sexta-feira, 16 de maio de 2008

Tricolor dispensa zagueiro recém-contratado

O Santa Cruz parece que não tem jeito mesmo. Após anunciar a contratação do zagueiro Douglas, do Centro Limoeirense, na semana passada, a direção coral decidiu dispensá-lo nesta sexta-feira. Ele não passou sequer 15 dias treinando no elenco do técnico Fito Neves. De acordo com informações extra-oficiais, o motivo para a dispensa do atleta foi a reprova do treinador coral ao futebol do jogador.

Enquanto uns estão saindo, outros estão chegando. O atacante Edmundo acertou tudo com a direção coral e já treina no Arruda. “estou muito feliz de ter acertado com o Santa Cruz. Estou em um time de tradição e que precisa voltar aos momentos de glória. Nosso objetivo é chegarmos à Série B do Campeonato Brasileiro”, afirmou o novo artilheiro do Arruda.

Outro que está treinando é o lateral-direito Rafael Mineiro. O lateral-esquerdo Chiquinho chegou nesta sexta-feira, mas só voltará a trabalhar neste sábado.

Da Redação do PERNAMBUCO.COM

Douglas fora do Santa Cruz

A diretoria do Santa Cruz anunciou, hoje, a dispensa do zagueiro Douglas, 25 anos, que havia sido apresentado no clube na semana passada.

Mas, ao meu ver, Douglas não foi dispensado porque nunca foi contratado.

O jogador, que disputou o Campeonato Pernambucano pelo Centro, foi um "presente" da FPF para os corais.

No entanto, a diretoria e o técnico Fito Neves nunca engoliram bem a ida do atleta.

Douglas sentiu isso na pele. Tanto que revelou à imprensa que estava sendo observado pela comissão técnica nos peneirões que o Santa Cruz está fazendo para revelar atletas.

Com informações de Rafael Carvalheira/Esportes JC

Santa Cruz dispensa zagueiro Douglas; jogador fica indignado

Do UOL Esporte
Em Recife


De forma inesperada, o Santa Cruz anunciou na manhã desta sexta-feira a dispensa do zagueiro Douglas, que havia sido "contratado" junto ao Centro Limoeirense. Assim que chegou para treinar, no início da manhã, o zagueiro foi informado pelo roupeiro que antes de vestir o material ele teria que passar na sala do diretor de futebol Sylvio Belém para conversar.

A notícia foi recebida com surpresa pelo jogador, pouco antes do treino. Indignado, ele desabafou contra a diretoria tricolor. "Infelizmente fui recebido com essa notícia não muito boa. Fiquei constrangido e chateado porque não entendi o motivo. Fui informado pelo Sylvio Belém (diretor de futebol) de que o Fito (técnico) não gostou do meu trabalho. Então me perguntei, como é que pode, se praticamente nem teve treino até o momento?", questionou o jogador, em entrevista à Rádio Jornal.

O detalhe é que Douglas não chegou ao clube como um desconhecido, pois disputou o Campeonato Pernambucano com destaque pelo Centro. "Se tivessem me avisado que estava vindo para um período de teste, eu não teria aceitado. Pelo amor de Deus, faltou um pouco de respeito comigo. Fiz o melhor campeonato da minha vida este ano e até tinha outras propostas", afirmou.

No fim, Douglas responsabilizou os dirigentes pelo atual momento vivido pelo clube. "Vai ver que é por esse tipo de coisa que o Santa Cruz está bagunçado desse jeito. Algumas pessoas fazem o Santa ser pequeno. Falta respeito com o profissional", disparou. Na Série C do Campeonato Brasileiro, o clube enfrenta a maior crise de sua história.

Santa dispensa jogador uma semana depois de contratá-lo

Do JC OnLine

Mesmo sem jogar, o Santa Cruz escreveu mais um capítulo em sua desastrosa caminhada rumo à Série C - que começa em julho. O zagueiro Douglas, contratado na semana passada foi dispensado exatamente uma semana depois, nesta sexta (16). O atleta estava no Centro Limoeirense, equipe rebaixada para a Série A2 do Campeonato Pernambucano e mostrou-se bastante chateado com a situação.

O defensor explicou que chegou para treinar normalmente nesta manhã, mas foi avisado pela rouparia que não receberia material e fosse conversar com o diretor de futebol Sylvio Belém. Ao chegar lá, foi avisado que não fazia mais parte dos planos dos corais. "A explicação foi de que o técnico não tinha me aprovado. Como pode acontecer isso se estamos apenas treinando fisicamente? E também não vim para testes e sim como contratação. Foi divulgado em todos os jornais e até no site oficial do clube", lembrou.

Para Douglas, a situação é bastante embaraçosa, não só para ele, mas também para o clube. Procurando medir as palavras, ele acrescentou que esse é principal motivo que deixou o tricolor na terceira divisão. "São essas más administrações que deixaram o clube nessa situação. Estão fazendo uma peneira aqui e encontrei pessoas que estavam em casa sem fazer nada e vieram aqui para tentar uma vaga. Tinha um que não jogava há cinco anos", comentou, lembrando os testes que o clube fez para descobrir jogadores na quinta (15).

REFORÇO - Enquanto uns vão, outros chegam. O atacante Edmundo apresentou-se na manhã desta sexta e assinou contrato até o final do ano. O jogador lembrou a ironia do destino ao contar que no ano passado sua vinda para o Arruda chegou a ser especulada na mesma época em que o clube trouxe o meia Carlinhos Paraíba. "Não aconteceu porque consideraram minha idade muito elevada. Mas as coisas quando têm que acontecer, acontecem", destacou.

Aos 38 anos, Edmundo destacou-se no Ypiranga ao marcar 12 gols no Estadual deste ano. Ano passado, ele foi o artilheiro da segunda divisão da Paraíba, com 19 tentos. "Mostrei que a idade não atrapalha. Agora, espero dar continuidade ao que fiz em outros clubes e ajudar o Santa Cruz", apontou.

Por sua vez, o lateral-esquerdo Chiquinho finalmente apresentou-se ao clube. Ele chega 11 dias depois do retorno previsto por tratar de problemas particulares. Porém, comenta-se que sua permanência vai depender da diretoria acertar os salários atrasados.

Edmundo se apresenta hoje no Arruda

Depois de uma longa conversa, o Santa Cruz acabou fechando com o atacante Edmundo (ex-Ypiranga) para a disputa do Campeonato Brasileiro da Série C. O namoro já vinha desde o Pernambucano, mas apenas ontem, as partes chegaram a um consenso sobre as bases salariais. O jogador assinou contrato e já se apresenta hoje ao técnico Fito Neves, no Arruda. Quem pode fechar também nas próximas horas é o veterano zagueiro Sandro, ex-Sport. O atleta também esteve ontem no clube, conversou com o presidente Edson Nogueira, mas fez uma proposta muito alta e fora da realidade financeira do clube. "Não vou fazer loucura de maneira nenhuma. Sandro é um jogador que interessa, é experiente e nós não podemos fazer um time apenas de garotos", disse o presidente tricolor. Uma nova rodada de negociação entre o zagueiro e a diretoria de futebol do clube acontecerá ainda hoje.

Com relação a Edmundo, o jogador passou a ser um velho sonho dos tricolores. O Santa Cruz já pensava em contratá-lo para o Campeonato Pernambucano, mas acabou desistindo da idéia pela idade do atacante, 38 anos. O Ypiranga trouxe o atleta e ele sagrou-se vice-artilheiro do Estadual, com 12 gols, um a menos que Geraldo do Náutico.

Enquanto alguns estão chegando, as especulações em torno da saída de outros atletas continuam. O lateral-direito William recebeu uma proposta do Ceará e ficou de analisar. O volante Alexandre Oliveira é outro que também tem proposta, mas a diretoria diz que ele permanece no clube. "Esse é da casa e não tem problema nenhum", disse Sylvio Belém, diretor de futebol. Já o lateral-direito Rafael Mineiro prometeu se apresentar hoje, pela manhã.

Edmundo é confirmado no Santa Cruz

Aguinaldo Lima/Arquivo Folha


Atacante, que foi vice-artilheiro do Estadual 2008, é o quarto reforço coral
Jogador, de 38 anos, é mais um que vem do Ypiranga
GUSTAVO LUCCHESI

Apesar dos cofres praticamente vazios, o Santa Cruz continua, mesmo que a passos lentos, se reforçando para o Campeonato Brasileiro da Série C, que tem a rodada de abertura marcada apenas para o dia 6 de julho, com o Tricolor enfrentando o Campinense/PB, fora de casa. Confirmando as especulações, os dirigentes corais acertaram a contratação do experiente atacante Edmundo, de 38 anos, ex-Ypiranga, e que estava atuando na Segunda Divisão do futebol paraibano. O centroavante foi o grande destaque da Máquina de Costura no Estadual 2008, marcando 12 gols no certame, terminando a disputa como vice-artilheiro, ao lado de Wellington, do Náutico.

Com Edmundo, esse é o quarto reforço tricolor para a disputa da Série C, sendo o terceiro atleta que vestiu a camisa da equipe de Santa Cruz do Capibaribe no Estadual, assim como o lateral Adeildo e o volante Gedeíl. “É um atleta experiente e matador. Não podemos depender apenas dos meninos da base numa Série C”, comentou o presidente coral, Édson Nogueira, o Edinho.

