segunda-feira, 21 de julho de 2008

Santa Cruz se vinga do Potiguar

Robert Fabisak



Derrotado pelo adversário, no outro domingo, Tricolor deu o troco ontem, por 2x0
Atacante Edmundo (D) comemora seu terceiro gol no Campeonato Brasileiro da Série C
GUSTAVO LUCCHESI

Numa tarde onde a habilidade e a inspiração passaram longe do gramado, com a força de vontade e a raça sendo os grandes craques do dia, o Santa Cruz derrotou o Potiguar/RN, por 2x0, ontem, no Arruda, e conseguiu se vingar do humilhante revés sofrido em Mossoró, no domingo da semana passada. De quebra, o Tricolor chegou aos seis pontos ganhos e, não só reassumiu a vice-liderança do Grupo 5, com um ponto a menos que o líder, Campinense, como voltou a figurar na zona de classificação para a segunda fase do Campeonato Brasileiro da Série C, conseguindo, por enquanto, espantar o fantasma da Série D que ronda as Repúblicas Independentes do Arruda.

Na sua estréia no comando coral, o treinador Bagé resolveu fazer algumas alterações em relação à equipe que seu antecessor, Fito Neves, utilizava. O zagueiro Wequisley e o volante Gedeíl fizeram suas estréias na Terceirona. Já o meia Rafael Oliveira recuperou sua posição e também foi escalado no time principal. Além disso, a mudança de postura dos atletas em campo era evidente.

Sufocando a saída de bola dos visitantes nos primeiros minutos, o Tricolor chegou com perigo logo aos três minutos de jogo, quando Juninho bateu falta para boa defesa de Mondragon. Sete minutos depois, Leandro Biton cruzou para Edmundo, que ajeitou na medida para Patrick mandar a oportunidade por cima do gol. Mas aos 14, o Potiguar não resistiu. Retribuindo o lance anterior, Patrick lançou Edmundo. O “Animal do Arruda” teve calma e tranqüilidade para tocar na saída de Mondragon e abriu o placar da partida, marcando pela terceira vez na Série C 2008. O gol não surtiu o efeito desejado e acabou dando um “apagão” nos donos da casa. Aos 23 e 31 minutos, Glédson fez duas grandes defesas para evitar o gol de empate, após chutes de Max e Paulo Rangel, respectivamente.

Sem nenhuma substituição no intervalo, o segundo tempo começou sem grandes emoções. Porém, quando ela apareceu, veio em dose caprichada. Aos 13 minutos, após escanteio, Patrick subiu mais que a zaga e cabeceou no canto esquerdo de Mondragon, que fez excelente defesa. No rebote, Gonçalves cabeceou duas vezes à queima roupa, para duas defesas fantásticas do arqueiro, evitando que o Mais Querido ampliasse o marcador. De pouco adiantou, já que, aos 25, Juninho cobrou falta na área e Patrick cabeceou para fazer 2x0. A bola ainda bateu na trave antes de morrer no fundo do gol potiguar. Ainda deu tempo para Leandro Biton ser expulso de campo, sendo ausência certa no próximo jogo da Cobra Coral, contra a Patativa, quarta-feira, no Lacerdão.

Santa Cruz 2
Glédson; Rafael Mineiro, Gonçalves, Wequisley e Marcos Vinícius; Leandro Biton, Gedeíl, Rafael Oliveira (Ribinha) e Juninho; Patrick (Cléo) e Edmundo (Memo)
Técnico: Bagé

Potiguar 0
Mondragon; André Borges, Paulão, Lúcio e Bigu; Ricardo Brás, Max, Everton e Diogo (Vaninho) (Nando); Paulo Rangel e Marcelo Dias
Técnico: Miluir Macedo

Local: Arruda
Árbitro: Lúcio José Silva de Araújo (BA)
Assistentes: Jossemar Diniz e Ubirajara Ferraz (ambos de PE). Gols: Edmundo (aos 14 minutos do 1ºT) e Patrick (aos 25 minutos do 2ºT)
Cartões amarelos: Rafael Oliveira, Leandro Biton, Wequisley, Marcos Vinícius e Ribinha (Santa), Bigu, Marcelo Dias, Ricardo Brás, Lúcio, Paulão e André Borges (Potiguar)
Cartões vermelhos: Leandro Biton (Santa) e André Borges (Potiguar)
Público: 21.457
Renda: R$ 57.390

Corais continuam se reforçando

Mesmo faltando apenas dois jogos para o término da primeira fase do Brasileiro da Série C, o Santa Cruz continua se reforçando para a competição. Ontem, a diretoria fechou a contratação do volante Marcos Mendes. O atleta, de 29 anos, é um velho conhecido do futebol pernambucano, tendo em seu currículo passagens por Salgueiro e Manchete.
O novo reforço do Mais Querido estava disputando a Série B pelo Ceará, onde não vinha sendo aproveitado pelo treinador Lula Pereira, motivo que o fez pedir a liberação para acertar com o Tricolor. Além de Mendes, o presidente do Santa Cruz, Édson Nogueira, o Edinho, está em fase final de negociação com um lateral-esquerdo e pretende anunciá-lo ainda hoje. “Marcos já está no Recife e deve se apresentar amanhã (hoje) no Arruda. Já o lateral eu prefiro não revelar o nome, faltam poucos detalhes para eu anunciá-lo e vou esperar por isso”, informou Edinho.

Vestiário

Após o trunfo sobre o Potiguar/RN, o clima no vestiário coral não poderia ser melhor. O técnico Bagé comentou sobre o que lhe agradou e o que irritou na sua estréia no comando coral. “Gostei do conjunto, do espírito de grupo. Não gostei da nossa queda após o nosso primeiro gol. Aos poucos vamos corrigindo as coisas”, comentou o treinador, que espera ansioso por uma recuperação do volante Alexandre Oliveira, que ainda sente uma lesão no joelho, já que Leandro Biton cumpre suspensão diante da Patativa, quarta-feira.

Nenhum comentário: