quinta-feira, 3 de julho de 2008

Povão volta a sorrir


Mais do que o título, a Copa Pernambuco simboliza a união entre time e torcida, que deverá marcar a campanha do Santa na Série C
Cassio Zirpoli
Da equipe do Diario

Foi uma verdadeira prova de amor. Quarta-feira, 15h20. O movimento intenso na avenida Beberibe mostrava que aquela não seria uma partida qualquer. Buzinaço, bandeiras tricolores e alegria. Centenas de torcedores do Santa Cruz correndo em busca de um ingresso para entrar no Arruda. Outros ainda arrumavam um tempinho para comprar uma camisa do clube do coração em algum camelô instalado na área. Vale lembrar ressaltar, porém, que o jogo já havia começado há 20 minutos, porque dentro do estádio um público surpreendente ocupava boa parte do anel inferior. Uma surpresa talvez para aqueles que não conheçam a fidelidade coral. Foram 8.015 tricolores, que mesmo cientes da enorme crise vivida pelo Santa, voltaram a sorrir ontem à tarde, ao ver o capitão Alexandre Oliveira erguer o troféu de campeão da Copa Pernambuco. O título veio após a goleada por 4 x 0 sobre o Atlético.

O jogo realmente mostrou o grau de confiança da torcida sobre o time, que começará a sua verdadeira missão no próximo domingo, contra o Campinense, em Campina Grande, na estréia da Série C. O volume de espectadores no Arruda impressionou aos jogadores. A própria Polícia Militar não esperava tanto, pois o efetivo de 60 PMs foi calculado para um público de 7 mil pessoas (o que já seria considerado excelente). Com o incentivo, a festa estava mesmo armada para o Santa Cruz voltar a ser campeão depois de três anos. Um hiato desde o dia 31 de maio de 2005, quando o time venceu o Petrolina por 2 x 1 e comemorou o título estadual daquele ano.

Ontem, a vitória começou aos 8 minutos. Até ali, o Atlético se apresentava mais ao ataque, mas o gol do Santa, marcado por Miller, após um bate-rebate na área, desarmou o representante de Carpina. O Santa ainda criou ótimas chances, mas só voltou a estufar as redes aos 40 minutos, quando o zagueiro Gonçalves escorou de cabeça um cruzamento na medida feita por Rafael Mineiro. Dois minutos depois, o artilheiro Edmundo aproveitou um contra-ataque e abriu 3 x 0. Os gritos de "É campeão!" jácomeçavam a ecoar no Arruda.

A expulsão de Douglas deixou o Atlético com um a menos logo no início da etapa final. Isso só fez aumentar a certeza da vitória coral, que foi referendada aos 37 minutos, numa bela troca de passes. De Alexandre Oliveira para Garrinchinha. Do volante para Everton, que acabara de entrar. E de Everton para Gedeil, que finalizou bem. Um 4 x 0, com direito a volta olímpica sob aplausos da torcida. Entre tantos presentes, o torcedor Flávio Santos, que assistiu nas sociais, resumiu bem a conquista. "Foi uma vitória que pode até não ter sido um grande teste, mas faz parte do nosso processo de reconstrução. A torcida nunca abandonará este time". E não irá mesmo, pois ele estará em um dos 25 ônibus que irão levar os cerca de 1 mil torcedores até a Paraíba, no domingo.

Santa Cruz 4

Gledson; Gonçalves, Memo (Everton) e Leandro; Rafael Mineiro, Alexandre Oliveira, Garrinchinha (Gedeil), Miller e Esquerdinha; Thomas Anderson (Gilberto) e Edmundo. Técnico: Fito Neves

Atlético/PE 0

Delone; Lelé, Joécio, Eliel e Douglas; Washington, Xaxá, Ricardo e Fernando (Leandro); Johnny (Borja) e Camargo (Marquinho). Técnico: Bernardo Felipo

Local: Arruda. Árbitro: Sebastião Rufino Filho.

Assistentes: Élan Vieira e João Marcelo Albert.

Gols: Miller, Gonçalves, Edmundo e Gedeil.

Cartão vermelho: Douglas (A).Cartões amarelos: Gonçalves (SC); Fernando (A). Público: 8.015 torcedores. Renda: R$ 36.645.

Reforços

O Santa Cruz anunciou ontem mais dois reforços para a Série C. São dois novos meias. Wesley estava no Petrolina e chamou a atenção de Fito Neves ao marcar dois gols contra o próprio Santa no Estadual. Já Ribinha se destacou no Souza, da Paraíba. Com isso, sobe para 19 o número de reforços para a Terceirona. O elenco tricolor irá se reapresentar nesta manhã, no Arruda. À noite, o grupo irá seguir para Caruaru, onde ficará até sábado, véspera da partida contra o Campinense. Na Capital do Agreste, os tricolores irão treinar em dois períodos na sexta-feira no centro de treinamento Ninho do Gavião, do Porto. Feliz com o título, o treinador Fito Neves diz que a taça poderá aliviar um pouco a pressão sobre o time. E não tivéssemos vencido teria sido horrível. Nós temos deficiências, mas teremos tranqüilidade para melhorar", afirmou.

Nenhum comentário: