terça-feira, 5 de agosto de 2008

Técnico promove mudanças no Santa Cruz


O Santa Cruz se prepara para o jogo contra o Campinense, nesta quarta-feira, às 20h30 (de Brasília), em Campina Grande, pela segunda rodada da segunda fase da Série C do Campeonato Brasileiro. E o treinador Bagé teve que promover mudanças na equipe pernambucana, a começar na defesa, pois pretende escalar o time no esquema 3-5-2.

Bagé deverá também utilizar o meio-de-campo composto por três volantes. Tanta cautela contra os paraibanos pode ser explicada, pois o time tricolor não venceu o Campinense na primeira fase da competição, perdendo a partida de ida por 2 a 1 no Estádio Amigão e empatando em 1 a 1 no Estádio Arruda.

Na zaga, Sandro, Gonçalves e Bruno deverão formar o trio defensivo, enquanto que o triângulo de volantes deverá ser composto por Alexandre Oliveira, Allan e Vágner Rosa, no lugar de Gedeil, isso se Vágner Rosa tiver seu nome publicado no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF ainda nesta terça-feira.

No meio-de-campo, o apoiador Juninho desfalca o time por conta de uma lesão na coxa esquerda. Para seu lugar, Jefferson seria o escolhido, mas como ainda não foi regularizado, ficará de fora. Bagé tem a opção de quatro substitutos: Rafael Oliveira, Usclei, Miller e Ribinha.

Lancepress!

Santa se prepara para ganhar os pontos perdidos em casa


O Santa Cruz tenta recuperar os pontos perdidos em casa nesta terça-feira (05), quando viaja à noite para Taquaritinga do Norte, no Agreste pernambucano, para se concentrar no jogo contra o Campinense, na Paraíba. A partida será nesta quarta-feira (06), no estádio do Amigão.

Será o terceiro enfrentamento dos times na Série C do Campeonato Brasileiro, sendo uma vitória da Raposa e um empate.

Juninho dificilmente jogará porque se machucou no último jogo. Ele fez exames de imagem cujos resultados saem hoje. Mas o meia já disse não ter condições de entrar na partida. Jéferson pode entrar no seu lugar, caso a direção consiga agilizar o processo de regularização do jogador com a CBF.

Vagner Rosa também pode estrear na próxima partida. Ele está regularizado, mas não possui ainda a plena forma física, segundo o técnico Bagé.

O zagueiro Sandro não jogou ainda contra o Campinense, mas disse conhecer os jogadores.“Conheço alguns jogadores. É uma boa equipe, é uma equipe rápida. Agora é procurar errar menos para conseguir os pontos com tranqüilidade. Vamos evitar tomar gols. A gente com certeza vai trabalhar para isso. Eu prefiro não jogar bonito, mas ganhar por 1 a 0”.

A arbitragem deste jogo será toda do Rio Grande do Norte, para evitar problemas, como o que houve no primeiro jogo contra o Campinense – a arbitragem era paraibana, quando o Santa Cruz teve um gol legítimo anulado porque o bandeirinha afirmou ter sido impedimento.

Os preços dos ingressos são de R$ 20 (arquibancada) e as mulheres só pagam R$ 5 em qualquer setor do estádio.

da redação do pe360graus.com

Santa Cruz tem problemas no meio-de-campo, diz o técnico Bagé


Treinador reclamou da postura de seus jogadores do setor na última partida

pe360graus.com
Recife

Para o técnico Bagé, o Santa Cruz enfrenta graves problemas no meio-de-campo. Após o empate em 2 a 2 com o Salgueiro, no Arruda, no último domingo, as deficiências do time ficaram ainda mais evidentes devido à apatia do meia Juninho e do atacante Patrick.

- Não tivemos jogadores que acompanhassem os adversários no meio-de-campo do Salgueiro - afirma o treinador, que, no entanto, aprovou as estréias do lateral-esquerdo Camilo e do zagueiro Sandro.

Em relação à polêmica envolvendo o pênalti que levou o Santa Cruz ao empate, Bagé diz que a arbitragem não foi determinante para o resultado da partida.

- Podem falar que não houve aquele pênalti, mas houve um segundo que não foi registrado pelo juiz logo depois. Não foi a arbitragem que determinou o resultado da partida - declara Bagé.

Juninho deve desfalcar o Santa

Marcos Pastich/Arquivo Folha



Sentindo dores na coxa esquerda, meia dificilmente enfrentará o Campinense/PB
Ontem, jogador, que havia tido uma queda de rendimento, fez exame para detectar a gravidade da lesão
GUSTAVO LUCCHESI

Sem muito tempo para lamentar a decepcionante largada na Segunda Fase do Brasileirão da Série C, no empate diante do Salgueiro, o Santa Cruz se foca completamente na partida de amanhã, contra o Campinense/PB, em Campina Grande. A missão coral de recuperar os pontos perdidos em seus domínios para o Carcará, e reavê-los fora de casa, diante dos paraibanos, terá que passar por cima de um jejum: nos dois jogos que disputou contra a Raposa do Nordeste, nesta Terceirona, perdeu um e empatou outro. Além disso, para cumprir a dura missão na Paraíba, o treinador Ronaldo Bagé deve ter uma baixa no seu "exército".

Bastante criticado nas suas últimas apresentações, o meia Juninho sofreu um estiramento no músculo posterior da coxa esquerda. Ele realizou, ontem, um exame de imagem para saber a gravidade da lesão e possui pouquíssimas chances de atuar amanhã. Apesar de o Departamento Médico do clube ainda esperar para ver o resultado do teste para decidir se veta ou não a participação do atleta, o próprio Juninho não tem muitas esperanças de entrar em campo. "Queria muito jogar, mas, pelo pouco tempo que tenho para me recuperar, acho muito difícil me curar. Sinto dor até na hora de alongar. Dependendo, já começo a focar minha recuperação para o jogo diante do Icasa/CE", disse o meia, referindo-se à partida diante do cearenses, marcada para este domingo, no Arruda.

Caso a ausência seja confirmada, o comandante coral, Bagé, irá definir o seu substituto no treino de hoje à tarde, no Centro de Treinamento do Intercontinental. Como atuará fora de casa, o treinador deve optar por um esquema com três volantes, promovendo a estréia de Vágner Rosa, que atuará ao lado de Alexandre Oliveira e Gedeíl. No setor de armação, Rafael Oliveira, Miller, Ribinha, além do lateral-direito Bruno Costa, lutam pela vaga deixada por Juninho.

Quem pode surgir como surpresa é o meia recém-contratado Jefferson, que ainda espera por sua regularização. Já o outro lateral-direito, Marcos Vinícius, retorna de suspensão e pode ganhar a vaga de Rafael Mineiro, já que o novato Camilo estreou bem e não haverá a necessidade de improvisar Marcos na esquerda, como vinha acontecendo.

Outra alteração que pode acontecer é a entrada do atacante Cléo no lugar de Patrick, já que o primeiro vem realizando boas atuações quando é acionado. Logo após as atividades de hoje à tarde, o Santa Cruz embarca para Taquaritinga do Norte/PE, localizada a 85 quilômetros de Campina Grande, onde fica até amanhã de tarde, seguindo para a capital paraibana horas antes da partida.

Mau rendimento preocupa


Os últimos resultados do Santa Cruz na Série C do Campeonato Brasileiro têm preocupado jogadores, comissão técnica e torcida. Apesar da classificação à segunda fase da competição, o time já acumula três rodadas sem vitórias, sendo duas delas em partidas disputadas no Arruda. Dos últimos nove pontos disputados, os corais conquistaram apenas três, com empates diante de Central (0x0), Campinense-PB (1x1) e Salgueiro (2x2). O aproveitamento recente é de 33,3%.

Antes da estréia no Grupo 19 da segunda fase, com a previsão de dois dos três primeiros jogos do quadrangular marcados para o Recife, a idéia era somar o maior número de pontos possível para chegar ao returno com gordura para queimar e praticamente classificado. Não foi o que ocorreu. Logo na primeira rodada da fase, o Santa Cruz apenas empatou com o Salgueiro, em casa, e correu sérios riscos de deixar o gramado derrotado.

Precisa, agora, recuperar os pontos perdidos, mesmo com o apoio da torcida tricolor, já amanhã à noite, frente ao Campinense-PB, no Estádio Amigão, em Campina Grande, pela segunda rodada da chave. “Conversamos para que alguns erros não voltassem a acontecer nessa segunda fase, mas de nada adiantou. Se ficarmos atuando assim, não teremos condições de subir. Temos que ganhar do Campinense-PB de qualquer maneira”, alertou o volante Alexandre.

Não foi a primeira vez que o capitão tricolor demonstrou publicamente sua insatisfação com o desempenho do time. Os argumentos de Alexandre condizem com a campanha tricolor até aqui. Com oito pontos ganhos na primeira fase, os comandados de Bagé obtiveram o pior aproveitamento entre os 32 classificados à etapa seguinte. O mesmo ocorreu somente com o Duque de Caxias-RJ, o Noroeste-SP, o Itumbiara-GO e o Caxias-RS.

No momento não está em jogo somente o direito de manter vivo o sonho de retornar à Série B uma temporada após o rebaixamento. Um bom desempenho neste segundo quadrangular da Terceirona vale, no mínimo, o direito de permanecer nesta divisão do Brasileiro. Entre os 16 eliminados após a fase atual, somente os quatro melhores seguem na Série C para o próximo ano.

Para enfrentar os paraibanos, o treinador Ronaldo Bagé aguarda a regularização do meia Jefferson, contratado junto ao São José-RS. O volante Vágner Rosa também estará à disposição. “Desde a classificação para a etapa seguinte, chegou muita gente para compor o elenco. O ideal agora é botar os meninos para treinar e buscar o entrosamento rapidamente”, disse o zagueiro Sandro, que estreou domingo passado, assim como o lateral-esquerdo Camilo.

Independentemente das peças escolhidas pelo treinador para entrar em campo, há necessidade pelo menos de mudança de atitude. “Não dá para ficar correndo atrás o tempo todo. No futebol de hoje, todo mundo tem de participar da marcação. Quando os adversários chegam aqui, os volantes jogam, os laterais jogam e os zagueiros jogam. Carrega demais a zaga”, resumiu o cabeça-de-área Alexandre.

ARBITRAGEM

O árbitro será João Alberto Duarte-RN. Os assistentes serão Eduardo Lincoln Neves-RN e José da Silva Sobrinho-RN.

Juninho pode não enfrentar Campinense

O Santa Cruz pode perder seu jogador de criação mais importante para enfrentar o Campinense, amanhã à noite, no Estádio Amigão. Com dores na musculatura da coxa direita, o meia Juninho está sob observação do departamento médico coral. Dependendo do resultado do exame, o meio-campista corre o risco de ficar fora também da partida contra o Icasa, domingo, no Arruda, pela terceira rodada do Grupo 19 da Série C.

Juninho é o único componente do setor de criação com “cadeira cativa” entre os titulares. Está atuando sem interrupções desde a estréia. Pouco antes do primeiro jogo, entretanto, ele já havia sentido incômodos musculares na coxa. Precisou ser poupado dos jogos finais da Copa Pernambuco para não correr o risco de provocar uma lesão. Desta fez a contusão foi inevitável, sobretudo porque o time tem jogado seguidamente em gramados pesados.

