terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Marcelo encabeça pacote


REFORÇOS // Outros oito atletas foram anunciados ontem pela diretoria tricolor no auditório do Arruda

Foram quase duas horas de atraso, um pouco de desorganização com mais uma entrevista coletiva com a presença de torcedores, mas a diretoria do Santa Cruz anunciou mais um pacote de contratações. Foram nove nomes revelados, entre eles, a principal estrela: Marcelo Ramos, como o Diario já tinha antecipado desde a semana passada. O atacante foi ovacionado pelos torcedores presentes ao entrar no auditório e vestir a camisa coral. "Quando saí em 2007 eu disse que voltaria. E, agora, estou feliz por reencontrar essa torcida maravilhosa e esse clube que aprendi a respeitar e gostar muito. Agora é falar menos e dá as respostas dentro de campo", afirmou para delírio dos presentes.

A partir daí ficou praticamente impossível de entrevistar o diretor de futebol, Antônio Ruas Capella, e o próprio Marcelo Ramos. O palco ficou pequeno, pois os torcedores queriam tirar fotos e pegar autógrafo do ídolo que retornou. Pacientemente, o jogador atendeu a todos e, ainda, conseguiu falar com a imprensa. "Cara, sinceramente, para mim não importa a divisão que o Santa Cruz vai jogar. A vontade de voltar para cá era enorme e eu não preciso mais provar nada para ninguém no Brasil", completou o atacante, que retornou para Salvador e só virá, em definitivo, no dia 2 de janeiro.

Junto com Marcelo Ramos desembarcarão, para a pré-temporada, em Ipojuca, os outros oito reforços confirmados ontem (veja quadro). Entre eles, nenhum jogador de mais destaque ou conhecidos do torcedor pernambucano. Apenas Thiago Matias (zagueiro) e Bilica (volante), que tiveram seus nomes vazados antecipadamente. O técnico Márcio Bittencourt fez uma referência geral sobre o pacote de atletas anunciado ontem. "Estamos formando um elenco competitivo e brigador com uma mescla de atletas que são revelações e outros experientes. Não adianta trazer um time apenas de craques", disse.

De acordo com o diretor de futebol remunerado, Antônio Ruas Capella, todos os jogadores contratados pelo Santa Cruz - 21 no total até agora - assinaram contrato de um ano. "É claro que, para alguns, existe cláusulas de rescisão caso um clube da Série A ou do exterior se interesse. Mas isso só depois do fim do Campeonato Pernambuco e da Copa do Brasil", fez questão de enfatizar. Ainda segundo Capella, o Santa Cruz deixou uma brecha para mais três contratações: um goleiro, um zagueiro e um meio-campista. Foi anunciado também que os novos jogadores já viajam para o recesso, que começa hoje, com os salários do mês de dezembro quitados.

O pacote de reforços corais

Goleiro
Nome: André Zuba
Idade: 22 anos
Altura: 1m90
Peso: 80kg
Último clube: Palmeiras

Zagueiros
Nome: Daniel Vicente Horst
Idade: 27 anos
Altura: 1m84
Peso: 77kg
Último clube: Alwak (Catar)

Nome: Thiago Mathias
Idade: 26 anos
Altura: 1m90
Peso: 87kg
Último clube: Morélia (México)

Laterais-esquerdos
Nome: Adilson Rodrigues
Idade: 27 anos
Altura: 1m84
Peso: 74 kg
Último clube: Bahia

Nome: Antônio Luís da Silva (Juca)
Idade: 22 anos
Altura: 1m87
Peso: 80 kg
Último clube: Oeste de Itápolis-SP

Volantes
Nome: Húdson Rodrigues dos Santos
Idade: 20 anos
Altura: 1m79
Peso: 78 kg
Último clube: Santos-SP

Nome: Wágner Salino Turques
Idade: 32 anos
Altura: 1m83
Peso: 77 kg
Último clube: Juventus-SP

Nome: Douglas da Costa Souza (Bilica)
Idade: 29 anos
Altura: 1m80
Peso: 72 kg
Último clube: Ponte Preta-SP

Atacante
Nome: Marcelo Ramos
Idade: 35 anos
Altura: 1m77
Peso: 72 kg
Último clube: Bahia

Dia de apresentar o novo gramado


Com um pequeno atraso - estava previsto para chegar no último sábado -, o novo gramado do Santa Cruz só chegou ao clube no final da tarde de ontem. E já encontrou tudo pronto para ser plantado no Arruda. Chegou com pompa de estrela e vai ser apresentado da mesma forma. É que a comissão patrimonial abrirá os portões do clube - das 16 as 17h - para o torcedor poder acompanhar o, literalmente, "tapete verde" ser desenrolado. É isso mesmo. O novo gramado veio em rolos de 70m x 40m.

"Restringimos o horário de visita às obras porque estamos entrando em um momento delicado do processo e finalizando alguns pontos cruciais. É uma medida de segurança, pois existirão máquinas enormes e pesadas, além de serviços na parte elétrica também. Mesmo assim, todos os dias, no final da tarde, o torcedor terá acesso e vai começar amanhã com um belo espetáculo que será a implantação do novo gramado", explicou José Augusto de Paula, presidente da comissão patrimonial, na entrevista coletiva de ontem.

Uniformes

A campanha para escolha do novo uniforme do Santa Cruz foi um sucesso. De acordo com a diretoria do clube mais de 10 mil votos - através de mensagens de texto pelo celular - foram computados. O modelo A foi o escolhido com 65% da preferência dos torcedores e pode ser visto no site oficial do clube: www.coralnet.com.br. Na primeira semana de janeiro, o clube vai divulgar o nome do seu novo fornecedor de material esportivo, provavelmente a espanhola Joma. "Vamos anunciar também os novos patrocinadores para a camisa (frente e verso), mangas e calções. A estréia do novo uniforme deve acontecer mesmo em 18 de janeiro", explicou Antônio Carlos Júnior, diretor de comunicação tricolor.

Diretoria coral contrata quase um time inteiro

Chicos Farias



De uma só vez, nove jogadores foram anunciados ontem no Arruda
Marcelo Ramos chegou como o presentão de Natal do torcedor tricolor
GUSTAVO LUCCHESI

Num dia onde o tão propagandeado profissionalismo dos dirigentes corais esqueceu de aparecer no Arruda, incluindo o Departamento de Comunicação do clube, o Santa Cruz anunciou, ontem, o seu terceiro pacotão de contratações da Era Márcio Bittencourt. Após quase duas horas além do horário marcado para iniciar a coletiva - que apesar da assessoria do Tricolor convidar explicitando ser apenas para a Imprensa, na prática, os torcedores tiveram acesso e até ficaram à vontade para fazer perguntas aos diretores -, o diretor de futebol, Antônio Ruas Capella, divulgou o nome de mais nove reforços do Mais Querido para a temporada 2009, juntamente com os 11 já contratados anteriormente. Os novos atletas são os seguintes: o goleiro André Zuba, 22, ex-Palmeiras; os zagueiros Daniel Horst, 27, ex-Alwak/Catar, e Thiago Mathias, 26, ex-Morélia/México; os laterais-esquerdos Adilson, 26, ex-Bahia, e Juca, 22 anos, ex-Oeste/SP; os volantes Húdson, 20, ex-Santos, Wagner Salino, 32, ex-Juventus, e Bilica, 29, ex-Ponte Preta.

Como já era esperado, além desses oitos nomes divulgados, o centroavante Marcelo Ramos foi o presentão de Natal dos cartolas para a torcida coral. O atleta apareceu por volta das 10h nas Repúblicas Independentes do Arruda, onde assinou contrato de um ano com a Cobra Coral, e às 12h30 foi apresentado oficialmente à Imprensa, sendo bastante aplaudido pelos torcedores presentes. No final do dia, o atleta retornou à Bahia, de onde volta no dia 2 de janeiro, quando se reapresenta, juntamente com todo o elenco tricolor, para a pré-temporada em Ipojuca.

Bastante animado com a recepção calorosa da torcida presente, o veterano centroavante, atualmente com 35 anos, explicou o motivo do seu retorno ao Mais Querido e já traçou um de seus objetivos nesta segunda fase com a camisa coral. “Já sou vivido demais no futebol. Na atual fase que estou, a minha principal meta é me sentir bem onde estou, e no Santa Cruz me sinto em casa. Além de marcar gols, pretendo ganhar títulos desta vez, o que não foi possível na minha primeira passagem. A minha meta é marcar 30 em toda a temporada”, disse Marcelo, que tem 422 gols na carreira e, no ano passado, marcou 27 tentos, mesmo com o Tricolor tendo sido rebaixado na Série B 2007.

E ao contrário do que anunciou antes da coletiva de ontem, o Departamento de Futebol ainda não conseguiu fechar o elenco. Segundo o treinador Márcio Bittencourt, ainda serão contratados um terceiro goleiro, um zagueiro e um meia.

UNIFORME

Ainda no encontro de ontem, o Departamento de Marketing do Santa Cruz anunciou o uniforme vencedor na votação feita com a torcida do clube. A camisa vencedora foi a opção A, com 65% dos votos, e ela pode ser visualizada no site oficial do Tricolor (www.coralnet.com.br). Além disso, o marketing coral anunciou para a primeira semana de janeiro o anúncio do novo fornecedor de material esportivo do Mais Querido, assim como a divulgação de todos os novos patrocinadores da Cobra Coral.

Recolocação da grama ficou para hoje

Além do diretor de futebol, Antônio Capella, falar sobre o elenco coral para a temporada 2009, o presidente da Comissão Patrimonial, José Augusto de Paula, também esteve presente na coletiva para a Imprensa e torcida e falou sobre a grande reforma que vem sendo feita no José do Rêgo Maciel. Ao contrário do que estava previsto pelos dirigentes corais, os rolos de grama não foram colocados ontem, devido a “alguns problemas burocráticos, já resolvidos, com os caminhões que traziam o material, na divisa entre Fortaleza, de onde vem a grama, e Rio Grande do Norte”, como explicou José Augusto. A instalação do novo gramado coral foi reprogramada para hoje, às 16h. Serão necessários de três a quatro dias para a grama ser colocada e mais dez dias para ela se fixar no solo.

O homem forte da Patrimonial garantiu que o cronograma da obra já entrou na sua fase final, com 95% dos reparos já tendo sido feitos. Com quase todos os 28 banheiros do Arruda já reformados, a meta é conseguir finalizar os dois últimos degraus do anel superior, que necessita de uma máquina especial, e, em seguida, convocar uma vistoria da Coordenadoria de Defesa Civil do Recife (Codecir) para conseguir a liberação do órgão para que todo o estádio possa ser utilizado nos jogos em casa do Tricolor.

“Eu garanto que na nossa estréia em casa, dia 18 de janeiro, o estádio estará pronto para receber jogos. E garanto: é um dos mais seguros do País”, finalizou José Augusto de Paula.