sexta-feira, 11 de abril de 2008

Santa Cruz pode fazer excursão pelo Norte/Nordeste

O período de atividades da equipe principal do Santa Cruz no primeiro semestre deste ano deverá ser encerrado no próximo dia 20, quando o time coral se despede do Campeonato Pernambucano. Como a Série C do Campeonato Brasileiro só será iniciada em julho, o grupo de jogadores do Arruda passarão pouco mais de dois meses sem disputar partidas oficiais.

Uma alternativa seria a disputa da Copa Pernambuco, mas o técnico Fito Neves já deixou bem claro que não quer que o elenco principal participe da competição. O objetivo do treinador é realizar uma espécie de excursão no Nordeste realizando amistosos com times mais fortes.

Como ainda não tem nada certo, Fito Neves vai dar uma semana de folga aos jogadores logo após o último jogo no Pernambucano. Depois, assim que chegar o novo ônibus do clube, começará a excursão. Durante essa semana de folga, o comandante coral deverá viajar para São Paulo para poder indicar jogadores para serem contratados pelo santa Cruz.

O objetivo da direção do Santa Cruz é deixar o elenco pronto para a disputa da Série C pelo menos um mês antes do início da competição.

Da Redação do PERNAMBUCO.COM

Santa Cruz pronto para receber o Vera Cruz

Lancepress

O Santa Cruz recebe o Vera Cruz neste domingo, às 16h, no Arruda, pela oitava rodada do hexagonal da morte, grupo que definirá os dois clubes rebaixados à Série B do Campeonato Pernambucano. No entanto, com 27 pontos, o time tricolor não corre mais risco de figurar na zona de descenso, mas almeja terminar a competição como líder do grupo.

Para esta partida, o treinador Fito Neves deverá manter o esquema 3-5-2 que vem dando certo no time. O trio da defesa terá a volta do zagueiro Marcelo Heleno, que cumpriu suspensão e entrará na vaga de Leandro, expulso na rodada anterior contra o Porto.

Quem também volta após suspensão é o meia Rosembrick, que entrará na posição de Muller. No gol, o jovem Jaílson está confirmado na posição, já que Paulo Musse foi dispensado na última quinta-feira e Jean está machucado.

No Vera Cruz, o treinador Adelmo Soares quer tentar surpreender o Santa Cruz e evitar a possibilidade de ser rebaixado à Série B do Estadual, já que soma 19 pontos, três a mais que o primeiro da zona de rebaixamento, o Sete de Setembro. O Sete receberá em casa, o lanterna da competição com 15 pontos, o Centro Limoeirense.

Mandato tampão

O grupo de tricolores que estão mobilizados para exigir a saída de Edson Nogueira da presidência do Santa Cruz estão contando as horas para chegar o dia 12 de maio, quando será realizada a assembléia extraordinária.

Durante minhas férias, acompanheir muitos debates sobre o impecheament do dirigente. Mas sempre ficava me perguntando quem poderia assumir o clube caso Edinho deixasse o Arruda.

Pois bem, o predileto dos oposicionistas a Edinho é o atual vice-presidente Fred Arruda.

Fred está afastado do Santa Cruz. Está afastado do Arruda. Mas tomei conhecimento, através de uma fonte segura, que ele está disposto a assumir o clube num mandato tampão.

Vamos aguardar.

Santa Cruz praticamente definido para domingo

O técnico Fito Neves não confirma, mas a equipe do Santa Cruz está definida para o confronto contra o Vera Cruz, no próximo domingo, às 16h, no Arruda. Nos dois treinos realizados nesta quinta-feira, o treinador evidenciou que vai promover os retornos de Marcelo Heleno e Rosembrik ao time titular.

Se for confirmado o mesmo time que vem trabalhando nos últimos treinos, os 11 devem ser escalados no esquema 3-5-2 com Jaílson, William, Marcelo Heleno e Memo; Rafael Mineiro, Bruno, Alexandre Oliveira, Rosembrik e Max; Gilberto e Thomas Anderson.

Jaílson permanece na equipe devido ao pedido de dispensa do titular Paulo Musse por insatisfação com a direção e comissão técnica. Os prováveis titulares na lateral esquerda, Chiquinho, na zaga, Leandro Biton, e no ataque, Thiago Capixaba, estão suspensos devido ao terceiro cartão amarelo.

Ingressos – Depois de várias rodadas demonstrando desinteresse pelo clube, os torcedores corais voltaram a demonstrar confiança no elenco do técnico Fito Neves. Uma prova disso foi a reserva dos dez mil ingressos do Programa Todos com a Nota, fato que não acontecia há várias rodadas. A troca dos bilhetes será realizada nesta sexta-feira, das 13h às 17h, no Arruda.

Da Redação do PERNAMBUCO.COM

Presidente do Santa quer priorizar amistosos

Do JC OnLine

O presidente do Santa Cruz, Édson Nogueira, não demonstrou muito interesse no time disputar a Copa Pernambuco como forma de preparar o elenco para a Série C do Brasileiro, que só começa em julho. Ele quer priorizar amistosos pela região Nordeste tendo, inclusive, autorizado empresários a negociar jogos na Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará.

No que diz respeito a contratações para a Terceirona, Edinho vai deixar todas as indicações para o técnico Fito Neves. A diretoria ficará com a responsabilidade de avaliar as possibilidades. "Fito vai a São Paulo para ver alguns jogadores. Eu ou algum outro dirigente deverá ir com ele. Há um sem-número de atletas que considero bons, desempregados", disse.

Edinho também explicou a conversa que teve com o meia Rosembrik e o zagueiro Marcelo Heleno. O assunto foi atraso de pagamentos. "Tivemos um diálogo respeitoso, onde houve esclarecimentos sobre nossa dificuldade em alguns pagamentos", informou, negando a saída dos jogadores do clube.

Em campo, Fito trabalhou jogadas de bola parada, tanto na parte ofensiva quanto defensiva, nos dois expedientes. Ele intensificou os treinos porque na próxima semana, o time terá três compromissos no espaço de uma semana. "Estamos fazendo isso para suprir a semana seguinte, já que trabalharemos mais a recuperação dos jogadores", avisou.

Zagueiro Rogério volta aos treinamentos no Santa Cruz


De olho no jogo com o Vera Cruz, no próximo domingo, os jogadores do Santa Cruz treinaram em dois turnos nesta quinta-feira. A novidade na atividade comandada por Fito Neves ficou por conta da presença do zagueiro Rogério, que estava contundido desde março e era o último jogador a permanecer no DM coral.

De volta às atividades com o restante do grupo, Rogério deu voltas ao redor do gramado nesta quinta-feira. O zagueiro disputou apenas uma partida pelo Santa, o empate em 1 a 1, coincidentemente, com o próprio Vera Cruz, no dia 16 de março.

Fito dá atenção especial a bolas áreas
O técnico Fito Neves comandou um treino técnico com ênfase na prática de finalizações, cruzamentos e movimentação. Com os zagueiros, o treinador insistiu em treinar bolas aéreas, tanto em escanteios a favor e contra

- Bola parada e a evolução dela são fundamentais. Como a nossa equipe vai jogar domingo, quarta e sábado (Vera Cruz, Petrolina e Centro Limoeirense, respectivamente), teremos que fazer trabalho mais de recuperação, ou seja, vai faltar tempo hábil para treinar essa parte. Então temos que intensificar agora - diz Fito Neves ao site oficial do Santa. Nesta sexta-feira, o treinador vai dirigir um coletivo, no Arruda, no Arruda, às 16 horas.

Da Redação do pe360graus.com

Preterido, Musse deixa Santa Cruz

Sem perspectivas de assumir titularidade durante disputa da Série C do Campeonato Brasileiro, ex-goleiro coral, titular em 18 partidas esta temporada, acerta distrato com direção

Encurralado no banco de reservas e sem qualquer perspectiva de voltar a ser titular na Série C do Campeonato Brasileiro, o goleiro Paulo Musse, um dos mais regulares da equipe no Pernambucano, pediu à diretoria do Santa Cruz para deixar o clube. A direção tricolor não fez objeções e acertou o distrato.

O mal-estar começou com a chegada de Jean. Mesmo fora de forma e com problemas no joelho direito, operado no ano passado, o goleiro foi forçado a antecipar o seu retorno aos gramados. A decisão foi tomada pelo técnico Fito Neves. Menos de dois jogos depois, ele foi retirado da equipe para aprimorar o condicionamento físico.

O próprio Jean argumentava na semana de estréia que esperava ter a possibilidade de apenas ser relacionado. Naquele momento, não se sentia pronto para ganhar a camisa 1. Mas jogou contra o Centro Limoeirense, dia 23 de março, no Estádio José Vareda, em Limoeiro, pela quarta rodada do hexagonal da morte da Série A1 do Estadual.

O Santa Cruz venceu a partida por 3x2. Na partida seguinte, no Arruda, levou mais dois gols no primeiro tempo. No intervalo, foi substituído pelo já insatisfeito Paulo Musse. Nos bastidores, até alguns integrantes do departamento médico discordavam da utilização de Jean naquele momento.

Paulo Musse havia conversado com a direção sobre a sua situação anteriormente. Ontem, porém, a posição foi definitiva. “Algumas coisas no clube estavam me deixando insatisfeito. Mas saio daqui com a amizade do presidente Édson Nogueira e as portas completamente abertas”, avaliou.

Foram 18 partidas como titular, entre Campeonato Pernambucano e Copa do Brasil. Na última delas, permaneceu em campo durante oito minutos. Sentiu a musculatura da coxa esquerda e foi substituído pelo jovem Jaílson, contratado ao 4 de Julho-PI. Em outro confronto, participou apenas do segundo tempo. Ao todo, tomou 25 gols.

Sem Paulo Musse no elenco e com Jean ainda aperfeiçoando o condicionamento, Jaílson continua como titular. “Não posso ficar trabalhando com quem já pediu para sair. Tenho que cuidar para segurar Jean e Jaílson, que continuam conosco. Desejei a Paulo Musse felicidades no seu próximo time”, ressaltou o técnico Fito Neves.

EXCURSÃO

Ontem, o presidente Édson Nogueira informou que o Santa Cruz tentará marcar excursões durante o intervalo entre o Campeonato Pernambucano e a Série C, cerca de dois meses e meio. “Seria bom marcarmos amistosos pelo Nordeste. A chegada do nosso novo ônibus pode viabilizar isso.”

Antes, porém, integrantes da comissão técnica e da diretoria viajam ao interior de São Paulo para tentar fechar com pelo menos mais seis reforços. Até o momento, foram anunciados o segundo volante Gedeil, do Ypiranga, e o meia Jorge Henrique, do Guaratinguetá-SP.

Atenções canalizadas para futebol tricolor

Na próxima terça-feira, o grupo que está estudando um novo projeto para viabilizar o Santa Cruz deve apresentar alternativas para o departamento de futebol do clube. “Precisamos voltar às nossas origens. Somos uma instituição prioritariamente ligada ao futebol. É o nosso maior objetivo e deve permanecer acima de qualquer outro interesse”, analisou José Nivaldo Júnior, um dos 12 integrantes.

O consenso em torno de um novo plano para a gestão do futebol coral foi estabelecido na última segunda-feira, quando integrantes da diretoria tricolor repassaram ao grupo de trabalho um raio-x do Santa. “Não adianta fazer as coisas no chute. Precisamos conhecer a realidade de perto. Vimos que o Santa Cruz é um clube inviável”, seguiu Nivaldo.

Uma outra perna do problema envolve o patrimônio tricolor. “Talvez jamais o nosso patrimônio tenha oferecido qualquer tipo de benefício ou lucro. Atualmente, pelo contrário, está se deteriorando e ainda onerando os cofres. O projeto da Arena Coral, que já está posto, é uma boa saída”, declarou o porta-voz.

Nivaldo fez questão de ressaltar ainda que o grupo não tem ligação política com a Administração Édson Nogueira. “O Santa Cruz precisa passar por mudanças estruturais drásticas. E isso não tem necessariamente ligação com a atual diretoria. Vai ser apresentado um plano para toda a comunidade tricolor: situação, oposição e torcida. Futuramente vamos abrir as discussões.”

Musse joga a toalha

Goleiro se diz insatisfeito e acertou, com a diretoria do clube, sua saída do Santa

A conversa foi curta e sem arrodeios. O presidente Edson Nogueira chamou três dos mais experientes jogadores do elenco do Santa Cruz em sua sala ontem, pela manhã: Marcelo Heleno, Rosembrick e Paulo Musse. O papo foi individual para saber se algum deles estava insatisfeito no clube. Os dois primeiros negaram e reafirmaram o interesse de permanecer no grupo. O goleiro Paulo Musse confirmou sua aparente insatisfação e as partes chegaram a um acordo. O goleiro não faz mais parte do Santa Cruz e deve assinar o seu distrato ainda hoje.

A saída de Paulo Musse não chega a ser uma surpresa no Arruda. O goleiro ficou bastante chateado com a maneira como foi sacado do time titular pelo técnico Fito Neves. O treinador coral, na partida contra o Centro Limoeirense (3 x 2) - pela quarta rodada do hexagonal da morte -, escalou Jean, que vinha parado há oito meses por conta de uam cirurgia no joelho, e deixou Musse no banco.

Questionado ontem sobre o assunto, Paulo Musse não quis polemizar. "Esse episódio já está superado.Minha amizade com Jean até se fortaleceu aqui no Santa Cruz", disse o jogador, que já jogou com Jean no Vitória-BA. "E com Fito resolvi tudo na época mesmo", comentou deixando, nas entrelinhas, que os motivos seriam outros. O certo é que o goleiro deve ter outras propostas para jogar a Série B do Brasileiro.

"O jogador deixou claro que estava insatifeito no clube. Então não tem o que fazer. Foi um destrato amigável e sem problemas. Vamos pagar o mês que devemos ao Paulo Musse e ele vai seguir seu rumo", limitou-se a responder o presidente Edson Nogueira.

Na semana passada, a diretoria do Santa Cruz saldou um mês de atraso com os prata-da-casa. Na próxima, será a vez do restante do elenco, da comissão técnica e também dos funcionários. "Estamos fazendo um esforço enorme para deixar tudo em dia. Queria pedir a ajuda dos torcedores para vir ao estádio no domingo ajudar o time", disse Edinho.

E parece que o torcedor coral está novamente motivado com o desempenho da garotada dentro de campo. Há bastante tempo neste Campeonato Pernambucano, o Santa Cruz não tinha todos os 10 mil ingressos do programa Todos com a Nota reservados. Para a partida contra o Vera Cruz, domingo, no Arruda, todo o montante foi reservado. A troca acontece hoje das 13h às 17h. A venda dos ingressos também começam hoje aos preços de R$ 5 e R$ 10.

Copa PE não é a prioridade

Com a proximidade do fim do Estadual, a diretoria do Santa Cruz já começa a se movimentar para programar o hiato que o time terá até o início da Série C do Brasileiro. Serão quase três meses parado sem nenhuma competição. A possibilidade de disputar a Copa Pernambucano, com o time principal, está praticamente descartada. Assim, a idéia é tentar excursões.

"Já comecei a conversar com alguns amigos para fazer amistosos ou disputar algum torneio aqui, no Norte e Nordeste. E, provavelmente, já estaremos com o nosso ônibus novo - patrocinado pela Minasgás -, o que vai facilitar bastante o deslocamento do elenco. Nós não queremos lucrar com esses jogos e sim preparar o time", disse o presidente Edson Nogueira.

A idéia do técnico Fito Neves é dar uma semana de folga ao elenco ao final do Pernambucano. Depois todos se reapresentam para começar os trabalhos visando a Série C. Neste período, o treinador vai viajar até São Paulo com um diretor do clube para fechar algumas contratações.

Além de Gedeil, do Ypiranga, o Santa Cruz já tem um pré-contrato com Jorge Henrique, do Guaratinguetá-SP. Comenta-se no Arruda o interesse no lateral-direito Bruno e do atacante Edmundo, ambos do Ypiranga. A vinda do zagueiro Gum, do Marília-SP, está ficando difícil. O jogador está com mercado na Série B.

Paulo Musse pede para deixar o Santa Cruz

Marcos Pastich



Goleiro teria ficado desmotivado após a contratação de Jean
Paulo Musse até chegou a treinar ontem, mas, depois, pediu para ir embora
GUSTAVO LUCCHESI

Enquanto uns se preparam para dar “oi”, outros já passam a dar “adeus” às Repúblicas Independentes do Arruda. Um dia após anunciar a contratação do volante Gedeil, do Ypiranga - o jogador só se apresentará ao término do Estadual 2008 -, o clube rescindiu contrato com o goleiro Paulo Musse, ontem pela manhã. Segundo informações dos próprios dirigentes corais, a decisão partiu do próprio atleta, que estaria desmotivado após a chegada do veterano Jean, contratado a pedido do treinador coral, Fito Neves, fato que foi confirmado pelo diretor de futebol Constantino Júnior.

“Paulo ficou estranho desde que o Jean chegou. Mas, na época, conversamos, e tudo ficou bem. Porém, no início desta semana, percebemos ele agindo estranho novamente, foi quando Edinho chamou ele hoje (ontem) de manhã e perguntou se ele queria continuar, e ele respondeu que estava indo embora”, afirmou Constantino.

Já o arqueiro, que chegou a treinar normalmente com o elenco coral, ontem, no Arruda, admitiu que a situação de perder a titularidade, sem ter cometido falha alguma, o deixou chateado, mas, em contrapartida, agradeceu todo o carinho e tratamento recebido pela torcida e pelo presidente tricolor, Édson Nogueira, o Edinho. “Não posso negar que fiquei chateado em ser sacado do time atuando bem, mas saio de cabeça erguida e sem mágoa de ninguém. Só tenho a agradecer a Edinho e a essa torcida maravilhosa, que não merecem o que estão passando”, declarou Musse. O goleiro fez 18 partidas com a camisa tricolor, sendo 16 pelo Pernambucano e dois pela Copa do Brasil, e tomou 23 gols. A partida em questão aconteceu no dia 26 do mês passado, na vitória da Cobra Coral contra o Centro Limoeirense, por 3x2. Coincidência ou não, a partida marcou a estréia de Jean e a quebra do maior jejum de vitórias na história do Tricolor em estaduais, conseguindo vencer após dez jogos de maus resultados.

E perseguindo a meta de terminar o Pernambucano na terceira colocação geral, o treinador Fito Neves já tem a equipe que enfrenta o Vera Cruz, domingo, no Arruda, praticamente definida. A única dúvida é o goleiro Jaílson, que reclama de dores no adutor da coxa direita e ainda não tem presença confirmada. Se for vetado, o “menino” Bruno, no auge dos seus 15 anos, pode ser o titular, já que Jean continua recuperando a forma física.