Até momentos antes do confronto, o técnico Bagé pode estudar uma série de variações. Atualmente, estão à disposição para compor o setor os meias Rafael Oliveira e Miller. Jefferson é outro que também pode ser aproveitado na vaga, mas ainda precisa ter o seu nome publicado no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Uma outra alternativa seria a utilização do lateral-direito Bruno, que vem treinando na meia desde a semana passada.

O último treinamento em Pernambuco está marcado para esta tarde, no Centro de Treinamento do Intercontinental, na Região Metropolitana do Recife. No começo da noite, os corais seguem para a concentração em Taquaritinga do Norte, município do Agreste do Estado. A viagem de 90 quilômetros para Campina Grande está marcada para amanhã, às 17h30.

Quem estará à disposição novamente é o lateral-direito Marcos Vinícius. O jogador, que vinha atuando improvisado na lateral esquerda, cumpriu suspensão pelo terceiro cartão amarelo diante do Salgueiro. Porém, como o lateral-esquerdo Camilo agradou o treinador na estréia, domingo passado, não deve perder a vaga entre os titulares tricolores.

Mudanças à vista


A carga de trabalho para o elenco do Santa Cruz já diminuiu. A idéia veio em comum acordo entre todos os membros da comissão técnica. O técnico Bagé foi o primeiro a sugerir puxar um pouco o freio de mão. "Estamos, constantemente, treinando e jogando em campos muito pesados", avaliou. Ontem, quem atuou contra o Salgueiro fez apenas um trabalho de hidroterapia na piscina do clube. Hoje, pela manhã, todos estão de folga e se reapresentam à tarde para um coletivo no Centro de Treinamento do Intercontinental. Nesta movimentação, o técnico coral deve realizar algumas mudanças na equipe que enfrenta o Campinense, amanhã, às 20h30, no Amigão.

De cara o técnico tricolor não contará com o meia Juninho. O jogador sofreu uma lesão no coxa esquerda e está vetado pelo departamento médico. Quatro jogadores aparecem como candidatos à vaga: Rafael Oliveira, Miller, Ribinha e Uecslei. O quinto seria o meia Jefferson, mas o atleta ainda não foi regularizado. Espera-se que seu nome se publicado no BID de hoje.

A tendência é deque Bagé reforce o poder de marcação de sua equipe escalando três volantes para o próximo confronto. A presença de Gedeil é uma incógnita. O jogador não esteve bem nos três últimos jogos. Porém, Vágner Rosa deve fazer sua estréia. A formação com três zagueiros também não está descartada. Tudo será esclarecido no treinamento desta tarde.

Trio - A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou ontem o trio de arbitragem para a partida com o Campinense, amanhã, no Amigão. O árbitro será João Alberto Gomes Duarte (RN), que terá como assistentes: Eduardo Lincoln Neves (RN) e José da Silva Sobrinho (RN). Nesta segunda fase da competição, os assistentes não serão locais, como aconteceu na primeira fase da Terceirona.

Serviço

Uma nova invasão a Campina Grande já começou a ser trabalhada pela torcida do Santa Cruz. A galera coral quer repetir a festa que realizou na estréia da Série C, há um mês, quando cerca de 5 mil tricolores se deslocaram até a Paraíba.

INFERNO CORAL

Preço: R$ 20 (sócio) e R$ 25 (não sócio)Saída: 14h, do ArrudaContato: Nel (3423-4123)

CARAVANA CORAL

Preço: R$ 30,00Saída: 13h, do ArrudaContato: Davi (8849-9862) ou Lulinha (3458-7568)

CORAIS DO ORKUT

Preço: R$ 35,00Saída: 15h30, do ArrudaContato: Sergio (8628-8255), Netinho (8801-0310) ou Victor (8804-2008)

DANIELLE LEAL

Preço: R$ 40,00Incluso: Cerveja, refrigerante e águaSaída: 16h, do ArrudaContato: Danielle (9235.7950)