quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Fred Arruda lança chapa hoje

Marcos Pastich/Arquivo Folha



Ele será o primeiro tricolor a oficializar a sua candidatura à presidência coral
Candidato era vice-presidente na gestão atual
Filipe Assis

Os bastidores do Arruda continuam fervilhando quando o assunto é eleição. Depois do surgimento de vários nomes como possíveis postulantes à presidência, um deles resolveu oficializar a sua candidatura. Fred Arruda vai lançar hoje, às 19h30, na sede do Sindsep, a sua chapa. Ela vai ser chamada de Aliança Coral e terá, além do próprio Fred, Geraldo Lima como vice do executivo, Gerino Xavier para o Conselho Deliberativo, e Sérgio Miranda para a Comissão Patrimonial.

Geraldo Lima, o Gerrá, é auditor do Tribunal Regional Federal (TRF) e participa do Blog do Santinha. Gerino Xavier e Sérgio Murilo são empresários. Já Fred foi vice-presidente durante quase todo o primeiro mandato de Edson Nogueira, no ano passado. Alegando incompatibilidade com a maneira de governar de Edinho, licenciou-se do cargo.

Desde que começaram a ser feitas especulações a respeito da sucessão presidencial do Santa Cruz, o nome de Fred Arruda foi ventilado. A princípio, ele desconversou. Entretanto, no início da semana, disse que aceitava, com algumas condições. E agora, já na condição de presidenciável, insiste nessas condições como principais promessas de campanha.

Fred quer, entre outras coisas, proibição de antecipação de receita, divulgação constante das contas do clube e publicação, por antecipação, da lista de sócios aptos a votar. “Não tenho certeza, mas tenho a informação de que o Santa Cruz antecipou as cotas de televisionamento do Campeonato Pernambucano até 2014. E aí? Não dá para aceitar isso”, frisou.

Ao ser questionado se poderia ser aliado de algum dos pré-candidatos, ele disse que sim. “Fernando Veloso e Felipe Rêgo têm um alinhamento de princípios conosco. Por isso, estamos conversando com os dois”, antecipou.

Opositores ainda pensam em chegar a um consenso

Apesar da iniciativa de Fred Arruda de lançar uma candidatura própria, a oposição do Santa Cruz ainda não desistiu da idéia de formar uma chapa única. O assunto será discutido no próximo sábado, quando os diversos segmentos contrários à administração de Edinho estarão reunidos, tentando um consenso. O encontro será realizado na sede do grupo Veneno Coral, no Shopping ETC, nos Aflitos, a partir das 9h, e está sendo chamado de Fórum das Oposições.

Um dos pré-candidatos à presidência do Santa Cruz, o jornalista Fernando Veloso disse ter ficado surpreso ao saber que Fred Arruda havia se mobilizado para lançar uma chapa própria. “Fiquei, porque eu tive uma conversa com Fred, e ele aceitou fazer parte, como presidente do Conselho Deliberativo, de uma chapa cujo presidente do executivo seria eu. Entretanto, isso é uma coisa normal em um processo eleitoral. Política se faz conversando e costurando”, frisou.

Ainda de acordo com Veloso, a escolha do presidente não deverá ser um entrave para a montagem de uma chapa única de oposição. Segundo ele, porque a proposta é reduzir os poderes do mandatário, por meio de uma gestão compartilhada. “Não nos interessa um super presidente, com cara de dono do Santa Cruz”. Veloso declarou ainda que ele, Fred Arruda e Felipe Rêgo são os únicos candidatos de oposição lançados até o momento. “Antônio Luiz Neto não é, pois esteve sempre dentro do grupo que hoje está no clube”.

Nenhum comentário: