quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Márcio Bittencourt elogia determinação dos jogadores contra o Serrano


Mesmo com os 3 a 0 da 1ª etapa, time não relaxou e atropelou o Serrano

GLOBOESPORTE.COM

Recife

Reprodução/Site Oficial do Santa Cruz
Reprodução/Site Oficial do Santa Cruz
Márcio Bittencourt elogiou os jogadores do Santa, que não relaxaram mesmo com o placar elástico

A goleada diante do Serrano rendeu muitos elogios ao Santa Cruz. O principal deles veio do próprio treinador, que destacou que os atletas não diminuiram o ritmo, apesar da vatagem de 3 a 0 aberta ainda na primeira etapa.

- O mais importante hoje (quarta) foi o espírito de luta, não ter deixado a peteca cair até o final – observou Márcio Bittencourt

No segundo tempo, o técnico coral mudou o esquema tático. Mais ofensivo, o Santa marcou três vezes nos 20 minutos finais.

- Tirei o Sandro (zagueiro), e a gente passou do 3-5-2 para o 4-4-2, com o Roger deslocado, fazendo a função de meia. Assim, o time foi mais para a frente.

CLIQUE E CONFIRA O SIMULADOR DO CAMPEONATO PERNAMBUCANO

No próximo domingo, o Tricolor enfrenta o líder Sport, tendo o desafio de impedir a conquista antecipada do turno pelo rival.

Gobatto pode desfalcar o Santa no Clássico das Multidões


Um dos destaques na goleada tricolor sobre o Serrano, o meia Leandro Gobatto pode desfalcar o Santa Cruz no Clássico das Multidões, domingo, no Arruda. No noite desta quinta-feira, o jogador será julgado no Tribunal de Justiça Desportiva de Pernambuco (TJD-PE) e pode pegar gancho de dois a seis jogos.

Os advogados do clube, porém, trabalham com a possibilidade de que ele receba apenas uma partida de punição. Neste caso, como já cumpriu a automática, Gobatto estaria livre para jogar o clássico.

A expectativa do jogador era que o julgamento ficasse para a próxima semana. Diante da incômoda situação, resta tentar se manter sereno. “Infelizmente soube dessa notícia, mas estou confiante e espero em Deus que tudo possa ser resolvido da melhor maneira. No entanto, tenho certeza de que se for o caso de ficar fora do clássico, meus companheiros farão de tudo para dar conta do recado”, disse o meia.

Principal articulador da equipe, Gobatto fez sua primeira grande atuação contra o Serrano. A expectativa da torcida enfim foi correspondiada. “Já estou me sentindo melhor. O ritmo de jogo e entrosamento com o time são pontos fundamentais para a evolução dentro de campo”, analisou.

Da Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR

Charge - Folha de Pernambuco

"Vulcão Tricolor"


No Arruda // Santa Cruz massacra o Serrano por 7 x 1 e vai cheio de confiança para o clássico de domingo contra o Sport

José Gustavo // Diario
josegustavo.pe@diariosassociados.com.br


Foi um baile de carnaval. Ao som do frevo rasgado do "Vulcão Tricolor", o Santa Cruz fez uma festa como há muito tempo não se via na comemoração dos seus 95 anos, que aconteceu na última terça-feira. Em noite inspiradíssima, a equipe coral aplicou uma sonora goleada em cima do Serrano, ontem, no José do Rego Maciel. O placar de 7 x 1 acabou sendo o maior de todo o Campeonato Pernambucano até agora e poderia ter sido maior pelo que produziu o time nos 90 minutos de bola rolando.

O massacre coral em cima do Jumento elevou o moral do Tricolor para o clássico contra o Sport, no próximo domingo, novamente no Arruda. Agora, o Santa Cruz soma 19 pontos e segue na vice-liderança do primeiro turno do Campeonato Pernambucano. O atacante Marcelo Ramos acabou sendo o grande destaque do jogo ao marcar três dos sete gols da vitória. Parral, Márcio Barros, Pedro Henrique e Thiago Matias completaram o "chocolate".

