Três atletas da equipe campeã sub-17 de futsal do Santa Cruz serão observados pelo técnico Fito Neves
Aline Moura
Da equipe do Diario
Depois de tantas decepções, a torcida tricolor pernambucana comemorou, ontem, a conquista de um título inédito para o Santa Cruz - o primeiro do ano. A equipe sub-17 masculina venceu o time Fluminense (RJ) por 5 x 2 e sagrou-se campeã na final da 3ª Taça Brasil Futsal 2008, realizada no estado de Sergipe. A vitória deixou o clube coral em pé de igualdade com os rivais Náutico e Sport, respectivamente donos do troféu em 2005 e 2006. A disputa ainda abriu espaço para os meninos que querem seguir a carreira nos gramados, onde está a maior paixão dos torcedores. Três deles (William, Juninho e Denis) já estão com os contratos profissionais encaminhados.
Segundo o diretor coral Luiz Cláudio de Carvalho, os três craques que se destacaram nas quadras do Futsal devem se apresentar ao técnico Fito Neves em 5 de maio. No mesmo dia, os jogadores do time profissional retomam os preparativos para a Série C - campeonato que o Santa terá de se virar para conseguir recursos dos patrocinadores, sem a televisão como vitrine. Com menos de 17 anos, os três atletas devem ser opções a mais no elenco de Fito Neves, que já tem uma média de idade de 22 anos.
Aos 16 anos, Juninho conquistou a artilharia do futsal com três gols. Ele também joga como atacante na equipe de juniores do Santa e sonha em pular mais um fase, indo para o profissional. William, 16, e Denis, 15, também têm experiência no campo, mas no juvenil. "Acreditamos que eles são promissores e que precisamos brigar com os recursos que temos. Vai caber ao treinador decidir se eles estão preparados. Abrimos contrato de William e Juninho e já conversamos com os pais de Denis para fazer um contrato de gaveta e amarrar o atleta, já que ele tem 15 anos ", afirmou Luiz Cláudio.
Técnico da equipe tricolor, Vanildo Neto é tri-campeão. Antes de conquistar o troféu pelo Santa, ele comandou os times sub-17 que levaram os títulos pelo Sport, em 2006, e pela Seleção Pernambucana de Futsal, em 2007. "É o resultado de um trabalho duro. Este ano, entramos no torneio desacreditados, no lugar do Sport, que desistiu. Conseguimos passar as etapas numa competição que é muito curta e muito intensa. Os meninos estão de parabéns", afirmou.
As vantagens da garotada
Os meninos revelados na equipe vitoriosa de Futsal do Santa Cruz têm uma vantagem a mais, quando decidem fazer a travessia para o futebol profissional. Segundo o técnico Vanildo Neto, nas quadras, onde o espaço de atuação é menor, eles adquirem raciocínio rápido, maior resistência a choques, preparo físico e velocidade. Como exemplo de sucesso, o técnico citou o volante Hernanes, da Seleção Brasileira, que iniciou a vida de atleta no time de futebol de salão do Santa. Hernanes saiu da quadra tricolor sem passar pelos gramados da clube coral, mas despontou na elite do futebol e joga hoje pelo São Paulo.
Outro nome de destaque citado por Vanildo é o meia esquerda Romarinho, revelado nas quadras de futsal do Santa e escalado para a Seleção Pernambucana de Futsal em 2007, também vitoriosa. Romarinho jogava como ala, no futebol de salão, mas seguiu a carreira nos campos, começando no Boavista (RJ), e hoje está no Celtic, da Escócia. "Quero aproveitar esta oportunidade para me dedicar ainda mais ao futebol", afirmou William.
Segundo o técnico Vanildo, ainda existem mais três nomes do futsal tricolor como promessas para o futebol de campo: Natan, Diogo e Nininho. Os três têm 16 anos e jogam, respectivamente, como volante, meia direita e lateral direito. O técnico aproveitou para parabenizar todo o elenco sub-17 e campeão da Taça Brasil de Futsal 2008. Além de William, Denis, Juninho, Natan, Diogo e Nininho, o troféu saiu para Índio, Madruga, Waltiho, Rafael, Hugo, Paulinho, Deivinho, Viola e André.
No profissional, Luiz Cláudio adiantou que o Santa pretende trazer o volante Moacir, do Central, mas não revelou como andam as negociações. Ele ainda confirmou a contratação do atleta Gedeil (volante do Ypiranga), e do meia Jorge Henrique, do Guaratinguetá (SP). Moacir se destacou no campeonato estadual com sua habilidade de marcação. Foi visto como um dos melhores da safra 2008.
terça-feira, 29 de abril de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário