quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Futuro presidente do Santa Cruz fala sobre como pretende reerguer o time



Fernando Bezerra Coelho
Bezerra Coelho explicou mudanças
O futuro presidente do Santa Cruz e atual secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Fernando Bezerra Coelho, falou nesta quarta-feira (23), em entrevista ao Bom Dia Pernambuco, da Rede Globo Nordeste, como pretende reerguer o time pernambucano. A nova diretoria que vai tentar reerguer foi apresentada, no Arruda, na última segunda (22).

Bezerra Coelho disse que pretende fazer mudanças profundas no modelo de gestão do tricolor assim que tomar posse, no dia 7 de outubro. “Vamos atacar de frente o modelo de gestão, criando o Santa Cruz S.A.”, disse. “Vamos captar recursos, investir em fundos de investimento de risco, porque o antigo Santa Cruz tem uma grande dívida e vai ficar congelado”, completou.

O futuro presidente disse que a proposta de criação de uma sociedade anônima (S.A.) será discutida com o conselho deliberativo assim que tomar posse. Para programar as mudanças, Coelho vai se espelhar em outros times do País.
“Vamos viajar a São Paulo, belo Hotrizonte e Porto Alegre, conhecer as experiências do Atlético Mineiro, do São Paulo, do Palmeiras, do Internacional, do Grêmio, do Santos, para saber como esses times geram suas receitas”, afirmou.

O grande desafio a ser enfrentado, para Fernando Bezerra Coelho, é a captação de recursos em tão pouco tempo. “O Pernambucano já começa em janeiro de 2009. Será preciso correr para montar um time vencedor, à altura do que espera a torcida, e promover todas as mudanças de caráter administrativo que precisam ser implantadas”, alegou.

Para aumentar a receita do clube, além do apoio dos sócios, Bezerra Coelho disse que vai se utilizar de recursos alternativos. “Queremos renegociar a quantia de direito de imagem destinado ao pagamento das dívidas”, contou.
Sobre o fato do Arruda abrigar um jogo da seleção brasileira, o futuro presidente do Santa foi enfático. “Vamos trabalhar para deixar o Arruda pronto para receber um jogo desse porte. O Sport também demonstrou interesse, o que é legítimo, mas vamos deixar o Arruda pronto para esse jogo”, concluiu.

da redação do pe360graus.com

“O Santa precisa de uma nova ordem”


Vice-presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), e da Associação Nacional dos Desembargadores, o jurista Bartolomeu Bueno, 54 anos, aceitou presidir o Conselho Deliberativo do Santa Cruz no biênio 2009/10 a convite do futuro mandatário Fernando Bezerra Coelho. Natural de Ingazeira, no Sertão do Pajeú (a 372 km de Recife), o desembargador falou ao JC sobre a missão da nova gestão tricolor a partir do dia 7 de outubro, que segundo ele mesmo “nem Rambo toparia”. Bueno promete um Deliberativo atuante e estuda a criação de comissões temáticas para discutir aspectos gerais do clube. “O Santa chegou no fundo do poço e não tem mais para onde descer”.

JC - Na apresentação oficial da equipe de trabalho do futuro presidente Fernando Bezerra Coelho, o discurso do senhor foi carregado de emoção. Ser presidente do Conselho Deliberativo é um momento especial na sua vida?

BARTOLOMEU BUENO - Sou daqueles torcedores que vibram quando o time ganha e chora quando perde. Por isso, foi muito emocionante falar diante da torcida, a maioria de rostos humildes e que depositam muita esperança na nova gestão.

JC - Como começou a sua ligação com o Santa?

BUENO - Cheguei ao Recife na década de 70 e não foi difícil me apaixonar pelo Santa, que tinha um timaço, com Ramon e cia. Tanto que foi pentacampeão estadual. No entanto, nunca imaginei que exerceria um cargo no clube. Mas Fernando Bezerra Coelho, sabendo que sou tricolor, me convidou para contribuir. A história do Santa não pode ser jogada no lixo e por isso aceitei presidir o Deliberativo.

JC - Não é um risco assumir um cargo importante em um clube que não sabe nem se vai disputar a Quarta Divisão do Brasileiro em 2009?

BUENO - Resgatar a dignidade do Santa será uma missão muito difícil. Acho que nem Rambo toparia. Mas Fernando Bezerra Coelho aceitou ser o timoneiro nessa empreitada e acredito que seu espírito empreendedor possa ser a solução para atrair investidores. Claro que não deixa de ser um risco, pois estamos colocando nossos nomes em uma missão, a princípio, de difícil sucesso, mas o Santa é um clube quase centenário e não pode ter sua camisa maculada desse jeito.

JC - O Conselho Deliberativo foi acusado de omissão durante a gestão de Edson Nogueira, Edinho. Qual será a característica do órgão que será presidido pelo senhor?

BUENO - O Conselho Deliberativo vai ser atuante. Vamos nos reunir uma vez por mês e sempre que houver a necessidade de discutir os aspectos do clube. Vamos criar comissões temáticas, de patrimônio, orçamento, contratações de jogadores, por exemplo, assim como o Congresso Nacional tem a de finanças, saúde, etc. O intuito será ter um estudo prévio dos diversos assuntos ligados ao clube, facilitando, assim, as discussões nas reuniões.

JC - Fernando Bezerra Coelho tem divulgado que a primeira reunião do Conselho será histórica, pois ele apresentará o novo modelo de gestão que pretende implementar no clube. O senhor concorda com o formato empresarial que FBC quer pôr em prática no Arruda?

BUENO - Acredito que o Santa Cruz chegou no fundo do poço e não tem mais para onde descer. O presidente contratou consultores para elaborar esse novo modelo de gestão profissional e vamos escutá-lo quando o trabalho estiver concluído. O certo é que precisamos subir, e para isso o clube necessita de uma nova ordem.

JC - Obviamente, para que essas mudanças estruturais sejam implementadas, será necessário rever o Estatuto do clube.

BUENO - Assim que o presidente expor suas idéias vamos nomear uma comissão para elaborar um projeto-piloto para adequar o Estatuto às mudanças. O Santa Cruz precisa ser auto-sustentável, com uma visão de uma empresa, mas respeitando todas as nuances do futebol.

Censo tricolor


Futuro presidente Fernando Bezerra Coelho quer fazer um levantamento dos torcedores do clube espalhados por todo o Brasil
Já não está tão difícil de encontrar tricolores uniformizados nas ruas do Recife. Os torcedores do Santa Cruz começam a vestir novamente as cores do clube em uma nítida demonstração de apoio à nova gestão do clube, que começa a trabalhar, oficialmente, em 7 de outubro. O futuro presidente coral, Fernando Bezerra Coelho, quer aproveitar a empolgação do seu torcedor para iniciar uma campanha inédita no clube: o censo tricolor. A iniciativa visa fazer um levantamento detalhado de todos os torcedores do Santa Cruz na capital, no interior e, claro, em todo o país.

"Queremos conhecer o perfil do nosso torcedor. Vamos criar um site para contar todos os tricolores do litoral ao sertão. Temos a maior torcida do Norte/Nordeste e sabemos que ninguém é maior do que o Santa Cruz na paixão e na dedicação ao clube", acredita Bezerra Coelho, na segunda-feira passada, durante evento onde apresentou, oficialmente, sua chapa para o biênio 2009/2010. Este modelo de censo já vem sendo utilizado pelo Atlético Mineiro, desde 2003,em seu site oficial.

Por aqui, a idéia ainda é bastante embrionária mas deve ir além da internet. Pontos de coletas de informações devem ser criados no próprio clube, nos shoppings e, também, nas principais cidades do interior de Pernambuco. "Podemos utilizar essa mala-direta de várias maneiras. Mas, a prioridade é saber quem são os tricolores", completou o futuro mandatário coral.

Hoje, algumas pessoas do grupo de sustentação do Fernando Bezerra Coelho irão almoçar com o futuro vice-Executivo do clube, Sidney Aires. Provavelmente novidades sairão deste encontro. O anúncio do conselho construtivo composto por dez empresários deve acontecer apenas na sexta-feira, 3 de outubro. Esse grupo será responsável por dar idéias de arrecadação financeira para o clube. Como candidato único à eleição do clube, a aclamação de Bezerra Coelho está marcada para 30 de setembro, no Arruda.

Jogo da Seleção no Arruda já é motivo de polêmica

Gianny Melo/Arquivo Folha



Diretor rubro-negro diz que a Ilha oferece melhores condições
Estádio do Santa Cruz deve passar por uma reforma para receber, mais uma vez, o Brasil nas Eliminatórias
PAULO FAZIO

As declarações feitas pelo futuro presidente do Santa Cruz, Fernando Bezerra Coelho, sobre as pretensões do clube durante o seu mandato, parecem ter aborrecido a diretoria do Sport. Ou, pelo menos, o vice-presidente de futebol leonino, Guilherme Beltrão. O dirigente disparou farpas aos cartolas corais e exigiu um igual tratamento com os três clubes de Pernambuco, já que, segundo ele, o Mais Querido estaria se beneficiando da posição política do próximo mandatário do Tricolor. A principal “bronca” do dirigente leonino é quanto à possibilidade de o Arruda receber um jogo da Seleção Brasileira nas Eliminatórias.

Segundo Beltrão, se há um estádio em condições de receber a Canarinha, no Recife, este seria a Ilha do Retiro. “Se houver um jogo da Seleção hoje, esta partida seria disputada aqui na Ilha do Retiro. Inclusive, isto nos foi prometido por Ricardo Teixeira (presidente da CBF) quando fizemos a ampliação da curva”, ressaltou o cartola. “Como o Santa vai fazer toda a infra-estrutura do estádio para receber a Seleção se, até outro dia, não tinha nem dinheiro para pagar a luz, e o anel superior estava interditado por um bom tempo?”, disparou.

Para Beltrão, existem várias situações que vem o incomodando, mas, a principal delas, seria o tratamento desigual em relação ao Santa Cruz, que estaria tendo algumas “regalias” em relação aos outros grandes clubes da Capital (Náutico e Sport). Tudo isso por conta do cargo político do futuro presidente tricolor. “Estou cobrando um tratamento de isonomia, igualdade. A Celpe não fez o parcelamento tão longo das dívidas com nenhum outro clube. A ARPE (Agência Reguladora de Pernambuco) não liberou o dinheiro para ninguém, só para o Santa Cruz. Não vamos aceitar que, por conta de prestígio político, o Sport seja preterido. É bom lembrar que a nossa torcida é maior do que as outras duas juntas”, reclamou o cartola.

Mas estas acusações parecem não ter atingido nem um pouco a Fernando Bezerra Coelho. Segundo o futuro presidente do Santa Cruz, o dirigente leonino quer apenas “criar notícia para ele”, e que tudo está sendo feito de acordo com a legislação. “A Celpe é uma empresa privada, só faz o que tiver que ser feito dentro das regras e se for possível pela legislação. Ele quer apenas criar notícia para ele. Não vou polemizar”, resumiu Bezerra Coelho.

As declarações feitas pelo dirigente rubro-negro foram rebatidas com bastante tranqüilidade. “Eu acho que é uma decisão que irá ser feita pela CBF. O estádio que tiver melhores condições vai sediar a partida. Não tenho interesse nenhum em entrar nesta polêmica. O interessante é apenas que o jogo seja aqui (no Recife). Qual estádio ele irá ser jogado fica a par da CBF, tendo em vista a condição de cada um”, encerrou.

Errata

Ao contrário do que foi publicado na edição de ontem, o nome do presidente da Celpe é José Humberto Castro, e não José Romero.