
O acesso à Série A do Brasileiro, no final de 2005, foi o último momento de glória do Santa Cruz. De lá para cá, o Tricolor seguiu uma derrocada incrível que culminou com o rebaixamento à Série C. Mesmo num cenário tão nebuloso e preocupante, o Tricolor ainda assim serviu de vitrine para inúmeros jogadores aparecerem para o futebol nacional. Uns chegaram desacreditados, outros como simples apostas e ainda houve aquele pratas-da-casa que, com muita força de vontade, conseguiram superar todas as adversidade e partiram para vôos mais altos.
O Diario fez um levantamento dsses jogadores (veja quadro). Atletas que usaram o seu futebol e a vitrine do Santa Cruz, contrariando a tudo e a todos, e hoje estão muito bem abrigados. Atletas como o artilheiro Marcelo Ramos que, em uma temporada, saiu do ostracismo no Atlético-GO para virar artilheiro do Pernambucano, em 2007, e receber uma proposta irrecusável para jogar no Atlético-PR. Ou ainda o lateral-esquerdo Piauí, que chegou ao Arruda emprestado pelo Porto, de Caruaru, virou destaque no Tricolor e também acabou se transferindo para a Arena da Baixada.
Porém, nenhum deles teve tanto destaque, com tanta competência, como o meio-campista Carlinhos Paraíba. Destaque do Nacional de Patos-PB, o jogador chegou ao Arruda junto com o volante Wendell. Tímido não demorou muito para mostrar todas as suas virtudes. Conquistou seu espaço no time que, mesmo rebaixado para a Série C, teve Paraíba como um dos grandes destaques. Foi assim também no Pernambucano deste ano. O jogador, literalmente, levou o Santa Cruz nas costas e sua saída do Arruda seria questão de tempo.
A ascensão de Carlinhos Paraíba foi impressionante. Em menos de dois anos, saiu do interior da Paraíba para tornar-se campeão paranaense e um dos principais ídolos da torcida do Coritiba. Vive o melhor momento de sua carreira. Já recebeu até uma sondagem para ir defender as cores do todo poderoso São Paulo Futebol Clube.
Sem perder sua modéstia, o jogador conversou por telefone com o Diario e fez rasgados elogios ao clube que lhe projetou. "Foi aí no Santa que me tornei um jogador de verdade. Foi o meu primeiro grande clube", afirmou, antes de completar: "Quando cheguei imaginei que poderia crescer na profissão, pois me identifiquei imediatamente com o clube e sua torcida. O torcedor do Santa é apaixonante. O time mal e o Arruda estava cheio em muitos jogos. Nunca vou esquecer o apoio que tive no clube".
Carlinhos Paraíba disse que a força do clube e da torcida fez com que o seu futebol aparecesse nacionalmente. "Aí tive todas as condições de jogar futebol. Apesar da dificuldade financeira do clube, nunca me faltou nada. E, por isso, vou sempre indicar o Santa Cruz para os jogadores que me perguntarem sobre o clube", completou o jogador que é o grande xodó da torcida do Coxa e que deixou saudades no Arruda.
Ex-jogadores do Santa (de 2006 a 2008)
Zagueiro
Hugo (Vasco-RJ)
Prata-da-casa foi a grande revelação do time na Série B de 2007. Acabou saindo do clube depois de um longo período de litígio - acabou fazendo um acordo. Jogou o Paulistão/08 pelo Ituano e, na semana passada, foi contratado pelo Vasco-RJ.
Laterais
Piauí (Atlético-PR)
Contratado junto ao Porto, de Caruaru, o lateral-esquerdo chegou ao Arruda como uma aposta e deu conta do recado. Fez uma excelente Série B, em 2007, e acabou indo para o Atlético-PR, que pagou sua multa rescisória.
Volantes
Andrade (Cadiz / Espanha)
Um dos destaques na campanha do título Pernambucano de 2005 e, também, no Brasileiro, que levou o time à Série A em 2006. Se transferiu para o Vasco da Gama onde foi titular absoluto. Hoje está na Europa jogando pelo Cadiz, da Espanha.
Meio-campistas
Rosembrick (São Caetano-SP)
Apesar de não ter sido titular absoluto na campanha do acesso à Série A, em 2005, o "Mago do Arruda", ganhou muita projeção nacional pela sua participação na equipe. Foi negociado com o Palmeiras, depois Sport, voltou para o Santa e agora está no São Caetano-SP.
Carlinhos Paraíba (Coritiba-PR)
Foi a principal revelação do Santa Cruz nos últimos dois anos. O jogador chegou ao Arruda para a Série B de 2007. Fez um bom campeonato. Repetiu a dose no Pernambucano. Foi negociado com o Coritiba-PR onde já é a grande estrela do time e sagrou-se campeão paranaense 2008.
Atacantes
Carlinhos Bala (Sport)
Prata-da-casa foi no Arruda que fez todo o seu nome. Titular absoluto na campanha do título estadual de 2005 (seu primeiro na carreira) e um dos responsáveis pelo acesso à Série A, em 2006, acabou se transferindo para o Cruzeiro. De Belo Horizonte, retornou para defender o Sport.
Nenê (Ipatinga-MG)
Ele estava no Confiança-SE quando veio para o Santa Cruz. Foi o artilheiro do time na Série A de 2006 e despertou o interesse do Cruzeiro, para onde acabou se transferindo ao final de seu contrato. Hoje está no Ipatinga-MG.
Marcelo Ramos (Atlético-PR)
Estava totalmente desacreditado e desestimulado para o Futebol. Antes do Santa Cruz lhe estender a mão, o atacante teve uma passagem irrelevante no Atlético-GO. Foi artilheiro do Pernambucano 2007 e principal nome do time na Série B, quando foi contratado pelo Furacão.
Jorge Henrique (Botafogo)
O atacante estava no Ceará, passando por maus momentos, quando se transferiu para o Santa Cruz em 2006. Acabou sendo um dos destaques na pífia campanha do time na Série A. Ao final do ano, mesmo com o rebaixamento, se transferiu para o Botafogo.