quinta-feira, 15 de maio de 2008

Treinos do Santa Cruz ainda priorizam preparação física

Nada de bola no Arruda. Treinando forte há quase duas semanas, os atletas que vão disputar a Série C do Campeonato Brasileiro pelo Santa Cruz ainda não fizeram nenhum trabalho com bola. Por enquanto, seguindo o plano traçado pela comissão técnico, os atletas vêm realizando apenas treinos físicos.

O objetivo, segundo o técnico Fito Neves, é usar o período de dois meses antes do ínicio da Série C, em 6 de julho, para realizar uma pré-temporada forte e dar vitalidade física ao time.

Enquanto isso, a diretoria coral continua se mexendo para tentar novas contratações, já que o Santa fez apenas quatro contratações até o momento. O diretor de futebol, Sílvio Belém, espera que o mercado se abra nas próximas duas semanas, quando as equipes que disputam as Séries A e B pararem de contratar.

Da Redação do pe360graus.com

Vasco anuncia contratação do zagueiro Hugo, ex-Santa Cruz




Depois de contratar o atacante Landu, que deve chegar hoje ao Rio acompanhado do prefeito de Itumbiara, que negociou sua contratação, o clube apresenta o lateral-esquerdo Valmir, que estava jogando no Palmeiras. Para a zaga, a diretoria anunciou dois reforços: Hugo (20 anos), ex-Santa Cruz e ex-Ituano, e Roberto Júnior (19 anos), emprestado pelo Friburguense.

Fonte: O Globo (texto), Coralnet (foto)

Nota da NETVASCO: Hugo é oriundo das categorias de base do Santa Cruz e saiu litigiosamente do clube no fim de 2007, após uma briga judicial, tendo seus direitos federativos adquiridos por um grupo de empresários. Saiba mais clicando aqui.

Edmundo praticamente certo com o Santa Cruz

O atacante Edmundo está praticamente acertado com o Santa Cruz para a disputa da Série C do Campeonato Brasileiro deste ano. O vice-artilheiro do Campeonato Pernambucano 2008 com 12 gols vestindo a camisa do Ypiranga está fechando os últimos detalhes com a direção coral e pode se apresentar no Arruda ainda nesta semana.

De acordo com o diretor de futebol do clube, Sylvio Belém, ainda existem pendências. “Existe o interesse, mas nada está confirmado oficialmente. Como ele está no Interior da Paraíba estamos encontrando dificuldades para conversarmos diretamente com o atleta, mas tudo se encaminha para um bom final”, declarou.

Juniores - Após perder as duas primeiras rodadas do hexagonal final do Campeonato Pernambucano de Juniores, o Santa Cruz lavou a alma nesta quarta-feira à tarde contra o Náutico, quando venceu 3x2.

Da Redação do PERNAMBUCO.COM

Jogadores do Santa com saudades da bola

Do JC OnLine

Os jogadores do Santa Cruz já estão começando a sentir saudades da ferramenta de trabalho. Isso mesmo, é a bola que anda em falta no José do Rego Maciel desde que o elenco tricolor voltou aos trabalhos na semana passada. Isso porque a ênfase vem sendo nos trabalhos físicos.

"Eu estava até comentando com William. Pelo menos um treino técnico seria bom, contanto que a gente pegasse na bola. Só dando voltas é complicado", brincou o volante Alexandre. Claro que ele reconhece o valor do treino físico. "A gente sabe que vai ser importante para render bem em campo", pontuou.

Treinos à parte, o volante coral lembrou que o Santa terá um grande desafio logo no início da Série C, diante do Campinense, equipe que ainda está em atividade, já que disputa as finais do Campeonato Paraibano. Por isso ele alerta: o time tem que entrar ligado para evitar uma desclassificação prematura, o que seria um desastre. "Seria muito complicado porque você só trabalharia 20 dias", observou.

Já o volante Gedeil sequer quis pensar sobre o assunto. Para ele, o foco é única e exclusivamente o acesso à Série B. "Isso nem passa pela nossa cabeça. Estamos pensando somente no acesso", enfatizou.

Por sua vez, o técnico Fito Neves lembrou que, para o clube não ter grandes problemas durante a competição, vai precisar trabalhar com muito cuidado e fez uma comparação com a sua infância, quando trabalhava na padaria de seu pai. "Se entrava X não podia sair Y. Tem que investir na prata da casa e contratar quatro ou cinco jogadores para dar mais estabilidade ao grupo. É aquela história: se não posso comer caviar vou no básico arroz com feijão", alertou.

Construção da Arena Coral volta à pauta no Santa Cruz

Marcos Pastich/Arquivo Folha



Clube se reuniu ontem com representantes de banco português
Atual presidente coral, Édson Nogueira saiu bastante otimista do encontro
GUSTAVO LUCCHESI

Em meio a um furacão de confusões e polêmicas nas Repúblicas Independentes do Arruda, com direito a oposição lutando para tirar o atual presidente coral, Édson Nogueira, do cargo, além de atleta ganhando na Justiça o direito de deixar o clube sem pagar nada, eis que surge um alento para a torcida tricolor. Ontem, em reunião que contou com a presença de nomes de peso, como o do diretor-presidente do Banco do Espírito Santo, de Portugal, Antônio Espirito Santo Bustorff, o seu vice, Marco Antônio, e o superintendente regional da construtora Camargo Correia, Antônio Costa, o Santa Cruz deu um grande passo para tirar o projeto Arena Coral do papel.

Do lado pernambucano, o presidente da FPF, Carlos Alberto Oliveira, o secretário-geral da entidade, João Caixero, o diretor patrimonial do Mais Querido, João Braga, o vice-presidente coral, Rodolfo Aguiar, e o engenheiro responsável pelo projeto do “novo Arruda”, Eduardo Esteves, além do mandatário coral, Edinho, estiveram presentes para argumentar a favor da reforma no José do Rego Maciel. Esse já foi o segundo encontro dos pernambucanos com o grupo português, responsável pelo projeto Luso-Arena. Um terceiro encontro, ainda não agendado, já está programado para acontecer, onde será batido o martelo, com uma definição dos portugueses sendo aguardada. Caso a resposta seja positiva, a Arena Coral torna-se uma opção como o estádio-sede de Pernambuco na Copa do Mundo de 2014, já confirmada no Brasil.

“Saí do encontro com a sensação de que demos um grande passo para que a Arena Coral vire realidade. Isso garantiria, no mínimo, 30 anos de tranqüilidade para o clube. Após eles analisarem a nossa proposta feita, marcaremos um terceiro encontro para que seja dada a resposta definitiva”, comentou Edinho. O projeto Arena Coral visa transformar o estádio do Arruda num complexo de lazer, com direito a restaurantes, lojas, estacionamento, espaço para receber shows, além de aumentar a capacidade do José do Rego Maciel para cerca de 75 mil pessoas, todas sentadas. Sobre o time, o atacante Edmundo, 38, deve se anunciado, até amanhã, como novo reforço coral para a disputa da Série C do Campeonato Brasileiro.

CANCELADA

A rodada de abertura da Copa Pernambuco, marcada para acontecer ontem, foi cancelada pela FPF devido à desistência de alguns clubes de participarem da competição, como foi o caso do Sport, além da pendência de algumas outras equipes com a federação. Sendo assim, a partida entre Santa Cruz e Atlético Pernambucano, não foi realizada. A tabela da disputa será reformulada e a rodada de estréia deve acontecer na próxima semana.

Atraso salarial provoca desligamentos

Pelo menos dois jogadores titulares iniciaram movimento de saída do Santa Cruz por conta de atraso nos salários. O primeiro deles foi o atacante Thiago Capixaba, que conseguiu o direito de negociar com outra equipe após conquistar uma limiar no Tribunal Regional do Trabalho. Ontem, foi a vez do lateral-direito Rafael Mineiro, outro titular na Série A1 do Campeonato Pernambucano, acusar a direção de não cumprir promessas feitas mais de uma vez.

É a segunda oportunidade em menos de uma semana que Rafael Mineiro promete deixar o Arruda. “Primeiramente, eles prometeram quitar os salários logo após o término do Estadual, disseram que depositariam na conta bancária dos jogadores. Não aconteceu. Na última segunda-feira, pediram para esperar um pouco mais porque estavam levantando o dinheiro. Novamente não fizeram o combinado. Vamos ver como vai ser”, declarou o lateral-direito.

Alguns atletas, como é o caso do próprio Rafael, receberam apenas uma parte dos salários de março e mais nada. Para quitar a dívida, o Santa Cruz estava confiando na liberação pela Agência de Regulação de Pernambuco (Arpe) de cotas de patrocínio do extinto bingo eletrônico Pernambuco Dá Sorte. O repasse dos recursos passou a ser feito de forma indireta no ano passado. O Santa calcula ter cerca de R$ 600 mil presos na conta única do Estado.

Na semana passada, a direção coral se reuniu com o presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), Carlos Alberto Oliveira, para pedir um suporte financeiro. “Realmente, não pagamos porque havia a promessa, há mais de 15 dias, de liberação do dinheiro da Arpe, mas até o momento nada foi resolvido. Dizem que está tudo certo, e o dinheiro não sai nunca”, declarou o diretor de futebol tricolor Sylvio Belém.

A diretoria ainda não tem uma posição oficial sobre as declarações do jogador Rafael Mineiro, o que deve ocorrer esta manhã. Mas, como a relação já não é das melhores há algum tempo, o desligamento deve ser o caminho adotado. “Não vamos resolver nada na noite de hoje (ontem). Vamos tomar conhecimento das declarações do jogador e comunicar o nosso posicionamento amanhã (hoje)”, complementou Sylvio Belém.

ADIADO

O jogo de estréia do Santa Cruz na Copa Pernambuco, que iria ocorrer ontem à tarde, no Estádio do Arruda, contra o Atlético Pernambucano, foi adiado de última hora pela Federação Pernambucana de Futebol, que divulgou na manhã de ontem um comunicado oficial em sua página na internet. A medida foi aplicada pela entidade por conta da desistência de algumas equipes inscritas. Agora, os tricolores só entram em campo no dia 22.

O técnico Fito Neves, que entregou o comando do grupo na competição ao assistente Adílson Davi, quer aproveitar os jogos da Copinha para observar quem tem condições de seguir no grupo para a disputa da Série C do Campeonato Brasileiro. O lateral-esquerdo Adeíldo, contratado junto ao Ypiranga, estava escalado. Já a conversa com o atacante Edmundo, outro ex-Ypiranga, ficou para esta tarde.

Número de votos foi insuficiente

Independentemente da validade da Assembléia Geral Extraordinária realizada na noite da última terça-feira, os defensores da destituição do presidente executivo não alcançaram o número de um quinto dos sócios aptos a votar necessário para afastar Édson Nogueira.

De acordo com o estatuto coral (Artigo 28, Inciso II, Alínea d), este é o mínimo exigido nesse tipo de ocasião. A ata registra 127 cédulas a favor da saída de Edinho, aproximadamente 8,5% dos associados. O próprio movimento admite cerca de 1.500 tricolores em condição de voto.

Mesmo assim, o clima deve esquentar hoje. Após registrar em cartório o resultado, o grupo de oposição promete comparecer ao clube para pedir a cabeça de Édson Nogueira. “A Assembléia está valendo porque o réu ainda não foi notificado da liminar”, disse o advogado Icleiber Calife.

Os oposicionistas acreditam que o vice-presidente do executivo, Fred Arruda, licenciado desde o ano passado, deve tomar posse da presidência e solicitar que o Conselho Deliberativo convoque novas eleições dentro de um prazo de oito dias.

As próximas eleições “naturais” do Santa Cruz estão marcadas para o dia 12 de dezembro. Organizadas e em sintonia desde o término da última temporada, as correntes de oposição devem apresentar uma chapa forte no fim do ano.

Voluntariado

Não será por falta de apoio que o Santa deixará de sair do buraco: um novo grupo de tricolores promete ajuda

Se o G-17 - grupo formado por representantes de diversas facções do Santa Cruz - foi formado para pensar uma saída a médio e longo prazo para o clube tricolor e, até agora, pouca coisa efetiva foi realizada, um novo grupo, que nunca teve ligação com a política do clube e não está ligado a nenhuma facção, resolveu arregaçar as mangas e ajudar o presidente Edson Nogueira. Formado por empresários, políticos ligados ao poder executivo do estado e também ao Legislativo, os "voluntários" tricolores terão o primeiro encontro formal hoje, às 17h, no Arruda.

"Estamos preocupados com a situação delicada do Santa Cruz e também essa confusão toda dos últimos dias (referindo-se à briga jurídica envolvendo a assembléia geral chamada pela oposição). Queremos demonstrar solidariedade ao clube. Não temos ligação com a atual diretoria (Edson Nogueira), a diretoria passada (Romerito Jatobá) nem, muito menos, com essa oposição irresponsável", disse Aloísio Lessa, um dos articuladores dos voluntários.

Sendo assim qual o objetivoefetivo do grupo? "Somos um grupo de amigos tricolores que queremos ajudar o Santa Cruz. Sem necessariamente ter cargos no clube. Edinho está com um grupo muito restrito de diretores e temos que encontrar uma saída, pois o clube tem que voltar a Série B. Cada um vai ver como poderá ajudar. Quem tiver mais tempo pode até dar um expediente em um período do dia. Quem puder dedicar apenas uma ou duas horas ou fazer alguns contatos fará. Não vamos ter nenhum compromisso direto", completou Aloísio Lessa. Além deles alguns outros nomes já estão confirmados. O jornalista Jair Pereira, o médico e deputado Sebastião Oliveira e o advogado Luciano Vasquez, entre outros.

Copa PE - A estréia do Santa Cruz na Copa Pernambuco foi adiada pela FPF assim como toda a primeira rodada da competição. Pelo fato da desistência de alguns clubes em disputar o torneio, a Federação resolveu reformular a tabela por completo. A rodada inicial Copa Pernambuco será 22 de maio.

Com relação ao atacante Thiago Capixaba, o Santa Cruz ainda nãofoi notificado sobre a liminar conquistada pelo atleta. De acordo com o departamento jurídico, assim que isso acontecer, o clube já está com 95% da petição construída para tentar derrubar a liminar ter o jogador de volta.