terça-feira, 26 de agosto de 2008

A Lei Pelé e o Clube dos 13 acabaram com o Santa, diz diretor de futebol


Para Jomar Rocha, a falta de uma cota anual e a obrigatoriedade de o clube se transformar em empresa contribuíram para a decadência

Marcello Carrapito

GLOBOESPORTE.COM, Rio de Janeiro

Vinte e quatro vezes campeão pernambucano e revelador de jogadores como o zagueiro Ricardo Rocha, tetracampeão mundial com a seleção brasileira, em 1994, o Santa Cruz vive o pior momento de sua história. Eliminado da Terceira Divisão do Campeonato Brasileiro, o time precisa de um milagre para não ser rebaixado à Série D, recentemente criada pela CBF.

Procurado pelo GLOBOESPORTE.COM, o presidente do clube, Edson Nogueira alegou estar na estrada, em meio a uma viagem, e não falou. No entanto, Jomar Rocha, diretor de futebol, apontou os culpados pela situação em que o Santa se encontra:

- É evidente que ao longo dos anos houve erros administrativos. Equívocos. E a estrutura foi se deteriorando. Mas a Lei Pelé e o Clube dos 13, aliás, não entendo por que nunca fizemos parte do Clube dos 13, acabaram com o Santa Cruz – afirma, por telefone.

Segundo o dirigente, a cota anual que os clubes recebem do Clube dos 13 sempre fez falta. E a obrigatoriedade de o clube se transformar em empresa também prejudicou o Tricolor do Arruda:

- Antigamente o clube tinha o passe do jogador, mas hoje não. A Lei Pelé tirou a questão do clube formador. Antes se montava um time para um ou dois anos, no mínimo. Atualmente monta-se time para cada seis meses. Desta maneira não conseguimos manter uma equipe. Pois não se negocia mais jogador com os dirigentes, mas sim com empresário – desabafa.

Polêmica à vista

Para se manter na Terceirona, o Time Coral tem que golear o Salgueiro, fora de casa, no próximo domingo, e torcer por uma derrota do Campinense para o Icasa-CE, também por goleada. Além de uma enxurrada de gols, o Santa tem que firmar o pensamento para que cinco dos oito times que terminarem a segunda fase em terceiro lugar somem, no máximo, seis pontos cada. Neste caso, a manutenção da equipe seria decidida no saldo de gols.

Porém, não há no regulamento oficial da competição um critério para o rebaixamento à Quarta Divisão. Apenas um ofício publicado no site oficial da CBF. Por conta deste detalhe, a diretoria tricolor começa a se movimentar:

- Dos 16 times desclassificados nesta fase, apenas quatro estarão na Série C, em 2009. E não concordamos. Vamos contratar um advogado para analisar o regulamento da CBF e dar um parecer. Se este for favorável, entraremos com um recurso no STJD pleiteando a permanência do Santa Cruz na Terceira Divisão através do ranking de clubes – garante.

2 comentários:

Anônimo disse...

É interessante como as coisas se processão no mundo do futebol,O nosso querido Tricolor avançou para a 2ªFase da terceirona e mesmo assim a "famigerada cbf junto com esse clube dos 13" que estão querendo acabar com o futebol dos clubes do nordeste conseguiu lançar o clube para uma série D isto é o fim da picada,clubes de massa como o nosso estão fechando por essas fórmulas desastradas e preconceituosas.Concordo que algumas gestões do nosso queridissimo tricolor foram um desastre, mas não vem ao caso de uma hora para outra sepultarmos um grande clube com uma torcida imensa para o fim!!!!

Agência Santapress disse...

Eu só acho que este argumento de Jomar de que não estarmos no clube dos 13 acabou com o Santa é furado. Isso explica sim a disparada da coisa, mas nenhum dos times que o Santa enfrentou estava ou est[á em condições melhores ou piores, e nenhum deles tem torcida ou clube dos 13 ou favorecimento da CBF,e a Lei Pelé não vale só pro Santa, vale pra todo mundo.