montado o pior time de todos os tempos, eis que Edson Nogueira resolve disputar um mandato de vereador pelo PSDB.

O presidente do Santa Cruz, Edinho (foto acima), está cadastrado nas listas do TSE para concorrer ao cargo de vereador do Recife. Eu me pergunto: e, pode?

Vejam a ficha de registro de Edinho:

Vocês também podem conferir no próprio site do TSE.

Poder sair candidato, até pode (a Justiça é até bem molinha quanto as regras para se candidatar). Mas, para isso, deverá ser destituído do Santa Cruz. Segundo o estatuto do Santa, Edinho deverá ser destituído do cargo, caso registre candidatura a qualquer cargo eletivo dos poderes Executivo ou Legislativo.

No estatuto consta o seguinte:

“Art. 84 - O Presidente Executivo estará automaticamente destituído do cargo na hipótese de, não exercendo atividade político-partidária, vir a registrar candidatura a cargo eletivo para o Poder Legislativo ou para o Poder Executivo.

Parágrafo Primeiro - Aplica-se o princípio estabelecido no “caput” deste artigo ao Presidente do Conselho Deliberativo, aos presidentes das Comissões Patrimonial e Fiscal, aos diretores, assessores e funcionários.

Parágrafo Segundo - Será passível de exclusão dos quadros sociais aquele que se utilizar da imagem, da marca, dos símbolos e dos hinos do Clube em campanhas políticas.”

É motivo pra rir e pra chorar…

Rir, porque será uma conquista para os tricolores ver Edinho ser destituído da presidência do Clube. Depois de uma gestão malfadada que terminou de afundar o Santa Cruz numa crise interminável, Edinho já vai é tarde.

Caso Edinho seja eleito vereador (ele deverá contar com o apoio da deputada Teresinha Nunes - PSDB), não será mais um privilégio apenas do torcedor coral, arcar com as agruras de ter um dirigente da estirpe de Edinho, será de todos os recifenses.

O blog torce a favor.

Torce a favor de sua candidatura, para que ele seja destituído do cargo no Santa Cruz, e torce também a favor da população do Recife, dando a Edinho a votação medíocre que ele merece.

Não vou dizer aqui que ele iria piorar o nível da Câmara Municipal, porque isso aí, nem Edinho é capaz de conseguir.

Fito Neves dá lugar a Bagé no Santa


Técnico foi demitido na manhã desta terça, e diretoria já anuncia substituto

GLOBOESPORTE.COM

Recife

Fito Neves não é mais o técnico do Santa Cruz. A decisão foi tomada após uma longa reunião nesta terça-feira, quando ficou decidida a saída do treinador. Para não atrapalhar ainda mais o time em sua campanha na Série C, a diretoria coral já anunciou o novo comandante. Trata-se de Bagé, que estava no Icasa-CE, e praticamente classificou a equipe para a segunda fase da terceirona com aproveitamento de 77,78% nos três primeiros jogos da Série C.

Ele não hesitou em assumir o comando do Santa Cruz, mesmo em uma situação tão complicada e já fala como treinador do clube.

- Vai ser uma honra trabalhar no Santa. É um salto enorme na carreira de qualquer profissional comandar um clube grande como esse, com uma história tão vitoriosa e uma torcida tão apaixonada - diz ao site oficial do Santa.

Aos 45 anos, Ronaldo Rodrigues Rangel já passou por times como Internacional, Grêmio, Caxias-RS, Remo-PA, Al Sholla do Qatar e era técnico do Salgueiro-PE quando o time obteve a quarta colocação do Pernambucano.

Santa Cruz anuncia contratação de mais um goleiro


Logo após anunciar a demissão de Fito Neves e a contratação do técnico Bagé para assumir o comando técnico da equipe, o presidente Édson Nogueira fez questão de dar uma boa notícia ao torcedor coral. Ele confirmou a contratação do goleiro Alencar, de 21 anos, que estava no Remo, do Pará.

Alencar foi um dos principais destaques da equipe paraense na conquista do título estadual deste ano. Alencar Baú, que tem 1,87 metro de altura e 89 quilos, é natural do município de Realeza, do Paraná.

Além do Remo, o novo goleiro do santa Cruz também defendeu o time do Criciúma na Série B do Campeonato Brasileiro do ano passado.

Da Redação do PERNAMBUCO.COM

Santa Cruz troca Fito Neves por Bagé







O Santa Cruz acaba de anunciar a saída do técnico Fito Neves depois da derrota para o Potiguar, depois de uma reunião que durou algumas horas em busca de uma alternativa. Segundo informações do Coralnet, Fito será substituído pelo treinador Bagé, que esteve à frente do Icasa, no Ceará, e praticamente garantiu a vaga do time na segunda fase devido ao aproveitamento de 77,78% nos três primeiros jogos da Série C (Grupo 06).

Aos 45 anos, Ronaldo Rodrigues Rangel já passou por times como Internacional/RS, Grêmio/RS, Caxias/RS, Remo/PA, Al Sholla/Qatar e era técnico do Salgueiro/PE quando o time obteve a quarta colocação do Pernambucano.

da redação do pe360graus.com

Fito Neves é demitido e Bagé assume Santa Cruz







Fito Neves não é mais técnico do Santa Cruz. Após uma vitória e duas derrotas na Série C do Campeonato Brasileiro, o treinador foi demitido pela direção tricolor nesta terça-feira à tarde. No mesmo instante em que divulgou a demissão de Fito, o presidente Édson Nogueira informou quem assume o comando técnico do time para o restante da disputa do Nacional. O novo técnico será Ronaldo Rodrigues Rangel, o Bagé.

O novo técnico do Santa Cruz, Bagé, tem 45 anos e estava treinando a equipe do Icasa, do Ceará, que também está disputando a Série C do Brasileiro, no grupo seis, o mesmo do Salgueiro. Pelo clube cearense, o novo técnico tricolor conseguiu duas vitórias e um empate e estava na liderança da competição ao lado do Carcará com sete pontos conquistados.

"Vai ser uma honra trabalhar no Santa. É um salto enorme na carreira de qualquer profissional comandar um clube grande como esse, com uma história tão vitoriosa e uma torcida tão apaixonada", falou o novo comandante tricolor ao site oficial do clube.

De acordo com Édson Nogueira, esse tipo de situação é rotineira no futebol. “Estávamos conversando sobre a possível saída de Fito Neves desde domingo. A derrota para o Potiguar foi uma espécie de estopim. Além disso, a Série C é uma competição curta e se fosse para trocar que acontecesse agora”, afirmou.

Opinião - Comente esta notícia: o que você achou da escolha de Bagé para treinar o Santa? Você concorda ou teria outro nome para sugerir? Clique no ícone abaixo e deixe a sua opinião.

Da Redação do PERNAMBUCO.COM

Santa demite Fito e contrata Bagé


Fito Neves não é mais treinador do Santa Cruz.

O técnico se reuniu na tarde de hoje com os dirigentes corais e foi informado que não iria comandar o time tricolor na Série C.

O motivo da saída de Fito não é apenas a campanha irregular do Santa Cruz na competição.

Havia um mal estar no elenco. Fito não queria dividir o bicho com os jogadores que não estão relacionado para os jogos - como é de costume em todos os clubes - e ordenou que os demais atletas fizessem o mesmo.

E olhem que Fito Neves recebia um salário bom para um clube que atravessa uma terrível crise financeira: R$ 18 mil pagos por um patrocinador.

O Santa Cruz já tem um novo treinador: Bagé, que já dirigiu Remo, Salgueiro e atualmente estava dirigindo o Icasa.

Santa se reapresenta e Cléo deve estrear domingo


O elenco do Santa Cruz se reapresentou nesta terça-feira pela manhã ao técnico Fito neves após a derrota de 3x0 para o Potiguar no último domingo, em Mossoró, pela Série C do Campeonato Brasileiro. Os corais foram treinar no Centro de Treinamento do Intercontinental, em Paratibe. Apenas o goleiro Gledson e o volante Alexandre Oliveira permaneceram no Arruda se recuperando no Departamento Médico. O lateral-direito Marcos Vinícius também foi liberado porque estava com conjuntivite.

Para o próximo confronto do Santa Cruz no Nacional, contra o Potiguar, domingo, no José do Rego Maciel, o técnico Fito Neves deverá contar com o reforço do atacante Cléo, que se recuperou de uma contusão no joelho e voltou a treinar no último final de semana. O objetivo do treinador é que Cléo faça dupla de ataque com Edmundo, o artilheiro do Arruda.

Outra mudança deverá ser a entrada de Rafael Oliveira na vaga de Ribinha, que jogou muito mal contra o Potiguar. O resto da equipe deve ser a mesma da última rodada.

Da Redação do PERNAMBUCO.COM

Fito deixa o comando do Santa


Publicado em 15 de julho de 2008, às 15:17
Por Redação CoralNET

A derrota para o Potiguar/RN foi a gota d`agua para a diretoria do Santa Cruz decidir demitir o treinador Fito Neves. Insatisfeitos com a péssima atuação em Mossoró, os dirigentes passaram horas reunidos desde o desembarque coral no Recife e não encontraram outra alternativa.

Para o lugar de Fito, o treinador Bagé, que estava no Icasa/CE, foi o escolhido. Lá o novo treinador coral teve um aproveitamento de 77,78% nos três primeiros jogos da Série C (Grupo 06) e praticamente já garantiu vaga na segunda fase.

Experiente, Ronaldo Rodrigues Rangel, tem 45 anos e já passou pelo Internacional/RS, Grêmio/RS, Caxias/RS, Remo/PA, Al Sholla/Qatar e recentemente esteve no Salgueiro/PE, quando terminou na quarta colocação do Pernambucano.

"Vai ser uma honra trabalhar no Santa. É um salto enorme na carreira de qualquer profissional comandar um clube grande como esse, com uma história tão vitoriosa e uma torcida tão apaixonada", falou o novo comandante tricolor.

Fonte: Agência CoralNET de Notícias

Anel superior não será liberado

Ivan Alecrim/Arquivo Folha



Os altos custos da reforma inviabilizam a liberação do setor para o domingo
Parte do estádio do Arruda está interditado pela Defesa Civil desde dezembro do ano passado
GUSTAVO LUCCHESI

Como se não bastasse o mau desempenho dos seus atletas dentro de campo, o Santa Cruz também não vem conseguindo agradar fora das quatro linhas, principalmente no quesito comissão patrimonial. Após três rodadas disputadas do Brasileiro da Série C, o anel superior do Arruda, novamente, não estará à disposição da torcida coral para a próxima partida, diante do Potiguar/RN, domingo.

Interditado desde dezembro do ano passado pela Coordenadoria de Defesa Civil do Recife (Codecir), as reformas exigidas para a liberação do setor ainda não conseguiram sair do papel, segundo o presidente da comissão, João Braga, por conta da delicada logística da reforma, já que os 11 pontos de vulnerabilidade apontados pelo órgão ficam a 35 metros de altura, exigindo profissionais e equipamentos especializados. Com isso, o alto custo da reforma se torna um dos grandes empecilhos para a sua execução.

Segundo Braga, haverá uma reunião hoje, com a comissão patrimonial tricolor e possíveis parceiros interessados em colaborar na execução da obra, porém, não haveria tempo hábil para que o anel fosse liberado para partida deste final de semana. “O anel superior está completamente descartado para este domingo. É uma corrida contra o tempo. Mas na reunião de amanhã (hoje), teremos uma previsão de quando o setor será liberado”, informou Braga.

Na única partida do Mais Querido nesta Série C, contra o Central, na última quarta-feira, houve superlotação no anel inferior do Mundão, com a torcida coral ficando espremida no setor, fazendo com que cerca de 100 torcedores fossem retirados do local pelo Corpo de Bombeiros, para que fosse evitado uma tragédia maior.

Segundo João Braga, os 11 pontos de vulnerabilidade citados não oferecem risco à estrutura do estádio, porém, pode causar pequenos incidentes com o público localizado no anel inferior, já que há risco de pequenos pedaços de concreto cederem. A capacidade do anel superior é de 30 mil pessoas.

FITO NEVES

Após a vexatória derrota sofrida para o Potiguar, no último domingo, os rumores sobre uma possível demissão do treinador coral, Fito Neves, cresceram. Apesar de possíveis nomes para assumir o comando da equipe já estarem sendo especulados, como o nome de Marcelo Villar, atualmente no Central, a diretoria do clube fez questão de comunicar que Fito está, não só mantido, como também prestigiado pelos dirigentes. Porém, informações dão conta que caso sofra uma nova derrota para o Potiguar/RN, neste domingo, a situação do treinador ficará insustentável no Mais Querido e a sua demissão será inevitável.

Potiguar não perderá pontos

Gustavo Lucchesi


Após ser humilhado dentro de campo, diante do Potiguar/RN, sendo goleado por 3x0, o Santa Cruz chegou a se animar ao enxergar uma possível maneira de reverter, fora das quatro linhas, o vexame sofrido no Nogueirão. O motivo da “quase alegria” coral foi a súmula do árbitro baiano Arílson Bispo da Anunciação, enviada ontem à Confederação Brasileira de Futebol (CBF). No documento, Arílson relatou que a equipe de Mossoró “não apresentou um profissional médico para compor o seu banco de reservas durante a partida”.

Apesar da animação inicial dos pernambucanos, não há qualquer citação quanto à exigência de um médico para cada equipe, nem no regulamento do Brasileirão da Série C, tampouco no Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), diferente do estatuto da Federação Pernambucana de Futebol, que em suas competições exige a presença de um médico para cada time.

O que há é uma exigência no Regulamento Geral da CBF, que torna obrigatória a presença de uma ambulância com um médico e dois enfermeiros para cada dez mil torcedores onde está sendo realizada a partida, o que foi cumprido, segundo o presidente do Potiguar/RN, Stênio Marques. “Os árbitros verificaram a ambulância, caso contrário eles não teriam nem iniciado o jogo. O problema é que o nosso médico que fica no banco de reservas só se apresentou cinco minutos antes do jogo, e o quarto árbitro disse que isso deveria ser feito até 15 minutos antes. Notificamos a presença dele ao observador da partida, que aceitou e conferiu que o nosso médico estava lá. Foi apenas um mal-entendido”.

Não é só o Santa Cruz que sofre


Filipe Assis

Terminada a etapa inicial da primeira fase, com os três jogos de ida dos grupos, as dificuldades da Série C já são sentidas por alguns dos clubes considerados favoritos. São agremiações que se sobressaem das outras por vários fatores, como tradição, ou por terem feito boas campanhas em um passado recente. Nessa lista, o nome do Santa Cruz aparece de imediato.

Dos quatro times que foram rebaixados na Série B do ano passado, o Tricolor é o que tem, até o momento, a pior campanha. Com quatro pontos - uma vitória e um empate -, o Remo é o vice-líder do Grupo 2. A situação é idêntica à do Ituano, no Grupo 14. Por fim, o Paulista também está em terceiro no seu grupo (11), só que tem quatro pontos, ou seja, um a mais que a Cobra Coral.

Mas esta não é a única comparação em que o Santa Cruz aparece em desvantagem nesse momento da competição. Em relação aos times de tradição do futebol brasileiro que estão disputando a Terceira Divisão, a equipe pernambucana também está atrás, embora a diferença seja pequena. É o caso do Paysandu, que até o domingo passado tinha apenas empatado uma e perdido outra, mas conquistou a primeira vitória na terceira rodada e, com quatro pontos, pulou para a vice-liderança do Grupo 3.

Assim como o Paysandu, o Guarani tem um empate e uma vitória. O time paulista está no Grupo 14, o mais disputado de todos, onde as quatro agremiações estão empatadas em número de pontos (quatro). Pelos critérios de desempate, o Bugre aparece em terceiro.

Segundo lugar do Grupo 11, com quatro pontos, o América/MG também está em uma situação intermediária. A exceção fica por conta do CSA. O time alagoano, considerado de tradição no Nordeste, é o lanterna do Grupo 8. Em três jogos, perdeu todos.

Santa com vantagem de jogar em casa


Tricolores têm se dado mal nas partidas fora do Arruda nesta Série. Pelo menos, em duas rodadas futuras, o time atuará em seus domínios, enquanto adversários diretos atuam fora

Se a desvantagem em número de pontos e em termos de classificação preocupa o Santa Cruz na Série C do Campeonato Brasileiro, pelo menos a tabela se desenha favorável às pretensões tricolores no returno do Grupo 5 da primeira fase. Nas próximas três rodadas, o time comandado por Fito Neves atuará duas vezes no Arruda, enquanto os adversários diretos a uma das duas vagas, Potiguar de Mossoró-RN e o também pernambucano Central, jogam duas vezes longe dos torcedores.

O mando de campo tem se mostrado determinante na chave coral. O único que venceu longe dos seus domínios foi o Campinense-PB. Foi a Mossoró e bateu o representante local por 2x1, de virada. Não à toa, lidera com sete pontos e uma certa folga. O vice-líder Potiguar-RN, com quatro pontos, saiu uma vez e empatou com o Central por 1x1. Os alvinegros, na lanterna com dois pontos, se deslocaram de Caruaru para enfrentar o próprio Santa Cruz, terceiro com três, e foram derrotados por 3x0.

As duas partidas fora do Arruda dos corais até aqui foram desastrosas. A primeira delas foi logo na estréia, dia 6 de julho. Com um gol de cabeça tomado aos 41 minutos do segundo tempo, o time foi derrotado pelo Campinense-PB por 2x1. Domingo passado, o pior resultado até o momento. Sem praticamente ter entrado em campo, o Santa foi presa fácil para o Potiguar-RN e perdeu por 3x0. O último desafio como visitante será dia 23, contra o Central, no Estádio Luiz Lacerda, em Caruaru.

Atuar no Agreste pernambucano, aliás, pode ser considerado até mesmo uma vantagem. Com um pouco mais de benevolência, também pode ser observado como um confronto dentro de casa. Em jogos importantes, a torcida do Santa Cruz costuma ocupar um espaço maior no Luiz Lacerda do que a própria torcida alvinegra. O árbitro e os assistentes, assim como no encontro do Arruda pela segunda rodada da competição, serão todos vinculados à Federação Pernambucana de Futebol (FPF).

Não será por falta de pressão e apoio da torcida que os corais deixarão de conquistar uma das duas vagas à próxima fase da competição. Além das caravanas presentes tanto em Campina Grande quanto em Mossoró, os torcedores tricolores são responsáveis pelo maior público da competição até o momento, com 25 mil pessoas diante do Central. “É hora de assumir a vergonha na cara e respeitar a torcida. Temos de escutar as críticas e transformá-las em motivação”, disse o capitão Alexandre.

A primeira chance de se recuperar na classificação e se redimir diante dos torcedores é no confronto direto diante do Potiguar-RN, próximo domingo. Uma vitória recoloca os corais na vice-liderança do grupo e, conseqüentemente, momentaneamente na faixa de classificação. O último jogo no Arruda será dia 27, pela rodada final da fase, contra o Campinense-PB.

Dirigentes cobram explicação

A diretoria do Santa Cruz marcou uma reunião com o técnico Fito Neves para hoje. Depois da derrota por 3x0 para o Potiguar de Mossoró-RN, quando o time demonstrou apatia, os dirigentes vão pedir explicações ao treinador e até mesmo aos componentes do elenco de profissionais. Ontem, todo mundo folgou no Arruda. Os treinamentos voltam em dois expedientes.

O diretor de futebol do clube Constantino Júnior tratou de negar que a conversa tenha como tema principal uma possível saída do comandante tricolor. “Respeitamos demais o trabalho de Fito Neves e ele vai continuar conosco normalmente. Apenas precisamos esclarecer e colher explicações sobre o que aconteceu em Mossoró, inclusive sobre motivação.”

Fito Neves é o segundo treinador do Santa Cruz esta temporada. Chegou no final do primeiro turno da Série A1 do Campeonato Pernambucano. Com uma base de juniores do clube, passou sem grandes riscos pelo hexagonal da morte. Antes dele, Zé do Carmo estava no cargo.

Para o confronto do próximo domingo, o comandante pode ganhar o atacante Cléo. Com status de titular desde que foi anunciado pelos dirigentes, ainda não conseguiu estrear por conta de uma lesão no joelho esquerdo. Durante a semana, deve voltar a trabalhar com o restante do elenco. Nenhum outro jogador está suspenso ou lesionado.

Nada de reforços no Arruda


O Santa Cruz acumulou a segunda derrota no Campeonato Brasileiro da Série C e a diretoria tricolor segue com dificuldades para reforçar o time. Poucos atletas, segundo a diretoria coral, estão dispostos a "mancharem" seus currículos com participação na Terceirona. Enquanto isso, o técnico Fito Neves, que teve sua demissão especulada e, de imediato, negada pelos diretores, continua sem opções para setores como a lateral-esquerda, zaga e meio-de-campo.

" O campeonato é meio ingrato. Tem jogador que está parado e mesmo assim ainda pensa duas vezes antes de jogar num time da Terceira Divisão" explicou Jomar Rocha, diretor de futebol coral. Nem mesmo a promessa de pagamento adiantado tem atraído jogadores para o Arruda. " A gente continua tentando acertar e esta semana esperamos ter novidades", acrescentou Jomar.

Ontem, apenas a diretoria de futebol trabalhou normalmente. Jogadores e comissão técnica tiveram o dia de folga, após longa viagem de Mossoró para o Recife. Cansado e insatisfeito com o resultado diante do Potiguar, o volante e capitão da equipe Alexandre Oliveira declarou que o time não pode esmorecer. "Temos que ter atitude. Não podemos esquecer a bela exibição que tivemos contra o Central. Vamos trabalhar o restante da semana e pensar na partida de volta com o Potiguar".

O treinador Fito Neves nem tentou arrumar justificativas para mau desempenho de sua equipe, que perdeu no final de semana para o Potiguar-RN por 3 x 0. Hoje, o elenco coral se reapresenta às 8h30 no Arruda.