quinta-feira, 8 de maio de 2008

CBF divulga a tabela da Série C

Jedson Nobre/Arquivo Folha



Santa Cruz ficou no Grupo 5, ao lado de Central, Potiguar/RN e Campinense/PB
Tricolores já estão trabalhando para a competição
GUSTAVO LUCCHESI

Depois de muita expectativa e espera, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou ontem a tabela e o regulamento do Campeonato Brasileiro da Série C 2008, cumprindo com as normas do Estatuto do Torcedor, que fixa o prazo de 60 dias antes da primeira rodada da disputa, dia 6 de julho, para que isso seja feito. A rodada de encerramento foi agendada para o dia 23 de novembro. Com o fim do mistério, os quatro clubes participantes do Estado - Santa Cruz, Central, Ypiranga e Salgueiro, sendo número recorde de pernambucanos na Terceirona - conheceram os seus adversários e as datas em que entrarão em campo.

Como na primeira fase o sorteio é feito de forma “regionalizada”, o Santa Cruz acabou caindo no mesmo grupo que o Central (o 5), com Potiguar/RN e Campinense/PB completando a chave. A estréia coral será contra os paraibanos, no estádio Ernani Sátiro, em Campina Grande. Já a Patativa recebe a equipe de Natal, no Luiz Lacerda. Na segunda rodada, marcada para o dia 9 de julho, os dois pernambucanos se enfrentam, no Arruda. Fechando os jogos de ida, no dia 13 de julho, o Tricolor vai até Mossoró, enfrentar o Potiguar, enquanto os centralinos recebem o Campinense, em Caruaru.

Já o Salgueiro acabou caindo no Grupo 6, juntamente com Icasa/CE, Santa Cruz/RN e Treze/PB, com o Carcará do Sertão estreando em casa, contra o Treze, no Cornélio de Barros. No Grupo 7, também como pernambucano solitário, o Ypiranga terá pela frente o Atlético/BA, Confiança/SE e ASA/AL. A estréia da Máquina de Costura será em Arapiraca, contra a ASA. Todas as quatro equipes do Estado estréiam no dia 6 de julho, às 16h.

Em relação à formula de disputa, a CBF resolveu manter o regulamento utilizado na edição passada. Na primeira fase, os 64 clubes participantes formarão 16 chaves formada por quatro equipes cada. Os times se enfrentam em jogos de ida e volta, como assim será feita em todas as fases da competição. Na segunda etapa, os 32 sobreviventes formam oito grupos, também com quatro clubes em cada, passando os dois melhores novamente. Na terceira fase, a fórmula das outras fases se repete com as 16 equipes restantes. Na quarta e decisiva etapa, os oito clubes restantes formam um Octogonal Final, onde todos se enfrentam em jogos de ida e volta e as quatro equipes que somarem o maior número de pontos conquistam o tão sonhado acesso para a Série B do próximo ano.

DISPENSA
Como já era esperado por todos, o zagueiro Rogério Conceição foi dispensado do Santa Cruz, ontem, ao se reapresentar ao clube com três dias de atraso. O motivo, já explicado pelos dirigentes antes mesmo do seu retorno, é o salário de R$ 17 mil que o defensor recebe, considerado fora da realidade dos padrões atuais do Tricolor.

Corais confirmados na Copa PE

Léo Lisbôa

O impasse aconteceu até o último instante, mas no final da noite de ontem, o Santa Cruz garantiu presença na Copa Pernambuco. Além do Santinha, o torneio, que este ano será disputado no primeiro semestre principalmente pelo fato do Tricolor do Arruda participar da Série C à partir de julho, contará com mais 14 equipes, incluindo o Sport. Já o Náutico, alegou que estará com o elenco dos juniores participando do Estadual da categoria, e não jogará o campeonato, que tem início no dia 14 de maio e termina dia 29 de junho.

Sem ainda saber com quais representantes disputará a Copa Pernambuco, o Santa usará o torneio como laboratório para a Série C. Por não precisar registrar os jogadores na Federação Pernambucana de Futebol, devem ser usados atletas dos juniores e que estejam fazendo testes. “Ainda não sei se o Fito (Neves) ou o Nereu (Pinheiro) comandará o time na competição. Tenho até a quarta-feira para resolver”, afirmou o presidente do clube, Edson Nogueira, o Edinho. Quem também estará lapidando o elenco para a competição nacional é o Salgueiro, que garantiu a vaga na última rodada do Estadual.

O torneio será disputado em três etapas. Na primeira, os 15 clubes serão divididos em três grupos de quatro equipes e um de três. As duas melhores equipes de cada chave passa a fase seguinte. Os oito sobreviventes serão divididos em dois grupos de quatro adversários, com o campeão de cada quadrangular se classificando para a final. O primeiro contará com os primeiros colocados da chave A e B, e o segundo com os classificados do C e D.

O participante com melhor campanha disputará o segundo jogo da decisão em casa. Os critérios de desempates também já foram definidos. O primeiro é o número de vitórias, seguido pelo número de gols marcados e depois sofridos. Caso duas equipes cheguem à última partida empatadas em todos os critérios, o campeão será definido nos pênaltis. A tabela oficial e o regulamento vão ser oficializados amanhã.

Até agora, apenas o grupo D, com os clubes do Agreste e Sertão do Estado, Salgueiro, Afogadense e Porto está definido. Já o A, B, C, que também teriam três equipes, com a confirmação do Santa Cruz, Intercontinental e Ferroviário, seria oficializado hoje à tarde, com a realização de um sorteio. Mas já se sabe que o Tricolor do Arruda não poderá ficar na mesma chave que o Sport na primeira fase da competição. Os outros participantes serão América, Íbis, União, Atlético de Vicência, Decisão, Catende, Ipojuca e Cabense.

Nenhum comentário: