quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Zuba já pensa no jogo contra o Central


Goleiro está surpreso com a má atuação da equipe coral diante do Porto

GLOBOESPORTE.COM
Recife


Após receber elogios do técnico Márcio Bittencourt apesar dos quatro gols sofridos diante do Porto, o goleiro André Zuba se mostrou surpreso de forma negativa com o desempenho do Santa Cruz.

- Nosso time não esperava esse placar. A gente veio com o intuito da vitória mas, infelizmente, saímos com esse placar de 4x0. Quando levamos o segundo, o nosso time desestabilizou. Acho que temos que ter mais calma e paciência. Não podemos levar dois gols em tão pouco tempo - disse Zuba, se referindo aos dois marcados pelo Porto já nos acréscimos.

Destaque pela segunda vez do Tricolor no Pernambucano, o defensor agora espera uma nova postura e um melhor resultado diante do Central.

- Foi um dia em que nada deu certo e que não pode se repetir. Espero que no Arruda a torcida vá nos apoiar e que tudo seja diferente no domingo – finalizou.

Técnico Márcio Bittencourt não vê goleada como vexame


Num misto de tranquilidade e desânimo, o técnico do Santa Cruz, Márcio Bittencourt, tentou explicar a péssima apresentação tricolor diante do Porto, na noite da última quarta-feira. A derrota por 4 x 0 machucou. No entanto, Bittencourt rejeita o rótulo de vexame para o desempenho do time.

“Vexame não. No futebol você trabalha com três resultados, e a derrota é algo que faz parte neste início de trabalho. Eu não sou covarde, tentei acertar mas não consegui. Os outros times iniciaram a competição mais bem preparados que o nosso. Sabíamos que não iríamos colher os frutos tão cedo”, afirmou o treinador.

Domingo, o Santa recebe o Central no jogo que vai marcar a reabertura do Arruda. Até o momento, os corais somam três pontos conquistados na estreia ao vencer o Sete de Setembro.

Da Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR

Goleada sobre o Santa Cruz leva o Gavião à liderança

Flávio José


Time de Caruaru não teve dó dos tricolores, ontem
Gustavo Paes
Invertendo o tradicional ditado, depois da calmaria veio a tempestade para os lados do Santa Cruz. A equipe coral sofreu uma goleada para o Porto, ontem, em Caruaru. A equipe interiorana venceu por 4x0 e assumiu a liderança do torneio, com seis pontos, enquanto o time da Capital caiu para a sétima posição. Agora, a torcida vai ter que superar a ressaca e tentar ajudar o elenco no domingo, quando o Tricolor faz sua primeira partida no Arruda, contra o Central. Ao final do jogo, o técnico coral Márcio Bittencourt resumiu o que foi a partida. “Só quem jogou bem foi o (goleiro) André Zuba. Se não fosse ele, a derrota seria pior”.

Ao contrário da partida contra o Sete de Setembro, quando a equipe do Santa Cruz começou sendo pressionada, o Tricolor foi bem nos primeiros minutos em Caruaru, principalmente contando com a participação do lateral-direito Parral. Marcelo Ramos teve algumas boas oportunidades, mas não conseguiu balançar as redes. Porém, após os 20 minutos de jogo, o Porto cresceu, pressionando a saída de bola e agredindo o Mais Querido. Aos 40 minutos, o meia Thiago Laranjeiras foi derrubado dentro da área por Memo. Guego cobrou a penalidade e abriu o marcador. Minutos depois, Vágner evitou o segundo gol do time local.

Na etapa final, veio o massacre do Porto. A zaga tricolor perdeu totalmente o controle das ações diante da velocidade dos jovens do Gavião. André Zuba teve que fazer milagres, mas aos 24 minutos, o arqueiro coral não resistiu. Em uma falha coletiva, o Tricolor deixou Kyros livre para ampliar. A torcida caruaruense gritava olé, e o time mostrava apetite. Aos 44, o destacado Thiago Laranjeiras fez boa jogada pela esquerda e cruzou para Guego marcar o seu segundo tento, desta vez de cabeça. Quem jogou a última pá de terra foi o lateral Val, de forma brilhante. Ele deu um chapéu no meio campo, avançou com a bola e bateu no ângulo de Zuba, que nada pôde fazer.

ARRUDA

Os dirigentes do Santa Cruz estão contando as horas, na expectativa de que o Arruda esteja completamente liberado para o primeiro jogo do time em casa no Campeonato Pernambucano, contra o Central, que acontece domingo, às 18h. O anel superior do estádio, que está interditado desde 2007, foi vistoriado pela Diretoria de Controle Urbano (Dircon). O promotor de Defesa do Consumidor do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Geraldo Mendonça, aguarda o resultado da análise para decidir sobre a liberação. “Ainda não recebi o resultado”, disse o promotor na noite de ontem.

Porto

Danilo; Baiano (Val), Gonçalves, Stanley e Aírton; Rodolfo, Cosme, Guego e Thiago Laranjeiras; Marlos e Kyros (Neilson)
Técnico: Adelmo Soares

Santa Cruz

André Zuba; Parral, Sandro (Anderson), Memo e Adílson; Vágner, Bilica, WIllian (Juan Felipe) e Élder (Húdson); Márcio e Marcelo Ramos
Técnico: Márcio Bittencourt

Local: Luiz Lacerda (Caruaru)
Árbitro: Emerson Sobral
Assistentes: Albert Júnior e Júlio César Bezerra
Cartões amarelos: Memo, Vágner, Rodolfo, Guego
Gols: Guego (de penalti, aos 40 do 1°T, e aos 45 do 2°T), Kyros (aos 24 do 2° T), e Val ( aos 47 do 2° T)
Público: 5.745
Renda: 30.630

* Com colaboração de Diego Mendes, em Caruaru

Porto atropela o Santa e assume a liderança

O Porto parece estar revivendo as temporadas de 1997 e 1998 do Campeonato Pernambucano, quando sagrou-se vice-campeão. Ontem à noite, a jovem equipe de Caruaru voltou a assombrar os grandes do Estado ao bater o Santa Cruz pelo placar histórico de 4x0, no Estádio Luiz Lacerda, em Caruaru, pela segunda rodada da edição atual. O Gavião do Agreste é o novo líder do primeiro turno, com seis pontos e saldo de gols positivo de sete. O Sport tem os mesmos seis pontos, mas perdeu a posição porque tem um gol a menos no critério de desempate.

O futebol imposto pelo Porto ao Santa Cruz deixou o técnico Márcio Bittencourt decepcionado com o próprio time. “Fomos completamente apáticos, marcamos o time do Porto apenas com os olhos. Não fosse o goleiro André Zuba, teríamos perdido por mais. Se pudéssemos mudar os dez jogadores de linha, teríamos feito. Mas isso não pode no futebol. Sabíamos que o nosso início seria complicado, mas também não podemos tirar os méritos do Porto”, declarou o comandante.

O Santa Cruz caiu da quinta para a sétima colocação. Está empatado com três pontos com Ypiranga e Salgueiro, mas perde no saldo de gols. O time de Santa Cruz do Capibaribe tem um gol positivo, o representante sertanejo tem um negativo, enquanto os corais possuem três negativos. Depois de um pequeno giro pelo interior, o tricolor vai finalmente reencontrar o calor da torcida no Arruda, próximo domingo, pela terceira rodada da competição. “Na nossa casa tem que ser diferente”, alertou o goleiro André Zuba, destaque coral, mais uma vez.

O Porto, por sua vez, terá uma grande possibilidade de se consolidar na liderança. No domingo, joga novamente no Luiz Lacerda. Vai receber o time do Petrolina. O próximo adversário fecha a segunda rodada hoje à noite, contra o Central, em Salgueiro. Além de descansar um dia a menos em relação aos caruaruenses, a Fera Sertaneja fará longas viagens de ônibus, sem tempo para treinar.

JOGO

O começo do confronto foi equilibrado. Descansado, o Santa Cruz igualou as ações e chegou até a criar chances de abrir o placar. Os escanteios cobrados pelo lateral-direito Parral eram sempre uma boa arma para os tricolores. Mas, aos poucos, o entrosado e jovem time do Porto botou a bola no chão com velocidade e passou a empurrar o visitante para o campo de defesa. Aos 39, pênalti. O meia Guego cobrou bem e abriu o placar.

O segundo tempo do Porto foi avassalador, inclusive porque o Santa Cruz, com pouco tempo de preparação, naturalmente sentiu fisicamente e tecnicamente. Virou um jogo de ataque contra defesa. Aos 17 minutos, Zuba praticou um “milagre”. Mas, sete minutos depois, não conseguiu impedir o gol de Kiros. A esta altura, os corais tinham dois volantes improvisados na zaga. O zagueiro Sandro havia dado lugar a Anderson ao lado de Memo.

Com o domínio completo, o Porto sentiu que não correria riscos se continuasse em cima. Apesar das muitas chances criadas, veio a marcar o terceiro somente aos 44 minutos, mais uma vez, por intermédio de Guego. Já nos descontos, Val consolidou a goleada com chave de ouro. Recebeu a bola no campo de ataque, deu um chapéu no marcador e mandou a bomba sem chances para André Zuba.

Liberação do Arruda só deve sair amanhã

O Santa Cruz já preparou a festa para receber o torcedor no Arruda, domingo, contra o Central, pela terceira rodada, após quase cinco meses de um jogo oficial no local. Definiu, inclusive, o número de ingressos (de R$ 10 a R$ 50) em 42.590 e já reservou os 12 mil referentes ao programa governamental Todos com a Nota. Mas a Coordenadoria de Defesa Civil do Recife (Codecir) informou que o relatório sobre as condições do estádio para abrigar público em todos os seus setores será entregue ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE), na melhor das hipóteses, no começo da tarde de amanhã.

A Dircon recebeu na última segunda-feira um relatório do clube sobre as obras que vêm sendo realizadas desde novembro. O órgão, então, acionou a Codecir para que faça novas vistorias no Arruda. De acordo com a assessoria, as visitas começam hoje e só terminam amanhã. Para adiantar os detalhes, alguns integrantes da direção coral visitaram o promotor de Defesa do Consumidor do MPPE, Geraldo Mendonça. “Ainda não recebi nenhum resultado de análise da Dircon”, informou o promotor, no começo da noite de ontem. O anel superior de arquibancadas do Arruda está inutilizado desde dezembro de 2007 a mando do próprio Ministério Público.

Quem também faz vistoria hoje é a Vigilância Sanitária. Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, FPF e o próprio MPPE visitaram o local ontem. “É uma obra realmente magnífica. O que está faltando apenas é remover material e fazer a limpeza, para ficar tudo certo”, declarou o diretor-técnico da FPF, José Joaquim.

Porto goleia Santa e é líder

Tricolor voltou a lembrar o time do ano passado e viu o Gavião do Agreste fazer a festa no Lacerdão com 4 x 0 no placar

Antes fosse apenas um pesadelo, mas era a pura verdade. O Santa Cruz voltou a apresentar o velho futebol que lhe levou a ser desclassificado da Série C do Brasileiro no ano passado.

Jogadores do Porto festejam a goleada em cima do Santa dentro do Luiz Lacerda. Foto: Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
O time coral foi facilmente envolvido pelo Porto, ontem, no Estádio Antônio Inácio, em Caruaru. O placar de 4 x 0 para o Gavião do Agreste - gols de Guego (2), Kirus e Val -, por incrível que pareça, acabou sendo pouco. O futebol medíocre do Tricolor só não foi mais castigado pela atuação milagrosa do goleiro André Zuba, que fez defesas incríveis e evitou uma humilhação maior - se é que isso poderia acontecer.

A excelente vitória do Porto acabou lhe garantindo a liderança do Campeonato Pernambucano na segunda rodada da competição. O Gavião soma agora seis pontos - os mesmos do Sport -, mas ganha no saldo do gols (7 x 6). No domingo, o Porto enfrenta o Petrolina, em Caruaru, enquanto o Santa Cruz volta a jogar diante do seu torcedor contra o Central, na partida que marcará a reabertura do Arruda.

Voltando ao jogo de ontem, quandoa bola começou a rolar não demorou muito para perceber que o setor defensivo coral não iria aguentar a velocidade do adversário. Todas as principais jogadas ofensivas do Gavião do Agreste nasciam em falhas na saída de bola do Santa Cruz.

O time coral ressentia de um homem de criação. E esforço só não adiantava. Em todo o jogo, o Santa teve apenas duas boas chances com Marcelo Ramos, aos 20 e 32 minutos da etapa inicial. No restante, o adversário, literalmente, mandou em campo. Jogando em velocidade, o Porto sempre pegava a dupla de zaga coral desprevenida. Memo e Sandro estavam de dar pena em campo. A falta de técnica de Memo ficou mais evidente no pênalti infantil que cometeu aos 38 minutos, quando derrubou Thiago Laranjeiras dentro da área. Guego cobrou com categoria e abriu o placar: Porto 1 x 0.

Goleada - No retorno do intervalo, o técnico Márcio Bittencourt sacou Elder e colocou o meia Hudson para dar mais movimentação ao meio-campo tricolor. Porém, pouca coisa mudou. Nem mesmo quando Juan Felipe também entrou em campo. A situação piorou ainda mais, por incrível que pareça, depois que Sandro saiu para a entrada de Anderson.

As lambanças na zaga coral se multiplicaram e a goleada era apenas uma questão de tempo. Aos 20 minutos, o goleiro André Zuba teve que fazer dois milagres em em chutes de Thiago Laranjeiras com falhas de Memo e Anderson nas saídas de bola. E, Anderson, foi brincar novamente dentro da área. Ele tentou recuar de cabeça e entregou de bandeja para Kirus tocar na saída de André Zuba: 2 x 0.

Aos 44 minutos, Laranjeiras fez um carnaval pelo lado esquerdo e cruzou para o pequenino Guego, sozinho, testar para o gol. 3 x 0. Dois minutos depois, Val pegou a bola no meio-de-campo, faz fila na zaga e chutou no ângulo para fechar a goleada em 4 x 0.

Porto 4

Danilo; Baiano (Val), Stanley, Gonçalves e Airton; Vágner Rosa, Cosme, Guego e Thiago Laranjeiras; Kirus (Neilson) e Marlos. Técnico: Adelmo Soares.

Santa Cruz 0

André Zuba; Parral, Sandro (Anderson), Memo e Adilson; Bilica, Wágner, Elder (Hudson) e William (Juan Felipe); Marcelo Ramos e Márcio Barros. Técnico: Márcio Bittencourt.

Local: Estádio Luiz Lacerda - Caruaru. Árbitro: Emerson Sobral. Assistentes: Albert Júnior e Júlio César Bezerra. Gols: Guego (2), Kirus e Val (P). Cartões Amarelos: Rodolfo e Guego (P); Parral, Wagner e Memo (S). Público e Renda: Não divulgados.