terça-feira, 13 de maio de 2008

Oposição do Santa crê em validade da assembléia-geral

Do JC OnLine

O grupo de oposição do Santa Cruz acredita veementemente que a assembléia-geral terá validade. Tanto que os procedimentos pós-votação já estão definidos. O vice-presidente executivo e agora opositor Fred Arruda informou que na manhã desta quarta (14), o resultado da assembléia será encaminhado ao Conselho Deliberativo. "Como já esperamos o resultado pela destituição de Edinho, o vice-presidente assume e tem oito dias para convocar novas eleições", disse.

Ele explicou que a decisão do desembargador Sílvio Beltrão em suspender a assembléia não tem validade porque os 419 sócios que assinaram o manifesto pedindo a votação não forma comunicados pessoalmente. "O que soubemos foi através de jornais. Entendemos que, no momento em que ninguém foi notificado, a liminar não existe", pontou.

Não foi assim que pensou a diretoria do Santa, que fechou o clube, baseado na decisão judicial. Dessa forma, a oposição levou urnas e realizou o pleito na área em que ficavam as lojas que foram demolidas, em frente ao Arruda.

TIME - No que diz respeito ao futebol, o atacante Edmundo deve ser anunciado oficialmente nesta quarta. O jogador de 38 anos, artilheiro do Ypiranga no Pernambucano deste ano, teve uma conversa com o técnico coral Fito Neves e mostrou disposição em disputar uma Série C.

Quanto à Copa Pernambuco, alguns atletas que estavam no grupo principal no Pernambucano reforçaram os juniores - base do Santa na competição. Adeíldo, Gedeil e Leandro Biton são alguns desses atletas, sendo que os dois primeiros foram contratados após o Estadual. O tricolor estréia na competição nesta quarta, contra o Atlético Pernambucano, às 16h, no Arruda.

Eleições no Santa Cruz seguem até o fim da noite

Só deve terminar às 22h a Assembléia Geral Extraordinária convocada pela oposição à atual diretoria do Santa Cruz. Liderados por Fernando Veloso, os oposicionistas querem a cabeça do presidente Edson Nogueira, o Edinho, e para isso realizaram uma votação. O pleito foi iniciado às 18h desta terça-feira (13).

Toda a assembléia está sendo realizada nos arredores do Estádio do Arruda. Inicialmente ela havia sido marcada para a sede do clube, mas uma liminar concedida pelo Tribunal de Justiça anulou o pleito. A oposição, no entanto, contra-argumenta.

“Para que esta decisão tenha validade, é preciso que todos os 419 sócios que assinaram o abaixo-assinado que solicitando esta ação sejam notificados pessoalmente. Como isso não aconteceu, o movimento tem validade sim”, declarou Veloso.

Edinho tem mandato no Santa Cruz até o final do ano. Para os opositores, a queda do Santa para a terceira divisão e as péssimas campanhas nos Campeonatos Pernambucanos de 2007 e 2008 justificam o impicheament do comandante coral.

Assembléia de sócios encerra votação às 22h

Mesmo com o desembargador Sílvio de Arruda Beltrão concedendo uma liminar adiando a assembléia de sócios que deveria ser realizada de forma legal nesta terça-feira, no Arruda, os tricolores foram até o Arruda para realizarem a votação para decidir se o presidente Edson Nogueira permanece ou não frente ao Santa Cruz.

Quando chegaram ao Arruda, por volta das 15h, os sócios da oposição encontraram a sede completamente fechada com cadeados. Nenhum portão estava aberto. Com isso, os oposicionistas colocaram as mesas, cadeiras e urnas onde antes funcionavam as lojinhas alugadas pela direção coral.

Por volta das 16h, foi feita a primeira chamada, como não estavam presentes nem 2/3 dos sócios, a votação não pede ser iniciada. Às 18h, com os cerca de 150 sócios, começou a votação. Momentos antes, às 17h, um carro-pipa chegou ao local e começou a lavar. O carro de som que estava presente na reunião, dizia: “Esse carro é para lavar toda a sujeira imposta pela administração do presidente Edson Nogueira”.

As votações estarão abertas ate as 22h. Após esse horário começará a contagem dos votos. “Vamos fazer a contagem e enviar o resultado oficial ao presidente do Executivo, ao presidente do Deliberativo e à Justiça. Depois vamos pedir ao Conselho uma nova eleição para decidirmos quem será o presidente do clube no prazo de oito dias”, declarou o atual vice-presidente do executivo licenciado Fred Arruda.

Da Redação do PERNAMBUCO.COM

Com Arruda fechado, assembléia será na rua

Mesmo com uma liminar expedida pela Justiça impedindo a realização da assembléia que tem como objetivo de realizar uma votação para decidir se o presidente Edson Nogueira vai permanecer ou não frente ao Santa Cruz, os sócios tricolores começam a chegar ao Arruda para realizar a votação.

Eles chegaram ao José do Rego Maciel, mas vão fazer a assembléia no lado de fora da sede, pois os portões estão fechados de cadeado e a Polícia Militar faz a segurança para evitar qualquer tipo de depredação.

Com isso, a votação será realizada onde antigamente ficavam as lojinhas do Arruda. “O ambiente está muito tranqüilo, Trouxemos as urnas, os bilhetes e vamos fazer a assembléia. O que eu lamento é que os sócios, os donos do clube, não podem entrar no próprio patrimônio. Esta é a terceira reunião que fazemos na rua. Mas não vamos desistir. Vamos pegar o resultado das urnas e encaminhar para a Justiça. Tudo vai dar certo”, declarou o líder da oposição ao presidente Edson Nogueira, Fernando Veloso.

Da Redação do PERNAMBUCO.COM

Atacante Edmundo com um pé no Arruda

A direção do Santa Cruz ainda não confirmou oficialmente, mas o atacante Edmundo está acertado com o clube coral para a disputada Série C do Campeonato Brasileiro. Apesar de já ter 38 anos, O jogador foi o principal destaque do Ypiranga no Campeonato Pernambucano, quando terminou a competição como vice-artilheiro com 12 gols marcados.

A vinda de Edmundo nada tem a ver com a situação do atacante Tiago Capixaba, que insiste em não se apresentar ao Arruda. A direção tricolor espera os dois jogadores no grupo do técnico Fito Neves durante o Nacional.

Da Redação do PERNAMBUCO.COM

Sócios votam em assembléia na frente do Arruda

Do JC OnLine
Com informações da Rádio Jornal e JC


Nem mesmo a suspensão judicial ou os portões fechados a cadeado impediram os sócios do Santa Cruz de realizar uma assembléia nesta terça-feira (13) com o objetivo de destituir o presidente do Santa Cruz, Édson Nogueira, do cargo. Na rua, em frente ao Arruda, os líderes do grupo de sócios se reúnem munidos de cédulas e urnas para a votação, que teve início às 16h. O clima no local é tranqüilo e o sócio tricolor com direito a voto pode comparecer até as 22h.

Depois de ter o pedido negado em primeira instância, Edinho conseguiu suspender em segundo grau, no Tribunal de Justiça de Pernambuco, por intermédio de um agravo de instrumento, a Assembléia Geral Extraordinária desta terça-feira. O encontro na sede coral, convocado por um grupo de 275 sócios, acontece independente da decisão judicial. "A torcida do Santa Cruz é como Madeira do Rosarinho, de lei que cupim não rói", declarou o conselheiro colaborador Fernando Veloso.

Ainda segundo Veloso, a decisão da assembléia será encaminhada nesta quarta (14) ao Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). O conselheiro coral acredita que esteja valendo a decisão tomada em primeiro grau pelo juiz titular da 29ª Vara Cível da Capital, José Junior Florentino dos Santos Mendonça, na última quinta-feira, mantendo a validade do encontro. A Polícia Militar de Pernambuco supervisiona a movimentação em frente à sede tricolor esta tarde.

Assembléia vai se realizar ou não no Arruda?

O presidente do Santa Cruz, Edson Nogueira, afirmou nesta segunda-feira à tarde que não haverá nenhuma assembléia dos sócios nesta terça-feira. Isso porque a Justiça aceitou o pedido de uma liminar do cartola e coral pedindo o adiamento da assembléia.

O encontro poderá até acontecer, mas não terá efeito jurídico. Pelo menos é isso que garante o Departamento Jurídico coral.

Por outro lado, a oposição permanece afirmando que haverá a assembléia, pois o juiz pede na liminar para que os 420 sócios que assinaram o pedido, para a realização da reunião que decidiria a permanência ou não de Edson Nogueira frente ao clube, fossem notificados, o que não ocorreu.

Com isso, o torcedor do Santa Cruz vai precisar esperar até esta terça-feira à tarde para saber se ocorreu ou não a assembléia e se ela teve o efeito jurídico esperado.

Da Redação do PERNAMBUCO.COM

Oposição garante assembléia no Santa mesmo com veto judicial

Do JC OnLine

O grupo de oposição do Santa Cruz garante que a assembléia geral inicialmente marcada para esta terça-feira (13), vai acontecer, mesmo com a decisão do juiz Sílvio Beltrão em suspendê-la, na última sexta-feira (9). De acordo com o líder do grupo, o jornalista Fernando Veloso, a decisão do magistrado prevê que a suspensão da assembléia aconteça desde que todos as pessoas que assinaram o documento a favor dela sejam notificadas pessoalmente.

"Na decisão do juiz, todos os 419 sócios que assinaram a solicitação da assembléia têm que ser notificados e até agora ninguém ficou sabendo. A assembléia vai acontecer e depois o mérito dela será julgado", apontou. De acordo com o edital, o encontro está marcado para às 16h.

De seu lado, o presidente Édson Nogueira, classificou Veloso de aproveitador e questionou a participação do jornalista na história do clube. "Ele não tem um minuto de serviços prestados ao Santa Cruz", disse.

Edinho também revelou seu temor de que o patrimônio coral sofra danos com a convocação da oposição para que os insatisfeitos estejam no Arruda nesta terça. "Estão conclamando a torcida para invadir e, acredito, depredar o patrimônio do clube", atacou.

O presidente também chamou a atenção da imprensa ao enfatizar que os meios de comunicação estão ressaltando os fatores negativos do Santa num momento em que o Mais Querido precisa de apoio. "Vocês estão dando espaço ao negativismo e o clube está precisando do apoio de todos: sócios, torcida e imprensa."

TIME - O técnico Fito Neves não chegou em tempo da Paraíba, onde esteve neste final de semana observando jogadores, e não comandou o treino na manhã desta segunda (12). Amanhã ele retorna às atividades normais e terá o reforço do lateral-direito Rafael Mineiro, que chegou a um acordo com a diretoria e voltou a trabalhar normalmente.

Oposição tenta Assembléia simbólica no Arruda

Mesmo com a Assembléia Geral Extraordinária, que estava marcada para esta tarde, suspensa pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), os líderes do grupo de sócios que convocou o encontro no final de março estarão na sede do Santa Cruz e procederão como se a decisão proferida na última sexta-feira pelo desembargador Silvio de Arruda Beltrão, em segunda instância, não estivesse valendo. O movimento, segundo o conselheiro colaborador Fernando Veloso, não tentou revogar a validade de liminar.

Veloso disse inclusive que toda a estrutura para a realização da Assembléia Geral Extraordinária está mantida, com direito a urnas e cédulas. “Os sócios que convocaram a Assembléia não foram notificados da liminar. Vamos fazer a votação normalmente e protocolar o resultado no TJPE”, garantiu. O conselheiro coral acredita que esteja valendo a decisão tomada em primeiro grau pelo juiz titular da 29ª Vara Cível da Capital, José Junior Florentino dos Santos Mendonça, quinta-feira, mantendo a validade do encontro.

Ontem à tarde, em entrevista concedida na sala da presidência, Édson Nogueira informou que o clube está tomando as devidas precauções. “Os aproveitadores simplesmente não deixam a diretoria trabalhar. Toda dia vêm com uma novidade. A cegueira e a premeditação são tamanhas que os levam a descumprir uma ordem judicial. Por mais ignorante que o cidadão seja quanto a assuntos jurídicos, consegue entender que a Assembléia foi suspensa pela Justiça. Decisão judicial é para ser cumprida, não há discussão.”

O clube vai colar na entrada da sede o comunicado do desembargador Silvio de Arruda Beltrão informando sobre a suspensão da Assembléia. “O Santa Cruz vai passar os dois meses até a estréia na Série C do Brasileiro sob o alvo dos aproveitadores. O principal deles é Fernando Veloso, que diz estar há 20 anos no clube e na verdade não tem nenhuma hora de serviços prestados. Fala de ilegalidade da minha parte, mas fica criando um clima que pode terminar em depredação do patrimônio”, declarou Édson Nogueira.

Curiosamente, tanto o clube quanto o os cabeças do movimento de oposição acionaram a Polícia Militar de Pernambuco para supervisionar a movimentação em frente à sede tricolor esta tarde. De acordo com o texto dos editais publicados em jornais de grande circulação do Recife, a primeira chamada para a realização da Assembléia Geral Extraordinária estava marcada para as 16h, com dois terços do número de associados aptos a participar, a segunda, para as 18h, com qualquer número de pessoas.

CAPIXABA

O jurídico do Santa Cruz ainda não foi notificado da liminar concedida pelo Tribunal Regional do Trabalho liberando os direitos federativos do atacante Thiago Capixaba. Os advogados não tiveram sequer acesso ao texto do processo, o que deve acontecer hoje, quando iniciam o trabalho para tentar reverter. “A liminar foi concedida sem o Santa se pronunciar. Vamos mostrar nossos documentos e podemos mudar isso”, disse o advogado Eduardo Lopes.

Lateral Rafael volta ao grupo coral

O lateral-direito Rafael Mineiro resolveu aceitar as condições oferecidas pelo Santa Cruz e retorna aos trabalhos no clube esta manhã, segundo informou a assessoria de imprensa do clube. O jogador, titular do técnico Fito Neves no hexagonal da morte da Série A1 do Campeonato Pernambucano, havia sido desligado do elenco na última sexta-feira, depois de não aparecer para treinar por dois dias consecutivos. Assim como Thiago Capixaba, ele é vinculado ao agente paraibano Carlos Gonzaga.

O empresário vem tendo problemas com os corais desde a segunda-feira da semana passada, data da reapresentação do elenco após uma antecipação de férias de 12 dias. Gonzaga orientou seus “clientes” a não aparecerem no Arruda até que pendências financeiras fossem resolvidas. O zagueiro Rogério Conceição era o outro jogador do grupo de profissionais do Santa vinculado ao agente paraibano. O defensor, entretanto, não faz mais parte dos planos para a Série C do Campeonato Brasileiro.

LIBERAÇÃO

O Santa Cruz pretende iniciar o mais rápido possível as reformas para tentar a liberação do anel superior de arquibancadas do Arruda, interditado desde o início da temporada atual pelos órgãos competentes. Ontem, um colaborador doou 1,5 mil sacos de cimento para ajudar na realização do trabalho. O clube também deve começar a instalação dos placares eletrônicos.

Edinho 1 x 0 Oposição

Desembargador alega inconsistência nos argumentos para cancelar assembléia convocada pelos sócios opositores

A decisão seria hoje. Mas, antes da "bola rolar" a vitória já foi dada ao presidente do Santa Cruz, Edson Nogueira. Ela veio com a determinação do desembargador Silvio de Arruda Beltrão, que concedeu liminar cancelando a assembléia geral dos sócios, convocada pela oposição, para tentar destituir o presidente coral. A decisão foi baseada na inconsistência dos argumentos levantados pelos oposicionistas. Desta forma, o encontro não acontecerá. Mesmo assim, o grupo contrário a Edson Nogueira promete manter presença no clube e realizar, sim, a assembléia.

Aí entra em campo as diferentes formas de analisar a decisão da Justiça. Esperava-se que a oposição entrasse com um recurso tentando derrubar a decisão do desembargador. Mas isso não aconteceu durante todo o dia de ontem. A decisão do magistrado coloca por terra todos os argumentos levantados no edital de convocação da assembléia geral. Entre os mais fortes fala da ampla defesa de Edson Nogueira, que, no edital dá apenas um prazo de 30 minutos durante a assembléia.

"# a deliberação quanto à 'destituição do Presidente' deve ser precedida de um procedimento administrativo próprio o qual permita o contraditório e a ampla defesa", relata Silvio Beltrão em sua decisão antes de citar outro fator importante: "Outro ponto que deixa dúvida e reforça a concessão da proteção tutelar antecipada é a inexistência nos editais publicados da identificação de qualquer dos membros que se responsabilizam pela publicação, requisito essencial para conferir legitimidade a tal pretensão". Completa.

Coletiva - O presidente do Santa Cruz, Edson Nogueira, chamou uma coletiva ontem com a imprensa. Em sua palavras um apelo para ajudar a levar o clube de volta a Série B. "Todos nós temos que está envolvidos neste processo. O Santa Cruz não tem mais espaço para brigas. O Santa é um patrimônio de Pernambuco e se todos estiverem juntos nós vamos conseguir".

As palavras de Edinho não sensibilizam a oposição. O grupo já deixou claro que marcará presença no clube e irá realizar a assembléia independente da decisão do desembargador. "No entendimento dos nossos advogados, o clube colocou apenas uma pessoa como réu e não qualificou os outros 418 sócios que assinaram o pedido de assembléia. Essa liminar só terá validade quando o clube completar o processo, ou seja, notificar esses sócios. Se eles conseguirem isso até as 16h de amanhã (hoje) a assembléia não acontece, mas isso é impossível", adiantou Fernando Veloso.

