sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Jogadores tomam diversos rumos


Sem competições oficiais a disputar até o final do ano, o Santa Cruz resolveu antecipar as férias de dezembro dos jogadores e funcionários do futebol. A decisão foi repassada ontem pela manhã pelo superintendente do clube, Luiz Cláudio. A reapresentação foi marcada para 10 de outubro, três dias depois da posse do novo presidente, o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco, Fernando Bezerra Coelho. O futuro mandatário terá que arcar com duas folhas salariais de atraso dos jogadores e nove dos empregados. Os débitos giram em torno de R$ 300 mil e R$ 370 mil, respectivamente. Até acabar o período de transição, o clube fica funcionando apenas em um expediente.

A maioria dos jogadores que apareceram ontem no Arruda é de garotos da base do clube, que agora representam o elenco coral, junto ao meia Rosembrik e ao goleiro Jaílson, cujos vínculos com o tricolor vão até julho de 2009 e fevereiro de 2010, respectivamente.

O zagueiro Gonçalves foi devolvido ao Porto, que já o emprestou ao América-RN para o restante da Série B. O volante Alexandre Oliveira foi para o ABC. O zagueiro/volante Memo foi negociado por empréstimo ao Treze, enquanto o atacante Gilberto, o lateral-esquerdo Max e o meia Miller vão para o Nacional de Patos-PB. Todos vão disputar a Copa Paraíba Sub-21 e retornam no final do ano para o Santa Cruz. O zagueiro Stanley foi devolvido ao Porto.

Já o meia Jefferson, o atacante Patrick e o volante Reinaldo acertaram seus distratos e viajaram para seus respectivos Estados de origem na madrugada de ontem. Hoje ou amanhã, será a vez do goleiro Alencar, do lateral Rafael Mineiro e do meia Rafael Oliveira. Vale a pena ressaltar que após o empate por 1x1 com o Campinense, que praticamente sepultou as chances do Santa na Série C, foram liberados os laterais Marcos Vinícius, Bruno Costa e Camilo, o meia Uéslei e o atacante Cléo. De acordo com o superintendente Luiz Cláudio, a maioria dos atletas vai tentar negociar o atraso salarial com a nova gestão, antes de acionar a Justiça. Por sua vez, o veterano atacante Edmundo ainda está negociando a sua saída.

“É uma situação chata. Porque a gente vem no clube, liga e não tem retorno. Chega uma hora em que a gente estoura. Quero apenas a passagem para São Paulo para acertar minha situação com o Marília. Não estou nem cobrando os salários atrasados. Finalmente, eles sinalizaram que o problema pode ser solucionado ainda esta semana”, disse o lateral-direito Rafael Mineiro.

Candidatura é posta em dúvida

A candidatura do secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Bezerra Coelho, à presidência do Santa Cruz pode ser inviabilizada. Isso porque ele estaria acumulando cargo público com o de presidente de uma entidade privada que recebe benefícios governamentais. No caso do Santa Cruz, o Todos com a Nota.

A lei 8429/92, que trata dos atos que constituem improbidade administrativa, em seu art. 9º, inciso 8º, diz que o secretário não deve: “aceitar emprego, comissão ou exercer atividade de consultoria ou assessoramento para pessoa física ou jurídica que tenha interesse suscetível de ser atingido ou amparado por ação ou omissão decorrente das atribuições do agente público, durante a atividade”.

“Na verdade, vamos traballhar em função de articular apoio dentro do meio empresarial. Mas não vai haver privilégio para o Santa Cruz em relação aos recursos provenientes do governo, o que prejudicaria, claro, Sport e Náutico”, disse Bezerra Coelho.

Polêmicas à parte, o futuro presidente coral tem novo encontro hoje com as lideranças do clube. O objetivo será definir a chapa do Conselho Deliberativo. As facções políticas ficaram de levar 150 nomes e o próprio secretário ficou de apontar mais 150. Também há a expectativa de ele apresentar o nome para presidir o Conselho Deliberativo.

Ontem, um novo gerador foi instalado no Arruda, devolvendo a energia ao estádio. A lista de sócios aptos a votar na eleição do próximo dia 30, que deveria ser publicada ontem, foi adiada. A direção coral informou que ainda está atualizando a relação.

Clube perde Luiz Arnaldo


Morreu ontem, vítima de câncer de próstata, o ex-presidente do Santa Cruz Luiz Arnaldo Pessoa de Melo. O enterro será hoje, às 11h, no Cemitério Morada da Paz, em Paulista.

Luiz Arnaldo, engenheiro e dono da Concrepoxi, estava com 62 anos e deixa a mulher, Regina, e três filhos. Presidente no biênio 95/96, conquistou o título pernambucano em seu primeiro ano de gestão.

Em 96, o dirigente tricolor conseguiu o patrocínio da multinacional Parmalat, então empresa que mais investia no futebol brasileiro (havia levado o Palmeiras ao bicampeonato brasileiro em 93/94). Com Abel Braga no comando técnico e com um time que tinha Maurício Pantera e Aílton no ataque, não conseguiu segurar o título estadual, perdendo para o Sport na grande final.

Luiz Arnaldo foi ainda presidente da Comissão Patrimonial. “Foi um grande pacificador. Sempre se preocupou com a situação do Santa Cruz. É uma perda lamentável”, destacou o ex-presidente tricolor, João Caixero.

Nenhum comentário: