terça-feira, 1 de abril de 2008

Oposição marca assembléia para tirar Edinho

A reunião ordinária do Conselho Deliberativo do Santa Cruz não terminou ontem com o pedido de impeachment do atual presidente, Édson Nogueira, o Edinho, como pedia as faixas e cartazes de cerca de 60 opositores da atual gestão que compareceram ao clube. Numa esperta manobra, os opositores conseguiram marcar uma Assembléia Geral Extraordinária para o próximo dia 12, ao invés de insistirem no impeachment – que possivelmente não ia dar em nada, uma vez que Nogueira não cometeu nenhuma das penalidades que levem ao impeachment, segundo o estatuto do Santinha.

Na assembléia geral, porém, deverá ser pedido a destituição de Edinho do cargo de presidente. Caso Edinho perca a votação o atual vice-presidente Fred Arruda, que está licenciado, assume o cargo. Uma semana depois, o Santa Cruz deve apresentar os candidatos para o cargo e convocar outra assembléia geral, onde será escolhido o novo presidente.

Da Redação do PERNAMBUCO.COM

Dupla de garotos surpresa com ascensão no Santa Cruz

Do UOL Esporte
Em Recife


Em apenas uma semana, a vida de dois jovens jogadores mudou drasticamente no Santa Cruz. Na vitória sobre o Sete de Setembro, por 1 a 0, no último domingo, o zagueiro Bruno e o meia Felipe, ambos de 19 anos, tiveram a primeira experiência como profissionais. A nova situação pegou de surpresa os garotos, até poucos dias no plantel de juniores.

Para o baixinho Felipe, de apenas 1,64 m, ser titular do time principal do Santa Cruz tão rapidamente era algo totalmente fora de cogitação há alguns dias. "Graças a Deus está acontecendo uma coisa tão boa na minha vida. Para mim foi surpreendente, pois não vinha sendo aproveitado nos juniores. O treinador dizia que eu era muito pequeno para jogar no meio-campo", revelou.

Surpresa que também tomou conta do companheiro Bruno. "Graças a Deus a oportunidade apareceu para mim. Foi uma coisa repentina, subi do time júnior na terça e no domingo já fui titular", afirmou. Apesar da pouca idade, o garoto se mostrou tranqüilo em relação à seqüência na equipe. "Estou à disposição do professor. Sei que vão chegar outros jogadores, mas estou tranqüilo e vou continuar trabalhando dessa forma para buscar meu lugar", disse.

Por sua vez, o técnico Fito Neves comentou a ascensão dos atletas. "São dois jogadores jovens, que ainda faltam adquirir experiência. Mas que têm trabalhado juntamente com todos e mostrado, diante das dificuldades, um bom rendimento. Por isso, não vou titubear na hora de escalá-los", garantiu.

Como já foi eliminado da Copa do Brasil, o Santa Cruz só volta a campo no próximo domingo para enfrentar o Porto, em jogo válido pela sétima rodada do "hexagonal da morte" do Campeonato Pernambucano. O Santa é o líder com 24 pontos e só precisa de mais um para eliminar qualquer chance de rebaixamento.

Heleno prevê futuro bom para o Santa Cruz

Zagueiro acredita que time está no caminho certo para a Série C do Brasileiro

LANCEPRESS!

Depois da vitória de 1 a 0 sobre o Sete de Setembro, no domingo passado, os jogadores do Santa Cruz se sentem como se tivessem tirado um peso das costas, pois o time, que ficou dez rodadas sem vencer, agora respira aliviado e já pensa na disputa do Campeonato Brasileiro da Série C.

A equipe tricolor está no "hexagonal da morte", grupo que definirá os dois clubes que serão rebaixados à Série B do Campeonato Pernambucano. Mas, com 24 pontos, o clube da cobra coral é o líder do grupo e a possibilidade de descenso é cada vez menor no Arruda.

– Sou um jogador experiente e, mesmo assim, a cobrança e os maus resultados influenciaram nas minhas atuações. Acredito que o time retomou o caminho das vitórias e agora poderemos entrar mais tranqüilos na Série C do Brasileiro. Vamos fazer de tudo para o Santa Cruz voltar à Série B – disse o zagueiro Marcelo Heleno.

Oposição dá drible e convoca assembléia

Marcos Pastich
Alguns torcedores estiveram ontem em frente à sede coral para protestar
GUSTAVO LUCCHESI

Com todo o cenário de protesto armado contra a gestão do atual presidente do Santa Cruz, Édson Nogueira, o Edinho, com direito a carro de som, distribuição de panfletos, faixas pregadas em frente à sede do clube, velas e cerca de 60 torcedores munidos de bandeirões de torcidas organizadas, a oposição tricolor surpreendeu ontem, na tão esperada reunião ordinária do Conselho Deliberativo do clube. Com Edinho e seus aliados preparando para se defender de um pedido de impeachment - que não caberia pelo fato do atual presidente não ter realizado nenhuma das situações previstas no estatuto do clube para tal -, os opositores deram um belo drible e conseguiram convocar uma Assembléia Geral Extraordinária para o dia 12 do mês que vem, onde será pedido, não o tão divulgado impeachment, mas sim a destituição de Edinho do cargo de presidente executivo coral.

Ainda segundo prevê o estatuto do clube, no seu artigo 28, inciso II, letra “d”, para realizar esse tipo de assembléia e com esta finalidade, é preciso contar com a aprovação de 1/5 do número de sócios em dia com suas obrigações, com uma lista contendo este número de assinaturas sendo protocolada hoje, na secretária do clube, pelo líder da oposição, Fernando Veloso. De acordo com o próprio Veloso, são 270 assinaturas de sócios em dia, maiores de 18 anos e com mais de um ano filiado à Cobra Coral, assim como pede as normas do estatuto. “Divulgamos que pediríamos o impeachment para distrair eles (situação) para que pudéssemos preparar todo o documento com calma e tranqüilidade”, disse Veloso.

Na assembléia do dia 12 de maio, haverá uma votação com os sócios em dia com o estatuto, que poderão votar contra ou a favor da destituição de Edinho. Caso o atual presidente saia derrotado, quem assume é o vice-presidente, Fred Arruda, que está licenciado. Depois disso, Arruda terá até oito dias para apresentar um candidato para a presidência do Santa Cruz, que será escolhido em outra Assembléia Geral.

Bastante tranqüilo, Edinho prestou contas de 2007/2008 ontem, analisadas e aprovadas pelo Conselho Deliberativo e chegou a ironizar a reunião convocada pela oposição no mês que vem. “Não vou conseguir dormir, estou cheio de rugas”, brincou Edinho.

Conselho tenta dificultar destituição

Presidente do Deliberativo tricolor não aceita requerimento de um conselheiro, que comunica uma Assembléia Geral com o intuito de votar a cassação de Edinho, em maio

O presidente do Conselho Deliberativo, Alexandre Ferrer, não aceitou um requerimento do conselheiro Fernando Veloso em que comunica a realização de uma Assembléia Geral, no dia 12 de maio, com o intuito de cassar o presidente do executivo, Édson Nogueira. Veloso tentou entregar a documentação ontem à noite, na sede coral, durante reunião do órgão para a aprovação das contas da atual gestão referentes ao ano passado.

Ferrer informou a Veloso que fizesse a entrega na secretaria do executivo. “Dentro da democracia, vamos analisar qualquer documentação, sem problema nenhum”, declarou Edinho. “Estamos fazendo isso apenas como uma forma de comunicar a todos que estaremos realizando a Assembléia Geral. Não somos obrigados. Enganamos eles”, disparou Fernando Veloso.

O conselheiro acredita que não precisa da participação do Conselho para efetivar a cassação do presidente. O advogado do clube, Eduardo Lopes, entretanto, pensa que a Assembléia deve provocar o Deliberativo para que o processo tenha andamento. “Como sabem que não iriam conseguir na reunião de hoje (ontem), porque não há amparo jurídico, estão tentando fazê-lo por outros modos”, argumentou Lopes.

Veloso estava de posse, segundo ele, de assinaturas de 275 sócios em dia. De acordo com o estatuto, a assembléia tem de ser convocada por, no mínimo, um quinto dos associados em dia, com pelo menos um ano de adimplência e nascidos até 1990. “Edinho disse na Rede Globo que o Santa tem cerca de 1,5 mil sócios. Nós temos informações que são 1,2 mil. Ou seja, temos o excesso do excesso”, garantiu.

Ainda na reunião de ontem, Édson Nogueira discursou durante 15 minutos para defender sua gestão e se retirou do auditório para que os 54 conselheiros presentes pudessem votar. “Não vou preparar defesa quanto aos que me acusam porque minha vida, meu passado e minha dignidade falam por mim”, afirmou o presidente do executivo.

Poucos dos presentes no auditório votaram contra a aprovação das contas. Ao final, o mesmo grupo voltou a pedir a palavra. Mas o presidente do Conselho, Alexandre Ferrer, encerrou a reunião sem conceder mais a palavra.

Do lado de fora, cerca de 100 pessoas se reuniram para protestar com faixas, bandeiras, velas, boneco gigante, batuque, carro de som e muitos gritos. Quatro viaturas da Polícia Militar e dez seguranças particulares do clube acompanharam a movimentação.

Perto de ficar na elite do Estadual

Dentro de campo, o Santa Cruz pode consolidar a permanência na Série A1 do Campeonato Pernambucano da próxima temporada com três rodadas de antecedência. O adversário pela sétima rodada do hexagonal da morte, domingo que vem, será o Porto, no Estádio Antônio Inácio, em Caruaru.

Com 24 pontos contabilizados e na liderança do hexagonal, a matemática é simples. A equipe comandada pelo técnico Fito Neves precisa vencer o Porto e esperar que o Centro Limoeirense, primeiro da lista atual do rebaixamento com 15 pontos, não bata o Petrolina, no José Vareda, em Limoeiro.

Outra possibilidade seria o Santa empatar em Caruaru e haver uma derrota do Centro. Também seria necessário que o lanterna Sete de Setembro, com 13 pontos, não vencesse o Vera Cruz, no Carneirão, em Vitória de Santo Antão. Nas duas hipóteses, o Santa não poderia ser mais alcançado por Centro e Sete – os times da zona de queda – nas três rodadas restantes.

Mas os corais não têm como objetivo único livrar a equipe do rebaixamento. A meta é terminar o hexagonal da morte na primeira colocação para diminuir a decepção com a campanha frustrante. O Porto é o atual vice-líder, com 22.

Para o confronto do domingo, o lateral-direito William e o volante Leandro estão à disposição. Ambos cumpriram suspensão automática por três cartões amarelos. A preocupação é tentar recuperar o goleiro Paulo Musse, que deixou o último jogo com dores musculares.

Queda é menor que 1%

Aos poucos, o pesadelo do rebaixamento à segunda divisão do Campeonato Pernambucano vai ficando para trás. A cada rodada o Santa Cruz respira mais aliviado. A vitória no final de semana diante do Sete de Setembro por 1 x 0, no Arruda, levou o time coral a abrir uma vantagem de nove pontos para o Centro Limoeirense, o primeiro clube na zona de queda atualmente. O Tricolor lidera o hexagonal da morte com 24 pontos, enquanto o Centro soma apenas 15. Vantagem que deixou a probabilidade da equipe coral ser rebaixada inferior a 1%.

O Santa Cruz pode se livrar da degola já na próxima rodada do Pernambucano. Basta vencer ou empatar com o Porto, em Caruaru, e torcer para o Centro tropeçar diante do Petrolina, em Limoeiro. A gordura que o Tricolor ganhou praticamente garantiu o clube na elite do futebol estadual em 2009. Restando quatro rodadas para o final da competição, 12 pontos ainda estão em jogo e cabe a equipe coral apenas administrar a diferença que construiu em relação ao Centro. As duas equipes farão um confronto direto na última rodada do torneio.

Para se ter uma idéia do bom desenpenho do Santa Cruz neste hexagonal da morte, o time do técnico Fito Neves está há quatro jogos invictos. Dos últimos 12 pontos disputados, o time conquistou nove. "Conseguimos respirar bem mais aliviados. Porém, ainda não conseguimos livrar, matematicamente, o rebaixamento. Por isso temos que continuar trabalhando forte em busca deste primeiro objetivo que é evitar a queda do clube", disse o atacante Thiago Capixaba, que marcou quatro gols em quatro jogos com a camisa coral. O elenco do Santa Cruz folgou ontem e retoma as atividades hoje, à tarde, no Arruda.