Apesar dos reforços anunciados, formação do elenco tricolor para a Terceirona é lenta, ao contrário dos adversários Faltando exatos 44 dias para o início da Série C do Brasileiro inicia-se a contagem regressiva para a estréia do Santa Cruz na competição. Mais do que isso. Contagem regressiva para formar um time, treinar, regularizar os jogadores e, só então, viajar para enfrentar o Campinense-PB, em 6 de julho, no estádio Amigão. Depois de muita turbulência política, enfim o clube parece viver um momento de calmaria e o trabalho da diretoria começa a aparecer. Antes deste final de semana, cinco jogadores foram contratados: Stanley e Gonçalves (zagueiros), além de Juninho (meia) todos do Porto, de Caruaru, e ainda Garrinchinha (volante) e Carlos Vitor (goleiro). O primeiro estava no Treze-PB e o segundo vem do Vitória-BA.
A tendência é que até a próxima quarta-feira, mais quatro ou cinco jogadores sejam confirmados para fechar o elenco coral que disputará a Série C. Dos quatro clubes integrantes do grupo 5 da competição, o Santa Cruz é que hoje apresenta-se mais desestruturado. Enquanto o Tricolor perdeu quase 80% do grupoque disputou o Pernambucano, sem falar nas duas reformulações da equipe durante o Estadual, os adversários - Campinense-PB, Central e Potiguar-RN - mantiveram suas bases e, claro, partem na frente do time coral.
Baseado nesse cenário, o Diario fez um breve levantamento de como está a preparação dos adversários do Santa Cruz nesta primeira fase da Série C. O torcedor coral vai ter uma idéia do quanto ainda falta para o Santa Cruz formar uma equipe competitiva para essa disputa que será uma das mais duras de sua história.
Campinense-PBAtual campeão paraibano, depois de derrotar o rival Treze nas duas partidas finais (3 x 0 e 2 x 0), a diretoria do Campinense renovou o contrato do treinador Freitas Nascimento para a disputa da Série C. Como a partida final do Campeonato Paraibano aconteceu no domingo passado, o elenco ganhou uma folga e só se reapresenta em 3 de julho. Até lá, a diretoria do clube vai traçar o planejamento para a Terceira Divisão. O meia Washington, ex-Santa Cruz, principal nome do time também renovou o seu contrato e vai defender o time na Série C. Hoje, a diretoria anunciará quantos atletas permanecerão na equipe. A tendência é manter a base que foi campeã na semana passada.
CentralDos Pernambucanos que entram na disputa da Série C, a Patativa tem a equipe mais organizada. A diretoria do clube manteve a base do time que terminou em terceiro lugar na Estadual. Mais de 90% do elenco permanece no clube, inclusive o atacante Leonardo, que teve proposta do América-RN. Apenas cinco jogadores deixaram o Central: Humberto e Márcio (zagueiros), Xavier (lateral-esquerdo), Diogo (meia) e Moacir (volante). Sem precisar reforçar tanto seu time, a diretoria contratou apenas três jogadores: o lateral-direito Jameson (ex-Santa); o meia Márcio (ex-Porto) e o zagueiro Alex Xavier (ex-Santa). Há uma previsão do time fazer uma excursão para o Azerbaijão entre 10 e 25 de junho. Há 15 dias, os jogadores vem trabalhando diariamente no clube, inclusive já realizaram um amistoso com o Náutico (1 x 1), no Luiz Lacerda.
Potiguar-RNHá praticamente um mês parado - o elenco recebeu folga desde quando sagrou-se vice-campeão potiguar, em 28 de abril, depois de empatar a final com o ABC -, os jogadores do Potiguar retomam as atividades hoje. O time realizará uma intertemporada entre 15 e 29 de junho na cidade serrana de Antônio Martins, 150 km de Mossoró. A diretoria do clube manteve toda a comissão técnica, comandada pelo técnico Miluir Macedo, e 60% do elenco que terminou o campeonato potiguar. Porém, a equipe perdeu alguns dos seus principais jogadores. O atacante Ítalo foi emprestado ao América-RN. O mesmo destino teve Vaninho (meia). O ABC contratou o meia Jean, enquanto que o Poti-MG "levou" o volante Daniel. Por outro lado, o América-RN emprestou quatro atletas: Alexandre e Adalberto (zagueiros), Igor (lateral) e Vasconcelos (meia). O time fará um amistoso em 11 de junho contra o Baraúnas-RN.