terça-feira, 6 de maio de 2008

Começa a dura caminhada

Elenco do Santa Cruz se reapresentou ontem para iniciar trabalhos visando o Brasileiro da Série C

Daqui a exatos dois meses, o Santa Cruz entrará em campo para disputar a Terceira Divisão do Campeonato Brasileiro. Ontem, o elenco tricolor se apresentou no Arruda para iniciar os trabalhos. Muita garotada - 14 atletas oriundos das divisões de base -, apenas três contratados durante o Pernambucano, um dispensado que se reapresentou - Marcelo Heleno -, seis ausências - incluindo o técnico Fito Neves - e ainda, claro, três caras novas (veja quadro ao lado). Em suma, uma reapresentação que teve de tudo um pouco e que mostrou que o clube ainda terá que caminhar bastante até encontrar o trilho certo para iniciar campanha na Série C.

As novidades positivas ficaram por conta das presenças dos três novatos: Adeíldo (lateral), Gedeil (volante) - ambos ex-Ypiranga - e também de Jorge Henrique (meia), que veio do Guaratinguetá-SP. "Joguei a Série C uma vez pelo Friburguense-RJ e é uma competição muito dura mesmo. Tem que ter muita vontade e dedicação caso contrário não se chega ao objetivo final. Vim dar o meu máximoaqui no Santa Cruz", disse o carioca, que tem 24 anos.

Diante de uma temporada que já começou tumultuada seria anormal se a reapresentação de ontem tivesse transcorrido tranqüilamente. A novidade negativa acabou sendo o zagueiro Marcelo Heleno. Pois é. O jogador que foi dispensado pelo clube antes da penúltima rodada do Campeonato Pernambucano, apareceu dizendo que ainda tinha contrato e que estava no clube para não se alegar abandono de emprego.

"Ainda não assinei a minha rescisão. Vim tentar resolver, mas ninguém apareceu. Sendo assim o meu contrato ainda está em vigência", disse o jogador, que alega ter dois meses de salários atrasados. "Só recebi 28 dias do mês de janeiro e mais nada. Estou para ser despejado do apartamento. Sou um pai de família e tenho meus compromissos", desabafou.

A diretoria do clube mostra outra versão para o caso do jogador e desmente alguns pontos. "Na última quarta-feira (31) ele veio aqui e foi recebido pelo presidente Edson Nogueira", disse o diretor de futebol, Sylvio Belém."O custo-benefício de Marcelo Heleno no clube foi menor que zero. Não existiu. O torcedor mesmo não queria vê-lo mais no time. O seu contrato foi rescindido e ele vai receber apenas os dias trabalhados.

Santa na Copa do Brasil 2009

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ainda não confirmou oficialmente, mas um levantamento do site pernambucano, Blog dos Números, levando em consideração os critérios de classificação utilizados pela CBF, traz uma excelente notícia para a torcida tricolor. O Santa Cruz terá presença garantida na Copa do Brasil no próximo ano. A equipe coral será beneficiada pelo Ranking Nacional de Clubes, realizado pela própria Confederação.

Atualmente, o Santa Cruz ocupa a 21ª posição no ranking. A vaga vem exatamente pelo fato de 12 times - dos 20 que estão posicionados à frente do Tricolor - já garantirem presença na Copa do Brasil pelos seus desempenhos nos respectivos estaduais. São eles: Flamengo, Atlético-MG, Palmeiras, Internacional-RS, Cruzeiro, Botafogo-RJ, Goiás, Coritiba, Sport, Bahia, Atlético-PR e Vitória-BA. Assim, o Santa Cruz pulou da 21ª para a 9ª posição no ranking. O regulamento da competição prevê a chamada de dez clubes.

Apenas o Náutico poderia passar o Santa Cruz, mas o Timbu conquistou o direito de disputar a competição por ter sido vice-campeão Pernambucano. O Paraná Clube, que também está atrás da equipe não tem pontuação suficiente para ultrapassar o tricolor do Arruda.

Ausências, reforços e uma surpresa no retorno coral

Diego Nigro/Arquivo Folha



Dos faltosos, apenas dois se justificaram. Zagueiro apareceu
Mesmo dispensado, Marcelo Heleno se reapresentou
GUSTAVO LUCCHESI

Mesmo com o Santa Cruz não tendo competições para disputar, pelo menos até o início do Campeonato Brasileiro da Série C, daqui há exatos dois meses, algumas situações, no mínimo, constrangedoras, continuam agitando as Repúblicas Independentes do Arruda. Ontem, na reapresentação do elenco coral, após 13 dias de “férias antecipadas”, e praticamente forçadas, cinco ausências e uma surpresa. O zagueiro Marcelo Heleno, dispensado do Tricolor desde o dia 17 do mês passado, resolveu reapresentar-se normalmente junto com os seus ex-companheiros, aparecendo no Arruda, ontem à tarde, e assim o fará, até que os dirigentes do clube paguem os seus salários atrasados e rescinda o seu contrato.

Segundo o atleta, desde que a sua dispensa foi comunicada, ninguém do Mais Querido o procurou para que a rescisão de contrato fosse acertada entre as partes, e com o documento ainda vigorando, será caracterizado abandono de emprego, caso ele não compareça no Arruda. “Como tenho contrato até o final do ano e ainda não estou com ele rescindido, vou continuar vindo trabalhar. É uma situação muito chata, até porque todos sabem que fui dispensado há mais de 20 dias, mas ninguém sabe que só recebi 28 dias do mês de janeiro, passando fevereiro, março e essa parte de abril sem ver a cor do dinheiro”, desabafou Marcelo. Ainda de acordo com o atleta, a situação está chegando ao limite, com ele e sua família sofrendo ameaças de despejo. “Estou há três meses sem pagar aluguel e o dono do apartamento está querendo o imóvel de volta. Quero ver o que vou fazer se for despejado”, finalizou o zagueiro.

Do outro lado, o diretor de futebol do Santa Cruz, Constantino Júnior, garante que o clube está fazendo de tudo para resolver a situação do atleta, apesar de a crise tricolor não colaborar muito, e confirmou que o atleta não tem mais vínculo com o Mais Querido.

Na reapresentação, os únicos três reforços do Tricolor para a Série C estiveram presentes. O lateral-esquerdo Adeíldo, o volante Gedeil, ambos ex-Ypiranga, e o meia Jorge Henrique, vindo do Guaratinguetá, realizaram treinamentos físicos e não chegaram a treinar com bola.

Já em relação às ausências, das cinco, apenas os laterais William e Chiquinho se justificaram. O primeiro teve problemas com vôo para o Recife. Já o segundo alegou problemas familiares. Os dois se reapresentam amanhã. O zagueiro Rogério, o lateral Rafael Mineiro e o atacante Thiago Capixaba não entraram em contato com os dirigentes e ainda não têm data para se juntar ao elenco coral.

Santa e agente de Thiago em guerra

Presidente coral deve remeter ao departamento jurídico casos de Thiago Capixaba, Rafael Mineiro e Rogério Conceição, que não se apresentaram, seguindo orientação do empresário

A “guerra” entre o representante do atacante Thiago Capixaba, do lateral-direito Rafael Mineiro e do zagueiro Rogério Conceição – orientados a não se reapresentarem ao clube ontem à tarde – e o presidente executivo do Santa Cruz está declarada. O agente Fifa Carlos Gonzaga alega que Édson Nogueira não vem cumprindo acertos financeiros. O mandatário coral, por outro lado, deve acionar o departamento jurídico tricolor para cuidar do caso.

Da Paraíba, Carlos Gonzaga informou que enviará por escrito a justificativa para a ausência dos três jogadores no retorno das férias antecipadas. “Quero deixar os atletas fora disso, preciso preservar a imagem deles. Aliás, os jogadores não tinham sequer como se apresentar porque não receberam as passagens. Talvez eu mesmo apareça no Santa Cruz amanhã (hoje)”, disse. “Não procuro mais o presidente. Tentei e não fui atendido. Agora, passou o tempo.”

Edinho disse que tampouco tem o interesse de procurar o representante dos jogadores. “Não tenho de ir atrás dele, só se as coisas no futebol estiverem invertidas. A única frase que tenho a dizer é: ainda acredito na legislação esportiva brasileira. Se continuar do mesmo jeito, suspendo o contrato na Federação Pernambucana de Futebol e aciono o departamento jurídico para cuidar da questão. Não vou ficar me trocando com empresário pela imprensa”, declarou o presidente.

A ligação profissional entre Santa Cruz e Carlos Gonzaga foi estabelecida por intermédio do técnico Fito Neves, que conhece o agente Fifa há muito tempo, embora não seja um sujeito afeito a amizades com empresários do ramo do futebol. “Não conhecia esse presidente. Ajudei o clube por causa de Fito. Ele chegou para mim, explicou a situação que vivia o time no Pernambucano, com ameaça de rebaixamento, e nós acertamos os ponteiros”, revelou Gonzaga.

Além de Thiago Capixaba, Rafael Mineiro e Rogério Conceição, o lateral-esquerdo Chiquinho e o lateral-direito William também não estiveram no Arruda ontem à tarde. Os dois, porém, justificaram a falta. O técnico Fito Neves, como previsto, chega somente amanhã, mas deve conversar a respeito de proposta que vem recebendo.

Já o zagueiro Marcelo Heleno, que havia sido desligado, afirmou não ter assinado a rescisão e vai embora somente quando, segundo ele, os salários dos meses de fevereiro e março forem quitados. “Estou devendo quatro meses de aluguel e correndo o risco de ser despejado.”

Clube conhece 54 dos 63 rivais na Série C

Depois do término da maioria dos Estaduais do Brasil nos últimos dois finais de semana, o Santa Cruz conheceu 54 das 63 equipes que também participarão da Série C do Brasileiro desta temporada, cuja rodada inicial está marcada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para o dia 6 de julho. Falta definir dois representantes do Piauí e um do Acre, Amapá, Pará, de Roraima, Rondônia, Santa Catarina e Tocantins.

Assim como nas edições anteriores, a primeira fase da competição, quando os 64 times serão divididos em grupos de quatro, é regionalizada. É provável que os três adversários dos corais sejam sorteados entre os representantes de Pernambuco (Central, Ypiranga e Salgueiro), da Paraíba (Treze e Campinense), do Rio Grande do Norte (Potiguar de Mossoró e Santa Cruz), de Alagoas (CSA e ASA) e de Sergipe (Confiança e Sergipe).

Os dois primeiros de cada chave passam para formar outros quadrangulares. Quando restarem apenas oito, as equipes se enfrentam num octogonal, em turno e returno, para decidir os quatro que sobem à Série B de 2009. A diferença este ano é a criação da Série D. Os times que não conseguirem terminar a Série C pelo menos entre os 16 melhores – ou seja, passar para o terceiro quadrangular – estarão rebaixados.

Como caíram da Segunda Divisão na temporada passada, Santa Cruz, Remo-PA, Ituano-SP e Paulista-SP não dependiam da colocação no Estadual para garantir participação. Com isso, São Paulo conta com o maior número de integrantes: sete. Ao lado do Rio de Janeiro, Pernambuco está em segundo na relação, com quatro. As federações com apenas uma equipe são a do Acre, Amapá, Rondônia, Roraima e Tocantins.

COPA DO BRASIL

Com o resultado dos torneios locais, os corais asseguraram presença na próxima Copa do Brasil, mesmo terminando o Pernambucano em sétimo. O acesso de Flamengo, Atlético-MG, Palmeiras, Internacional, Cruzeiro, Botafogo, Goiás, Coritiba, Sport, Bahia, Atlético-PR e Vitória via Estadual permitiu que o Santa assumisse uma das dez vagas reservadas para o ranking da CBF na competição nacional.