Porém, enquanto alguns optam por usar a porta de entrada, outros parecem preferir utilizar o caminho de saída das Repúblicas Independentes do Arrudas. O lateral-direito Rafael Mineiro, que foi dispensado, depois reintegrado, deve estar batendo o recorde de entra e sai num clube e pode não vestir mais a camisa coral. Outro que também pode estar deixando o clube é o lateral William. Alegando ter recebido apenas um mês de trabalho, o atleta procurou os dirigentes corais, ontem, para conseguir, ao menos, pagar o aluguel do seu apartamento, pois estava sendo ameaçado de despejo.

Já o volante e capitão coral, Alexandre Oliveira, é outro que deve sair do Tricolor. Segundo informações, ele teria uma proposta do Gama para disputar a Série B. “Quem quiser ficar, vai ficar. Quem não estiver interessado, até logo. Não vamos mentir para ninguém: a situação é complicada”, disse Constantino Júnior, diretor de futebol.

A surpresa de ontem no Arruda ficou pela presença do veterano zagueiro Sandro (ex-Sport). O defensor procurou Edinho e mostrou-se disposto a ajudar o Mais Querido na Série C, porém, o mandatário coral já adiantou que o seu salário é fora da realidade atual do clube.

Reunião
O presidente coral, Édson Nogueira, reuniu-se ontem, no próprio Santa Cruz, com um grupo de tricolores, que preferem ser chamados apenas de “colaboradores”, fazendo questão de não aumentar “a praga de facções que povoam o Mais Querido”. O grupo é comandado por Aloísio Lessa, que já doou 1.500 sacos de cimento para a reforma do estádio José do Rêgo Maciel.

Atletas corais recebem proposta

Outros dois jogadores engrossam o coro dos descontentes e informam que receberam propostas de clubes da Série B do Brasileiro para deixar o Santa Cruz. Ontem, o lateral-direito William e o volante Alexandre lamentaram a dificuldade financeira, como havia feito anteriormente o lateral-direito Rafael Mineiro. Além deles, o atacante Thiago Capixaba ganhou o direito de negociar com outras equipes após conquistar liminar no Tribunal Regional do Trabalho (TRT). Em compensação, o atacante Edmundo, ex-Ypiranga, fechou acordo com o clube.

William está no Santa Cruz desde dezembro do ano passado. Foi um dos primeiros a se apresentar ao então técnico coral Zé do Carmo. O lateral estava jogando na Grécia. “Estou sabendo da proposta do Ceará, mas, como ainda não há nada certo, sigo com a cabeça voltada para a preparação à Série C. Espero que o presidente consiga resolver rapidamente essa questão financeira para que possamos pensar somente em jogar futebol. Nós e os funcionários estamos com três meses de salários atrasados”, disse o jogador, sondado também pelo Vitória de Guimarães-POR.

Alexandre, por sua vez, desembarcou no Arruda com a Série A1 do Campeonato Pernambucano em andamento. Pernambucano do município de Itamaracá e tricolor declarado, não havia renovado contrato com a Portuguesa-SP. O interessado em levar o volante é o Gama-DF. “Todo mundo está vendo a situação que o clube vive. Compreendemos o presidente, mas temos família e compromissos para cumprir. Numa situação dessas, às vezes, o jogador quer treinar e buscar motivação, e a cabeça não aguenta, embora a vontade seja de permanecer”, comentou.

Atualmente, oito componentes do grupo profissional vêm trabalhando pela manhã: o goleiro Jaílson, o zagueiro Douglas, os laterais William, Chiquinho e Adeíldo, os volantes Alexandre e Gedeil e o meia Jorge Henrique. O zagueiro Bruno, os laterais George e Max, os volantes Allan, Leandro e Memo, os meias Miller e Thiago Henrique e os atacantes Thomas Anderson, Yuri e Gilberto estão integrados ao elenco que vem participando do Pernambucano de juniores. Alguns deles também jogarão a Copa Pernambuco, marcada para começar na próxima semana.

CAPIXABA

Embora o TRT tenha expedido na última terça-feira a comunicação para o Santa Cruz sobre a liminar concedida a Thiago Capixaba, o clube ainda não foi notificado, o que deve acontecer esta manhã. O advogado coral Eduardo Lopes garante já ter reunido a documentação necessária para reverter a decisão momentânea. “Como é o procedimento natural, estamos juntando os documentos para provar que temos razão e vamos apresentá-los”, declarou. A primeira audiência do caso está marcada para o dia 11 de junho.