terça-feira, 15 de julho de 2008

Santa com vantagem de jogar em casa


Tricolores têm se dado mal nas partidas fora do Arruda nesta Série. Pelo menos, em duas rodadas futuras, o time atuará em seus domínios, enquanto adversários diretos atuam fora

Se a desvantagem em número de pontos e em termos de classificação preocupa o Santa Cruz na Série C do Campeonato Brasileiro, pelo menos a tabela se desenha favorável às pretensões tricolores no returno do Grupo 5 da primeira fase. Nas próximas três rodadas, o time comandado por Fito Neves atuará duas vezes no Arruda, enquanto os adversários diretos a uma das duas vagas, Potiguar de Mossoró-RN e o também pernambucano Central, jogam duas vezes longe dos torcedores.

O mando de campo tem se mostrado determinante na chave coral. O único que venceu longe dos seus domínios foi o Campinense-PB. Foi a Mossoró e bateu o representante local por 2x1, de virada. Não à toa, lidera com sete pontos e uma certa folga. O vice-líder Potiguar-RN, com quatro pontos, saiu uma vez e empatou com o Central por 1x1. Os alvinegros, na lanterna com dois pontos, se deslocaram de Caruaru para enfrentar o próprio Santa Cruz, terceiro com três, e foram derrotados por 3x0.

As duas partidas fora do Arruda dos corais até aqui foram desastrosas. A primeira delas foi logo na estréia, dia 6 de julho. Com um gol de cabeça tomado aos 41 minutos do segundo tempo, o time foi derrotado pelo Campinense-PB por 2x1. Domingo passado, o pior resultado até o momento. Sem praticamente ter entrado em campo, o Santa foi presa fácil para o Potiguar-RN e perdeu por 3x0. O último desafio como visitante será dia 23, contra o Central, no Estádio Luiz Lacerda, em Caruaru.

Atuar no Agreste pernambucano, aliás, pode ser considerado até mesmo uma vantagem. Com um pouco mais de benevolência, também pode ser observado como um confronto dentro de casa. Em jogos importantes, a torcida do Santa Cruz costuma ocupar um espaço maior no Luiz Lacerda do que a própria torcida alvinegra. O árbitro e os assistentes, assim como no encontro do Arruda pela segunda rodada da competição, serão todos vinculados à Federação Pernambucana de Futebol (FPF).

Não será por falta de pressão e apoio da torcida que os corais deixarão de conquistar uma das duas vagas à próxima fase da competição. Além das caravanas presentes tanto em Campina Grande quanto em Mossoró, os torcedores tricolores são responsáveis pelo maior público da competição até o momento, com 25 mil pessoas diante do Central. “É hora de assumir a vergonha na cara e respeitar a torcida. Temos de escutar as críticas e transformá-las em motivação”, disse o capitão Alexandre.

A primeira chance de se recuperar na classificação e se redimir diante dos torcedores é no confronto direto diante do Potiguar-RN, próximo domingo. Uma vitória recoloca os corais na vice-liderança do grupo e, conseqüentemente, momentaneamente na faixa de classificação. O último jogo no Arruda será dia 27, pela rodada final da fase, contra o Campinense-PB.

Dirigentes cobram explicação

A diretoria do Santa Cruz marcou uma reunião com o técnico Fito Neves para hoje. Depois da derrota por 3x0 para o Potiguar de Mossoró-RN, quando o time demonstrou apatia, os dirigentes vão pedir explicações ao treinador e até mesmo aos componentes do elenco de profissionais. Ontem, todo mundo folgou no Arruda. Os treinamentos voltam em dois expedientes.

O diretor de futebol do clube Constantino Júnior tratou de negar que a conversa tenha como tema principal uma possível saída do comandante tricolor. “Respeitamos demais o trabalho de Fito Neves e ele vai continuar conosco normalmente. Apenas precisamos esclarecer e colher explicações sobre o que aconteceu em Mossoró, inclusive sobre motivação.”

Fito Neves é o segundo treinador do Santa Cruz esta temporada. Chegou no final do primeiro turno da Série A1 do Campeonato Pernambucano. Com uma base de juniores do clube, passou sem grandes riscos pelo hexagonal da morte. Antes dele, Zé do Carmo estava no cargo.

Para o confronto do próximo domingo, o comandante pode ganhar o atacante Cléo. Com status de titular desde que foi anunciado pelos dirigentes, ainda não conseguiu estrear por conta de uma lesão no joelho esquerdo. Durante a semana, deve voltar a trabalhar com o restante do elenco. Nenhum outro jogador está suspenso ou lesionado.

Nenhum comentário: