terça-feira, 3 de março de 2009

Santa larga com triunfo apertado na chuva


Roger Thompson marca logo no início da partida o único gol contra o Sete

O futebol apresentado não foi dos melhores. O público não compareceu em bom número como nas partidas do primeiro turno. A insistente chuva não ajudou. Os atacantes perderam gols praticamente feitos. Até vaias foram ouvidas após o apito final. De bom mesmo para o Santa Cruz somente os três pontos, graças ao magro 1x0 contra o Sete de Setembro, ontem à noite, no Arruda, pela estreia do segundo turno do Campeonato Pernambucano. O gol solitário da partida foi marcado logo aos três minutos do primeiro tempo, com o atacante Roger Thompson.

Com esses pontos após o fechamento da rodada inaugural do returno, o Santa está empatado com Náutico, Salgueiro, Porto e Sport. Mas os tricolores perdem posição para todos eles nos critérios de desempate e largam na quinta colocação. O próximo compromisso dos corais na competição estadual está marcado para o domingo que vem, novamente no Arruda, diante do Porto.

Antes disso, porém, os comandados de Márcio Bittencourt têm o compromisso mais importante da temporada até o momento. Na próxima quinta-feira, recebem o Americano-RJ pela partida de volta da primeira fase da Copa do Brasil. Como o time pernambucano perdeu por 2x0 em Campos dos Goytacazes, precisa vencer por, no mínimo, três gols de diferença para garantir a vaga no tempo normal. Vitória por 2x0 leva a decisão da vaga para os pênaltis.

“Fico muito chateado quando meu time vem pra campo e ganha somente de 1x0, com todo respeito ao Sete de Setembro, p... Temos que mostrar mais vontade dentro de campo, p... Desse jeito não vamos pra lugar nenhum!”, resumiu o volante Bilica, bastante irritado. “Quero ganhar nem que seja por meio a zero e levar o título no final. Pela torcida, poderíamos ter feito mais gols”, completou o meia Elder.

As maiores reclamações foram dirigidas para os gols perdidos. No intervalo, o técnico Márcio Bittencourt já alertava. “Tivemos chances de matar a partida. Isso não pode acontecer. Vai que escorregamos ali atrás. Já viu, né?!”. O Santa atuou com o seu ataque reserva: Roger Thompson e Pedro Henrique. E dificilmente terá o ídolo Marcelo Ramos para quinta. O artilheiro se recupera de uma lesão no joelho esquerdo. O também titular Márcio Barros estará à disposição.

Se o futebol não foi dos melhores, pelo menos, a equipe fez o necessário para vencer. Marcou sob pressão no início e abriu o placar rapidamente. Aos três minutos, Roger recebeu dentro da área pela esquerda e bateu cruzado para marcar. O Sete seguiu a partida inteira oferecendo buracos para os contra-ataques corais, que não resultaram mais em gols. O alviverde assustou apenas uma vez, aos 31 do primeiro tempo, com uma bela defesa de André Zuba.

Valeu pelos três pontos


NO ARRUDA // Santa vence o Sete por 1 x 0 na estreia do 2º turno; quinta-feira o Tricolor joga pela Copa do Brasil

Com um gol de Roger, aos 4 minutos, do primeiro tempo, o Santa Cruz iniciou com vitória a sua caminhada em busca do título do segundo turno ao vencer o Sete de Setembro, ontem, no Arruda. Por conta dos vários gols perdidos, o time, que encara o Porto no próximo domingo, também no Recife, acabou vaiado por parte da torcida que compareceu ao estádio. Antes, na quinta-feira, o Tricolor volta a jogar no Arruda, mas pela Copa do Brasil. Na partida, o time coral precisa vencer o Americano-RJ por três gols de diferença para seguir na competição nacional. Isso porque, no jogo primeiro jogo, em Campos, a equipe carioca venceu por 2 x 0.

Quando a bola rolou, o Santa Cruz conseguiu logo o que mais queria. Aos 4 minutos, Leandro Gobatto fez jogada na área e a bola sobrou para Roger. O atacante bateu cruzado, Mondragon falhou e a bola morreu no fundo do gol: 1 x 0. O Tricolor seguiu pressionando e, aos 10, Pedro Henrique brigou pela bola, que sobrou para Elder chutar fraco. Mondragon segurou com facilidade.

Só aos 14 aequipe de Garanhuns chegou com perigo. Marcelo Paraíba pegou a sobra após falha de Bilica e chutou raspando a trave de André Zuba. Depois do lance, o time coral optou por esperar o Sete de Setembro e ir para o ataque aproveitando os espaços. Porém, foi o adversário que quase chega ao gol, aos 31 minutos. Israel recebeu pela direita e cruzou. Marcelo Paraíba subiu livre e cabeceou forte. André Zuba, bem colocado, evitou o pior.

A jogada acabou acordando o Santa Cruz, que teve duas excelentes chances de ampliar o placar. Aos 32, Elder enfiou boa bola para Roger, que entrou na área e chutou rasteiro. Mondragon desviou e a bola bateu na trave. Oito minutos depois, Roger, destaque do Tricolor no primeiro tempo, passou por Nei Carioca e por Givaldo e tentou encobrir o goleiro Mondragon, que mandou a bola para escanteio.

No segundo tempo, o time comandado por Márcio Bittencourt teve uma nova chance de fazer o segundo gol. Aos 20 segundos, Parral fez boa jogada pela direita e tocou para Elder. O volante dominou e tocou para Gobatto que, livre na área, mandou para longe do gol. Só aos 14, Roger puxou um bom contra-ataque, mas se desequilibrou na hora de dar o passe para Pedro Henrique na érea.

O técnico Márcio Bittencourt fez mudanças com objetivo de dar ânimo novo ao time. William entrou em lugar de Elder e Pedro Henrique saiu para a entrada de Thomas Anderson. Aos 32, o próprio Thomas Anderson recebeu de Roger e mandou a bola no travessão. Depois do lance, outras chances foram criadas, mas o placar ficou mesmo no 1 x 0.

Santa Cruz 1

André Zuba; Parral, Thiago Matias, Leandro Camilo e Adilson, Wagner, Bilica, Elder (William) e Leandro Gobatto (Anderson); Roger e Pedro Henrique (Thomas Anderson). Técnico: Márcio Bittencourt

Sete de Setembro 0

Mondragon; Nei Carioca, Oliveira e Givaldo; Israel, Zaqueu, Williams, Marcelo Capanema e Nando (Rodrigão); Nego Pai e Marcelo Paraíba (Jaílton). Técnico: Lourival Silva

Local: Estádio do Arruda. Árbitro: Adriano Siebra. Assistentes: Jossemar Diniz e Albert Júnior. Cartão amarelo: Nando e Israel (S) e Leandro Gobatto (SC). Gol: Roger (SC). Renda: R$ 20.105,00. Público total: 12.101.