terça-feira, 6 de maio de 2008

Santa e agente de Thiago em guerra

Presidente coral deve remeter ao departamento jurídico casos de Thiago Capixaba, Rafael Mineiro e Rogério Conceição, que não se apresentaram, seguindo orientação do empresário

A “guerra” entre o representante do atacante Thiago Capixaba, do lateral-direito Rafael Mineiro e do zagueiro Rogério Conceição – orientados a não se reapresentarem ao clube ontem à tarde – e o presidente executivo do Santa Cruz está declarada. O agente Fifa Carlos Gonzaga alega que Édson Nogueira não vem cumprindo acertos financeiros. O mandatário coral, por outro lado, deve acionar o departamento jurídico tricolor para cuidar do caso.

Da Paraíba, Carlos Gonzaga informou que enviará por escrito a justificativa para a ausência dos três jogadores no retorno das férias antecipadas. “Quero deixar os atletas fora disso, preciso preservar a imagem deles. Aliás, os jogadores não tinham sequer como se apresentar porque não receberam as passagens. Talvez eu mesmo apareça no Santa Cruz amanhã (hoje)”, disse. “Não procuro mais o presidente. Tentei e não fui atendido. Agora, passou o tempo.”

Edinho disse que tampouco tem o interesse de procurar o representante dos jogadores. “Não tenho de ir atrás dele, só se as coisas no futebol estiverem invertidas. A única frase que tenho a dizer é: ainda acredito na legislação esportiva brasileira. Se continuar do mesmo jeito, suspendo o contrato na Federação Pernambucana de Futebol e aciono o departamento jurídico para cuidar da questão. Não vou ficar me trocando com empresário pela imprensa”, declarou o presidente.

A ligação profissional entre Santa Cruz e Carlos Gonzaga foi estabelecida por intermédio do técnico Fito Neves, que conhece o agente Fifa há muito tempo, embora não seja um sujeito afeito a amizades com empresários do ramo do futebol. “Não conhecia esse presidente. Ajudei o clube por causa de Fito. Ele chegou para mim, explicou a situação que vivia o time no Pernambucano, com ameaça de rebaixamento, e nós acertamos os ponteiros”, revelou Gonzaga.

Além de Thiago Capixaba, Rafael Mineiro e Rogério Conceição, o lateral-esquerdo Chiquinho e o lateral-direito William também não estiveram no Arruda ontem à tarde. Os dois, porém, justificaram a falta. O técnico Fito Neves, como previsto, chega somente amanhã, mas deve conversar a respeito de proposta que vem recebendo.

Já o zagueiro Marcelo Heleno, que havia sido desligado, afirmou não ter assinado a rescisão e vai embora somente quando, segundo ele, os salários dos meses de fevereiro e março forem quitados. “Estou devendo quatro meses de aluguel e correndo o risco de ser despejado.”

Clube conhece 54 dos 63 rivais na Série C

Depois do término da maioria dos Estaduais do Brasil nos últimos dois finais de semana, o Santa Cruz conheceu 54 das 63 equipes que também participarão da Série C do Brasileiro desta temporada, cuja rodada inicial está marcada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para o dia 6 de julho. Falta definir dois representantes do Piauí e um do Acre, Amapá, Pará, de Roraima, Rondônia, Santa Catarina e Tocantins.

Assim como nas edições anteriores, a primeira fase da competição, quando os 64 times serão divididos em grupos de quatro, é regionalizada. É provável que os três adversários dos corais sejam sorteados entre os representantes de Pernambuco (Central, Ypiranga e Salgueiro), da Paraíba (Treze e Campinense), do Rio Grande do Norte (Potiguar de Mossoró e Santa Cruz), de Alagoas (CSA e ASA) e de Sergipe (Confiança e Sergipe).

Os dois primeiros de cada chave passam para formar outros quadrangulares. Quando restarem apenas oito, as equipes se enfrentam num octogonal, em turno e returno, para decidir os quatro que sobem à Série B de 2009. A diferença este ano é a criação da Série D. Os times que não conseguirem terminar a Série C pelo menos entre os 16 melhores – ou seja, passar para o terceiro quadrangular – estarão rebaixados.

Como caíram da Segunda Divisão na temporada passada, Santa Cruz, Remo-PA, Ituano-SP e Paulista-SP não dependiam da colocação no Estadual para garantir participação. Com isso, São Paulo conta com o maior número de integrantes: sete. Ao lado do Rio de Janeiro, Pernambuco está em segundo na relação, com quatro. As federações com apenas uma equipe são a do Acre, Amapá, Rondônia, Roraima e Tocantins.

COPA DO BRASIL

Com o resultado dos torneios locais, os corais asseguraram presença na próxima Copa do Brasil, mesmo terminando o Pernambucano em sétimo. O acesso de Flamengo, Atlético-MG, Palmeiras, Internacional, Cruzeiro, Botafogo, Goiás, Coritiba, Sport, Bahia, Atlético-PR e Vitória via Estadual permitiu que o Santa assumisse uma das dez vagas reservadas para o ranking da CBF na competição nacional.

Nenhum comentário: