quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Gobatto deve ser liberado até às 19h e joga hoje contra o Salgueiro


O dia é de descanso para o jogadores do Santa Cruz que à noite enfrentam o Salgueiro, na casa do adversário. Uma vitória no confronto, válido pela quarta rodada do Estadual, pode deixar o tricolor numa situação bem mais confortável. Com duas vitórias e uma derrota, os tricolores somam seis pontos na competição, dois a mais que o adversário desta noite.

O Santa Cruz pode apresentar apenas uma novidade no confronto diante do Salgueiro: o meia-armador Leandro Gobatto. O jogador ainda espera a seu nome ser publicado no boletim informativo diário da CBF. Como ontem foi feriado no Rio de Janeiro, a tendência é de que o jogador seja liberado até às 19h de hoje.

No domingo, o Santa Cruz enfrenta o Ypiranga, no Arruda.

Ficha do jogo

Salgueiro
Luciano, Rogério, Alisson, Henrique e Marcos Mendes; Wendel, Vitor Caicó, Renato Frota e Leonardo; Patrick e Inho Baiano. Técnico: Neco

Santa Cruz
André Zuba; Parral, Sandro, Thiago Matias e Adilson; Bilica, Wágner (Leandro Gobatto), Elder e William; Marcelo Ramos e Márcio Barros. Técnico: Márcio Bittencourt

Local: Estádio Cornélio de Barros - Salgueiro. Horário: 20h30. Árbitro: Emerson Batista. Assistentes: Erich Bandeira e Pedro Wanderley.

Com informações do DIARIO DE PERNAMBUCO

Santa volta a apostar na superação


EM SALGUEIRO // Longe do condicionamento ideal, Tricolor encara nova pedreira no Sertão

Foram 24 contratações para o Campeonato Pernambucano até o momento. Mais de dois times completos. É claro que entrosamento, praticamente, não existe no Santa Cruz, mas, mesmo assim, o time vem tentando se superar na competição. Até por isso, a oscilação chega a ser encarada como normal. Porém, se quiser ainda ficar sonhando em disputar o título do primeiro turno, a equipe coral precisa encontrar forças para superar o Salgueiro, hoje, às 20h30, no Estádio Cornélio de Barros. O confronto é válido pela quarta rodada do Estadual.

Com duas vitórias e uma derrota, os tricolores somam seis pontos na competição, dois a mais que o adversário desta noite. Uma vitória diante do Carcará deixará a Cobra Coral em uma situação bem confortável, pois o próximo jogo será contra o Ypiranga, domingo, no Arruda.

Sabendo disso, o técnico Márcio Bittencourt vem trabalhando bastante o conjunto da equipe. Uma pequena evolução já foi sentida na partida diante do Central, na reabertura do José do Rego Maciel. "A tendência é que o time vá se encontrando ao passar dos jogos", avaliou o treinador que pretende mexer o mínimo possível na sua equipe.

O Santa Cruz pode apresentar apenas uma novidade no confronto diante do Salgueiro: o meia-armador Leandro Gobatto. O jogador ainda espera a seu nome ser publicado no boletim informativo diário da CBF. Como ontem foi feriado no Rio de Janeiro, a tendência é de que o jogador seja liberado até às 19h de hoje. "Estamos torcendo muito para que ele fique regularizado em tempo para atuar. Nosso time está precisando de mais qualidade no meio-campo", comentou o treinador.

Se isso acontecer, é provável que o técnico Márcio Bittencourt saque um dos quatro volantes que atuam hoje na equipe: Bilica, Wágner, Elder e William. Como Wágner não foi bem diante do Central, no Arruda, pode acabar sendo sacrificado para a entrada de Gobatto. Assim, o meio-campo teria Bilica e Elder na contenção, enquanto que William ajudaria Gobatto na armação das jogadas ofensivas.

Salgueiro

A tabela do Estadual não está sendo nada fácil para o Salgueiro. De cara, o Carcará encarou três pedreiras: Central, Sport e Náutico, respectivamente, nas três primeiras rodadas. Tarefa nada fácil. Mesmo assim, o time conquistou quatro pontos dos nove disputados até o momento. Mais três estarão em jogo hoje diante da Cobra Coral quando o técnico Neco mantêm o time que empatou com o Timbu, sábado passado, nos Aflitos.

