sábado, 17 de maio de 2008

Santa consegue verba presa desde o ano passado

O valor de R$ 200 mil é referente ao Pernambuco Dá Sorte
GUSTAVO LUCCHESI

Conseguindo acalmar o furacão que enfrentou nos últimos meses, onde os bastidores políticos do clube pegava fogo, tomando o lugar do futebol como foco principal, aos poucos, o Santa Cruz vai conseguindo acalmar o tempo ruim e vem trazendo boas notícias para os seus torcedores. Após fechar a contratação do quarto reforço para a disputa do Brasileirão da Série C, o atacante Edmundo (ex-Ypiranga), anunciado na última quinta-feira, o presidente coral, Édson Nogueira, juntamente com um grupo de “colaboradores” do Mais Querido, conseguiu a liberação de uma parcela referente ao Pernambuco Dá Sorte, que estava presa junto a Agência Regular de Pernambuco (Arpe).

A quantia, de R$ 200 mil, é referente a segunda das três parcelas que o Tricolor tem a receber da loteria, desde o ano passado, e como o atual mandatário coral já avisou, não vai ser utilizada para a contratação de novos reforços, sendo dada prioridade aos salários atrasados dos jogadores e funcionários do clube. “Consegui a liberação dessa parcela através da ajuda de grandes amigos. Não que a Arpe não quisesse liberar, muito pelo contrário, mas é porque havia muita burocracia para que isso fosse feito. Vamos utilizar toda a quantia para sanar as dívidas atuais do clube”, afirmou Edinho.

A previsão é que o dinheiro seja depositado na conta do Santa Cruz até esta segunda-feira, com 20% da quantia sendo destinado à Justiça do Trabalho, como manda o acordo entre o órgão e os três grandes times da Capital.

E é bom a Cobra Coral se apressar para pagar os seus atletas, já que nomes como o do volante Alexandre Oliveira e do lateral William, estão ameaçando deixar o Mais Querido pelo fato de não estarem conseguindo pagar as suas contas. Além do atacante Thiago Capixaba, que ganhou o passe na Justiça alegando não ter recebido nenhum centavo desde que chegou às Repúblicas Independentes do Arruda. Quem se reapresentou ao elenco coral, ontem, foi o lateral-esquerdo Chiquinho. Já Rafael Mineiro, treinou ontem pela manhã, normalmente.

Já em relação a notícia de que o atacante Edmundo ainda não havia rescindido com o Ypiranga, com quem tem contrato até o final do ano, Edinho já entrou em contato com os dirigentes da Máquina de Costura e se mostrou bem confiante quanto a permanência do atacante no Arruda. “É uma pequena pendência do atleta com o Ypiranga, mas é coisa fácil de se resolver. Já conversei com o pessoal de lá (Santa Cruz do Capibaribe) e vamos resolver isso da melhor forma possível”, disse Edinho, que preferiu não revelar o valor da “pendência” de Edmundo com a Máquina de Costura.

Recém-chegado, Douglas é dispensado

Apesar de estar conseguindo, mesmo que a passos lentos, sobreviver a maior crise da história do Santa Cruz, a diretoria do clube ainda continua protagonizando cenas, no mínimo, constrangedoras. Após anunciar, na semana passada, o zagueiro Douglas, vindo do Centro Limoeirense, como o mais novo reforço coral, os cartolas corais resolveram dispensar o jogador, ontem. Como não poderia ser diferente, o fato não agradou nem um pouco o defensor, que saiu soltando farpas contra os dirigentes tricolores. “Fui informado por Sylvio Belém (diretor de futebol) que o Fito Neves não havia gostado do meu trabalho. Então me perguntei: como pode? Até agora praticamente não teve treino”, disse Douglas, em entrevista a uma rádio local.

Ainda segundo o atleta, ele acertou com os dirigentes corais que viria para o Tricolor como contratado, como foi anunciado, não para fazer testes. “Se fosse para testes eu nem viria, pois até tive propostas de outros clubes. Falta respeito deles (dirigentes) com os profissionais. Vai ver que é por isso que o Santa Cruz está essa bagunça”, finalizou.

Ex-carrasco quer mudar a história

Atacante Edmundo, de 38 anos, manteve média de um gol por jogo diante dos corais no Campeonato Pernambucano, mas agora vai ajudar tricolor a buscar ascensão à Série B

Grande carrasco do Santa Cruz no Campeonato Pernambucano, o veterano Edmundo, 38 anos, pretende agora ajudar o clube a se levantar da maior crise desde a sua fundação, em 1914. No Estadual, o Ypiranga enfrentou os tricolores em quatro oportunidades, pela primeira e segunda fases do primeiro turno. O atacante também balançou as redes quatro vezes, estabelecendo a média de um gol por jogo diante dos corais.

Edmundo, aliás, não conseguiu se igualar na artilharia do Pernambucano ao meia do Náutico Geraldo por muito pouco. O jogador chegou a 12 gols, um a menos que o alvirrubro. Na última partida, contra o Central, ainda marcou mais um. O trio de arbitragem, porém, anulou. “Até agora ninguém entendeu porque o bandeirinha anulou. Não importa, fiquei como o segundo maior goleador e isso já é um grande feito. Melhor foi classificar o Ypiranga para a Série C”, ressaltou.

O jogador treinou pela primeira vez no Arruda na manhã de ontem, menos de 24 horas depois de ter fechado o acordo com o Santa Cruz. “Realmente tenho idade avançada em relação à média do futebol, mas garanto ter fôlego para fazer uma boa Série C do Brasileiro e participar da campanha do Santa, que, por ser grande, é o adversário a ser batido na competição. Sempre fui um jogador muito preocupado com a minha forma física e com a saúde, tanto dentro quanto fora dos gramados.”

