quinta-feira, 29 de maio de 2008

Jardel não faz mais parte dos planos do Santa Cruz

Anderson Brito/Folha Imagem



Atleta vai precisar passar dois meses recuperando a forma física
Ex-atacante da Seleção assumiu, recentemente, que foi usuário de drogas
GUSTAVO LUCCHESI
Durou pouco a vontade coral de contar com o veterano atacante Jardel para integrar o elenco que irá disputar o Brasileiro da Série C. Apesar dos esforços dos dirigentes tricolores - inclusive com o presidente Édson Nogueira, o Edinho, tendo marcado para essa semana, uma viagem ao Ceará, cidade natal do atleta e onde ele vive atualmente -, o ex-atleta do Grêmio, Porto/ POR e Seleção Brasileira, resolveu não aceitar a proposta feita pelo Mais Querido e teve a sua vinda descartada em definitivo pelos dirigentes pernambucanos.
De acordo com a explicação do procurador do atleta, dada ao próprio Edinho, em conversa por telefone, ele decidiu que era melhor o atacante recuperar a forma física por completo, antes de retornar ao futebol, por qualquer clube que seja. Devido a essa decisão tomada pelo seu procurador, o atleta, que recentemente assumiu ter sido usuário de drogas, irá passar dois meses num centro de treinamento do Rio Grande do Sul, buscando melhorar a parte física. Com isso, Edinho preferiu nem continuar a negociação, já que ele só poderia retornar aos gramados em meados de agosto. "Eu iria conversar com ele pessoalmente, mas ele decidiu não vir. Temos outros nomes engatilhados e vamos em busca deles", disse Edinho, por telefone, já que está viajando em busca de reforços desde a última terça-feira.
O mandatário coral, que tem o retorno ao Recife marcado para sábado, também revelou que está em negociação bastante adiantada com um patrocinador, que ao invés de injetar dinheiro nos cofres corais em troca de publicidade, usaria a contratação direta de atletas como moeda de troca com o Tricolor.
O presidente também confirmou que está tentando fechar com uma empresa de material esportivo e está conversando com três possíveis parceiros, porém, as negociações ainda não avançaram como ele queria. "Estamos 80% fechados com o patrocinador, faltam ainda alguns detalhes, mas creio que isso seja concretizado amanhã (hoje). Já em relação à empresa de material esportivo, estamos apenas conversando", finalizou Edinho.
Dentro de campo, o Santa Cruz entra em campo hoje, contra o Catende, às 15h, no Arruda, sedento para apagar a má imagem que está sendo deixada na Copa Pernambuco, após perder na estréia para o Atlético Pernambucano, por 1x0, e em seguida para o Decisão, por W.O. Passando a utilizar todos os principais atletas do elenco, a Cobra Coral tenta marcar o seu primeiro ponto na disputa. Os portões serão abertos ao público.

THIAGO CAPIXABA
Dois dias após a publicação da matéria da Folha de Pernambuco, onde, através de indícios, foi levantada a hipótese de o atacante conhecido como Thiago Capixaba ter atuado no Guarani/SP, em 2006, com a identidade de Fábio dos Santos Cunha, o atleta continua sem se pronunciar sobre o assunto. Todos os seus celulares permanecem incomunicáveis. Nem mesmo o advogado que cuida da causa trabalhista que envolve o jogador e o Santa Cruz, Adriano Aquino, tem conseguido entrar em contato com o atacante.

Oposição coral leva o golpe final

A oposição ao atual presidente executivo do Santa Cruz, Édson Nogueira, sofreu seu último golpe ontem, e desistiu de tentar destituir Edinho do cargo antes do fim do seu mandato, que vai até o final deste ano. Os opositores, comandados por Fernando Veloso, presidente da Confraria Ninho das Cobras, tiveram a liminar, que tentava validar a Assembléia Geral Extraordinária, realizada no dia 13 deste mês, indeferida pela Justiça.
No ato, foi realizada a votação para que fosse decidida a saída ou não de Edinho, mesmo com o desembargador Silvio Beltrão tendo suspendido a realização da assembléia uma semana antes. "O sentimento é de frustração. Agora, só podemos ficar na torcida para que o pior não aconteça. Só espero que Edinho não nos leve para a Série D", disse Fred Arruda, vice-presidente coral, licenciado há quase um ano.

Reforços mostram a cara no Arruda

Zagueiros Stanley e Gonçalves, meia Juninho e atacante Edmundo serão titulares esta tarde, diante do Catende, com portões abertos, em jogo da terceira rodada da Copa Pernambuco

A torcida do Santa Cruz terá esta tarde a oportunidade de ver pela primeira vez os jogadores contratados após o término da Série A1 do Campeonato Pernambucano. Com exceção do volante Garrinchinha, os reforços para a Série C anunciados até aqui estarão no Estádio do Arruda a partir das 15h para enfrentar o Catende, em partida válida pela terceira rodada da Copa Pernambuco, com portões abertos.

Até o momento, somente o volante Gedeil entre as novas caras vestiu a camisa tricolor na competição. Hoje, será a vez da estréia dos zagueiros Gonçalves e Stanley, do meia Juninho e do atacante Edmundo. Todos eles disputaram o Pernambucano desta temporada por equipes pequenas do Estado. O time vai a campo com: Jaílson, Gonçalves, Memo e Stanley, Rafael Mineiro, Alexandre Oliveira, Gedeil, Juninho e Esquerdinha, Thomas Anderson e Edmundo.

O Santa Cruz está no Grupo B da Copa Pernambuco e ainda não conquistou pontos. Na estréia da competição, quinta-feira da semana passada, no Arruda, o time formado em sua maioria por jogadores com idade de juniores foi derrotado pelo recém-criado Clube Atlético Pernambucano por 1x0. Pela segunda rodada, dois dias depois, no Estádio Artur Tavares de Melo, em Bonito, os corais levaram WO diante do Decisão, por ausência de médico na delegação.

O fato resultou no afastamento do supervisor do departamento de futebol Flávio Lira e do médico Wilton Bezerra. No ano passado, pelo mesmo motivo, a equipe de juniores do Santa levou WO durante o Estadual de Juniores, o que também causou a saída de alguns profissionais. Sem ter somado pontos na copinha até o momento, a equipe precisa se recuperar o mais rápido possível. Com quatro jogos para o final da etapa, está na lanterna da chave.

Assim como na Terceira Divisão, somente os dois primeiros do quadrangular têm vaga assegurada na próxima etapa. No momento, o Catende está na liderança, com quatro pontos e três gols de saldo. O Atlético Pernambucano vem logo em seguida, com os mesmos quatro pontos e um gol de saldo. O terceiro colocado é o Decisão, com três pontos. Na segunda fase, os dois classificados se juntam a seis times dos outros três grupos e formam mais dois quadrangulares.

Jardel fora dos planos corais para a Série C

A diretoria descartou a contratação do atacante Jardel, que já confessou ter problemas de dependência com drogas ilícitas. O jogador, que está em Fortaleza-CE, vai voltar a Porto Alegre-RS para cumprir oito semanas de trabalhos de recuperação com profissionais de educação física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

O empresário André Irulegui informou que só pretende negociar acordos depois que Jardel terminar o programa de avaliação e treinamentos elaborado pela instituição. “Não teria melhor lugar para condicionar-se, seja pelas condições de trabalho, bem como pela ligação afetiva do atleta com o povo gaúcho e com Porto Alegre.”

O presidente do clube, Édson Nogueira, está em São Paulo para viabilizar a contratação de jogadores e também o fechamento de novas parcerias. Hoje, pode anunciar um novo fornecedor de material esportivo, que também tem participação em direitos econômicos de atletas.

A idéia de Edinho é permanecer no Sudeste até amanhã. “Vou voltar de São Paulo com tudo fechado. Estou muito otimista com os novos ventos. As reuniões por aqui têm me deixado bastante otimista”, declarou o dirigente.

Jardel não vem mais para o Arruda

O atacante Jardel, ex-Grêmio, Vasco e Seleção Brasileira, que vinha negociando seu retorno ao futebol com o Santa Cruz - depois de confessar ter sido viciado em cocaína - não vem mais para o Arruda. Pelo menos, por enquanto. O jogador vai realizar um tratamento de recondicionamento físico pelos próximos dois meses na Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O programa de avaliação e treinamento - chamado de PAT Jardel -, inclusive com uma página na internet, será desenvolvido no departamento de pesquisas do exercício da universidade.

A notícia foi confirmada pelo presidente do Santa Cruz, Edson Nogueira. "Ele (Jardel) quer ter o aval dos médicos de que está totalmente recuperado. Desejo sorte e que ele consiga voltar bem. É um bom garoto", disse Edinho, que está em São Paulo, lamentando não contar com o jogador para o início da Série C. As bases financeiras entre o clube e o atacante já estavam acertadas. Jardel teria um contrato de risco com um salário fixo e outro porprodutividade. O jogador viaja ainda esta semana para Porto Alegre onde inicia o tratamento de oito semanas. A.

Acordado do sonho de Jardel, o Santa Cruz volta as atenções para outras contratações. O clube ainda pretende buscar mais dois goleiros, três laterais - dois esquerdos e um direito -, dois zagueiros, dois meias e dois atacantes.

Por outro lado, o Tricolor enfrenta hoje o Catende, às 15h, no Arruda, pela Copa Pernambuco com todo os novos reforços. O time está escalado com: Jaílson; Stanley, Memo e Gonçalves; Rafael Mineiro, Alexandre Oliveira, Gedeil, Juninho e Esquerdinha; Thomas Anderson e Edmundo.