SALGUEIRO

Luciano, Rogério, Alisson, Henrique e Marcos Mendes; Wendel, Vitor Caicó, Renato Frota e Leonardo; Patrick e Inho Baiano.
Técnico: Neco

SANTA CRUZ

André Zuba; Parral, Sandro, Thiago Matias e Adilson; Bilica, Wágner (Leandro Gobatto), Elder e William; Marcelo Ramos e Márcio Barros.
Técnico: Márcio Bittencourt

Local: Estádio Cornélio de Barros - Salgueiro.
Horário: 20h30.
Árbitro: Emerson Batista.
Assistentes: Erich Bandeira e Pedro Wanderley.

Gobatto na expectativa

A ansiedade pela estreia é nítida no rosto do meia-armador Leandro Gobatto. O jogador foi um dos primeiros reforços a desembarcar no Arruda - ainda em dezembro do ano passado - e, até agora, não conseguiu jogar no Campeonato Pernambucano. Teve que esperar a abertura da janela para transferências internacionais. Porém, ao que tudo indica, o dia de o jogador vestir a camisa tricolor pela primeira vez chegou. Gobatto vai levar um peso nos ombros por ser o jogador em quem todos no Arruda estão jogando as fichas para resolver o problema de criação. O atleta encara com naturalidade a responsabilidade que está sendo dada a ele. "Se o treinador acha que o grupo precisa deste homem para dar mais cadência e qualidade ao meio-campo, eu estou pronto".

Coca-Cola

Ontem, a diretoria do Santa Cruz confirmou a negociação com a Coca-Cola que pretende arrendar os bares do estádio José do Rego Maciel. A informação foi antecipada pelo Diario na edição de ontem. "Tudo vai depender também do acerto que a Federação fez com outraempresa de bebidas", disse, Antônio Carlos Júnior, diretor de comunicação do clube coral, sem querer entrar em detalhes.

Santa Cruz em mais um teste de fogo

Marcos Pastich




Tricolor encara o perigoso Salgueiro, hoje à noite, no estádio Cornélio de Barros
Comissão técnica passou quase uma hora, ontem, conversando com os jogadores
Gustavo Paes

O Santa Cruz vai encarar hoje mais um teste de fogo no seu caminho de recuperação. Se na última rodada do Campeonato Pernambucano o técnico Márcio Bittencourt atribuiu 90% da vitória contra o Central à torcida - que fez uma emocionante festa na reabertura do Arruda -, contra o Salgueiro, jogando no Sertão, os atletas corais não vão poder contar com esse combustível extra. A partida entre o Mais Querido e o Carcará acontece às 20h30, no estádio Cornélio de Barros.

Além de enfrentar uma longa viagem (Recife e Salgueiro são separadas por 512 quilômetros, e a viagem no ônibus Expresso Coral vai durar de sete a oito horas) e jogar fora de casa, o Tricolor, atualmente em quinto lugar na tabela de classificação, encara um adversário complicado. Apesar de ocupar apenas a sétima colocação, o Salgueiro vem mostrando um bom futebol. Na primeira rodada venceu o Central, fora de casa, e na sequência perdeu para o Sport na parte final do jogo e arrancou um empate com o Náutico, nos Aflitos, após estar perdendo por 2x0. O técnico Márcio Bittencourt falou sobre as dificuldades que espera encontrar no Cornélio de Barros e voltou a pedir humildade a sua equipe.

“O Salgueiro é uma equipe que possui um controle de bola muito bom. A posição da equipe no Campeonato Pernambucano engana um pouco, pois ela já teve jogos contra dois times da Capital, e é natural perder pontos nessa situação. Tenho certeza que será um desafio enorme para o nosso time”, disse o treinador coral, que, apesar do discurso pés no chão, tratou de responder aos críticos que já descartaram o Santa Cruz da briga pelo Campeonato Pernambuco.

“Existem muitas ‘Mães Dinás’ (na imprensa), que gostam de ficar tentando prever as coisas. Acho que precisa haver respeito pelo trabalho que está sendo executado, pois o Campeonato Pernambucano está apenas no começo. Aos meus jogadores, eu peço humildade, isso é algo que todos precisam ter. Mas eles sabem que têm potencial, que ainda vão crescer muito nesse torneio”, afirmou Bittencourt.

Quem está afim de jogo é o atacante Marcelo Ramos, que, apesar de ter realizado boas partidas, ainda não conseguiu balançar as redes. O jogador declarou que está acostumado com a pressão de ser artilheiro sempre. “Comigo sempre existiu essa cobrança e eu sempre assumi a responsabilidade. Não é algo que me tire o sono, pois o mais importante é que a equipe está jogando bem. Mas sempre estou me preparando para fazer gols”, declarou.

Para a partida de hoje, Márcio Bittencourt vai esperar até o último minuto pela regularização do meia Leandro Gobatto, que viajou para Salgueiro com o time. Porém, o treinador não quis comentar quem deixaria o time para a entrada do jogador. Outra dúvida é o volante Bilica, que está sentindo dores no músculo adutor da coxa direita, sendo inclusive poupado dos últimos treinamentos. Segundo os médicos corais, ele não deve ficar de fora do jogo.

Salgueiro

Luciano; Rogério, Alisson, Mazinho e Marcos Mendes; Victor Caicó, Wendell, Renato Frota e Leonardo; Inho Baiano e Patrick
Técnico: Neco

Santa Cruz

André Zuba; Parral, Sandro, Thiago Matias e Adilson; Bilica, Vágner (Leandro Gobatto), William e Elder; Márcio e Marcelo Ramos
Técnico: Márcio Bittencourt

Local: Cornélio de Barros (Salgueiro)
Horário: 20h30
Árbitro: Emerson Batista
Assistentes: Erich Bandeira e Pedro Wanderley
Prelimina: Salgueiro x Santa Cruz, às 18h (juniores)

Na base da conversa para acertar alguns detalhes

Gustavo Paes

Numa aparente tentativa de compensar a falta de tempo para treinamentos táticos, já que na segunda-feira os titulares fizeram apenas uma recuperação física e, ontem, o dia foi dedicado ao famoso “rachão”, o técnico Márcio Bittencourt investiu na conversa com o seu grupo. E para tentar um bom resultado contra o Salgueiro, ele bateu recordes. Durante cerca de uma hora, os jogadores ficaram sentados no gramado, sob o sol, aparentemente atentos a tudo que o comandante falava.

“A conversa é importante para acertar alguns detalhes. No futebol moderno, qualquer falta de atenção pode ser decisiva”, disse Bittencourt, citando como exemplo o gol sofrido no último domingo, quando, segundo a opinião do treinador, os defensores do Tricolor estavam mal posicionados para impedir que a cobrança de falta de Djalma, do Central, balançasse as redes do goleiro André Zuba.

“Eu gosto também de abrir espaço para cobranças e reivindicações. Cada um dos jogadores que participaram da última partida disseram alguma coisa durante a conversa. Gosto também de puxar dos mais jovens ou tímidos, para que eles se integrem melhor ao grupo”, revelou o treinador tricolor. Segundo Bittencourt, os principais líderes dentro do grupo coral são: Thiago Matias (o líder nato), Sandro (o mais experiente), Marcelo Ramos (o calmo), Márcio (o brincalhão) e Bilica (o sério, que detesta perder).

Clube deve voltar a negociar com a Coca Cola

Gustavo Paes

Há cerca de um mês, a diretoria do Santa Cruz vem conversando com a empresa Coca Cola para tentar iniciar uma nova parceria. Segundo o gerente de marketing do clube coral, José Nivaldo Brayner, o acordo entre o Mais Querido e a multinacional poderia acontecer de duas formas: na venda de bebidas dentro do Arruda, em dias de jogos, e como um dos investidores no projeto tricolor de comprar um placar eletrônico para o estádio.

No caso da venda de bebidas, as conversas foram interrompidas na semana passada por conta da divulgação do contrato de patrocínio da Federação Pernambucana de Futebol (FPF) com a Ambev, o que impediria o acordo de ser colocado em prática. Mas com a decisão do Juizado do Torcedor, que através de uma liminar barrou a iniciativa da Federação de vender bebidas alcoólicas dentro dos estádios, o diálogo entre Santa Cruz e Coca Cola pode reiniciar. “Vamos esperar, saber se a decisão vai ser mantida. Se isso acontecer, nós vamos voltar a sentar para discutir a possibilidade de patrocínio”, disse Brayner. “Vamos ver também se eles têm interesse de participar desse novo projeto que é a aquisição do placar eletrônico”, revelou.

O dirigente coral afirmou que, inicialmente, não existe a possibilidade da Coca Cola ser o patrocinador principal da camisa tricolor, que atualmente conta apenas com a Shineray (montadora de motocicletas, na manga da camisa) e o Grupo Saúde (nas costas da camisa). “Não temos conversas nesse sentido. A questão do patrocinador frontal da camisa ainda não está resolvida. Existe a possibilidade de haver um acerto ainda essa semana, mas não temos uma data estabelecida”, declarou o gerente, sem querer mencionar nomes das empresas interessadas.

Neco repetirá escalação dos jogos contra Sport e Náutico

Léo Lisbôa

Principal candidato a grande força do Interior nesta temporada, o Salgueiro termina hoje à noite a sequência de quatro jogos diante dos clubes mais tradicionais do futebol no Estado. Após estrear no Pernambucano vencendo o Central, perder para o Sport e empatar com o Náutico, o Carcará enfrentará logo mais o Santa Cruz. No confronto contra o Tricolor do Arruda, no estádio Cornélio de Barros, os donos da casa esperam conquistar os primeiros pontos diante dos seus torcedores, pois os quatro que possui até o momento, garantindo a equipe na sétima colocação do Estadual, foram somados em Caruaru e no Recife.

Mostrando confiança nos seus comandados, o técnico Neco repetirá a escalação dos confrontos diante de Sport e Náutico, na semana passada. Assim, o volante Marcos Mendes segue improvisado na lateral esquerda, pois desde a dispensa de Vital, o treinador ficou sem um especialista da posição. O meio-de-campo é o mesmo que se destacou na Série C do ano passado. Victor Caicó, Wendell e Renato Frota seguem com a confiança de Neco, mas no lugar de Rosivaldo, lesionado, o experiente Leonardo segue no meio.

A grande expectativa está na regularização do atacante Paulo Rangel, que se destacou no Potiguar/RN. O jogador chegou a ser anunciado pelo Central, mas por conta de problemas burocráticos, não assinou com a equipe alvinegra. Caso fique regularizado, o atleta deverá figurar no banco de reservas.

No Sertão, Santa revê o rival da Terceirona


Tricolor quer transformar festa do Arruda em embalo ante adversário que traz más lembranças. Salgueiro ficou na C, enquanto corais foram excluídos

A três pontos dos líderes, tricolor aposta na conversa para driblar cansaço

Após a festa proporcionada pela reabertura do Estádio do Arruda e completada com a vitória por 2x1 em cima do Central, domingo passado, o Santa Cruz volta a encarar a realidade dos campos apertados do interior e um adversário organizado, além de melhor condicionado fisicamente. Esta noite, a partir das 20h30, pela quarta rodada do Campeonato Pernambucano, o time reencontra o Salgueiro, grande rival local na última Série C do Campeonato Brasileiro e que se manteve na Terceirona, ao contrário do Santa.

O último jogo do Santa no ano passado, aliás, foi justamente no Cornélio de Barros, diante do Carcará, dia 6 de setembro, pela rodada derradeira da segunda fase da Série C. Os corais já estavam eliminados, enquanto os sertanejos se garantiriam com um simples empate. O confronto terminou empatado por 2x2. Do elenco da temporada 2008, somente o zagueiro Sandro estará em campo esta noite, além do atacante Patrick, que curiosamente deixou o Arruda e foi para Salgueiro.

Desta vez, entretanto, quem está na vantagem na classificação é o Santa Cruz. Com seis pontos conquistados, a equipe comandada por Márcio Bittencourt está na quinta colocação. Perde uma posição para o Ypiranga por conta do saldo de gols (-2x2). Já o Salgueiro encontrou dificuldades no início da competição. Está na sétima colocação, com quatro. Perdeu justamente no único jogo até o momento em que atuou como mandante: 2x0 para o Sport, na segunda rodada.

O Santa Cruz, por sua vez, já conseguiu vencer atuando como visitante. A vitória veio exatamente na estreia, dia 11 de janeiro, no Gigante do Agreste, em Garanhuns. Com um gol de Elder, que está atuando na meia de ligação, o time superou o Sete de Setembro, por 1x0. O outro confronto dos tricolores fora de casa é de péssima lembrança. Saiu para enfrentar o Porto, no dia 14, pela segunda rodada, no Luiz Lacerda, em Caruaru, e voltou com a derrota por 4x0.

Sem tempo para treinar adequadamente de uma partida para a outra, o técnico Márcio Bittencourt conversou longamente com os jogadores antes do último treinamento, na manhã de ontem, no gramado do Ademir Cunha, em Paulista, na Região Metropolitana. Depois do almoço, a delegação seguiu para Salgueiro. "As conversas fazem parte do nosso dia-a-dia. Aprendo muito com os jogadores e também repasso as minhas experiências", disse o comandante coral.

O "conselho" para Marcelo Ramos foi acabar de vez com a ansiedade do torcedor tricolor de vê-lo marcar. O atacante disputou os três confrontos até o momento, mas teve poucas oportunidades de gol, sobretudo porque o meio-de-campo tem dificuldades para criar. "Ainda não estou tão preocupado porque foram apenas três jogos. Realmente ainda não recebi uma chance clara para marcar, mas o importante é ver o time evoluindo e vencendo", ressaltou o centroavante.

Em Garanhuns, contra o Sete, Marcelo Ramos colocou uma bola no travessão. Em 2007, ele se sagrou artilheiro do Pernambucano, com 15 gols marcados. "Com a melhora física, a movimentação vai aumentar, e as oportunidades aparecerão em maior quantidade."

Carcará tirou invencibilidade coral em 2006

Santa Cruz e Salgueiro se enfrentaram apenas duas vezes pelo Pernambucano. Ambas em 2006, com uma vitória para cada lado, sempre a favor de quem jogou em casa. O primeiro duelo aconteceu no Estádio Cornélio de Barros, palco do duelo desta noite, no dia 22 de janeiro, e pôs fim a uma invencibilidade de 20 jogos do tricolor no Estadual.

Até então, a última derrota coral havia sido a exato um ano e três dias, também no Sertão, mas para o Serrano (2x1), que curiosamente era treinado por Pedro Manta, o técnico do Salgueiro em 2006. Nesse período foram 19 vitórias (17 delas seguidas).

E o gol que deu a vitória ao Carcará foi um golaço. Aos 15 minutos do segundo tempo, o lateral-direito Sidny (hoje no Sport) cruzou na área para Wanderlei, que matou no peito e mandou uma meia-bicicleta, surpreendendo o goleiro Anderson.

: Anderson, Édson Mendes (Jamerson), Carlinhos Paulista, Adriano e Xavier, Neto, Júnior Maranhão, Lecheva (Paulinho) e Rosembrik, Carlinhos Bala e Roberval (Thiago). Técnico: Givanildo Oliveira. : Luciano, Sidny, Demir, Maurício e Gilberto Matuto, Naldo, Marcílio, Dú Cosme (Allison) e Fábio Baiano (Maurício), Wanderlei (Maxwell) e Ciel. Técnico: Pedro Manta.

Santa e Salgueiro também se enfrentaram duas vezes no ano passado pela Série C. Tanto no Arruda, quanto no Cornélio de Barros, os jogos acabaram 2x2.

CBF pode "escalar" Gobatto

Poucas vezes um jogador foi tão aguardado para entrar numa equipe quanto o meia Leandro Gobatto é no Santa Cruz. A carência de homens de criação tem deixado o treinador Márcio Bittencourt preocupado. Por isso Gobatto foi incluso na delegação mesmo sem estar regularizado. Mas o nome do atleta pode ser publicado no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) até momentos antes do apito inicial.

Hoje, a Federação da Costa Rica vai enviar à CBF a comprovação da rescisão do meia com o Brujas Escazú. De posse do documento, a entidade pode autorizar a regularização de Gobatto. O Santa Cruz já cumpriu com a sua parte no processo.

"A gente espera que o nome de Gobatto saia no BID. Depende apenas da parte burocrática para que ele assuma a titularidade da equipe. Na hora em que tudo estiver pronto, anuncio quem deixará o time", esclareceu o técnico.

Caso ganhe condições de estrear com a camisa do Santa Cruz, o mais provável é que Leandro Gobatto ocupe a vaga de Elder, que é volante e vem atuando de forma improvisada na meia. "Durante o tempo em que não pude atuar, me dediquei à parte física. Agora só está me faltando mais o ritmo de jogo. Só posso melhorar nesse aspecto quando começar a jogar e ajudar o time", declarou o meio-campista, que está se destacando nos treinos.

O restante da equipe será o mesmo que iniciou na vitória por 2x1 contra o Central. Bilica foi poupado do último treino por conta de um incômodo no músculo adutor da coxa esquerda, mas foi liberado pelo departamento médico coral.

SALGUEIRO

A equipe não vem correspondendo às expectativas criadas em torno da sua participação no Estadual. O fato de ter conseguido se manter na Série C e de ter sido um dos clubes que mais investiram para a disputa gerou a previsão de uma boa largada.

Mas a tabela também não contribuiu, diga-se. Em quatro rodadas, o Salgueiro já terá enfrentado Sport, Náutico e Santa Cruz. Perdeu para os rubro-negros, empatou com os alvirrubros e, agora, espera bater os tricolores na noite de hoje.

Para tentar a segunda vitória, o Carcará aposta na força da torcida no Cornélio de Barros. "A torcida nunca nos deixou na mão e não será agora a primeira vez. Ela será como o 12º jogador para nos ajudar a conseguir a vitória", comentou o técnico Neco.

Ainda inconformado com o lance do gol de Carlinhos Bala, no último jogo contra o Náutico, Neco deu uma cutucada na arbitragem. "Não gostaria nem de falar sobre isso, mas é sempre bom dar uma lembrada. Acredito que, quando os árbitros errarem menos, as coisas podem melhorar", disparou o treinador do Carcará.