A fase atual de Edmundo é, de fato, muito boa, pelo menos em Estaduais da região Nordeste. No ano passado, o atacante foi artilheiro da primeira e segunda divisões do Campeonato Paraibano. Depois de terminado o Pernambucano, o jogador deixou Santa Cruz do Capibaribe e acertou transferência para o Paraíba Esporte Clube, com sede em Cajazeiras e integrante da segunda divisão local.

CONTRATEMPO

Apesar de confirmar a contratação, a diretoria coral ainda precisa acertar os últimos detalhes. O Ypiranga apenas emprestou Edmundo ao Paraíba Esporte Clube. O contrato com a equipe do Agreste pernambucano estará em vigor até o final do ano.

Ainda ontem, a dispensa do zagueiro Douglas, anunciado como reforço há uma semana, causou mal-estar. “Mandaram que eu participasse de uma peneira. É uma falta de respeito com um profissional. Havia gente por lá que não jogava há cinco meses. Com toda modéstia, provei meu valor no Estadual”, disse o defensor.

Andarilho tricolor

Atacante Edmundo, 38 anos, novo reforço do Santa Cruz, já defendeu 19 clubes

São quase 20 anos como jogador de futebol profissional. Uma longa carreira, repleta de altos e baixos, alegrias, tristezas, conquistas e decepções. Raimundo Clementino da Silva, 38 anos, mais conhecido como Edmundo, foi anunciado na última quinta-feira como o mais novo reforço do Santa Cruz para a Série C. Ontem ele se apresentou e começou os treinamentos em seu 19º clube. Um verdadeiro andarilho do futebol brasileiro.

Foram clubes de praticamente todas as regiões do Brasil. A exceção fica por conta do Norte do país. Porém, Edmundo passou por gramados do Maranhão ao Rio Grande do Sul. Alguns pisos duros, outros macios. Estádios acanhados, outros enormes e famosos. Quando começou a balançar as redes em 1989, pelo Patos-PB, o atacante paraibano não imagina que sua carreira profissional fosse tão longa. A receita é simples: "Sempre me cuidei bastante. Não sou chegado a noitadas, afinal, no outro dia a gente tem que estar disposto para o treinamento", afirmou.

Com tanto tempo na estrada do futebol e mudando 19 vezes de uniformes, Edmundo viveu seu tempo áureo quando defendeu o Cruzeiro por duas temporadas (2005 e 2006). Lá conquistou seus títulos mais expressivos: foi campeão mineiro e da Copa do Brasil, em 2006. Chegou na Toca da Raposa por um excelente trabalho no modesto Villa Nova-MG, onde sagrou-se artilheiro do Campeonato Mineiro, em 1995, com 17 gols. Sua passagem pelo Bahia (1997 e 1998), quando sagrou-se campeão da Copa Renner e também baiano, respectivamente.

Depois deste período rodou bastante. Chegou até a jogar fora do país. Em 2004, quando estava no ABC-RN, recebeu uma proposta tentadora para jogar no Al Ahly Club, da Líbia. Não demorou muito e retornou ao Brasil. Mesmo com a idade já avançando, o jogador não pensou em parar e manteve o faro de artilheiro. Voltou para a Paraíba, sua terra natal, e acabou, com méritos, conquistando seu espaço no futebol nordestino. Artilheiro paraibano da 1ª e 2ª divisões no mesmo ano (2007), Edmundo acabou chamando a atenção do Santa Cruz.

O problema foi sua idade. Opreconceito não deixou que o jogador chegasse ao clube tricolor no início do Estadual deste ano. Ele acabou indo jogar no Ypiranga. Lá foi vice-artilheiro do Pernambucano, com 12 gols, um a menos que Geraldo, do Náutico. "As coisas só acontecem quando tem mesmo que acontecer. Foi assim com o Santa Cruz. Mas estou feliz em poder defender o clube agora", disse o andarilho Edmundo, que quando deixou o Ypiranga foi jogar no Paraíba, da segunda divisão paraibana, e, em dois jogos, marcou dois gols.

Ontem, a diretoria do Santa Cruz acabou dispensando o zagueiro Douglas, recém-contratado junto ao Centro Limoeirense.

Trajetória

Raimundo Clementino da Silva (Edmundo)
Naturalidade: Itaporanga-PB
Idade: 38 anos
Posição: atacante
Altura: 1m75
Peso: 72 kg
Títulos:

Mineiro e Copa do Brasil (1996) pelo
Cruzeiro
Copa Renner (1997) pelo Bahia
Baiano (1998) pelo Bahia
Artilharia:

Campeonato Mineiro / 1995
(Villa Nova, com 17 gols)
Campeonato Paraibano / 2007
(Nacional, com 18 gols)
Clubes ano

Patos-PB 1989/92
Villa Nova-MG 1993/95, depois 1999
Cruzeiro-MG 1995/96
Bahia 1997/98
Paraná Clube-PR 1998
Sampaio Corrêa-MA 1999
Juventude-RS 2000
Inter de Limeira-SP 2000
América-MG 2002
Ipatinga-MG 2003
ABC-RN 2004
Al Ahly Club (Líbia) 2004
Democrata-MG 2005
Icasa-CE 2007
Cruzeiro-PB 2007
Nacional-PB 2007
Ypiranga-PE 2008
Paraíba-PB 2008
Santa Cruz 2008