sexta-feira, 14 de março de 2008

Fito pode pegar seis meses de punição

Treinador é acusado de agredir moralmente árbitro do confronto contra Fast-AM, dia 27 de fevereiro, na Ilha do Retiro, pela primeira fase da Copa do Brasil, e será julgado hoje pelo STJD

O técnico do Santa Cruz, Fito Neves, é o assunto do dia. O comandante coral será julgado no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), a partir das 14h de hoje, no Rio de Janeiro, e pode pegar um gancho de até 180 dias. Ele foi denunciado por causa da súmula do jogo contra o Fast-AM, dia 27 de fevereiro, na Ilha do Retiro, na volta da primeira fase da Copa do Brasil.

De acordo com o relato do árbitro Fernando Rogério Oliveira Assunção, o treinador, depois do apito final, teria caminhado em sua direção e proferido as seguintes palavras: “Juiz ladrão, safado!”. Fito está incurso no artigo 187 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva.

Por atitude semelhante, só que na Série A1 do Campeonato Pernambucano, o zagueiro Marcelo Heleno pegou dois jogos de suspensão. “Às vezes, os árbitros carregam demais na súmula”, argumentou o advogado coral, Eduardo Lopes.

Quem estará no Rio de Janeiro para fazer a defesa de Fito Neves é o advogado Osvaldo Sestário, da Futebol Brasil Associados (FBA), entidade que cuida dos interesses comerciais da Série B do Campeonato Brasileiro desde 2004 e da qual o clube pernambucano é integrante.

Em meio ao clima conturbado fora das quatro linhas, o time se prepara para enfrentar o Vera Cruz, domingo que vem, no Estádio Carneirão, em Vitória de Santo Antão, pela terceira rodada do hexagonal da morte do Estadual.

Dos jogadores que iniciaram entre os titulares na derrota por 2x0 para o Porto, quarta-feira passada, no Arruda, dois não podem entrar em campo, por conta de suspensão. O meia Rosembrik foi expulso, enquanto o volante Memo levou o terceiro cartão amarelo.

Já o zagueiro Anderson, com uma contusão na coxa direita, está vetado pelo departamento médico. Em compensação, o lateral-esquerdo Chiquinho cumpriu a automática pela expulsão no empate por 1x1 contra o Sete de Setembro, no último domingo, em Garanhuns, e está de volta.

Outras duas peças do elenco podem virar opção: o zagueiro Rogério e o atacante Thiago Capixaba. “Infelizmente, não há tempo para esperar. Eles vão ter de fazer igual a Rafael Mineiro, que chegou e já foi para o jogo”, disse o técnico Fito Neves.

Ontem, Thiago obteve liberação da Federação Pernambucana de Futebol (FPF) para entrar em campo na próxima rodada. Rogério, por outro lado, ainda aguarda a regularização na entidade.

O time está ameaçado de entrar na zona de rebaixamento à Série A2. Com 16 pontos e na segunda posição do hexagonal da morte, o Santa está apenas dois pontos à frente da faixa de degola. Vera Cruz, Porto e Centro Limoeirense têm 14 pontos contabilizados.

POLÍTICA

Fernando Veloso, integrante do grupo de oposição Veneno Coral, disse que vai solicitar a intervenção da Justiça para conseguir a lista de sócios aptos a votar na eleição à presidência do clube, marcada para o dia 12 de dezembro. “Se não respeitar isso, poderemos pedir até destituição”, disparou.

Do outro lado, o diretor Jomar Rocha informou que esta lista foi divulgada ainda em janeiro, por intermédio do ato administrativo de número 03/2008. “Ele está desinformado. Se quiser, pode vir ao clube e pegar a relação”, declarou o dirigente tricolor.

Nenhum comentário: