sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Retorno aos gramados


Reapresentação // Náutico e Santa Cruz começam hoje a preparação para a temporada 2009 que tem como primeiro desafio o Campeonato Pernambucano

Em 31 de março de 2005, o Santa Cruz comemorou um título pernambucano pela última vez, quando venceu o Petrolina por 2 x 1, no Sertão do São Francisco. O Náutico, por sua vez, ergueu a sua última taça em 18 de abril do ano anterior, quando bateu o Tricolor por 3 x 0, de maneira incontestável no Arruda. Desde então, os dois times viram o Sport conquistar o tricampeonato estadual, e, ainda por cima, a Copa do Brasil. Por isso, os dois rivais começam o ano com o mesmo objetivo de acabar a seqüência rubro-negra. Terminado o recesso com as festas de Natal e réveillon, agora a palavra é uma só: trabalho. Os dois elencos voltam hoje às atividades, já visando o Campeonato Pernambucano, que começará no próximo dia 11 de janeiro. Uma corrida contra o tempo, com apenas nove dias de preparação.

O Sport, porém, terá ainda menos tempo, pois o time se reapresentará amanhã. Santa e Náutico têm programações bem diferentes para a próxima semana. Enquanto o Alvirrubro seguirá uma rotina intensa no Centro de Treinamento Wilson Campos, na Guarabiraba, os tricolores irão para o aconchego de um hotel em Porto de Galinhas, onde os 21 reforços do grupo comandado pelo técnico Márcio Bittencourt deverão passar uma semana. Vários deles chegarão ao Recife de avião, e o traslado do Aeroporto dos Guararapes será imediato para o Litoral Sul. A expectativa é de que 30 jogadores sigam para a nova "concentração" coral. Outros três novos nomes, que poderão ser anunciados hoje, também têm chegada prevista para esse final de semana.

Os treinamentos serão realizados no estádio municipal de Ipojuca. Em dezembro, o time coral utilizou o estádio Ademir Cunha, em Paulista. Os treinos no Arruda estão vetados até a segunda quinzena deste mês, já que a reabertura do estádio está marcada para o dia 18, contra o Central, pela 3ª rodada do primeiro turno. Esse tempo reduzido preocupa bastante Márcio Bittencourt. "Minha maior preocupação é o prazo curto que teremos para trabalhar. Não vou querer enganar. Vamos montar uma equipe forte, competitiva, mas ela não estará pronta ainda no início do campeonato. Vamos usar a pré-temporada para trabalhar o time física e taticamente, mas não adianta criar grandes expectativas. Estamos engatinhando. Vamos iniciar no dia 2, trabalhar com humildade, até por que os outros já estão prontos", afirmou. No dia 10, o Santa viaja para Garanhuns, onde o Tricolor irá estrear, contra o Sete de Setembro, no domingo.

O pouco tempo entre a reapresentação também é a maior queixa do técnico timbu, Roberto Fernandes. Tanto que ele vetou uma viagem para uma pré-temporada. Por sinal, ele nega até mesmo a expressão "pré-temporada". "Nós temos que aproveitar o maior tempo possível. Tanto que não teremos uma pré-temporada, mas sim uma mini-temporada", disse. O Alvirrubro irá treinar diariamente durante dois períodos. No entanto, nenhum dos cinco jogadores anunciados pelo Náutico para esta temporada (o zagueiro Asprilla, os laterias Carlinhos e Edson Miolo e os volantes Jonny e Leandro Salino) deverão participar do treino desta manhã, nos Aflitos (somente hoje a preparação será em Rosa e Silva). À tarde, pelo menos dois deles deverão se apresentar.

Saiba Mais

Santa Cruz

Local de treino: Estádio Municipal de Ipojuca
Concentração: Hotel Dorisol
Estréia no Estadual: Sete de Setembro x Santa Cruz, em Garanhuns (11/01)
Reforços: todos os 21 contratados irão se reapresentar hoje
Amistoso programado: um jogo-treino contra a seleção de Ipojuca, na próxima quarta-feira

Náutico

Local de treino: CT da Guabiraba
Concentração: não definida
Estréia no Estadual: Náutico x Cabense, nos Aflitos (11/01)
Reforços: apenas dois deverão se reapresentar hoje
Nenhum amistoso programado

Nenhum comentário: