sexta-feira, 14 de março de 2008

Conselho Deliberativo: Convocação para reunião no dia 31 de março

Publicado em 14 de março de 2008, às 16:19
Por Redação CoralNET

Convidamos os Conselheiros para participar da 12ª Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo, a ser realizada no dia 31 de Março de 2008, 2ª feira, às 19 horas, no auditório Aristófanes de Andrade, em 1ª Convocação com 2/3 de seus membros e, em 2ª convocação, às 20 horas, com qualquer número de presentes.

Serão tratados temas de interesse do clube, tais como:

A - Prestação e balancete do exercício de 2007;

B - Homenagem aos Supercampeões de 1957 (diretores, comissão técnica e jogadores);

C - Assuntos correlatos.

Atenciosamente,

Alexandre Ferrer de Morais
Presidente do Conselho Deliberativo


Fonte: Agência CoralNET de Notícias

Fito Neves é suspenso por trinta dias

Publicado em 14 de março de 2008, às 16:11
Por Redação CoralNET

O treinador Fito Neves foi julgado na tarde desta sexta-feira por uma confusão ocorrida ao final da partida entre Santa Cruz 1 x 0 Fast Clube/AM, pela Copa do Brasil, ocorrida no dia 27 de fevereiro.

Segundo o árbitro do jogo relatou na súmula, Fito se dirigiu a ele após o apito final e deferiu palavras de baixo calão.

O comandante coral foi enquadrado no artigo 187 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva por "Ofender moralmente o árbitro ou auxiliar em função", e acabou pegando 30 dias de suspensão.

O advogado de defesa do Santa, Oswaldo Sestário, ainda tentou argumentar a favor de Fito Neves, alegando que o mesmo estava "no calor do jogo" no momento em que cometeu a infração, mas de nada adiantou.

Segundo Eduardo Lopes, diretor jurídico do Mais Querido, a princípio o treinador não poderá ficar no banco de reservas já na partida do próximo domingo, contra o Vera Cruz, mas o jurista tricolor ainda estuda alguma forma de recurso.

Fonte: Agência CoralNET de Notícias

Diario Esportivo

Stênio José // stenio@dpnet.com.br

"Vantagem inicial pode não garantir Santa na série A-1 em 2009"

Erro de avaliação

Antes de mais nada, um esclarecimento e até um pedido de desculpas. Quando a coluna afirmou que o Santa Cruz entrava na disputa do "hexagonal da morte" de certa forma tranqüilo, com poucas chances de rebaixamento à Série A-2 do Estadual no ano que vem, não foi para enganar o torcedor. Muito menos para tentar minimizar os efeitos da desastrosa gestão do presidente Edinho. O erro de avaliação foi acreditar que a vantagem que a equipe tinha em relação aos rivais seria o suficiente para evitar novo vexame tricolor. Mas na prática estamos vendo que não. Já nas duas primeiras rodadas desta fase final do Pernambucano, o Santa só empatou por 1 x 1 com o Sete de Setembro, em Garanhuns, e perdeu por 2 x 0 para o Porto, anteontem, no Arruda. Justamente os dois que inicialmente ocupavam as últimas posições na tabela de classificação, vendo encurtar de sete para apenas dois pontos a distância para a "zona de rebaixamento" - Petrolina tem 17 pontos; o Santa,16; Centro, Porto e Vera Cruz, 14; e o lanterna Sete de Setembro, 8. E o pior é que não há nada no horizonte que sugira que o time possa encontrar forças para reverter a situação. A única coisa que talvez possa salvar o time da apatia, provocando alguma reação no Arruda, é a motivação dos jogadores. Difícil é saber como atingir o objetivo. De tantos maus resultados colecionados pelo Santa Cruz, parece que os adversários perderam o respeito. Partem para cima da equipe tricolor quase com a certeza da vitória. E quase sempre a conseguem. E o resultado é que a auto-estima dos jogadores despenca mais e mais. Além de ser treinador, Fito Neves vai ter de atuar também de agora em diante como psicólogo. Ou melhor: do jeito que as coisas andam no clube, até de santo milagreiro.

Só em 2010 - Se o rebaixamento do Santa Cruz de fato se confirmar, a equipe tricolor pode só voltar a disputar os tradicionais clássicos com Sport e Náutico no segundo turno do Estadual de 2010. Isso, claro, se o regulamento do Estadual for realmente mantido até lá, como já sugeriu o presidente da FPF, Carlos Alberto Oliveira.

Fito pode pegar gancho de 180 dias

Gustavo Bettini/Arquivo Folha



Treinador coral será julgado hoje pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva
Técnico foi indiciado por ofender moralmente um juiz
GUSTAVO LUCCHESI

Um dia após o Santa Cruz sofrer a sua primeira derrota dentro de casa neste ano, fato que deixou o clube a apenas dois pontos da zona de rebaixamento do Campeonato Pernambucano 2008, o torcedor tricolor pode ter outra notícia ruim antes mesmo do próximo jogo, contra o Vera Cruz, fora de casa, neste domingo. É que o comandante coral, Fito Neves, será julgado hoje, pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e pode pegar uma suspensão de 30 a 180 dias longe dos gramados. O treinador foi notificado pelo árbitro Fernando Rogério Oliveira Assunção, na partida contra o Fast Club/ AM, na Ilha do Retiro, pela Copa do Brasil, e indiciado pelo artigo 187 (ofender moralmente árbitro ou auxiliar em função) do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD).

Segundo o juiz relatou no documento, após o apito final, Fito Neves teria se dirigido ao trio de arbitragem e xingado Fernando Rogério de “juiz ladrão” e “safado”. Bastante tranqüilo, o técnico deu a sua versão dos fatos. “Realmente, fui até ele no fim do jogo e disse que ele tinha que melhorar, pois ainda não tinha condições de atuar num jogo importante. Ele que erra de forma bisonha, e eu que vou ser punido?”, questionou Fito, referindo-se ao gol legal do atacante Rafael Rebelo, erradamente anulado. Como a punição é por dias, caso o treinador não seja absolvido e pegando apenas a pena mínima, no máximo, ele só poderá comandar a Cobra Coral do banco de reservas na penúltima rodada do Estadual 2008, na partida contra o Petrolina, no Returno do Hexagonal da Morte.

Em campo ou não, o comandante coral não terá vida fácil para armar o time para o jogo deste fim de semana. Sem o volante Memo, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, e o meia Rosembrick, expulso após agredir um adversário no último confronto, o meio-de-campo promete dar muita dor de cabeça para Fito.

Mas para não dizer que não falaram de flores nas Repúblicas Independentes do Arruda, três atletas podem fazer a sua estréia diante do Galo das Tabocas. O goleiro Jean, ainda recuperando a forma física ideal, pode fazer a sua estréia pela equipe coral, caso seja liberado para o jogo. Assim como o atacante Thiago Capixaba, regularizado ontem, e com grandes chances de entrar como titular diante do Vera Cruz. O atleta veio do Queimadense/PB, onde marcou 11 gols em 10 jogos, e já aparece como nova esperança da torcida coral. Já o zagueiro Rogério ainda espera pela sua regularização, mas também tem chances de estrear neste fim de semana.

Fito pode pegar seis meses de punição

Treinador é acusado de agredir moralmente árbitro do confronto contra Fast-AM, dia 27 de fevereiro, na Ilha do Retiro, pela primeira fase da Copa do Brasil, e será julgado hoje pelo STJD

O técnico do Santa Cruz, Fito Neves, é o assunto do dia. O comandante coral será julgado no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), a partir das 14h de hoje, no Rio de Janeiro, e pode pegar um gancho de até 180 dias. Ele foi denunciado por causa da súmula do jogo contra o Fast-AM, dia 27 de fevereiro, na Ilha do Retiro, na volta da primeira fase da Copa do Brasil.

De acordo com o relato do árbitro Fernando Rogério Oliveira Assunção, o treinador, depois do apito final, teria caminhado em sua direção e proferido as seguintes palavras: “Juiz ladrão, safado!”. Fito está incurso no artigo 187 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva.

Por atitude semelhante, só que na Série A1 do Campeonato Pernambucano, o zagueiro Marcelo Heleno pegou dois jogos de suspensão. “Às vezes, os árbitros carregam demais na súmula”, argumentou o advogado coral, Eduardo Lopes.

Quem estará no Rio de Janeiro para fazer a defesa de Fito Neves é o advogado Osvaldo Sestário, da Futebol Brasil Associados (FBA), entidade que cuida dos interesses comerciais da Série B do Campeonato Brasileiro desde 2004 e da qual o clube pernambucano é integrante.

Em meio ao clima conturbado fora das quatro linhas, o time se prepara para enfrentar o Vera Cruz, domingo que vem, no Estádio Carneirão, em Vitória de Santo Antão, pela terceira rodada do hexagonal da morte do Estadual.

Dos jogadores que iniciaram entre os titulares na derrota por 2x0 para o Porto, quarta-feira passada, no Arruda, dois não podem entrar em campo, por conta de suspensão. O meia Rosembrik foi expulso, enquanto o volante Memo levou o terceiro cartão amarelo.

Já o zagueiro Anderson, com uma contusão na coxa direita, está vetado pelo departamento médico. Em compensação, o lateral-esquerdo Chiquinho cumpriu a automática pela expulsão no empate por 1x1 contra o Sete de Setembro, no último domingo, em Garanhuns, e está de volta.

Outras duas peças do elenco podem virar opção: o zagueiro Rogério e o atacante Thiago Capixaba. “Infelizmente, não há tempo para esperar. Eles vão ter de fazer igual a Rafael Mineiro, que chegou e já foi para o jogo”, disse o técnico Fito Neves.

Ontem, Thiago obteve liberação da Federação Pernambucana de Futebol (FPF) para entrar em campo na próxima rodada. Rogério, por outro lado, ainda aguarda a regularização na entidade.

O time está ameaçado de entrar na zona de rebaixamento à Série A2. Com 16 pontos e na segunda posição do hexagonal da morte, o Santa está apenas dois pontos à frente da faixa de degola. Vera Cruz, Porto e Centro Limoeirense têm 14 pontos contabilizados.

POLÍTICA

Fernando Veloso, integrante do grupo de oposição Veneno Coral, disse que vai solicitar a intervenção da Justiça para conseguir a lista de sócios aptos a votar na eleição à presidência do clube, marcada para o dia 12 de dezembro. “Se não respeitar isso, poderemos pedir até destituição”, disparou.

Do outro lado, o diretor Jomar Rocha informou que esta lista foi divulgada ainda em janeiro, por intermédio do ato administrativo de número 03/2008. “Ele está desinformado. Se quiser, pode vir ao clube e pegar a relação”, declarou o dirigente tricolor.

Abandonado e sem dinheiro

Esvaziamento nas arquibancadas, em virtude do desempenho da equipe, reflete na arrecadação do Santa Cruz

O buraco negro em que se encontra o Santa Cruz não traz prejuízos apenas emocionais ao seu torcedor. A parte financeira do clube está bastante abalada. O número de público no Arruda, vem caindo vertiginosamente a cada rodada. Isso significa que as rendas seguem o mesmo caminho. O Diario fez um levantamento englobando as sete rodadas do Estadual que a equipe coral realizou em sua casa.

Para se ter uma idéia, fazendo uma comparação entre a primeira rodada do Campeonato Pernambuco - Santa Cruz 3 x 2 Ypiranga - e o jogo de anteontem contra o Porto (0 x 2), o Santa Cruz perdeu pouco mais de 77% de presença dos seus torcedores no José do Rego Maciel. Naquela tarde de domingo, 13 de janeiro, o público pagante foi de 4.962, de um total de 15.592 torcedores presentes. Na última quarta-feira, apenas 1.127 tricolores pagaram ingressos - público total de 5.979, de acordo com o borderô apresentado pelo clube na Federação Pernambucana de Futebol (FPF). Prova do descrédito e desilusão da torcida coral com sua equipe.

Issoleva, diretamente, a um "prejuízo" financeiro. Comparando o primeiro e o sétimo jogos no Arruda neste Estadual, o Santa Cruz deixou de arrecadar aproximadamente 67%. Na estréia diante do Ypiranga, a arrecadação total - incluindo os ingressos do Todos com a Nota - chegou a R$ 73.920,00. Já diante do Porto, pelo hexagonal da morte, o clube teve uma receita bruta de apenas R$ 24.260,00, ou seja, fazendo uma comparação crua, o Santa perdeu R$ 49.660,00.

Esse "prejuízo" refere-se apenas à bilheteria dos jogos. Se levarmos em conta tudo que envolve uma partida de futebol aí o buraco tende a ser bem maior. Com a média de público caindo no Arruda, o clube deixa de arrecadar também com o bar, a lojinha e ainda tem que conviver com a inadiplência dos sócios, que deixam de pagar suas mensalidades por conta da má campanha dentro de campo. O quadro piora ainda mais observado as despesas para abrir o Arruda, como seguranças, taxa de arbitragem, bombeiro, Federação...

O Santa Cruz no Arruda



A última esperança

As duas próximas partidas do Santa Cruz serão longe de casa contra Vera Cruz e Centro Limoeirense. Com apenas dois pontos de distância da zona de queda para a segunda divisão do Estadual, o Tricolor não pode tropeçar. É vencer para afastar o fantasma do rebaixamento. Assim, as esperanças se voltam para quatro novatos: Rogério (zagueiro), Rafael Mineiro (lateral), Jean (goleiro) e Thiago (atacante).

Desses, apenas Rafael Mineiro já estreou. Os outros podem entrar em campo pela primeira vez já diante do Vera Cruz. O time está precisando de qualidade e a diretoria acredita que com a presença desses atletas a equipe pode crescer um pouco mais de produção.

Rogério, Thiago Capixaba e ainda o zagueiro Paulo Vitor, 19 anos, que estava em período de testes e foi aprovado pelo técnico Fito Neves, ainda não estão regularizados. Isso deve acontecer hoje. Todos os novatos atuaram no coletivo de ontem contra o time Juniores e foram bem.