segunda-feira, 26 de maio de 2008

Santa põe profissionais na Copa Pernambuco e procura reforços

Todos os reforços contratados pelo time do Santa Cruz, bem como os profissionais que estão treinando para a disputa da Série C, vão ser escalados nos jogos da Copa Pernambuco. A informação foi confirmada pelo treinador Fito Neves, nesta segunda-feira (26). O próximo jogo acontece na próxima quinta, contra o Catende, no Arruda.

Neves quer evitar mais um vexame tricolor na competição. Jogando com um time misto, o Santa perdeu os primeiros dois jogos, contra o Atlético de Carpina (no Arruda, por 1x0) e contra o Decisão de Bonito (por WO, depois de esquecer de levar um médico a campo). O time segura a lanterna da competição.

Fora de campo, a diretoria volta a se mexer para contratar reforços. O Santa negocia com o goleiro Vítor, 19 anos, do Vitória-BA. Deseja, ainda, contratar um zagueiro, dois meias e um atacante, além de outro goleiro. No Arruda, especula-se que o Santa pode trazer o atacnte Jardel, ex-Grêmio, que está afastado do futebol desde 2007 e já confessou estar em tratamento para se livrar do vício em cocaína.

Da Redação do pe360graus.com

Santa demite responsáveis pela derrota por W.O

A direção do Santa Cruz não aceitou a derrota por W.O. para o Decisão, no último sábado, no município de Bonito, pela Copa Pernambuco. Na ocasião, os jogadores tricolores não puderam atuar porque o clube do Arruda estava sem um médico no banco de reservas.

Com toda a confusão, o supervisor de futebol Flávio Lira e o médico Wilton Bezerra foram afastados por tempo indeterminado a partir desta segunda-feira.

"Sei que a responsabilidade maior é minha, pois sou o presidente, mas não pude deixar o fato passar em branco. Apuramos os profissionais que estiveram ligados diretamente ao ocorrido e resolvemos afastá-los dos cargos. Tanto o supervisor Flávio Lira como o médico Wilton Bezerra devem seguir os seus caminhos fora do Santa", afirmou o presidente Edson Nogueira ao site oficial do Santa Cruz.

Quem também está deixando o clube é o preparador físico Clóvis Calado, que alegou falta de tempo para permanecer no Arruda. Jaílton Cintra assume seu lugar.

Da Redação do PERNAMBUCO.COM

Muito longe da série

Apesar dos reforços anunciados, formação do elenco tricolor para a Terceirona é lenta, ao contrário dos adversários

Faltando exatos 44 dias para o início da Série C do Brasileiro inicia-se a contagem regressiva para a estréia do Santa Cruz na competição. Mais do que isso. Contagem regressiva para formar um time, treinar, regularizar os jogadores e, só então, viajar para enfrentar o Campinense-PB, em 6 de julho, no estádio Amigão. Depois de muita turbulência política, enfim o clube parece viver um momento de calmaria e o trabalho da diretoria começa a aparecer. Antes deste final de semana, cinco jogadores foram contratados: Stanley e Gonçalves (zagueiros), além de Juninho (meia) todos do Porto, de Caruaru, e ainda Garrinchinha (volante) e Carlos Vitor (goleiro). O primeiro estava no Treze-PB e o segundo vem do Vitória-BA.

A tendência é que até a próxima quarta-feira, mais quatro ou cinco jogadores sejam confirmados para fechar o elenco coral que disputará a Série C. Dos quatro clubes integrantes do grupo 5 da competição, o Santa Cruz é que hoje apresenta-se mais desestruturado. Enquanto o Tricolor perdeu quase 80% do grupoque disputou o Pernambucano, sem falar nas duas reformulações da equipe durante o Estadual, os adversários - Campinense-PB, Central e Potiguar-RN - mantiveram suas bases e, claro, partem na frente do time coral.

Baseado nesse cenário, o Diario fez um breve levantamento de como está a preparação dos adversários do Santa Cruz nesta primeira fase da Série C. O torcedor coral vai ter uma idéia do quanto ainda falta para o Santa Cruz formar uma equipe competitiva para essa disputa que será uma das mais duras de sua história.

Campinense-PB

Atual campeão paraibano, depois de derrotar o rival Treze nas duas partidas finais (3 x 0 e 2 x 0), a diretoria do Campinense renovou o contrato do treinador Freitas Nascimento para a disputa da Série C. Como a partida final do Campeonato Paraibano aconteceu no domingo passado, o elenco ganhou uma folga e só se reapresenta em 3 de julho. Até lá, a diretoria do clube vai traçar o planejamento para a Terceira Divisão. O meia Washington, ex-Santa Cruz, principal nome do time também renovou o seu contrato e vai defender o time na Série C. Hoje, a diretoria anunciará quantos atletas permanecerão na equipe. A tendência é manter a base que foi campeã na semana passada.

Central

Dos Pernambucanos que entram na disputa da Série C, a Patativa tem a equipe mais organizada. A diretoria do clube manteve a base do time que terminou em terceiro lugar na Estadual. Mais de 90% do elenco permanece no clube, inclusive o atacante Leonardo, que teve proposta do América-RN. Apenas cinco jogadores deixaram o Central: Humberto e Márcio (zagueiros), Xavier (lateral-esquerdo), Diogo (meia) e Moacir (volante). Sem precisar reforçar tanto seu time, a diretoria contratou apenas três jogadores: o lateral-direito Jameson (ex-Santa); o meia Márcio (ex-Porto) e o zagueiro Alex Xavier (ex-Santa). Há uma previsão do time fazer uma excursão para o Azerbaijão entre 10 e 25 de junho. Há 15 dias, os jogadores vem trabalhando diariamente no clube, inclusive já realizaram um amistoso com o Náutico (1 x 1), no Luiz Lacerda.

Potiguar-RN

Há praticamente um mês parado - o elenco recebeu folga desde quando sagrou-se vice-campeão potiguar, em 28 de abril, depois de empatar a final com o ABC -, os jogadores do Potiguar retomam as atividades hoje. O time realizará uma intertemporada entre 15 e 29 de junho na cidade serrana de Antônio Martins, 150 km de Mossoró. A diretoria do clube manteve toda a comissão técnica, comandada pelo técnico Miluir Macedo, e 60% do elenco que terminou o campeonato potiguar. Porém, a equipe perdeu alguns dos seus principais jogadores. O atacante Ítalo foi emprestado ao América-RN. O mesmo destino teve Vaninho (meia). O ABC contratou o meia Jean, enquanto que o Poti-MG "levou" o volante Daniel. Por outro lado, o América-RN emprestou quatro atletas: Alexandre e Adalberto (zagueiros), Igor (lateral) e Vasconcelos (meia). O time fará um amistoso em 11 de junho contra o Baraúnas-RN.

Tricolor se mobiliza para a Série C

Diego Nigro/Arquivo Folha



Presidente Édson Nogueira faz reunião, hoje, com todos os departamentos do clube
“A Terceirona começa a partir de hoje para o Santa Cruz”, afirmou Edinho
GUSTAVO LUCCHESI
Mesmo faltando 41 dias para a rodada de abertura do Campeonato Brasileiro da Série C, “a Terceirona começa a partir de hoje para o Santa Cruz”, conforme afirmou o presidente do clube, Édson Nogueira, o Edinho. E percebendo um certo clima de “acomodação” nas Repúblicas Independentes do Arruda - até pelo fato de a Cobra Coral não estar disputando nenhuma competição com seus atletas principais -, o mandatário coral convocou uma reunião, marcada para hoje, às 8h30, no auditório do Mais Querido, com todos os departamentos do clube e seus funcionários.

De acordo com Edinho, que solicitou a presença desde o departamento de futebol até a comissão patrimonial, o encontro servirá para dar uma injeção de ânimo nos funcionários e dirigentes, além de esclarecer melhor as metas a serem cumpridas até o início da Série C, como a instalação dos placares eletrônicos, reforma no anel superior do Arruda, entre outros. “Não quero adiantar tudo que será conversado nessa reunião, mas já digo que precisamos ter consciência que a Série C para nós começa a partir de amanhã (hoje). Esse é o pensamento que todos devem ter. Temos que nos superar todos os dias daqui para frente”, declarou Edinho.

Não economizando esforços para conseguir o sonhado retorno para a Segundona, o mandatário coral embarca amanhã, pela manhã, rumo a São Paulo, onde percorrerá algumas cidades do interior do estado, em busca de reforços para o elenco, além de tentar angariar verbas para ajudar a fechar o grupo. “Nunca vi alguém montar uma equipe sem dinheiro. E como eu não sou mágico, tenho que correr atrás disso, pois os nossos cofres estão vazios”, finalizou Nogueira, que tem seu retorno ao Recife marcado para o próximo domingo, quando espera já ter todo o elenco praticamente fechado.

Buscando parcerias com ex-dirigentes e até mesmo torcedores “ilustres” do Santa Cruz, Edinho recebeu o aval do ex-presidente Rodolfo Aguiar, para a contratação de um goleiro e um lateral. Como as negociações com Carlos Vitor, do Vitória/BA, e Alisson, do Treze/PB, não se concretizaram, a diretoria tricolor já tem alguns nomes engatilhados e podem anunciá-los a qualquer momento.

VEXAME

Conseguindo se superar no quesito desorganização, o Santa Cruz não precisou nem entrar em campo para dar vexame desta vez. Sem ter levado nenhum médico para a partida do último sábado, contra o Decisão, em Bonito, que estava marcada para acontecer as 15h, o Tricolor acabou sendo derrotado por W.O. Como também perdeu na estréia da competição, a Cobra Coral assumiu a lanterna do Grupo B da disputa.

Nova proposta salvadora

A tarde de hoje pode marcar uma mudança radical na filosofia de trabalho do departamento de futebol do Santa Cruz. O presidente Edson Nogueira terá uma reunião com o ex-presidente do clube e atual presidente da Futebol Brasil Associados (FBA), José Neves Filho, que vai apresentar uma proposta de administração autônoma do futebol.

Se aceitar a proposta, Edinho será responsável pela administração do clube, enquanto o futebol será gerenciado por um grupo de sete tricolores. Os nomes desses novos dirigentes não foram revelados. “São pessoas que têm bom relacionamento com todos os tricolores”, afirma José Neves, que não fará parte desse grupo.

A idéia de fazer do futebol um departamento independente no clube tricolor não é uma novidade. No início da gestão de Edson Nogueira, a proposta era de delegar poderes aos tricolores que tivessem propostas inovadoras e ousadas. No entanto, com o passar do tempo, Edinho não se entendeu com os demais dirigentes e acabou se isolando. Hoje o departamento é formado por Sylvio Belém, Constantino Júnior e Jomar Rocha, além do próprio Edinho. “O isolamento do presidente aconteceu por conta do seu estilo de trabalho. Se ele já está aberto para conversa, é porque quer mudar”, diz Zé Neves.

NOVO VEXAME

Como se não bastasse a dificuldade da diretoria para contratar reforços para a equipe principal, o time do Santa Cruz que disputa a Copa Pernambuco deu um vexame no último sábado. Por não ter um médico na delegação, os corais perderam por W.0. para o Decisão, em Bonito.

Segundo o supervisor do clube, Flávio Lira, a falha aconteceu por erro de interpretação do regulamento da competição. “Por ser um campeonato aberto, o time adversário não teria a obrigação de levar o médico. No entanto, fomos denunciados e o árbitro Patrício Souza acatou”, disse.

Lira contou também que procurou um profissional na cidade, mas, segundo ele, o Decisão proibiu o acesso do médico. “Quando enviamos uma viatura para buscar o profissional, as portas do estádio estavam fechadas. Sinceramente, não deu para entender esse clima de rivalidade”, criticou.

Hoje, o técnico Fito Neves dá continuidade aos trabalhos no Arruda. O treinador espera que a diretoria anuncie a contratação de mais reforços. O goleiro Vítor, do Vitória-BA, pode ser confirmado nesta semana. Já o lateral-esquerdo Alisson, também do rubro-negro baiano, foi descartado.