O ritmo veloz do Santa Cruz surpreendeu desde que a bola começou a rolar. Logo aos 2 minutos, o time mostrou seu cartão de visita. Em uma saída de bola errada do Serrano, Leandro Gobatto achou Marcelo Ramos na diagonal e o atacante tocou na saída do goleiro para abrir o placar.

O segundo gol nasceu em uma jogada que a bola passou de pé em pé até chegar do lado direito para Parral, aos 21 minutos. O lateral recebeu na quina da área e soltou um torpedo, cruzado, sem defesa para Maicon. Santa 2 x 0. Aos 29 minutos, em bola enfiada para Márcio Barros, o atacante invadiu a área como uma flecha e fuzilou o gol adversário na saída do goleiro. Santa 3 x 0.

Carnaval

A festa continuou no retorno para o segundo tempo. A equipe coral não diminuiu o ritmo e logo no primeiro minuto, o zagueiro Thiago Matias foi derrubado na área. Pênalti. Marcelo Ramos cobrou e fez o quarto gol tricolor. A partir daí, o time pisou um pouco no freio e o Serrano diminuiu logo em seguida, aos 5 minutos. Em uma falha geral da zaga, o meia Wescley entrou sozinho e chutou para fazer o gol de honra do Jumento.

Depois da entrada do atacante Roger, o Santa voltou a crescer no jogo. Em sua primeira jogada, aos 25 minutos, Roger arrancou em velocidade e deu para Pedro Henrique fuzilar a meta de Maicon: 5 x 1. O sexto gol coral saiu aos 27, quando Marcelo Ramos, de carrinho, escorou cruzamento da esquerda. A festa ficou completa aos 42 minutos, quando, de calcanhar, Pedro Henrique serviu Thiago Matias que, com categoria, colocou a bola no fundo da rede.

Santa Cruz 7

André Zuba; Sandro (Roger), Thiago Matias e Leandro Camilo; Parral, Anderson, Wagner, Leandro Gobatto e Juca; Marcelo Ramos e Márcio Barros. Técnico: Márcio Bittencourt.

Serrano 1

Maicon; Júnior Moura, Alex Costa, Edu Matos e Paulinho Potiguar (Barbosa); Marcondes (Anderson), Nau, Antônio Carlos e Wescley; Fabian e Caio (Diego). Técnico: Ernesto Forte.

Local: Estádio do Arruda. Árbitro: Carlos Costa. Assistentes: Alcides Lira e Albert Júnior. Gols: Marcelo Ramos (3), Parra, Márcio Barros, Pedro Henrique e Thiago Matias (SC); Wescley (S). Cartões Amarelos: Parral (SC); Nau, Alex e Edu Matos (S). Público: 17.713 (total). Renda: R$ 49.075,00.

Agora é pensar no Leão

Enquanto o torcedor do Santa Cruz deixava o Arruda em êxtase, depois da sonora goleada de ontem, o técnico Márcio Bittencourt reunia o seu time no vestiário para rezar e pedir o mesmo empenho no clássico diante do Sport, domingo, novamente, no Arruda. As palavras do treinador foram bem assimiladas pelo grupo. Em todos os depoimentos, os jogadores mostraram que vão permanecer com os "pés-no-chão" e que o resultado diante do Serrano valeu apenas pelos três pontos.

"Sinceramente, o importante foi a vitória. Poderia ter sido até de 1 x 0, mas valia pelos três pontos. Eles foram decisivos para deixar nosso time ainda na briga pela turno", afirmou o dono da noite de ontem, o atacante Marcelo Ramos, autor de três gols e que perdeu mais dois que não costuma desperdiçar. "Essa partida foi diferenciada em termos de determinação e aplicação tática do time. Mas agora já passou. É pensar no Sport e trabalhar esses dias para entrar bem no clássico", completou o artilheiro que soma agora 8 gols na artilharia da competição.

Otécnico Márcio Bittencourt foi um dos últimos na coletiva de ontem. Apesar de estar satisfeito com o rendimento do seu time em campo, o treinador manteve o espírito realista. "Não adiantava pensar no Sport sem, primeiro, passar pelo Serrano. Cumprimos nossa obrigação. Agora é trabalhar pensando no clássico", disse antes de acrescentar: "O time já começou a mostrar uma postura melhor".

Márcio Bittencourt confirmou ao repórter Iranildo Silva, da Rádio Clube, que recebeu convites de três equipes para deixar o Santa Cruz. A Traffic estaria sondando o treinador, que, por enquanto, preferiu ficar no Arruda. Para domingo, o lateral-direito Parral está suspenso pelo terceiro cartão amarelo que recebeu diante do Serrano.

7x1 reacende a esperança coral

Robert Fabisak




Goleada sobre o Serrano, ontem, encheu os tricolores de ânimo para o clássico
Marcelo Ramos (E) marcou três gols e é o novo artilheiro do Estadual
GUSTAVO PAES

Na noite de ontem, os mais de 17 mil torcedores que compareceram ao Arruda tiveram direito a algo mais: espetáculo. O Santa Cruz venceu o Serrano por 7x1, e, de quebra, transformou Marcelo Ramos, que marcou três vezes, no artilheiro da competição, com oito gols. Agora o objetivo do vice-líder é se preparar para o Clássico das Emoções, que acontece no domingo. O time de Márcio Bittencourt está cinco pontos atrás do líder Sport. Porém, o resultado de ontem reacendeu definitivamente as esperanças da massa coral na conquista do primeiro turno. A última vez que o Mais Querido marcou sete gols em um único jogo foi em 2003, quando venceu o extinto Recife, também por 7x1.

O início de partida do Santa Cruz foi fulminante. Aos dois minutos, após uma saída de bola errada da defesa do Jumento, o meia Leandro Gobatto recuperou a bola e lançou com categoria para Marcelo Ramos, que bateu de canhota, sem defesa para o goleiro Maicon. A disposição tática do Serrano era um caso a parte. Os dois laterais subiam ao mesmo tempo, os meias não ajudavam na marcação, e os zagueiros tentavam (e não conseguiam) deixar os atacantes tricolores em impedimento. Assim, o trio ofensivo tricolor fez a festa. Gobatto e Márcio trocaram passes com Marcelo Ramos, que serviu o homem surpresa Parral. O lateral-direito bateu forte para marcar.

Aos 29 minutos, Gobatto, que fez a sua melhor partida com a camisa do Santa Cruz, assumindo definitivamente a responsabilidade de criador, fez uma belíssima enfiada de bola para Márcio, que ajeitou para o pé direito e fez 3x0. O Tricolor praticamente não deixava o Serrano tocar na bola, quando, aos 43 minutos, uma das torres de iluminação do Arruda apagou, interrompendo o jogo por cerca de dez minutos.

A pausa inesperada, somada aos 15 minutos de intervalo, não esfriaram o apetite dos corais. Logo aos dois minutos da etapa final, Thiago Mattias sofreu pênalti de Fabián. Marcelo Ramos bateu com convicção para marcar o quarto gol do jogo. O Serrano conseguiu descontar com Uéscley, que finalizou da entrada da área e contou com a falha de posicionamento do goleiro André Zuba. O ímpeto da equipe de Serra Talhada durou pouco. Aos 25, Pedro Henrique se posicionou bem para receber a bola do estreante Roger Thompson e balançou as redes. Três minutos depois, Marcelo Ramos fez o seu terceiro gol na partida, mostrando disposição para dar um carrinho para alcançar o cruzamento. Quem fechou a goleada foi Thiago Mattias, que, aos 42 minutos, recebeu passe de calcanhar do inspirado Pedro Henrique, e tocou com categoria no canto esquerdo do goleiro Maicon.

Santa Cruz

André Zuba; Sandro (Roger Thompson), Thiago Matias e Leandro Camillo; Parral, Anderson, Vágner, Leandro Gobatto (Juan Felipe) e Juca; Márcio (Pedro Henrique) e Marcelo Ramos
Técnico: Márcio Bittencourt

Serrano

Maicon; Júnior Moura, Alex, Edu Mattos e Paulinho Potiguar (Barbosa); Marcondes (Anderson), Nau, Uéscley e Antônio Carlos; Caio (Diego) e Fabián
Técnico: Erasmo Forte

Local: Arruda
Árbitro: Carlos Costa
Assistentes: Alcides Lira e Albert Júnior
Gols: Marcelo Ramos (aos 2 do 1°T, aos 2 do 2°T, de pênalti, e aos 28 do 2°T), Parral (aos 21 do 1°T), Márcio (aos 29 do 1°T), Uéscley (aos 6 do 2°T), Pedro Henrique (aos 25 do 2°T) e Thiago Mattias (aos 42 do 2°T)
Cartões amarelos: Parral (Santa Cruz); Alex, Edu Mattos e Nau (Serrano)
Público: 17.713
Renda: 49.075.

Atletas já pensam no domingo

Felicidade, tranquilidade e pés no chão. Esse era o clima nas entrevistas coletivas dos atletas corais após a goleada sobre o Serrano. O meia Leandro Gobatto, que comandou o meio-campo tricolor e deu dois belos passes para gol, falou sobre o resultado e aproveitou para comentar o clássico de domingo, contra o Sport. “Acho que o grupo está de parabéns pelo trabalho de hoje (ontem). O entrosamento está aumentando gradativamente. Agora é aproveitar esse momento e já pensar no jogo de domingo, que vai ser uma guerra, um confronto que vale seis pontos”, disse o jogador. “O Sport está com cinco pontos na frente, mas nós vamos jogar em casa. Temos que tentar aproveitar”, completou.

O astro da noite, Marcelo Ramos, ainda teve humildade suficiente para lamentar os gols perdidos no final da partida. “Acho que poderia ter feito mais. Perdi um gol feito. Mas isso acontece, tenho agora que refletir e tentar aproveitar cada vez melhor as oportunidades”, disse o artilheiro tricolor. O atacante afirmou ainda que o clássico de domingo deve ser equilibrado. “Um clássico como esse, não importa a situação das duas equipes. Vai ser um jogo muito difícil e disputado”, comentou.

Santa e Sport incendeiam o clássico


O Clássico das Multidões do próximo domingo já está pegando fogo graças aos resultados de ontem de seus protagonistas. O vice-líder Santa Cruz (com 19 pontos) massacrou o Serrano, no Arruda, ao impor a maior goleada deste Pernambucano: 7x1, com direito a três tentos do agora artilheiro do Estadual, Marcelo Ramos, com oito. Já o líder Sport (com 24), mais uma vez, só desencantou no segundo tempo, passando pela Cabense, por 2x0, na Ilha, mantendo-se com 100% de aproveitamento. Se vencer, domingo, conquistará o primeiro turno com duas rodadas de antecedência. Longe da disputa, Náutico e Porto venceram e chegaram aos 16 pontos. Fora de casa, o Timbu goleou o Vitória, por 5x1, enquanto o Gavião fez 1x0 no Sete. Nos outros jogos: Petrolina 1x2 Salgueiro e Ypiranga 0x3 Central.

