terça-feira, 22 de julho de 2008

Rodada decisiva da série C ganha destaque no Bom Dia Pernambuco


Santa Cruz e Central fazem um jogo decisivo nesta quarta (23), no Lacerdão, em Caruaru. As duas equipes lutam por uma vaga na próxima fase do Campeonato Brasileiro da terceira divisão e quem vencer estará mais próximo de alacançar o objetivo. Os preparativos para este verdadeiro clássico pernambucano é um dos destaques do Bom Dia Pernambuco.

O dia também é de clássico na série A do Brasileiro. O Náutico vai a Salvador encarar o Vitória, para reviver uma das maiores rivalidades regionais do futebol brasileiro. O Timbu precisa vencer para se recuperar, enquanto os rubro-negros querem, a todo custo, manter-se no G-4.

E você fica sabendo das novidades de uma feira de inventos que começa nesta quarta no Centro de Convenções, em Olinda. Ao vivo, o telejornal mostra os últimos lançamentos para a área de segurança privada e uma sacola plástica super-resistente.

Essas e outras atrações no Bom Dia Pernambuco, que começa às 6h30, depois do Globo Rural.

da Redação do pe360graus.com

Santa Cruz terá volta do capitão Alexandre Oliveira contra o Central


Márcio Markman
No Recife
O Santa Cruz decidiu mudar a programação e, ao invés de seguir na manhã desta terça-feira, para Caruaru, realizará seu coletivo-apronto, esta tarde, no Arruda, para somente à noite rumar para a cidade do Agreste pernambucano. A movimentação contará com a presença do volante Alexandre Oliveira que, recuperado de uma tendinite no joelho, tem volta confirmada na partida decisiva diante do Central.

O próprio técnico Bagé tratou de confirmar a escalação do capitão do Tricolor. Até porque o jogador que atuou em seu lugar na vitória sobre o Potiguar, no domingo passado, Leandro Biton, foi expulso e não poderá atuar.

"Biton tomou o vermelho e o Alexandre vinha jogando. Ele conhece muito bem os adversários da Região, conhece o time e tem uma liderança muito grande dentro do grupo. Está confirmado", comentou o treinador do Santa Cruz.

O jogador procurou tratar a partida diante do Central como a mais importante do Tricolor na temporada, já que tem tudo para definir a situação das equipes em relação à classificação para a segunda fase da Série C. "Acho que esse é o jogo do ano. Ou a gente vence ou empata, mas temos que voltar de lá com algum ponto, senão vai ficar muito difícil. É de fundamental importância esse resultado. Para o clube, para nossas carreiras e nossas famílias", avaliou.

Bagé também explicou porque tomou a decisão de manter o grupo no Recife, em vez de seguir mais cedo para Caruaru. "Não há necessidade, fica apenas a uma hora daqui. Podemos descansar e treinar aqui, dentro da nossa casa, cuidando do atleta".

Ingressos para Santa Cruz x Central


Para a partida Central x Santa Cruz, amanhã, em Caruaru, a diretoria da Patativa está colocando cinco mil ingressos a disposição da torcida coral. Os preços: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia).

Sete mil ingressos estão destinados ao Programa Todos com a Nota, que vai beneficiar apenas o torcedor do Central.

Diretoria do Santa decide concentrar jogadores desde ontem


A Diretoria do Santa Cruz decidiu concentrar o time para o jogo contra o Central desde ontem à noite (21). Os jogadores só sairão depois da partida do próximo domingo contra o Campinense (PB), no Arruda.

Os jogadores ainda treinam hoje (22) no Arruda e vão direto a Caruaru, na quarta-feira, para a partida contra a Patativa.

Marcus Mendes, 28 anos, cuja contratação foi anunciada ontem, já jogou no Salgueiro e estava no Ceará. A documentação do jogador foi enviada para a CBF. Ele pode entrar amanhã na partida.

Se isso acontecer, há a possibilidade de o time jogar com três volantes --Gedeil, Marcus Mendes e Alexandre Oliveira.

O meio-campo Juninho disse que vai procurar ter tranqüilidade no jogo. “Mas com atitude... Com muita determinação a gente tem possibilidades boas de sair com a vitória”, disse.
da redação do pe360graus.com

Santa só viaja para Caruaru na quarta-feira


A Comissão Técnica do Santa Cruz decidiu alterar a programação da equipe para a partida decisiva contra o Central, nesta quarta-feira, às 20h30, no Luiz Lacerda, em Caruaru. O treinador Bagé preferiu não viajar para a Capital do Forró nesta terça-feira para realizar um trabalho no Centro de Treinamento do Intercontinental à tarde.

Com esse adiamento, os corais só viajam às 17h30 no dia do jogo. Como Caruaru é muito perto do Recife, por volta das 19h eles devem estar chegando ao Lacerdão.

A novidade na viagem é o volante Alexandre Oliveira, que treinou normalmente nesta segunda-feira e está liberado para a partida. Por outro lado, Rafael Oliveira está vetado pelo Departamento Médico coral devido a uma ruptura no músculo adutor da coxa esquerda.

Da Redação do PERNAMBUCO.COM

Comissão técnica muda o planejamento


Elenco coral viajaria nesta terça-feira para Caruaru, mas treina no Recife

GLOBOESPORTE.COM
Recife

Mudança de planos no Santa Cruz. A comissão técnica do clube decidiu adiar a viagem para Caruaru para esta quarta-feira. Inicialmente o planejamento era viajar ainda na terça para o interior do estado, onde enfrenta o Central, na partida que pode sacramentar a classificação do Tricolor para a próxima fase da Série C.

Com a mudança no planejamento, os jogadores treinarão em dois períodos. Na parte da manhã, aqueles que não participaram da partida contra o Potiguar, seguem para o CT do Intercontinental, enquanto os demais treinam no Arruda. À tarde todos farão uma atividade no Centro de Treinamentos.

Na quarta-feira o elenco coral descansa e embarca para Caruaru às 17h30m, seguindo direto para o estádio Luiz Lacerda.

Santa e Central encaram jogo como final


Times duelam amanhã em Caruaru por vaga na 2ª fase. Os dois podem passar a depender de combinações

Quando o sorteio para a Série C do Campeonato Brasileiro colocou Central e Santa Cruz no mesmo grupo, houve esperança de classificação dos dois pernambucanos. Com a bola rolando, entretanto, o destino tratou o assunto de forma diferente. Representantes dos dois lados consideram o encontro entre os dois, pela penúltima rodada do Grupo 5, como “a final” por uma das duas vagas.

No momento, os corais estão na vice-liderança do grupo, com seis pontos conquistados. Os alvinegros estão uma posição e um ponto atrás dos rivais. A liderança no momento é do Campinense-PB, com sete pontos, enquanto a lanterna é do Potiguar de Mossoró-RN, com quatro. Se os paraibanos vencerem os potiguares, no Estádio Amigão, em Campina Grande, já garantem a passagem com uma rodada de antecedência.

O clima de final e tensão entre os dois pernambucanos só se confirmou por conta da surpreendente vitória por 1x0 do Central diante do Campinense-PB, fora de casa. “Claro que outro resultado seria melhor para o Santa Cruz. Mas não adianta ficar esperando que os outros façam a nossa obrigação. Temos de conquistar os objetivos com o nosso esforço e trabalho”, declarou o técnico Bagé.

Tanto Santa Cruz quanto Central só dependem das próprias pernas para chegar lá. O mesmo vale para o Campinense-PB e o Potiguar-RN. Baseado em análises combinatórias, o professor de matemática Roberto Corrêa encontrou 81 combinações diferentes de resultados para as duas últimas rodadas do Grupo 5 da Terceira Divisão. As probabilidades estão em aberto. Não há restrições relacionadas à dupla de classificados.

Diante da pontuação apresentada após a realização da quarta rodada, contudo, uns se destacam mais que os outros. O Santa Cruz, por exemplo, está com 60,5% de possibilidade de chegar à segunda fase da Série C. O Central, por outro lado, tem 39,5%. O mais confortável obviamente é o Campinense-PB, com 77,7% de chance. O índice do Potiguar-RN, por fim, não passa dos 22,2%.

Com duas rodadas para o final da etapa, a chance de, pelo menos, um pernambucano deste grupo alcançar o objetivo é relativamente alta. De acordo com a análise, a possibilidade de um dos dois na próxima fase é de 82,8%. Para os dois chegarem juntos, as combinações de resultados determinam 23,8%. Em uma das combinações, é possível que três equipes cheguem empatadas e os dois melhores sejam conhecidos somente nos critérios de desempate.

Roberto Corrêa, além de matemático, é também torcedor do Central e garante que estará no Luiz Lacerda amanhã para torcer por uma vitória do clube de coração. “Nas circunstâncias atuais, é ruim observar que o Central tem menos chances matemáticas do que Santa Cruz e Campinense-PB. Mas estamos tratando de números. O time tem condições de conquistar uma vitória e aumentar as probabilidades. Sem dúvida, estarei em Caruaru na quarta-feira”, diz confiante, afinal, a Patativa desencantou marcando o seu primeiro gol e arrancando a vitória na casa do líder.

Árbitro baiano divide opiniões

A bola ainda não rolou no gramado do estádio Luiz Lacerda, mas o Central já conseguiu o seu primeiro objetivo. A diretoria patativa pediu a escalação do árbitro de fora do Estado para a partida contra o Santa Cruz e a CBF atendeu: o baiano Arilson Bispo da Anunciação terá a responsabilidade de apitar a partida decisiva.

E não foi só isso. Ao invés de assistentes locais, como é de praxe em jogos da Série C, a CBF escalou o alagoano Pedro Jorge Santos de Araújo e o sergipano Ivaney Alves de Lima. A escalação de árbitros “estrangeiros” agradou em cheio à diretoria do Central, que ainda tem “entalada na garganta” a atuação do pernambucano Emerson Sobral no primeiro confronto entre as duas equipes, no Arruda, quando o Santa Cruz venceu por 3x0.

“Prevaleceu o bom senso. Estamos mais tranqüilos para essa partida”, diz o presidente do Central, Ronaldo Lima, tecendo críticas a Emerson Sobral. “O que aconteceu naquela partida foi um absurdo. O árbitro marcou um pênalti inexistente para o Santa Cruz, expulsou injustamente o zagueiro Bebeto e ainda deixou de assinalar um pênalti para nossa equipe”, relembrou.

A diretoria do Santa Cruz não gostou da escalação do árbitro baiano. “O quadro de arbitragem de Pernambuco tem árbitros para jogos da Série A, mas não tem para a Série C? Acho a decisão equivocada. Estamos com pé-atrás”, disse o diretor Constantino Júnior.

Alexandre de volta ao time tricolor

Capitão do Santa Cruz está recuperado de dores na região patelar do joelho esquerdo e foi confirmado pelo técnico Ronaldo Bagé para o confronto de amanhã, no Estádio Luiz Lacerda

Para enfrentar o Central, amanhã à noite, no Estádio Luiz Lacerda, em Caruaru, pela penúltima rodada do Grupo 5 da Série C do Campeonato Brasileiro, o Santa Cruz ganhou um reforço que agrega qualidade técnica e, sobretudo, liderança dentro de campo. O volante e capitão do time Alexandre recuperou-se de dores na região patelar do joelho esquerdo e está confirmado pelo técnico Ronaldo Bagé. Leandro, que foi o substituto na rodada passada, foi expulso e cumpre uma partida de suspensão automática.

Alexandre vai jogar pela sua reputação de profissional, mas também com o coração. O jogador é declaradamente torcedor do Santa Cruz. “Podemos dizer que este é o jogo do ano para a nossa equipe. Vamos jogar para ganhar, mas não consideramos o empate um mau resultado, porque teremos a condição de decidir a vaga em casa. O mais importante é somar pontos. Temos a consciência de que, se perdermos, ficará muito difícil conquistar a classificação”, disse.

O cabeça-de-área desembarcou no Arruda com a Série A1 do Campeonato Pernambucano em andamento e, com o grupo, não conseguiu evitar que o time disputasse o hexagonal da morte. Apesar dos maus resultados e da crise financeira, optou por permanecer para a disputa da Série C, dando mais uma prova de consideração pelo tricolor. “Se Deus quiser, vai dar tudo certo na quarta-feira (amanhã) e daremos um passo enorme para a classificação”, completou.

CONTRATAÇÃO

Recém-chegado, o meio-campista Marcos Mendes pode ganhar condição de participar do confronto com o Central. O atleta, que estava no Ceará, iniciou os trabalhos no Arruda ontem, assinou contrato e só aguarda a divulgação do seu nome no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Nos próximos dias, os dirigentes devem anunciar a contratação de um lateral-esquerdo. Ademar, ex-Sport e Náutico, e Itaqui, atualmente no Náutico, são comentados.

Patativa embalada por triunfo

A vitória sobre o Campinense, por 1x0, em Campina Grande, no último domingo, deu à equipe do Central a motivação necessária para as partidas decisivas da Série C. Na terceira colocação do Grupo 5, com cinco pontos, a Patativa encara o Santa Cruz, amanhã, pensando exclusivamente na vitória.

Para o confronto, o técnico Marcelo Villar fará apenas uma mudança na equipe que venceu o Campinense no último domingo. O lateral-esquerdo Júnior Paulista foi expulso e terá que cumprir suspensão diante dos tricolores.

Villar tem no elenco duas opções para preencher a vaga na lateral. O curioso é que as duas são improvisações. O atacante João Neto, que atuou na lateral em algumas partidas do Campeonato Pernambucano, seria escalado caso o treinador optasse por um time mais ofensivo. Já o volante Gaspar seria uma opção para deixar a equipe com mais força na marcação.

