quarta-feira, 26 de março de 2008

Santa tenta não deixar a empolgação cair

No último domingo, o Santa Cruz acabou uma série de dez jogos sem vencer ao bater o Centro Limoeirense por 3x2, no Estádio José Vareda, em Limoeiro. O desafio hoje é não deixar a empolgação cair e engrenar uma seqüência de vitórias. O desafiante será o Petrolina, a partir das 20h30, no Arruda, pela quinta rodada do hexagonal da morte da Série A1 do Campeonato Pernambucano.

O jogo de hoje vem sendo tratado como estratégico para o time na tentativa de fugir do rebaixamento à Série A2 da próxima temporada. Domingo que vem, a partida será novamente em casa, contra o Sete de Setembro. Em caso de duas vitórias com o apoio do torcedor, o Santa Cruz, de acordo com o pensamento dos dirigentes, praticamente elimina a possibilidade de queda.

No momento, a equipe comandada por Fito Neves está na vice-liderança do hexagonal da morte, com 20 pontos contabilizados. Perde para o Porto apenas no critério de número de vitórias (5x4). O Petrolina, por outro lado, está com 17 pontos e uma posição abaixo dos tricolores. O primeiro da lista de rebaixamento é o Centro Limoeirense, com 14 pontos.

O foco na situação atual do time é tamanho que o treinador tem evitado comentar sobre possíveis contratações para a Série C do Campeonato Brasileiro. “Não é o momento de ficar falando de jogadores do Sport, Náutico, Bayern de Munique ou Real Madrid. Estou preocupado em livrar o Santa do rebaixamento e trabalhar com as peças disponíveis no momento”, disse Fito.

Os bons ventos parecem de fato ter voltado ao Arruda. O goleiro Jean, que era dúvida por conta de um inchaço no joelho direito após o confronto com o Centro, foi liberado pelo departamento médico e está confirmado para esta noite. “Isso vai passar com o decorrer dos jogos, não é problema”, garantiu o médico Ivo Melo.

A mudança significativa será efetuada no setor de proteção à zaga. O experiente volante Alexandre, principal organizador do meio-de-campo coral, levou o terceiro cartão amarelo e cumpre suspensão. O treinador decidiu improvisar o lateral-direito William na função. “Não tem muito segredo. É não deixar nada passar por ali”, afirmou o substituto.

O ala direito Rafael Mineiro, o esquerdo Chiquinho, o volante Alan e o meia Rosembrik completam o meio. O trio de zaga conta com os volantes Memo e Leandro, além do zagueiro Marcelo Heleno. Na frente, jogam Thomas Anderson e Thiago.

ADVERSÁRIO

O técnico do Petrolina, Mário César, define o time momentos antes do jogo. Ele tem dúvidas em todos os setores. “Não sou de esconder, mas alguns jogadores não estão 100%”, afirmou.

O treinador arma um time ofensivo. “Chegamos numa fase decisiva e estamos oscilando. Tenho uma equipe experiente e não podemos perder mais pontos facilmente”, finalizou.

Candidato a xodó estréia na casa coral

A média de Thiago é impressionante. São 14 gols em 12 partidas disputadas neste ano. Com a camisa do Santa Cruz, são três em dois jogos da Série A1 do Campeonato Pernambucano, todos fora de casa. Agora, o atacante e mais novo candidato a xodó da torcida coral espera fazer a festa dentro de casa. Será a primeira atuação do jogador no Arruda.

A estréia pelo Santa foi no dia 23, quando o time comandado por Fito Neves empatou com o Vera Cruz por 1x1, no Estádio Carneirão, em Vitória de Santo Antão. Ele deixou um, de pênalti. Domingo passado, na sua segunda partida, fez dois na vitória por 3x2 em cima do Centro Limoeirense, no José Vareda, em Limoeiro.

Os outros 11 gols na temporada foram marcados pelo Queimadense-PB, em dez partidas do Campeonato Paraibano. “Não vejo a hora de estrear no Arruda. Sempre vi a torcida do Santa Cruz fazer a festa no estádio pela televisão e achava muito bonito. Espero que a vitória contra o Centro seja a primeira de muitas”, disse.

O atacante revelou que vem gravando as imagens dos seus jogos em DVD e guardando recortes de jornais com notícias das suas atuações. “Meu pai mora em Vila Velha (ES) e minha mãe no Rio de Janeiro. Como estão longe, procuro guardar o material para depois mostrar tudo o que venho passando”, completou Thiago.

Ânimo renovado

Depois de encerrar jejum de dez jogos sem vencer no Estadual, Santa Cruz está empolgado para enfrentar Petrolina no Arruda

Com o ânimo renovado depois da vitória diante do Centro Limoeirense, que encerrou um jejum de dez jogos sem vencer no Estadual, o Santa Cruz enfrenta o Petrolina hoje, às 20h30, no Arruda, com o objetivo de consolidar a sua reação no hexagonal da morte. O Tricolor, que divide os mesmos 20 pontos com o Porto e está atrás por conta dos critérios de desempate, reencontra o seu torcedor em uma situação bem mais favorável do que nos últimos jogos em casa.

Mais uma vitória hoje deixará a equipe coral em uma situação privilegiada para espantar de vez o fantasma do rebaixamento à segunda divisão do Campeonato Pernambucano. O confronto com o Petrolina é mais um jogo de seis pontos, pois o adversário soma 17 na classificação e está logo abaixo do Santa Cruz. A boa notícia para a torcida tricolor é que o departamento médico do clube garantiu a presença do goleiro Jean na partida. "Ele vai jogar sim. Ficou repousando durante todo o dia de hoje (ontem) e o seu joelho está melhor", disse Ivo Melo, médico coral.

O Santa Cruz ainda terá mais duas novidades no time. A primeira é o retorno do zagueiro Marcelo Heleno, que cumpriu suspensão automática na rodada passada. Ao lado dele, o técnico Fito Neves vai manter os volantes Leandro Biton e Memo - improvisados - formando o trio de zaga. Quem também reaparece na equipe, mas fora de sua posição original é o lateral-direito William. O jogador foi escolhido pelo treinador para substituir Alexandre Oliveira (suspenso) na cabeça-de-área coral. O restante do time será o mesmo que bateu o Centro Limoeirense, no Estádio José Vareda, em Limoeiro. "Estamos aqui para ajudar mesmo. Eu já fiz alguns coletivos atuando como volante e acredito que não terei muita dificuldade de jogar neste setor", avaliou William.

Ironia - A diretoria do Santa Cruz negou que a reunião com o presidente do Sport, Milton Bivar, ontem, na Ilha do Retiro, tratou do empréstimo de jogadores do Leão para a Cobra Coral. "O assunto foi puramente administrativo. Fomos falar sobre o acordo dos três clubes com a Justiça doTrabalho", disse Sylvio Belém, diretor de futebol. O técnico Fito Neves ratificou a versão dos dirigentes. "Não me interessa ninguém do Sport que não esteja jogando. A rivalidade aqui é grande e trazer por trazer não adianta. Só me interessa Durval, Romerito e Roger", afirmou sorridente. Mas não será surpresa se Cristiano (zagueiro), Elias (zagueiro), Bia (volante) e Reginaldo (atacante) aparecerem no Arruda.

Santa Cruz
Jean; Leandro Biton, Memo e Marcelo Heleno; Rafael Mineiro, Allan Reuber, William, Rosembrick e Chiquinho; Thomas Anderson e Thiago Capixaba. Técnico: Fito Neves.

Petrolina
Ari Casa Nova; Daniel, Jalmir, Marcos Pantera e Joninha; Gama, Rincón, Janilson e Allan; Uecslei e Ciel Baiano. Técnico: Cupira.

Local: Estádio do Arruda.
Horário: 20h30.
Árbitro: Patrício Souza
Assistentes: Jossemmar Diniz e João Marcelo Albert
Ingressos: R$ 5 (sócio, idosos e estudante) e R$ 10 (arquibancada).

Aliviado, Santa Cruz tenta engrenar


Marcos Pastich


Após quebrar jejum, time quer se livrar de vez da degola. William será improvisado
Com três gols em dois jogos, Thiago (D) é a esperança
GUSTAVO LUCCHESI


Aliviado após a quebra do maior jejum de vitórias da história do clube em campeonatos estaduais, o Santa Cruz volta ao Arruda hoje, para enfrentar o Petrolina, às 20h30, em jogo da rodada de encerramento dos jogos de ida do Hexagonal da Morte. Após dez partidas sem saber o que é sair de campo vitorioso, o Tricolor derrotou o Centro Limoeirense, na última rodada, chegou aos 20 pontos ganhos, e praticamente afastou de vez o fantasma do rebaixamento, abrindo seis pontos de distância da zona de degola do Estadual 2008.

Porém, mesmo com os bons ventos aparentemente começando a soprar em direção às Repúblicas Independentes do Arruda, o treinador coral, Fito Neves, como de costume, terá dificuldades para armar a equipe titular. Sem poder contar com os zagueiros Rogério e Anderson, ambos lesionados, o técnico formará o trio de zaga com os volantes Memo e Leandro Biton, além de Marcelo Heleno, que retorna de suspensão.

Mas a grande surpresa vem no meio de campo, com o lateral William sendo improvisado na função de primeiro volante, já que Alexandre Oliveira tomou o terceiro amarelo no último jogo. O goleiro Jean, com dores no joelho, é dúvida.

O confronto de hoje ainda tem um sabor especial para um atleta específico. Com menos de 15 dias de Santa Cruz, o atacante Thiago Capixaba ainda não atuou diante da torcida coral, tendo jogado apenas contra Vera Cruz e Centro fora de casa, já marcando três gols nesses dois jogos e surgindo como novo candidato a ídolo do clube. “Estou louco pra jogar no Arruda. Eu via alguns jogos pela televisão e graças a Deus estou tendo a oportunidade de jogar aqui”, comentou Thiago.

Tigre quer voltar a vencer e afastar rebaixamento

Paulo Fazio

Depois de perder uma boa oportunidade de disparar na classificação do Hexagonal da Morte empatando em casa com o lanterna Sete de Setembro, em 2x2, o Petrolina tem a árdua missão de tentar impedir que o Santa Cruz engate uma série de vitórias, depois que os tricolores quebraram um jejum de dez partidas sem vencer, contra o Centro Limoeirense, na última rodada.

Como vem se repetindo em todas as rodadas, o técnico Cupira segue com vários desfalques para escalar a equipe. Enquanto segue aguardando o julgamento de Marcos Pantera, que deverá ocorrer hoje, o Tigre ainda terá quatro jogadores como dúvida. Dois deles, o goleiro Maicon e o atacante Ciel Baiano, provavelmente se recuperarão a tempo e deverão continuar na titularidade. Já Joninha e Janílson têm poucas chances de ganhar condições de jogo e devem ficar mesmo de fora desta partida.

Santa Cruz
Jean (Paulo Musse); Leandro Biton, Marcelo Heleno e Memo; Rafael Mineiro, William, Alan, Rosembrick e Chiquinho; Thomas Anderson e Thiago Capixaba
Técnico: Fito Neves

Petrolina
Maicon; Daniel, Rangel, Jarbas e Nilton Petrolina; Salgueiro, Gama, Alan, Serginho e Uéslei; Ciel (Diogo)
Técnico: Mário Sérgio Cupira

Local: Arruda - Horário: 20h30
Árbitro: Patricio Souza
Assistentes: Jossemar Diniz e João Marcelo Albert
Preliminar: Santa Cruz x Petrolina, às 18h (juniores)
Ingressos: R$ 5,00 (meia-entrada) e R$ 10,00 (inteira)