Já o diretor jurídico do Santa Cruz, Eduardo Lopes, tem outra avaliação sobre este fato. "Quem notifica é a Justiça. Isso é um ato privativo dela e não a parte envolvida. A decisão do desembargador foi tomada e tem que ser cumprida. Inclusive ele já notificou o Juiz da 29ª Vara (que negou a primeira liminar ao Santa Cruz) e também a segunda parte, que é o Osmundo", completou.

Reapresentação

Quem deve se reapresentar hoje no Arruda é o lateral-direito Rafael Mineiro. O jogador tinha pedido a rescisão de contrato na semana passada, porém, ontem foi ao clube e entrou em um acordo com a direção tricolor. O jogador voltou atrás e vai disputar a Série C pelo Santa Cruz. Por outro lado, o garoto Paulo Vitor, 19 anos, que é zagueiro, rescindiu seu contrato e está fora do clube. Existe a possibilidade da diretoria tricolor anunciar hoje um atacante. Edmundo, do Ypiranga, surge como principal nome. O time coral fará hoje seu último treino com bola antes da estréia na Copa Pernambuco, amanhã, às 15h, no Arruda. O jogo será contra o Atlético Pernambucano, da cidade de Vicência.

Guerra de palavras “sacode” o Arruda

Marcos Pastich/Arquivo Folha


Situação e oposição esquentam os ânimos quando o assunto é a Assembléia Geral
Opositores, liderados por Fernando Veloso, garantem que votação será hoje
GUSTAVO LUCCHESI

Não bastasse viver a pior crise da sua história, o Santa Cruz parece ter se transformado, definitivamente, numa “fábrica de confusões”, com os órgãos de Justiça se tornando o novo auditório coral, sendo quase uma extensão do clube. Em meio a uma feroz guerra de palavras entre situação e oposição, a novela sobre a realização ou não da Assembléia Geral Extraordinária terá o seu último capítulo hoje. Porém, antes mesmo do resultado de uma possível votação, a grande polêmica gira em torno da realização do ato ou não.

O atual presidente executivo do Tricolor, Édson Nogueira, o Edinho, convocou uma entrevista coletiva, ontem, em sua sala, para garantir que não haverá a assembléia. Com uma liminar a seu favor - expedida na última sexta-feira pelo desembargador Silvio de Arruda Beltrão, suspendendo a assembléia -, Edinho deixou bem clara a sua irritação com o questionamento da imprensa e torcida sobre a realização do encontro, que tem como objetivo tirá-lo do cargo de presidente. “Desde pequeno aprendi que ordem judicial não se questiona, se cumpre. A ordem veio da Justiça e cumprirei o que foi determinado ao clube”, declarou Edinho. Sobre os seus opositores, Edinho foi impiedoso. “A vida dessas pessoas (oposição) é pautada em mentiras. Se fosse eu passando por cima de uma decisão da Justiça, eles seriam os primeiros a me condenarem”, finalizou.

O advogado coral, Eduardo Lopes, explicou a real situação do impasse. “A assembléia está suspensa, mas o processo está em andamento. Do mesmo jeito que conseguimos a suspensão através de um agravo, eles também podem recorrer. Mas, por enquanto, não haverá nada”, declarou Lopes.
Os opositores não pensam da mesma forma e apontam uma falha da Justiça para conseguir a realização da mais que polêmica Assembléia Geral Extraordinária. “Toda decisão judicial vem seguida de uma notificação. Pelo que eu saiba nenhum de nós recebeu nada. Portanto, compareceremos normalmente ao Arruda amanhã (hoje). Realizaremos essa votação nem que seja na calçada”, declarou Calife Icleber, consultor jurídico da assembléia e advogado da oposição.

RAFAEL MINEIRO

Depois de faltar os treinamentos da última quinta e sexta-feira, e ser anunciado pela diretoria como atleta dispensado do Tricolor, o lateral-direito Rafael Mineiro procurou os dirigentes corais para conversar e foi reintegrado ao elenco. Já o zagueiro Paulo Vitor pediu para sair e deixou o Arruda, ontem. Enquanto isso, a reforma do anel superior do Arruda está bem próxima de acontecer. Ontem, o torcedor Aloisio Lessa doou 1,5 mil sacos de cimento ao Santa Cruz.