sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Charge - Folha de Pernambuco

Encontro define rumos do Santa


Futura diretoria se reúne hoje para organizar a posse e apresentar projetos
GUSTAVO LUCCHESI

Às vésperas das eleições, o grupo formado para assumir a nova gestão do Santa Cruz se esforçou para conseguir uma vaga nas suas apertadas agendas políticas, e marcou um encontro para hoje, às 9h30, num prédio empresarial, no Bairro do Recife, para apresentar alguns resultados do que já foi feito até agora e planejar ações. A mais importante delas é o ensaio geral para traçar o cronograma da grande festa que acontecerá nas Repúblicas Independentes do Arruda na próxima terça-feira, dia em que Fernando Bezerra Coelho vai tomar posse do cargo de presidente do Mais Querido.

No encontro de hoje, o grupo irá decidir como será a cerimônia da próxima semana e quais as medidas que poderão ser anunciadas para a torcida tricolor no mesmo dia. Uma delas já está certa, que é o lançamento do censo coral, campanha criada pela futura gestão que surge com a função de contar o número de tricolores em todo o País.

Porém, apesar disso, pouco se sabe de que forma será feita a contagem desses torcedores. “É preciso não só saber o número de torcedores, mas também traçar um perfil deles, saber quem são eles, onde moram e onde vivem. Tenho total confiança de que temos a maior torcida do Norte/Nordeste. Ainda não sabemos como será feito isso, mas, no futuro, a nossa torcida será um forte instrumento de captação de recursos para nós”, comentou Bezerra Coelho.

Outro assunto importante que será tratado é a entrega dos relatórios finais da viagem feita ao Rio Grande do Sul e a São Paulo por uma comitiva coral, comandada pelo futuro vice-presidente executivo do Mais Querido, Sidnei Aires. Nos Pampas, os dirigentes colheram informações sobre a maneira como Internacional e Grêmio trabalham para possuir tantos sócios, e conhecerem a maneira como eles arrecadam e prestam contas das mensalidades. Já em terras paulistas, os cartolas corais se reuniram com auditores da Deloitte - empresa que pode ser a responsável em administrar o fundo de investimento da futura Santa Cruz S/A. “Foi uma viagem muito proveitosa. A reunião com a Deloitte foi apenas para eles mostrarem a maneira de trabalho deles, mas ainda estamos pesquisando outras empresas, como a Ernst Young”, contou Sidnei Aires.

Sumiço da planta baixa é problema


O que sustenta qualquer obra são os pilares. Sob cada um deles existe uma fundação. O futuro presidente do Santa Cruz, Fernando Bezerra Coelho diz estar determinado a recuperar o Estádio do Arruda, cujo estado de algumas fundações – não se sabe quantas ainda – pode ser pior do que o imaginado.

Em entrevista ao Blog do Torcedor, do JC OnLine, na última quarta-feira, FBC foi muito claro ao afirmar: vai recuperar o estádio tricolor para deixá-lo em condições de receber os jogos sem oferecer risco aos torcedores. O novo presidente suspeita do comprometimento de algumas fundações do José do Rego Maciel. Por isso, pretende contratar uma empresa de Engenharia, que fornecerá um laudo técnico especializado sobre o assunto. Porém, o mais recente problema – já que todo dia o grupo que assumirá o clube se depara com uma nova questão – é que a planta baixa, documento fundamental para se avaliar este ponto, sumiu. Ninguém sabe informar onde está o projeto que contém todos os detalhes da casa coral, inaugurada em 1972 e ampliada em 1982.

“Deve estar nos arquivos do clube. Se não estiver, pode estar no escritório do arquiteto, Reginaldo Esteves. Eu não usei essa planta em um ano e meio no clube. Aliás, não sei nem que planta é essa que estão falando”, disse o presidente da Comissão Patrimonial, João Braga.

No final de 2004, o ex-presidente da Patrimonial, Ricardo de Paula, iniciou a recuperação do Arruda. Foram reformados 12 vãos do anel inferior, na parte atrás da barra do lado da Avenida do Canal (Professor José dos Anjos), outros seis vãos do anel superior, na parte da Rua Rosa Gatorno e outros dois pilares, no mesmo setor. “Foram colocadas telas de aço, que foram concretadas. O serviço foi executado pela Jatobeton”, lembrou Ricardo de Paula. Caso não seja encontrada a planta, a solução será refazê-la, o que representará mais um alto gasto.

REUNIÃO

Hoje, às 9h30, no prédio da Votorantim, no Bairro do Recife, haverá uma reunião com toda a próxima diretoria tricolor. A pauta do encontro é ampla. “Temos de definir muitos pontos, até mesmo como será a posse, se com uma festa ou uma simples passagem do cargo, já que a (má) situação financeira é notória”, disse Antônio Carlos Júnior, futuro diretor de Comunicação Social.

Segundo ele, a torcida precisa entender o momento do clube. “Estamos numa casa sem telhado e está chovendo. Temos de fechá-la primeiro para aí então chamarmos os parceiros”, citou Antônio. As contas bancárias, por exemplo, estão sofrendo os efeitos das execuções judiciais.

Encontro de trabalho


O futuro presidente do Santa Cruz, Fernando Bezerra Coelho, que toma posse na próxima terça-feira, no Arruda, reúne sua diretoria executiva hoje, às 9h30, no prédio da Votorantim, no Bairro do Recife, para traçar os últimos planos de ação e trabalho. Alguns orçamentos para recuperação estrutural do Estádio José do Rego Maciel e do gramado também serão apresentados neste encontro.

A visita realizada pela comissão da nova diretoria ao Internacional-RS também terá destaque em um relatório detalhado que será apresentado pelo futuro vice-presidente Executivo, Sidnei Aires. "Neste relatório constará tudo que vimos e conversamos com o pessoal do Inter. Traremos informações sobre o patrimônio, a parte administrativa e também o grandioso processo de arrecadação de sócios do clube gaúcho", disse Aires. O clube colorado tem cerca de 70 mil associados.

A idéia, a princípio, não é lançar uma nova campanha de sócios para o tricolor. A nova direção deve querer se estruturar primeiro para, até o início de novembro, bolar uma campanha completa para chamar o torcedor para o clube. O senso coral deve ter uma parcela de contribuição. O novo presidente da Comissão Patrimonial do clube, José Augusto de Paula, também apresentará relatório sobre a real situação do estádio José do Rego Maciel.

A posse de Fernando Bezerra Coelho estava prevista para acontecer no auditório do clube, mas com a enorme popularidade do novo presidente entre os torcedores corais, o evento acontecerá no salão de festas da sede social e aberto para todos os tricolores.