terça-feira, 29 de abril de 2008

Mais um do Ypiranga no Arruda

Depois de contratar o volante Gedeil, do Ypiranga, a diretoria do Santa Cruz deve confirmar hoje a aquisição do lateral-esquerdo Adeildo, também do Ypiranga, de Santa Cruz do Capibaribe. O procurador do jogador, o empresário Helton Borba terá uma reunião hoje no Arruda para acertar os últimos detalhes e o atleta assinar contrato, provavelmente, até o final da Série C.

O namoro entre o Santa Cruz e Adeildo vinha se arrastando há alguns dias. O jogador, de 29 anos, começou nas categorias de base do Náutico e foi um dos destaques da Máquina de Costura no Pernambucano/2008. "Estou muito feliz com essa chance que o Santa Cruz está me dando. Espero acertar todos os detalhes amanhã (hoje) e poder ajudar o clube a voltar à Série B do Brasileiro", disse o lateral, que foi criado redondezas do Arruda.

Se o martelo for mesmo batido, a diretoria tricolor deve descartar o também lateral-esquerdo Nildo Paraíba, do Petrolina. As negociações com os garotos do Porto, de Caruaru, Stanley (zagueiro), Juninho (meia) e Joelson (atacante) estão bem adiantadas e podem terminar nos próximos dias.

Já o grupo de oposição deu mais um passo para fortalecer a assembléia geral de sócios que acontece em 13 de maio próximo. Os oposicionistas foram até a Procuradoria Geral de Justiça para entregar um requerimento ao procurador geral Paulo Varejão, que mostrou-se bastante sensível ao pleito e dará um parecer ainda esta semana. "O procurador deixou claro que deve acatar o nosso pedido e designar o acompanhamento do Ministério Público na assembléia. Estamos fazendo tudo dentro do Estatuto do Torcedor", explicou Fernando Veloso, um dos líderes da oposição coral.

Oposição coral se reúne com Ministério Público

Marcos Pastich

Grupo contrário a Edinho esteve, ontem, no MPPE
GUSTAVO LUCCHESI

Em audiência realizada, ontem à tarde, no prédio da Procuradoria Geral do Estado, a oposição ao atual presidente executivo do Santa Cruz, Édson Nogueira, o Edinho, reuniu-se com o Procurador Geral do Estado e chefe do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Paulo Varejão, e com o promotor do MPPE, Aguinaldo Fenelon, e deu um passo importante para garantir que tudo ocorra dentro dos conformes legais na Assembléia Geral Extraordinária, marcada para ser realizada no dia 13 de maio, na sede do Tricolor.

Como já havia adiantado os próprios opositores na semana passada, o encontro de ontem serviu para que fosse formalizada a solicitação da presença de representantes do órgão estadual na tão esperada assembléia.

Apesar de cauteloso, Paulo Varejão garantiu que irá estudar o caso mais a fundo, para daqui a alguns dias decidir se irá mandar algum representante para acompanhar o processo de perto. “Antes de tomar qualquer decisão, vou ler o pedido com cuidado, mas posso garantir que a assembléia é de interesse geral para todos os pernambucanos, mesmo os que não são tricolores, pois contribui com a democracia”, declarou Varejão.

Para o líder da oposição e presidente da confraria Ninho das Cobras, Fernando Veloso, o sentimento, ao término do encontro de ontem, foi de dever cumprido. Além disso, Veloso fez questão de deixar claro que a atitude de acionar o MPPE nada tem a ver com a votação para destituição de Edinho do cargo ou não, mas sim para não deixar brechas para possíveis “manobras” do atuais dirigentes corais. “Saimos daqui com a missão cumprida. Independente do lado que sairá vencedor no dia 13 de maio, quem ganha com isso é o torcedor do Santa Cruz”, disse Veloso.

Para o advogado do Santa Cruz, Eduardo Lopes, o acionamento do órgão estadual foi desnecessário, pois tudo já iria ocorrer conforme o estatuto do clube. “Eu não vejo problema no Ministério Público acompanhar a assembléia, só acho que não precisa, pois nós também queremos que tudo ocorra bem”, explicou.

CONTRATAÇÕES

A diretoria do Mais Querido pode fechar hoje a contratação do lateral-esquerdo Adeíldo, 27, do Ypiranga. Segundo informações de bastidores, faltam apenas alguns pequenos detalhes para que o ala seja anunciado. O presidente coral, Edinho, admitiu que o atleta interessa ao Tricolor, mas afirmou que ainda falta um contato com os dirigentes da Máquina de Costura para que o negócio possa ser concretizado.

Santa de olho em Adeíldo para Série C

Diretoria vai conversar com um representante do lateral-esquerdo para saber a situação do jogador com o Ypiranga. Mesmo sem confirmação, Adeíldo já se considera tricolor

Adeíldo concedeu entrevista a uma rádio local, ontem, garantindo a transferência para o Santa Cruz. Os dirigentes corais, entretanto, são cautelosos. Ainda vão conversar esta manhã com um representante do lateral-esquerdo do Ypiranga, eleito por profissionais do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação para a seleção da Série A1 do Campeonato Pernambucano.

Os diretores vão colher informações sobre a situação contratual de Adeíldo com o Ypiranga para somente então darem prosseguimento às negociações. “Alguém se adiantou aos fatos e disse que ele estaria contratado. Isso não é verdade, pelo menos até o momento. Ainda vamos conversar com o empresário e consultar o nosso treinador (Fito Neves)”, esclareceu o diretor de futebol Sylvio Belém.

A intenção do Santa Cruz é realmente fechar acordo com o jogador para a Série C do Campeonato Brasileiro. “Observamos Adeíldo jogar durante o Pernambucano inteiro e atestamos a sua qualidade. Claro que nos interessa, porque esteve muito bem. Por outro lado, as coisas não se resolvem dessa maneira. Não há nada acertado”, concluiu Sylvio Belém.

De acordo com o setor de registros de atletas da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), os direitos federativos do lateral-esquerdo estão vinculados ao Ypiranga até o dia 31 de dezembro. “Era uma coisa que estava esperando há muito tempo. Sou um jogador guerreiro e que gosta de vencer. A torcida pode esperar coisas boas”, disse Adeíldo à emissora de rádio, adiantando-se aos acontecimentos.

A cúpula coral esteve reunida na manhã de ontem e reforçou a intenção de, no momento, buscar a contratação apenas de atletas da região. No último final de semana, o presidente executivo, Édson Nogueira, esteve na Paraíba e assistiu a duas partidas do Campeonato Paraibano. Os jogadores indicados, porém, não agradaram ao dirigente máximo tricolor.

O técnico Fito Neves segue iniciando contatos no interior de São Paulo. “Se formarmos o elenco inteiro agora, vamos gerar um custo muito alto. Nossa idéia é mesmo engrossar o elenco com atletas da região e qualificá-lo mais para frente”, informou o diretor Constantino Júnior, que segue para terras paulistas na próxima semana. A rodada inaugural da Série C está marcada para o dia 6 de julho, ou seja, dentro de 69 dias.

MPPE


Como anunciou na semana passada, o grupo de oposição liderado pelo conselheiro colaborador Fernando Veloso solicitou ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE) o acompanhamento da Assembléia Geral Extraordinária marcada para o próximo dia 13. A intenção do movimento é tentar destituir o presidente Édson Nogueira por intermédio de votação com os associados.

Equipe sub-17 do Santa Cruz é campeã da Taça Brasil

Paulo Fazio

Se o futebol profissional do Santa Cruz não tem dado muitas alegrias para os torcedores, o mesmo não pode ser dito da meninada do futsal tricolor. Ontem pela manhã, a equipe conquistou a Taça Brasil Sub-17 da categoria com uma vitória de virada por 5x2 em cima do Fluminense/RJ, em Sergipe. A equipe coral já havia derrotado os cariocas na primeira fase da competição por 2x0.

O título veio para coroar uma participação impecável dos tricolores, que terminaram a competição invictos. Logo na partida de estréia, a primeira vítima foi o próprio Fluminense. Com um placar de 2x0, os corais já davam os primeiros sinais de que mais um título iria ser conquistado. No jogo seguinte, a equipe consolidou a classificação para a semifinal com uma vitória suada por 3x2 em cima do Benfica/PB. Apenas com os reservas para cumprir tabela, a equipe ficou apenas no empate em 4x4 com o Tuna Luso/PA.

A vaga para a final veio com um triunfo emocionante em cima do Sol Nascente/SE, donos da casa. Apoiados pela sua torcida, os mandantes venciam até os 15 segundos finais da partida, mas com um gol de empate marcado por Nininho perto do apito final, a decisão foi para a prorrogação. Nesta etapa, os tricolores conseguiram reverter o placar e venceram por 4x2. A consolidação da taça foi mais tranqüila. Apesar de sair atrás no marcador, os corais reagiram bem e bateram o Fluminense/RJ por 5x2, colocando mais uma estrela no peito.

Com mais essa, os tricolores confirmaram a supremacia do Santa Cruz dentro das quadras. Em fevereiro deste ano, a equipe sub-11 havia sido vice-campeã mundial da categoria na Suíça, vencendo clubes com renome internacional, como o Manchester United/ING e o Bayern de Munique/ALE. Em outras edições da competição, os tricolores foram campeões em 2005, terceiro lugar em 2006 e vice-campeão em 2007.

Como consolo e esperança para a torcida coral, boa parte dos meninos que atuam no futsal também jogam no gramado, e alguns já são considerados como boas promessas - como é o caso do capitão da equipe William. Outro quesito que se deve ressaltar, é que, apesar da competição permitir atletas sub-17, o Santa Cruz atuou com uma equipe com meninos entre 15 e 16 anos, os mesmos garotos que, no ano passado, haviam se sagrado campeões na categoria sub-15.

Santa vence Taça Brasil sub-17

O tricolor bateu o Fluminense, por 5x2, ontem, em Sergipe

O Santa Cruz venceu o Fluminense-RJ, por 5x2, ontem, e levantou o troféu de campeão da 3ª Taça Brasil sub-17 de clubes, em Nossa Senhora do Socorro, Aracaju (SE). Com isso, Pernambuco continua como único Estado vencedor nesta competição. Náutico e Sport, ganharam em 2006 e 2007, respectivamente. O tricolor do Arruda também ficou com o título “Fair Play” como o time mais disciplinado do torneio.

Desgastados, os pernambucanos precisaram vencer também o cansaço na decisão do torneio. Nas semifinais, o Santa passou pela equipe do Sol Nascente-SE apenas na prorrogação, por 4x2, na noite do sábado. O problema é que já na manhã de ontem, eles estavam em quadra novamente.

Os corais levaram um susto no início do jogo com o gol dos cariocas aos 56 segundos. Logo depois, foram para cima e conseguiram empatar aos 9 minutos, com André, que aproveitou rebote do goleiro. O Santa virou o placar ainda no primeiro tempo, com gol de William, aos 15.

Na última etapa, o Fluminense adiantou-se para deixar o marcador igual novamente, mas o efeito foi inverso e o Santa fez mais um com Diogo. Os cariocas chegaram a diminuir com Rodriguinho. Rafa e Nininho fizeram os gols que selaram a festa pernambucana.

O treinador do Santa Cruz, Vanildo Neto, destacou as dificuldades encontradas pelo time para chegar ao título. “Nem estávamos classificados para a Taça Brasil. Conseguimos uma vaga do Sport para disputar a fase classificatória, conseguimos vencer em jogos difíceis e aqui estamos”, revelou o técnico. “Tivemos vários problemas fora de quadra, mas isso nos deu mais força para nos superarmos, por isso fiquei tão emocionado com essa conquista”, acrescentou.

Esperança vem da quadra

Três atletas da equipe campeã sub-17 de futsal do Santa Cruz serão observados pelo técnico Fito Neves

Aline Moura
Da equipe do Diario


Depois de tantas decepções, a torcida tricolor pernambucana comemorou, ontem, a conquista de um título inédito para o Santa Cruz - o primeiro do ano. A equipe sub-17 masculina venceu o time Fluminense (RJ) por 5 x 2 e sagrou-se campeã na final da 3ª Taça Brasil Futsal 2008, realizada no estado de Sergipe. A vitória deixou o clube coral em pé de igualdade com os rivais Náutico e Sport, respectivamente donos do troféu em 2005 e 2006. A disputa ainda abriu espaço para os meninos que querem seguir a carreira nos gramados, onde está a maior paixão dos torcedores. Três deles (William, Juninho e Denis) já estão com os contratos profissionais encaminhados.

Segundo o diretor coral Luiz Cláudio de Carvalho, os três craques que se destacaram nas quadras do Futsal devem se apresentar ao técnico Fito Neves em 5 de maio. No mesmo dia, os jogadores do time profissional retomam os preparativos para a Série C - campeonato que o Santa terá de se virar para conseguir recursos dos patrocinadores, sem a televisão como vitrine. Com menos de 17 anos, os três atletas devem ser opções a mais no elenco de Fito Neves, que já tem uma média de idade de 22 anos.

Aos 16 anos, Juninho conquistou a artilharia do futsal com três gols. Ele também joga como atacante na equipe de juniores do Santa e sonha em pular mais um fase, indo para o profissional. William, 16, e Denis, 15, também têm experiência no campo, mas no juvenil. "Acreditamos que eles são promissores e que precisamos brigar com os recursos que temos. Vai caber ao treinador decidir se eles estão preparados. Abrimos contrato de William e Juninho e já conversamos com os pais de Denis para fazer um contrato de gaveta e amarrar o atleta, já que ele tem 15 anos ", afirmou Luiz Cláudio.

Técnico da equipe tricolor, Vanildo Neto é tri-campeão. Antes de conquistar o troféu pelo Santa, ele comandou os times sub-17 que levaram os títulos pelo Sport, em 2006, e pela Seleção Pernambucana de Futsal, em 2007. "É o resultado de um trabalho duro. Este ano, entramos no torneio desacreditados, no lugar do Sport, que desistiu. Conseguimos passar as etapas numa competição que é muito curta e muito intensa. Os meninos estão de parabéns", afirmou.

As vantagens da garotada

Os meninos revelados na equipe vitoriosa de Futsal do Santa Cruz têm uma vantagem a mais, quando decidem fazer a travessia para o futebol profissional. Segundo o técnico Vanildo Neto, nas quadras, onde o espaço de atuação é menor, eles adquirem raciocínio rápido, maior resistência a choques, preparo físico e velocidade. Como exemplo de sucesso, o técnico citou o volante Hernanes, da Seleção Brasileira, que iniciou a vida de atleta no time de futebol de salão do Santa. Hernanes saiu da quadra tricolor sem passar pelos gramados da clube coral, mas despontou na elite do futebol e joga hoje pelo São Paulo.

Outro nome de destaque citado por Vanildo é o meia esquerda Romarinho, revelado nas quadras de futsal do Santa e escalado para a Seleção Pernambucana de Futsal em 2007, também vitoriosa. Romarinho jogava como ala, no futebol de salão, mas seguiu a carreira nos campos, começando no Boavista (RJ), e hoje está no Celtic, da Escócia. "Quero aproveitar esta oportunidade para me dedicar ainda mais ao futebol", afirmou William.

Segundo o técnico Vanildo, ainda existem mais três nomes do futsal tricolor como promessas para o futebol de campo: Natan, Diogo e Nininho. Os três têm 16 anos e jogam, respectivamente, como volante, meia direita e lateral direito. O técnico aproveitou para parabenizar todo o elenco sub-17 e campeão da Taça Brasil de Futsal 2008. Além de William, Denis, Juninho, Natan, Diogo e Nininho, o troféu saiu para Índio, Madruga, Waltiho, Rafael, Hugo, Paulinho, Deivinho, Viola e André.

No profissional, Luiz Cláudio adiantou que o Santa pretende trazer o volante Moacir, do Central, mas não revelou como andam as negociações. Ele ainda confirmou a contratação do atleta Gedeil (volante do Ypiranga), e do meia Jorge Henrique, do Guaratinguetá (SP). Moacir se destacou no campeonato estadual com sua habilidade de marcação. Foi visto como um dos melhores da safra 2008.

Capixaba sem muitos motivos para sorrir

Marcos Pastich/Arquivo Folha
28/04/2008


Jogador foi um dos destaques do Tricolor no Estadual
Léo Lisbôa


Destaque do Santa Cruz na reta final do Campeonato Pernambucano, quando marcou oito gols em seis jogos e ajudou o Tricolor do Arruda a terminar o Estadual como campeão do Hexagonal da morte, o atacante Thiago Capixaba não viajou para a folga dada pela comissão técnica do clube muito contente. Atuando com a camisa do Santinha há um mês e meio, o jogador não recebeu um pagamento sequer referente aos salários, somente os bichos. Mesmo assim, Capixaba garantiu presença na reapresentação do elenco, no dia 5 de maio, no estádio do Arruda.

Com o atacante em campo, o Santa Cruz não soube o que é perder. Foram quatro vitórias e dois empates, conquistando 14 dos 18 pontos disputados. Nos dois jogos em que o Tricolor do Arruda foi derrotado no Segundo Turno, Thiago Capixaba não esteve em campo. No 2x0 para o Porto, no Arruda, ele não havia estreado, e no 2x1 para o Petrolina, no Sertão do Estado, havia sido vetado pelo Departamento Médico.

O presidente do Santa Cruz, Edson Nogueira, o Edinho, não vê solução rápida para a fase que o clube atravessa. Ciente das dificuldades do time coral, o dirigente pede paciência aos torcedores e jogadores. “Essa semana foi muito difícil para nós. Tivemos que resolver problemas financeiros, mas espero ter novidades nos próximos dias”, afirmou Edinho. As novidades a que o dirigente se refere é a respeito das contratações. O que pode facilitar a vida do presidente é o dinheiro que o Tricolor do Arruda têm a receber do Pernambuco da Sorte, aproximadamente R$ 600 mil, mas que está retido na Agência Reguladora de Pernambuco (Arpe). Falou-se, na semana passada, inclusive, que essa quantia já havia sido repassada.

Reunião
Acontece hoje, às 9h, uma reunião entre o presidente da Confraria Ninho das Cobras, Fernando Veloso, com o procurador-geral de Justiça e chefe do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Paulo Varejão. No encontro, será oficializado o pedido para que representantes do órgão estejam presentes na Assembléia Geral Extraordinária, convocada pelos opositores do presidente Edinho, para ser realizada no dia 13 de maio, na sede do clube. Na Assembléia será formada uma comissão para que seja votada, pelos sócios maiores de 18 anos e em dia há pelo menos um ano, a destituição ou não de Edinho do cargo de presidente executivo.

Reforços devem ser anunciados no Arruda

Publicado em 28.04.2008

A semana promete ser de muitas novidades no Arruda. A diretoria do Santa Cruz está acelerando os passos para fechar as contratações de reforços para a disputa da Série C do Campeonato Brasileiro, que começa em julho. No mínimo, sete atletas devem ser anunciados em breve.

O que se espera é que a maioria desses reforços seja do interior de Pernambuco. O zagueiro Stanley, os meias Juninho e Joécio, todos do Porto, estão próximos de um acerto com a diretoria tricolor. Os laterais-esquerdos Adeíldo, do Ypiranga, e Nildo, do Petrolina, são outros atletas que se destacaram no Estadual e que interessam aos tricolores.

O diretor de futebol do time coral, Jomar Rocha, declarou que “o investimento será ousado” para fazer do Santa Cruz campeão brasileiro, embora o teto da folha salarial do elenco previsto para o segundo semestre seja R$ 150 mil, o que é considerado baixo no atual panorama do mercado.

“O Santa Cruz já teve folha salarial girando em torno dos R$ 400 mil, R$ 500 mil e a equipe não fez uma boa temporada. O nosso planejamento é disputar todos os jogos e conquistar o título”, afirma Jomar. Se, de fato, conquistar o campeonato, além da vaga à Série B do próximo ano, o Santa Cruz terá arrecadado cerca de R$ 1,6 milhão referente ao programa Todos com a Nota, do Governo do Estado. “Mas isso só acontecerá se forem trocados, em cada partida, os 25 mil ingressos destinados ao programa”, explicou.

OFERTA

Segundo informações nos bastidores do Arruda, o zagueiro Carlão, do Volta Redonda, o volante Jéferson, do Mirassol-SP, e o atacante Alessandro, ex-Santos e que atualmente defende as cores do Guaratinguetá, seriam oferecidos à diretoria coral. Jomar Rocha, no entanto, não confirmou. “Não recebemos contato algum sobre esses atletas”, declarou.

Por outro lado, Jomar revelou que o Santa Cruz desistiu de contratar o zagueiro Gum, do Marília, assim como volante Garrinchinha e o atacante Cléo, ambos do Treze-PB. Além das negociações com os atletas, a diretoria também trabalha para confirmar a realização de alguns amistosos como preparação para a disputa da Série C.