Santa atropela e lava a alma da massa

Tricolor faz 7x1 no Serrano, com 3 gols de Ramos, agora artilheiro do Estadual, com 8

Números grandiosos envolveram o “coletivo de luxo” do Santa Cruz, ontem à noite, no Arruda, na “preparação” para o confronto que de fato interessa: o Clássico das Multidões contra o líder Sport, novamente atuando em casa. No “treinamento” diante do Serrano, os corais deram um presentão à torcida um dia após o aniversário de 95 anos do clube. Antes dos 30 minutos já haviam feito 3x0. Até o apito final, completaram o 7x1, a maior goleada do Campeonato Pernambucano até o momento. E mais: o atacante Marcelo Ramos marcou três vezes e agora é o artilheiro isolado da competição, com oito gols.

O Santa Cruz repetiu um feito ontem à noite que não conseguia desde 23 de março de 2003, quando também fez 7x1, mas em cima do extinto Recife, no José do Rego Maciel. O placar elástico sobre o Serrano levou o time comandado pelo técnico Márcio Bittencourt aos 19 pontos, na vice-liderança. O Sport, adversário da próxima rodada, está com 24 pontos. O encontro entre os dois já esquentou. A diretoria coral ofereceu para cada jogador em caso de vitória diante dos rubro-negros uma moto Shineray, patrocinadora do clube. Faltam três rodadas para o término do primeiro turno.

Hoje, os tricolores vão divulgar o planejamento de venda de ingressos para o jogo mais esperado da competição até aqui. É provável que sejam disponibilizados 50 mil bilhetes, sendo 10 mil deles destinados à torcida rubro-negra, outros 15 mil para o programa governamental Todos com a Nota (torcida do Santa) e o restante para ser comercializado entre os tricolores.

Para o Clássico das Multidões, o treinador coral perdeu o lateral-direito Parral, que vem evoluindo e fez a sua melhor apresentação com a camisa do clube ontem à noite. O jogador levou o terceiro cartão amarelo e terá de cumprir suspensão. Leandro Gobatto também corre o risco de ficar fora. O meio-campista será julgado pelo Tribunal de Justiça Desportiva de Pernambuco hoje, pela expulsão frente ao Ypiranga, e pode pegar gancho de dois a seis jogos.

Se o Santa entrou para matar o Serrano desde o início, o adversário não se fez de rogado e ainda deu uma mão. Aos dois minutos, a zaga sertaneja saiu errado e entregou a bola nos pés de Leandro Gobatto. O meia, esperto, tocou rapidamente para o atacante Marcelo Ramos, que só teve o trabalho de tirar do goleiro para abrir o placar.

A partir de então, o tricolor adotou o jeito que mais gosta de jogar. Se postou atrás e esperou mais erros do desorganizado sistema defensivo do Jumento para matar o confronto rapidamente. Desta forma, aos 21, Parral arrancou pela direita, recebeu um lançamento rasteiro já dentro da área e mandou a bomba: 2x0. Aos 29, Gobatto deixou novamente um companheiro na cara do gol com uma assistência precisa. Márcio Barros recebeu o passe perfeito e tocou na saída do goleiro Maicon para ampliar.

Nem mesmo o apagão de uma das torres de iluminação aos 43 minutos do primeiro tempo, que durou exatos nove minutos, tirou o brilho da equipe na volta para o segundo tempo. Antes de o Serrano respirar, aos dois minutos, o árbitro Carlos Costa já havia marcado pênalti de Fabian em cima de Thiago Matias. O artilheiro da noite, Marcelo Ramos, foi para a cobrança e não desperdiçou.

O gol de honra dos visitantes foi marcado aos seis minutos, por intermédio do meia Uésclei. Depois disso, a ordem foi restabelecida, com mais três dos donos da casa. Aos 25 minutos, o estreante atacante Roger Thompson, que havia entrado no lugar de Sandro, serviu Pedro Henrique, substituto de Márcio Barros. O atacante mandou para as redes. A sede de gol ainda não estava saciada. Marcelo Ramos deixou mais um, o seu último da noite, aos 28. O zagueiro Thiago Matias fechou o caixão do Serrano aos 42.