segunda-feira, 6 de outubro de 2008
Censo para saber dimensão coral
Uma das estratégias que vem sendo difundida por Fernando Bezerra Coelho para alavancar o processo de reestruturação administrativa do Santa Cruz é fazer um censo para saber qual é a real dimensão da torcida tricolor. FBC toma posse oficialmente amanhã na presidência do Executivo, em sessão solene do Conselho Deliberativo, com início às 17h. Uma das apostas da nova diretoria do clube é confiar na força dos torcedores. Algumas ações de marketing vêm sendo até programadas para a participação direta dos tricolores, como, por exemplo, um concurso para a escolha do uniforme oficial a ser utilizado na temporada 2009.
“Vamos abrir um edital de licitação para a empresa que irá fazer o nosso censo. Já há algumas empresas interessadas. Não vamos pagar por isso. Pelo contrário, vamos cobrar”, antecipou o dirigente. Porém, FBC não forneceu maiores detalhes de como será feita a contagem da torcida coral. A linha de raciocínio do grupo que assumirá o destino do clube segue a seguinte lógica: o resultado da pesquisa irá gerar um banco de dados interessante do ponto de vista de marketing. É que será um retrato fiel e detalhado do perfil dos aficionados pelo clube do Arruda, com informações sobre renda, escolaridade, faixa etária, hábitos de consumo, entre outras.
A última pesquisa relativa às torcidas realizada em Pernambuco foi encomendada pela própria Federação Pernambucana de Futebol (FPF) ao Instituto Opine, em fevereiro. O Sport apareceu como líder no Estado, com 23% da preferência, seguido pelo Santa Cruz, com 17%, e pelo Náutico, com 6,1%. O Corinthians foi o quarto time citado. Foram entrevistadas 1.732 pessoas, num período de dez dias, no Recife, Zona da Mata, Agreste, Sertão e Região do São Francisco. A enquete foi realizada em 33 cidades, com margem de erro de 2,4% para mais ou para menos.
O estudo foi uma reação a uma outra pesquisa, divulgada um mês antes, pelo Datafolha. Pelo instituto paulista, o Santa Cruz aparecia apenas em terceiro lugar, com 7% da preferência dos torcedores no Estado, empatado com o Flamengo (7%), contra 21% do Sport e 8% do Corinthians. O Náutico apareceu como sétimo colocado, com 4%, atrás de outros times do Sudeste. A margem de erro, no entanto, era de 5%. Quando se restringiu o levantamento à Região Metropolitana do Recife (RMR), o resultado foi o seguinte: Sport (34%), Santa Cruz (15%) e Náutico (11%). Chamou atenção o fato de que a soma de tricolores e alvirrubros (26%) não superaria os rubro-negros.
CONTAS
O próprio futuro presidente tem dito que está apostando na reorganização administrativa. Um dos problemas, contudo, é que, por causa das dívidas, as contas bancárias estão sendo bloqueadas. “Vamos ter de equacionar tudo. Como faremos é o que ainda não sei. O problema é que na hora em que criarmos outra pessoa jurídica e, em conseqüência, uma conta, alguém pode entender que existe sucessão”, avalia Célio Avelino, futuro diretor jurídico.
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