O técnico centralino só deve definir a equipe momentos antes da partida. Hoje, o técnico Marcelo Villar comanda apenas um treino tático e, em seguida, terá início o regime de concentração para os jogadores.

Marcelo acredita que a vitória sobre o Campinense trouxe a importante dose de confiança para que o elenco ganhasse força para brigar pela classificação à próxima fase da competição.

“Estávamos fazendo boas partidas, dominando os adversários, mas, infelizmente, não estávamos conseguindo fazer os gols. No último domingo, a história foi diferente. Foi a vitória da raça e da determinação”, destacou Marcelo.

INGRESSOS

O presidente do Central, Ronaldo Lima, estava planejando colocar à venda apenas 12 mil ingressos – incluindo o programa Todos com a Nota e a torcida do Santa Cruz. Porém, ao tomar conhecimento de que a torcida tricolor vai em bom número a Caruaru, é possível que o dirigente aumente essa quantidade.

Mantra coral


Uma vitória diante do Central e um tropeço do Potiguar seria a combinação ideal para o Santa classificar com antecipação


O goleiro Glédson sofreu uma torção no tornozelo direito e é dúvida para a partida diante do Central. Foto: Helder Tavares/DP/D.A. Press
Uma vitória sobre o Central, em Caruaru, e um tropeço do Potiguar diante do Campinense, na Paraíba. Esse será o verdadeiro "mantra coral" até amanhã, uma vez que essa é a combinação que poderá classificar, por antecipação, o Santa Cruz à segunda fase da Terceirona. Após a boa vitória por 2 x 0 diante do representante de Mossoró, no domingo, a situação começou a "clarear" para o Tricolor. Segundo o levantamento feito pelo Diario, o Santa poderá avançar de etapa em duas das nove composições possíveis nesta 5ª rodada do Grupo 5. E caso siga na competição, os adversários na próxima fase serão Salgueiro e Icasa, já classificados no Grupo 6.

Depois dos dois jogos de amanhã, em apenas uma situação os corais poderão despencar da 2ª para a última posição. Basta uma vitória da Patativa e um triunfo do Potiguar no estádio Amigão. Ainda assim, como Central e Potiguar se enfrentarão na última rodada, bastaria ao Tricolor uma vitória simples sobre o Campinense, no domingo, no Arruda. Mas pior mesmo seria um revés nesta quarta, no Lacerdão, e uma vitória do rubro-negro paraibano. Nesse caso, o Santa Cruz precisaria vencer de todo jeito na rodada final, e ainda dependeria de um tropeço do Alvinegro diante de um eliminado Potiguar. Mais indigesto, impossível. Pensando bem, até que é possível.

Porque antes de todo esse exercício de futurologia, o Tricolor precisará bater o experiente time do Central, revigorado pela vitória fora de casa, anteonem, que recolocou a Patativa na briga. Além disso, os corais irão encarar mais uam vez um estádio com a presença maciça da torcida da casa (como aconteceu na estréia contra o Campinense), pois o time de Caruaru terá direito a 7 mil ingressos da promoção Todos com a Nota, e que serão exclusivos para os alvinegros.

Autor de três gols na Série C, o atacante Edmundo enfatizou que a partida será um verdadeiro clássico. "A nossa classificação deve depender dessa rodada, e acho que o nosso time tem condições de fazer a sua parte. Mas jogar em Caruaru é bem dificil. Eu mesmo já joguei lá duas vezesnesse ano (pelo Estadual, quando defendia o Ypiranga) e não marquei nenhum gol. Quem sabe esse não é 'o' jogo", afirmou o experiente centroavante.

Bronca - O clima de rivalidade entre Central e Santa, de fato, já começou. Ontem, a diretoria da Patativa encaminhou um ofício à CBF solicitando que o trio de arbitragem para o jogo de amanhã não fosse pernambucano. E o Central foi atendido. Na escala divulgada, o árbitro da partida será o baiano Arilson Bispo da Anunciação, que será auxiliado pelo alagoano Pedro Jorge Santos e pelo sergipano Ivaney Alves. A atitude revoltou a cúpula coral, pois Arilson será o 4º juiz baiano em cinco partidas do Tricolor no Campeonato Brasileiro. Ainda ontem, o volante Marcos Mendes, de 28 anos e que estava no Ceará, se apresentou e assinou contrato até dezembro. Ele foi o primeiro reforço indicado pelo técnico Bagé.

Mal-estar entre Central e Santa Cruz

Costa Neto/Arquivo Folha



Patativa pede árbitro de fora do Estado, FPF atende, e tricolores reclamam
Centralinos alegam que a arbitragem errou bastante no primeiro confronto entre os dois times na Série C
GUSTAVO LUCCHESI
O jogo que pode selar o destino de Santa Cruz e Central, no Brasileirão da Série C, está marcado para acontecer apenas amanhã, no Lacerdão, porém o clima de decisão já está rolando a todo vapor nos bastidores. A prova disso foi o pedido da Patativa para que um árbitro de fora de Pernambuco apitasse o confronto. A solicitação acabou gerando um mal-estar entre as duas equipes, pois a comissão de arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), normalmente, opta por juízes locais, quando a partida é disputada entre dois times do mesmo estado. O motivo alegado pelos dirigentes do Alvinegro foi a atuação de Emerson Sobral na goleada sofrida pelos caruaruenses, no Arruda, por 3x0, pela segunda rodada da Terceirona. Na ocasião, o juiz pernambucano teria tido um papel fundamental para a vitória do Tricolor.

Com isso, a diretoria da Patativa resolveu enviar um ofício à Federação Pernambucana de Futebol (FPF), que repassou o documento à CBF, onde foi sorteado, ontem, o nome do baiano Arílson Bispo para comandar a “decisão”. Ele foi o juiz da goleada sofrida pela Cobra Coral diante do Potiguar/RN, por 3x0, em Mossoró. Os seus assistentes serão o alagoano Pedro Jorge Santos e o sergipano Ivaney Alves de Lima. “O Central pediu, e nós fizemos o nosso papel. É melhor fazer o que eles pedem, pois se der algo errado, a culpa não será nossa, como sempre fazem. Não quero nem saber se eles (Central) estão mais tranqüilos agora. O pedido foi atendido e pronto”, declarou Carlos Alberto Oliveira, presidente da FPF.

A notícia também não foi nem um pouco bem recebida no Arruda. Segundo o presidente coral, Édson Nogueira, o Edinho, o Santa Cruz também já foi prejudicado em alguns jogos, inclusive contra o próprio Central, no Estadual deste ano, na partida que selou a ida dos tricolores para o Hexagonal da Morte. De acordo com o dirigente, essa atitude acaba desprestigiando o quadro de arbitragem de Pernambuco. “Não entendi esse pedido. Temos juízes apitando jogo de Série A, então, não é possível que não possuímos um para comandar um jogo de Série C. Na partida do Pernambucano, o árbitro deixou de dar uma falta clara para nós e, logo em seguida, o Central fez um gol, nem por isso deixei de acreditar na nossa arbitragem”, disse Edinho.

Já o diretor de futebol, Constantino Júnior, foi mais além. “Essa atitude insinua que a Federação iria colaborar para nossa classificação. É uma pena que haja esse tipo de pensamento da parte deles, pois futebol se ganha no campo, não fora dele”, comentou.

REFORÇO

O novo reforço coral, o volante que também atua como meia, Marcos Mendes, assinou contrato ontem e já realizou trabalhos físicos no Arruda. O atleta tem boas chances de ser regularizado para a partida de amanhã, em Caruaru, já que sua documentação foi enviada à CBF ontem mesmo. Um lateral-esquerdo deve ser anunciado ainda hoje.

Caruaruenses se acham prejudicados

Paulo Fazio

“Se vocês assistirem à fita da outra partida contra o Santa Cruz, vão saber o porquê de nós pedirmos uma arbitragem de fora”. Foi com essas palavras que o superintendente de futebol do Central, Alexandre Costa, justificou o pedido da Patativa para a escalação de um juiz de fora do Estado para a partida de amanhã, contra o Tricolor, no Luiz Lacerda, em Caruaru.

Segundo Costa, o pênalti que resultou no primeiro gol tricolor é um retrato fiel da atuação de Emerson Sobral naquela ocasião. O lance também acarretou em um cartão amarelo para o zagueiro Bebeto, expulso minutos depois por receber o segundo em outra falta cometida. O dirigente ressaltou que não é uma desconfiança com os árbitros pernambucanos e sim apenas para evitar possíveis sustos. “Não é que nós não tenhamos profissionais competentes em nosso Estado, apenas não queremos que aconteça o mesmo que naquele jogo”, explicou.

Quanto às declarações do presidente do Santa Cruz, de que o pedido seria um desprestígio com os profissionais pernambucanos, Alexandre Costa disse que são os tricolores que não confiam no quadro nacional. “Eles não gostaram da idéia simplesmente porque não têm confiança no quadro”.