quarta-feira, 28 de maio de 2008

Thiago Capixaba adotou o silêncio como resposta


Marcos Pastich/Arquivo Folha



Ex-atacante do Santa pode ter jogado no Guarani com outro nome
Atleta não falou, apesar dos contatos feitos pela reportagem da Folha
GUSTAVO LUCCHESI

Um dia após a Folha de Pernambuco publicar uma matéria na qual, através de indícios encontrados em documentos, foi levantada a possibilidade de o atacante Thiago dos Santos Cunha, ou Thiago Capixaba, como ficou conhecido apenas no Recife, ter jogado no Guarani/SP, em 2006, como Fábio dos Santos Cunha, ou Fabinho, modo como era chamado pela imprensa campineira, o atleta adotou o silêncio.

Com todos os celulares do ex-jogador do Santa Cruz incomunicáveis, a reportagem conseguiu entrar em contato com o seu procurador, Carlos Gonzaga. Ele informou que conseguiu falar com Capixaba ontem mesmo, porém, ele está preferindo descansar e não irá se pronunciar sobre o assunto, pelo menos nesta semana.

Segundo o próprio Gonzaga, há uma possibilidade de o atleta convocar uma coletiva na próxima semana, mas que essa idéia ainda será analisada por ele e o atleta. "Conversei com ele (Capixaba) hoje (ontem) mesmo, porém, só vamos nos pronunciar após conversar com nosso advogado".

O advogado de Thiago, Adriano Aquino, responsável apenas pela causa trabalhista que envolve o atacante e o Santa Cruz, informou que não possuía conhecimento sobre o passado da carreira do atleta, e que só ficou sabendo da possibilidade de Thiago ser Fábio através da imprensa. Ele ainda informou sobre um site da internet (www.websoccerclub.com), pouco conhecido, onde havia o nome de um Fábio dos Santos Cunha na ficha da partida Ponte Preta 4x2 Guarani, no dia 16 de março deste ano, em partida válida pela 15ª rodada do Paulistão.

Porém, a reportagem consultou a súmula oficial da partida citada, no site da Federação Paulista de Futebol (www.futebolpaulista.com.br), e não confirmou a informação passada pelo advogado, constatando até um Fábio no time do Bugre, porém, com o nome completo de Fábio Luís Borges Romão. "Ainda não consegui conversar com o atleta sobre o caso, mas possa ser que nem eu fique à frente disso. Sou advogado trabalhista", informou Aquino.

Outro ponto no mínimo curioso em toda a investigação feita é a coincidência no peso e altura de Fábio dos Santos Cunha, divulgadas no Guarani em 2006, e Thiago dos Santos Cunha, no Santa Cruz em 2008. Os dois atletas possuem o mesmo peso (69 quilos) e a diferença de altura de um para o outro é de apenas um centímetro, com Fabinho possuindo 1,78 metro e Thiago, 1,77 metro.

Santa Cruz

Optando por acompanhar tudo à distância, o Departamento Jurídico do Santa Cruz adotou a cautela no caso. "Vamos aguardar que o atleta se pronuncie. Se ele estiver errado e for julgado e condenado, pediremos a suspensão do contrato dele com o Santa Cruz, até que ele esteja apto a praticar o futebol novamente", disse o advogado coral, Eduardo Lopes. Ele destacou ainda que, caso a dupla identidade seja confirmada, o atleta pode ser enquadrado nos artigos 296 (falsidade documental) ou 299 (falsidade ideológica) do Código Penal, com penas variando entre um e seis anos de reclusão.

Edinho inicia maratona em São Paulo

A diretoria coral se apressa para conseguir reforços e fechar o elenco para a disputa do Brasileiro da Série C. Após sofrer com o atraso do vôo, o presidente tricolor, Édson Nogueira, o Edinho, só conseguiu desembarcar em São Paulo ontem à noite, não conseguindo cumprir as suas "missões" agendadas, remarcando tudo para hoje. A meta do mandatário coral é voltar para o Recife com oito jogadores contratados. Além disso, Edinho está perto de fechar com um novo fornecedor de material esportivo e com um patrocinador.

Por outro lado, a diretoria continua trabalhando no Arruda. Os cartolas aguardam uma resposta do veterano atacante Jardel (ex-Grêmio e Porto/POR), que ficou de pensar na contraproposta feita pelo Mais Querido. Os dirigentes também estão com outros nomes engatilhados, podendo anunciar três novos reforços antes do retorno de Edinho.

Em relação à parte judicial, o advogado do clube, Eduardo Lopes, já informou ter entrado com um mandato de segurança da segunda liminar a favor de Thiago Capixaba, dada pela Justiça do Trabalho, na segunda-feira. A primeira audiência está marcada para 11 de junho.

Nenhum comentário: