sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Fernando encara primeiro obstáculo


Ivve Rodrigues/Arquivo Folha


Futuro presidente do Santa Cruz teve candidatura colocada em xeque, ontem
Informação que surgiu é que secretário estadual não poderia acumular os cargos
GUSTAVO LUCCHESI


Nem mesmo assumiu a presidência do Santa Cruz e o candidato único para disputar a eleição coral, marcada para o dia 30 deste mês, Fernando Bezerra Coelho, já é obrigado a pular o seu primeiro obstáculo para comandar o clube. Não bastasse ter que resolver problemas estruturais e administrativos do Mais Querido antes de tomar posse, como salários atrasados e falta de luz, o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado foi pego de surpresa com uma notícia ventilada, ontem, de que poderia ter a sua candidatura à presidência do executivo inviabilizada.

Segundo a informação, com base no artigo 9°, inciso 8°, da lei 8429/92, Bezerra Coelho não poderia acumular as funções de secretário do Governo, um cargo público, com a de presidente de uma entidade privada que recebe benefício governamental (Todos Com a Nota), como o Santa Cruz. A norma, que diz respeito a atos de improbidade administrativa, tem a função de coibir um possível interesse do agente público em tirar proveito das verbas públicas para interesse privado.

Porém, todos os juristas consultados pela reportagem da Folha de Pernambuco foram unânimes em afirmar que não há irregularidade alguma neste caso, com Bezerra Coelho podendo sim acumular as duas funções. Segundo a explicação de um deles, haveria problema se o Santa Cruz fosse uma associação subsidiada, ou sustentada, pelo Governo do Estado, o que não é caso, já que a ação governamental é apenas uma das diversas fontes de renda do clube (arrecadação, venda de jogadores, patrocínios, entre outros).

Fora isso, outro motivo alegado pelos advogados consultados é que o Todos Com a Nota é uma ação do Governo em conjunto com os clubes pernambucanos, com Bezerra Coelho não podendo tirar vantagens para o Santa Cruz, já que as condições do programa são válidas para todos os beneficiados.

Ainda em viagem ao Rio de Janeiro, com retorno marcado para hoje, o secretário, também presidente do Porto de Suape, mostrou-se bastante tranqüilo com toda a polêmica. “Não há problema algum na minha candidatura. Fiquei surpreso com a notícia, mas me informei com alguns advogados e não tem cabimento essa reclamação. Talvez seja gente querendo tumultuar o ambiente, mas prefiro não comentar mais sobre o assunto”, declarou Fernando, por telefone.

Provando que a união é realmente um dos maiores trunfos do futuro mandatário coral, o ex-candidato à presidência do clube, Fred Arruda, deixou bem claro que, por ele, o Tricolor abre mão do Todos Com a Nota para contar com Bezerra Coelho no comando da Cobra Coral no biênio 2009/2010. “Pelos meus conhecimentos, essa história de hoje (ontem) não tem fundamento, porém, caso haja qualquer problema, eu prefiro contar com o Fernando a continuar com o programa”, comentou Arruda.

Agora, com energia, lista será impressa

Gustavo Lucchesi

Agora os tricolores mais entusiasmados podem afirmar sem medo que Fernando Bezerra Coelho trouxe a luz ao Santa Cruz, literalmente. Com o clube às escuras há algumas semanas, por conta de uma dívida com a empresa que fornecia o gerador de energia ao Mais Querido, o futuro mandatário coral providenciou um novo gerador, que já funciona desde ontem à tarde, com isso viabilizando a impressão da lista de sócios aptos a votar na eleição.

O próximo passo de Bezerra Coelho será dado hoje, quando ele irá se reunir com as lideranças políticas do Tricolor, às 17h, no escritório de Osmundo Bezerra, na Rosa e Silva. Porém, ao contrário do que todos imaginavam, o nome do novo presidente do Conselho Deliberativo não será anunciado, com o encontro servindo apenas para definir a quantidade e os nomes dos conselheiros que irão formar o bloco.

O prazo para a inscrição das chapas para a eleição a ser realizada no final deste mês, começa no dia 16 e vai até o dia 22. Sobre a possibilidade do senador Marco Maciel assumir o Deliberativo do Santa, Fernando se mostrou esperançoso. “Estamos tentando sensibilizá-lo e sei que ele está analisando o convite com carinho”, comentou.

Elenco se despede do clube em clima de velório

Gustavo Lucchesi

Sem motivo algum para comemorar os sete meses de atividade na temporada 2008, o elenco coral teve a sua despedida ontem, no Arruda, na reapresentação dos jogadores, num clima que mais lembrava um velório. Com a grande maioria já tendo deixado o Mais Querido, um pequeno grupo, com cerca de 15 atletas, apareceu no clube, com alguns tentando conseguir, ao menos, as passagens para retornar para aos seus estados de origem. Já outros aproveitavam para dizer um “até logo” às Repúblicas Independentes do Arruda, como é o caso do goleiro Jaílson, o lateral Max, o meia Miller e atacante Gilberto, que acertaram, ontem, os seus empréstimos ao Nacional de Patos, da Paraíba.

Sem atividades até janeiro de 2009, quando começa o Estadual, o Departamento de Futebol do Tricolor teve as suas férias antecipadas e só retorna aos trabalhos no dia 10 de outubro, com isso valendo também para os atletas. “É bom para não ficar parado e pegar experiência. Eu quero voltar e me preparar para fazer bonito no Pernambucano do próximo ano. Já estou até imaginando os clássicos”, brincou Miller, de 18 anos, o mais novo atleta dos profissionais. O volante Memo já está atuando no futebol paraibano, emprestado ao Treze.

Morte do ex-presidente Luís Arnaldo deixa corais de luto

Filipe Assis

A família tricolor foi dormir, ontem, mais triste. O ex-presidente do Santa Cruz, Luís Arnaldo, faleceu no início da noite. Ele, que lutava contra um câncer de próstata, sentiu-se mal há cerca de 20 dias e foi levado para a UTI de um hospital particular. Ontem, por volta das 18h, ele sofreu uma metástese. O enterro será hoje, às 11h, no cemitério Morada da Paz, em Paulista. O clube decretou luto oficial de três dias.

Luís Arnaldo Pessoa de Melo foi presidente do Mais Querido nos anos de 1995 e 1996. Desde então, fez raras aparições em público no Arruda. A última delas ocorreu há cerca de um ano, quando prometeu que sua empresa, a Concrepox - especialista na revitalização de estruturas de concreto - recuperaria um trecho da arquibancada inferior do estádio.

Apesar de Luís Arnaldo ter sido visto poucas vezes no clube após o fim do seu mandato, alguns tricolores ilustres dizem que, mesmo sem aparecer, ele continuava participando do dia-a-dia no Arruda. “É uma perda irreparável”, disse o também ex-presidente João Caixero.

Nenhum comentário: