sexta-feira, 4 de abril de 2008

Fito Neves continua cheio de problemas a resolver

Costa Neto/Arquivo Folha



Santa Cruz terá cinco desfalques para o próximo domingo
Treinador está quebrando a cabeça para montar a equipe que pegará o Porto
GUSTAVO LUCCHESI

Mesmo com o Santa Cruz tendo ganho a semana inteira para trabalhar a equipe que enfrenta o Porto, neste domingo, em Caruaru, a tranqüilidade preferiu não dar as caras no Arruda e só agora o técnico coral Fito Neves começa a definir os titulares contra o Gavião. Após iniciar os trabalhos com seis atletas entregues aos Departamentos Médico e Físico do clube, chegando ao ponto de perder o meia Felipe, que vinha ganhando destaque no elenco, para o futsal russo, Fito terá “apenas” cinco desfalques neste fim de semana.

Os goleiros Paulo Musse, com uma lesão na coxa esquerda, e Jean, questões físicas, foram vetados para atuar neste fim de semana. Com as ausências, o jovem Jaílson, 20, que substituiu Musse no decorrer do último jogo, contra o Sete de Setembro, ganha nova oportunidade. O zagueiro Rogério Conceição continua lesionado e também está fora. Já Marcelo Heleno foi julgado ontem, pelo TJD-PE, pela expulsão contra o Vera Cruz, e pegou dois jogos de suspensão. Como só cumpriu um, o defensor não joga contra o Gavião. Assim como o meia Rosembrick, que também foi julgado no início da semana e cumpre suspensão.

Por todos esses problemas, a zaga deve ser formada por Leandro Biton e Memo. No meio de campo, o recém promovido ao profissional, Bruno deve formar o setor de marcação juntamente com Alexandre Oliveira, com o lateral William tendo boas chances de ser improvisado na meia, ao lado de Miller.

Mas se dentro de campo as coisas andam complicadas para o Santa, o Tricolor parece começar a se arrumar fora das quatro linhas. Na última quarta-feira, o atual presidente coral, Édson Nogueira, reuniu-se com alguns influentes ex-dirigentes tricolores, como Tácio Maciel, João de Deus, Alberto Lisboa, entre outros, para que todos se aproximem mais do clube e o ajude a subir para a Série B do ano que vem. “Fizemos uma reunião desprovida de qualquer rancor e vaidade, onde pedi para que eles viessem para dentro do clube a fim de analisá-lo. Na próxima terça-feira nos reuniremos e mostrarei a eles a real situação de cada setor do Santa Cruz. Eles podem ajudar da forma que acharem mais conveniente”, comentou Edinho.

Jailson quer fazer história no Arruda

Se o Arruda estivesse totalmente liberado, a população inteira do pequeno município piauiense de Piripiri caberia no estádio do Santa Cruz. Dos cerca de 63 mil moradores da cidade, um deles pretende fazer história com a camisa tricolor. Jaílson, de 19 anos, passou rapidamente de roupeiro do time local 4 de Julho a titular coral para enfrentar o Porto, domingo, no Estádio Antônio Inácio, em Caruaru, pela sétima rodada do hexagonal da morte da Série A1 do Campeonato Pernambucano.

“Quando me dei conta, as coisas já estavam acontecendo”. Esta foi a frase mais usada por Jaílson Cardoso de Araújo na conversa sobre a sua trajetória com a reportagem do Jornal do Commercio. Foi assim, de supetão, que o jovem goleiro se viu defendendo o gol coral domingo passado, contra o Sete de Setembro, no Arruda, quando o então titular Paulo Musse machucou a musculatura da coxa esquerda.

“Na minha vida, tudo sempre veio muito rápido”. Estudante, Jaílson começou a trabalhar como roupeiro aos 12 anos. “Um dia, faltou um goleiro para o treino e me colocaram na barra. Me disseram que levava jeito. Resolvi investir”, contou. Aos 18, era titular dos profissionais da equipe, que disputa a primeira divisão do Piauiense. “Queria fazer vestibular para o curso de direito, mas o caminho mudou”.

Mudou, inclusive, na vida afetiva. Ano passado, o jogador coral deixou a casa que morava com os pais e três irmãos para se casar. “Passei por momentos difíceis em Piripiri porque fiquei sete meses sem receber do 4 de Julho. Foi quando surgiu a oportunidade de defender o time do Piauí contra o Barras, na partida que definiu uma das vagas do Estado à Copa do Brasil desta temporada.”

Nas arquibancadas do Albertão, havia representantes da diretoria coral, que aprovaram a atuação do garoto. “Recebi propostas do Criciúma e da Ponte Preta, mas não saí por conta do meu contrato com o 4 de Julho. Não queria colocar o clube na Justiça. Mas, quando veio o Santa Cruz, não teve jeito. Fiz a escolha certa. Encontrei um ambiente excelente. Falta apenas me acostumar à agitação da capital.”

No Recife, mora com a esposa no bairro da Encruzilhada, na Zona Norte. “É bom ter a praia tão perto de casa. São muitos lugares bonitos”, declarou. As saudades da cidade natal, mata por intermédio de telefonemas semanais para os pais ou pela internet.

Tão rápido quanto começou a trabalhar, virou goleiro, casou e se tornou titular no Santa Cruz, pelo menos momentaneamente, Jaílson espera conquistar a torcida do novo clube. “Não é todo mundo que tem a oportunidade de trabalhar ao lado de um Paulo Musse ou um Jean. Quero aprender mais e continuar crescendo.”

Marcelo Heleno não joga contra o Porto

O zagueiro Marcelo Heleno junta-se a Rosembrik e também não enfrenta o Porto. O defensor foi julgado pelo Tribunal de Justiça Desportiva de Pernambuco (TJD-PE), ontem à noite, e pegou gancho de duas rodadas. Ele já cumpriu uma. O mesmo vale para o meio-campista, punido na última segunda-feira.

O técnico deve definir o substituto de Marcelo Heleno durante o treinamento desta tarde. Fito Neves tem como opção para o setor o lateral-esquerdo Chiquinho, que já jogou improvisado na posição duas vezes este Pernambucano, ou manter a dupla formada pelos volantes deslocados Memo e Leandro.

CAMPANHA

O Santa Cruz vai relançar a parceria com a Celpe no dia 16. O lançamento da campanha está marcado para a Assembléia Legislativa. O projeto coral permite ao torcedor conceder todos os meses na sua conta de energia R$ 1 a mais, que será destinado aos cofres do clube. A direção espera a adesão de, no mínimo, 20 mil pessoas.

A diretoria, aliás, contou com a integração de novos tricolores com o intuito de montar o planejamento para a Série C do Campeonato Brasileiro, que inicia em julho. A primeira reunião de trabalho do grupo será terça-feira que vem, no auditório da sede coral.

A Chance de Jailson

Goleiro de apenas 20 anos está confirmado com a camisa número 1 na partida contra o Porto, no domingo

Não é sempre que as grandes oportunidades batem na porta. E, geralmente, elas chegam sem ninguém esperar. Foi assim que aconteceu com o jovem goleiro Jaílson, 20 anos, que fará diante do Porto sua primeira partida com a camisa de titular do Santa Cruz. Há pouco mais de dois meses, o jogador era uma das maiores revelações do 4 de julho/PI. A diretoria coral fez um grande esforço para trazê-lo para o Arruda. Hoje o jogador deixou de ser uma aposta - como tantos outros pratas-da-casa que estão no elenco profissional - e ganhou uma chance real no time principal.

"Eu estou preparado, sim", enfatiza, com personalidade. "Venho tendo apoio de todos desde que cheguei ao Santa Cruz. O treinador Fito Neves e o preparador de goleiros, Paulo César, estão confiando muito em mim. Temos conversado bastante", completou. Com a entrada de Jaílson, o provável time coral para o jogo com o Porto, domingo, em Caruaru, passa a ter sete jogadores com idades variando entre 18 e 20 anos. São eles: Jaílson (20), Memo (20), Leandro Biton(20), Max (20), Miller (18), Thomas Anderson (19) e Bruno (19).

O jovem goleiro tricolor, que fez sua estréia ao substituir Paulo Musse (saiu machucado) na partida contra o Sete de Setembro, confessou que não esperava chegar à titularidade tão rápido. "Me pegou de surpresa, sim. Mas vim para o Santa em busca do meu espaço. Estou trabalhando forte e espero dar uma seqüência", comentou.

O técnico Fito Neves deve definir hoje o time que joga domingo, em Caruaru. E os problemas não param. Ontem, o zagueiro Marcelo Heleno foi julgado pelo Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-PE) e pegou um gancho de dois jogos. Como já cumpriu a automática, o jogador está fora do confronto com o Porto. Assim, mais uma vez, o treinador coral terá que improvisar na zaga e o Santa Cruz não terá zagueiro nato na partida. A tendência é de que Fito Neves desloque o lateral-esquerdo Chiquinho para o setor ao lado dos volantes Memo e Leandro Biton.

Oposição - A iniciativa do presidente Edson Nogueira de juntar vários tricolores para tentar salvar o clube foi fortemente criticada ontem por Fernando Veloso, principal membro da oposição tricolor. "Sabe a visita da saúde? Aquela que o paciente está já morrendo, dá uma melhorada, consegue caminhar e, logo em seguida, morre de vez? Pois é isso que está acontecendo com ele", ironizou. "É o último suspiro dele. Edinho está com medo da assembléia geral que pode cassar o seu mandato. Essa reunião foi uma maneira que ele encontrou para tentar salvar o seu mandato, mas não vai conseguir", completou Veloso.