quinta-feira, 15 de maio de 2008

Atraso salarial provoca desligamentos

Pelo menos dois jogadores titulares iniciaram movimento de saída do Santa Cruz por conta de atraso nos salários. O primeiro deles foi o atacante Thiago Capixaba, que conseguiu o direito de negociar com outra equipe após conquistar uma limiar no Tribunal Regional do Trabalho. Ontem, foi a vez do lateral-direito Rafael Mineiro, outro titular na Série A1 do Campeonato Pernambucano, acusar a direção de não cumprir promessas feitas mais de uma vez.

É a segunda oportunidade em menos de uma semana que Rafael Mineiro promete deixar o Arruda. “Primeiramente, eles prometeram quitar os salários logo após o término do Estadual, disseram que depositariam na conta bancária dos jogadores. Não aconteceu. Na última segunda-feira, pediram para esperar um pouco mais porque estavam levantando o dinheiro. Novamente não fizeram o combinado. Vamos ver como vai ser”, declarou o lateral-direito.

Alguns atletas, como é o caso do próprio Rafael, receberam apenas uma parte dos salários de março e mais nada. Para quitar a dívida, o Santa Cruz estava confiando na liberação pela Agência de Regulação de Pernambuco (Arpe) de cotas de patrocínio do extinto bingo eletrônico Pernambuco Dá Sorte. O repasse dos recursos passou a ser feito de forma indireta no ano passado. O Santa calcula ter cerca de R$ 600 mil presos na conta única do Estado.

Na semana passada, a direção coral se reuniu com o presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), Carlos Alberto Oliveira, para pedir um suporte financeiro. “Realmente, não pagamos porque havia a promessa, há mais de 15 dias, de liberação do dinheiro da Arpe, mas até o momento nada foi resolvido. Dizem que está tudo certo, e o dinheiro não sai nunca”, declarou o diretor de futebol tricolor Sylvio Belém.

A diretoria ainda não tem uma posição oficial sobre as declarações do jogador Rafael Mineiro, o que deve ocorrer esta manhã. Mas, como a relação já não é das melhores há algum tempo, o desligamento deve ser o caminho adotado. “Não vamos resolver nada na noite de hoje (ontem). Vamos tomar conhecimento das declarações do jogador e comunicar o nosso posicionamento amanhã (hoje)”, complementou Sylvio Belém.

ADIADO

O jogo de estréia do Santa Cruz na Copa Pernambuco, que iria ocorrer ontem à tarde, no Estádio do Arruda, contra o Atlético Pernambucano, foi adiado de última hora pela Federação Pernambucana de Futebol, que divulgou na manhã de ontem um comunicado oficial em sua página na internet. A medida foi aplicada pela entidade por conta da desistência de algumas equipes inscritas. Agora, os tricolores só entram em campo no dia 22.

O técnico Fito Neves, que entregou o comando do grupo na competição ao assistente Adílson Davi, quer aproveitar os jogos da Copinha para observar quem tem condições de seguir no grupo para a disputa da Série C do Campeonato Brasileiro. O lateral-esquerdo Adeíldo, contratado junto ao Ypiranga, estava escalado. Já a conversa com o atacante Edmundo, outro ex-Ypiranga, ficou para esta tarde.

Número de votos foi insuficiente

Independentemente da validade da Assembléia Geral Extraordinária realizada na noite da última terça-feira, os defensores da destituição do presidente executivo não alcançaram o número de um quinto dos sócios aptos a votar necessário para afastar Édson Nogueira.

De acordo com o estatuto coral (Artigo 28, Inciso II, Alínea d), este é o mínimo exigido nesse tipo de ocasião. A ata registra 127 cédulas a favor da saída de Edinho, aproximadamente 8,5% dos associados. O próprio movimento admite cerca de 1.500 tricolores em condição de voto.

Mesmo assim, o clima deve esquentar hoje. Após registrar em cartório o resultado, o grupo de oposição promete comparecer ao clube para pedir a cabeça de Édson Nogueira. “A Assembléia está valendo porque o réu ainda não foi notificado da liminar”, disse o advogado Icleiber Calife.

Os oposicionistas acreditam que o vice-presidente do executivo, Fred Arruda, licenciado desde o ano passado, deve tomar posse da presidência e solicitar que o Conselho Deliberativo convoque novas eleições dentro de um prazo de oito dias.

As próximas eleições “naturais” do Santa Cruz estão marcadas para o dia 12 de dezembro. Organizadas e em sintonia desde o término da última temporada, as correntes de oposição devem apresentar uma chapa forte no fim do ano.

Nenhum comentário: