terça-feira, 5 de agosto de 2008

Mau rendimento preocupa


Os últimos resultados do Santa Cruz na Série C do Campeonato Brasileiro têm preocupado jogadores, comissão técnica e torcida. Apesar da classificação à segunda fase da competição, o time já acumula três rodadas sem vitórias, sendo duas delas em partidas disputadas no Arruda. Dos últimos nove pontos disputados, os corais conquistaram apenas três, com empates diante de Central (0x0), Campinense-PB (1x1) e Salgueiro (2x2). O aproveitamento recente é de 33,3%.

Antes da estréia no Grupo 19 da segunda fase, com a previsão de dois dos três primeiros jogos do quadrangular marcados para o Recife, a idéia era somar o maior número de pontos possível para chegar ao returno com gordura para queimar e praticamente classificado. Não foi o que ocorreu. Logo na primeira rodada da fase, o Santa Cruz apenas empatou com o Salgueiro, em casa, e correu sérios riscos de deixar o gramado derrotado.

Precisa, agora, recuperar os pontos perdidos, mesmo com o apoio da torcida tricolor, já amanhã à noite, frente ao Campinense-PB, no Estádio Amigão, em Campina Grande, pela segunda rodada da chave. “Conversamos para que alguns erros não voltassem a acontecer nessa segunda fase, mas de nada adiantou. Se ficarmos atuando assim, não teremos condições de subir. Temos que ganhar do Campinense-PB de qualquer maneira”, alertou o volante Alexandre.

Não foi a primeira vez que o capitão tricolor demonstrou publicamente sua insatisfação com o desempenho do time. Os argumentos de Alexandre condizem com a campanha tricolor até aqui. Com oito pontos ganhos na primeira fase, os comandados de Bagé obtiveram o pior aproveitamento entre os 32 classificados à etapa seguinte. O mesmo ocorreu somente com o Duque de Caxias-RJ, o Noroeste-SP, o Itumbiara-GO e o Caxias-RS.

No momento não está em jogo somente o direito de manter vivo o sonho de retornar à Série B uma temporada após o rebaixamento. Um bom desempenho neste segundo quadrangular da Terceirona vale, no mínimo, o direito de permanecer nesta divisão do Brasileiro. Entre os 16 eliminados após a fase atual, somente os quatro melhores seguem na Série C para o próximo ano.

Para enfrentar os paraibanos, o treinador Ronaldo Bagé aguarda a regularização do meia Jefferson, contratado junto ao São José-RS. O volante Vágner Rosa também estará à disposição. “Desde a classificação para a etapa seguinte, chegou muita gente para compor o elenco. O ideal agora é botar os meninos para treinar e buscar o entrosamento rapidamente”, disse o zagueiro Sandro, que estreou domingo passado, assim como o lateral-esquerdo Camilo.

Independentemente das peças escolhidas pelo treinador para entrar em campo, há necessidade pelo menos de mudança de atitude. “Não dá para ficar correndo atrás o tempo todo. No futebol de hoje, todo mundo tem de participar da marcação. Quando os adversários chegam aqui, os volantes jogam, os laterais jogam e os zagueiros jogam. Carrega demais a zaga”, resumiu o cabeça-de-área Alexandre.

ARBITRAGEM

O árbitro será João Alberto Duarte-RN. Os assistentes serão Eduardo Lincoln Neves-RN e José da Silva Sobrinho-RN.

Juninho pode não enfrentar Campinense

O Santa Cruz pode perder seu jogador de criação mais importante para enfrentar o Campinense, amanhã à noite, no Estádio Amigão. Com dores na musculatura da coxa direita, o meia Juninho está sob observação do departamento médico coral. Dependendo do resultado do exame, o meio-campista corre o risco de ficar fora também da partida contra o Icasa, domingo, no Arruda, pela terceira rodada do Grupo 19 da Série C.

Juninho é o único componente do setor de criação com “cadeira cativa” entre os titulares. Está atuando sem interrupções desde a estréia. Pouco antes do primeiro jogo, entretanto, ele já havia sentido incômodos musculares na coxa. Precisou ser poupado dos jogos finais da Copa Pernambuco para não correr o risco de provocar uma lesão. Desta fez a contusão foi inevitável, sobretudo porque o time tem jogado seguidamente em gramados pesados.

Até momentos antes do confronto, o técnico Bagé pode estudar uma série de variações. Atualmente, estão à disposição para compor o setor os meias Rafael Oliveira e Miller. Jefferson é outro que também pode ser aproveitado na vaga, mas ainda precisa ter o seu nome publicado no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Uma outra alternativa seria a utilização do lateral-direito Bruno, que vem treinando na meia desde a semana passada.

O último treinamento em Pernambuco está marcado para esta tarde, no Centro de Treinamento do Intercontinental, na Região Metropolitana do Recife. No começo da noite, os corais seguem para a concentração em Taquaritinga do Norte, município do Agreste do Estado. A viagem de 90 quilômetros para Campina Grande está marcada para amanhã, às 17h30.

Quem estará à disposição novamente é o lateral-direito Marcos Vinícius. O jogador, que vinha atuando improvisado na lateral esquerda, cumpriu suspensão pelo terceiro cartão amarelo diante do Salgueiro. Porém, como o lateral-esquerdo Camilo agradou o treinador na estréia, domingo passado, não deve perder a vaga entre os titulares tricolores.

Nenhum comentário: