quarta-feira, 26 de março de 2008

Santa tenta não deixar a empolgação cair

No último domingo, o Santa Cruz acabou uma série de dez jogos sem vencer ao bater o Centro Limoeirense por 3x2, no Estádio José Vareda, em Limoeiro. O desafio hoje é não deixar a empolgação cair e engrenar uma seqüência de vitórias. O desafiante será o Petrolina, a partir das 20h30, no Arruda, pela quinta rodada do hexagonal da morte da Série A1 do Campeonato Pernambucano.

O jogo de hoje vem sendo tratado como estratégico para o time na tentativa de fugir do rebaixamento à Série A2 da próxima temporada. Domingo que vem, a partida será novamente em casa, contra o Sete de Setembro. Em caso de duas vitórias com o apoio do torcedor, o Santa Cruz, de acordo com o pensamento dos dirigentes, praticamente elimina a possibilidade de queda.

No momento, a equipe comandada por Fito Neves está na vice-liderança do hexagonal da morte, com 20 pontos contabilizados. Perde para o Porto apenas no critério de número de vitórias (5x4). O Petrolina, por outro lado, está com 17 pontos e uma posição abaixo dos tricolores. O primeiro da lista de rebaixamento é o Centro Limoeirense, com 14 pontos.

O foco na situação atual do time é tamanho que o treinador tem evitado comentar sobre possíveis contratações para a Série C do Campeonato Brasileiro. “Não é o momento de ficar falando de jogadores do Sport, Náutico, Bayern de Munique ou Real Madrid. Estou preocupado em livrar o Santa do rebaixamento e trabalhar com as peças disponíveis no momento”, disse Fito.

Os bons ventos parecem de fato ter voltado ao Arruda. O goleiro Jean, que era dúvida por conta de um inchaço no joelho direito após o confronto com o Centro, foi liberado pelo departamento médico e está confirmado para esta noite. “Isso vai passar com o decorrer dos jogos, não é problema”, garantiu o médico Ivo Melo.

A mudança significativa será efetuada no setor de proteção à zaga. O experiente volante Alexandre, principal organizador do meio-de-campo coral, levou o terceiro cartão amarelo e cumpre suspensão. O treinador decidiu improvisar o lateral-direito William na função. “Não tem muito segredo. É não deixar nada passar por ali”, afirmou o substituto.

O ala direito Rafael Mineiro, o esquerdo Chiquinho, o volante Alan e o meia Rosembrik completam o meio. O trio de zaga conta com os volantes Memo e Leandro, além do zagueiro Marcelo Heleno. Na frente, jogam Thomas Anderson e Thiago.

ADVERSÁRIO

O técnico do Petrolina, Mário César, define o time momentos antes do jogo. Ele tem dúvidas em todos os setores. “Não sou de esconder, mas alguns jogadores não estão 100%”, afirmou.

O treinador arma um time ofensivo. “Chegamos numa fase decisiva e estamos oscilando. Tenho uma equipe experiente e não podemos perder mais pontos facilmente”, finalizou.

Candidato a xodó estréia na casa coral

A média de Thiago é impressionante. São 14 gols em 12 partidas disputadas neste ano. Com a camisa do Santa Cruz, são três em dois jogos da Série A1 do Campeonato Pernambucano, todos fora de casa. Agora, o atacante e mais novo candidato a xodó da torcida coral espera fazer a festa dentro de casa. Será a primeira atuação do jogador no Arruda.

A estréia pelo Santa foi no dia 23, quando o time comandado por Fito Neves empatou com o Vera Cruz por 1x1, no Estádio Carneirão, em Vitória de Santo Antão. Ele deixou um, de pênalti. Domingo passado, na sua segunda partida, fez dois na vitória por 3x2 em cima do Centro Limoeirense, no José Vareda, em Limoeiro.

Os outros 11 gols na temporada foram marcados pelo Queimadense-PB, em dez partidas do Campeonato Paraibano. “Não vejo a hora de estrear no Arruda. Sempre vi a torcida do Santa Cruz fazer a festa no estádio pela televisão e achava muito bonito. Espero que a vitória contra o Centro seja a primeira de muitas”, disse.

O atacante revelou que vem gravando as imagens dos seus jogos em DVD e guardando recortes de jornais com notícias das suas atuações. “Meu pai mora em Vila Velha (ES) e minha mãe no Rio de Janeiro. Como estão longe, procuro guardar o material para depois mostrar tudo o que venho passando”, completou Thiago.

Nenhum comentário: