quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Santa começa a ganhar forma para estreia


CBF libera seis jogadores, e outros devem ser regularizados hoje. Baixa é atacante João Paulo, que sofreu lesão

Os torcedores do Santa Cruz já começam a ter uma ideia do time que vai estrear no Campeonato Pernambucano diante do Sete de Setembro, às 16h do próximo domingo, no Estádio Gigante do Agreste, em Garanhuns. Ontem à tarde, o goleiro Adriano Santos, os volantes Anderson e Elder, os meias Juan Felipe e William e o atacante João Paulo tiveram os nomes publicados no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e já estão aptos a vestir a camisa do clube em partidas oficiais. Hoje, às 19h, em Nossa Senhora do Ó, na Região Metropolitana do Recife, estarão em campo para um jogo-treino contra um combinado do município de Ipojuca.

João Paulo, entretanto, que estaria no mínimo relacionado no banco para o primeiro jogo do Santa Cruz após quatro meses, foi vetado pelo departamento médico tricolor. O atacante sofreu uma entorse no joelho direito durante o treinamento de ontem. Hoje vai passar por exames de imagem para identificar a gravidade. A lesão ocorreu na parte final do coletivo realizado pelo técnico Márcio Bittencourt, quando o atleta entrou em campo para substituir o atacante da casa Yuri Savaroni.

A regularização dos zagueiros Sandro, que renovou contrato, e Leandro Camilo, do lateral-direito Parral e do atacante Márcio deve sair ainda hoje. A expectativa vai ficar por conta do goleiro André Zuba, dos laterais-esquerdos Juca e Adílson, dos volantes Wagner, Bilica, Húdson e Manu e do atacante Marcelo Ramos. Todos eles finalizaram a bateria de exames cardiológicos e assinaram de vez seus contratos ontem à tarde. A documentação será remetida à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) hoje, prazo final estabelecido pelo regulamento do Estadual para participar da primeira rodada. Dando entrada na entidade, os nomes podem aparecer no BID até a próxima sexta-feira.

Já os zagueiros Daniel Horst e Thiago Matias, o meia Leandro Gobatto e o atacante Roger Thompson estão impedidos pela legislação desportiva de participar da estreia da competição. Como estas contratações envolvem transferência internacional, terão de esperar até o próximo dia 15 a reabertura da janela para entrada e saída de jogadores no Brasil. Mesmo assim, o treinador optou por utilizar Leandro Gobatto e Roger Thompson na escalação considerada titular no coletivo. O time formou com: Adriano, Parral, Sandro, Leandro Camilo e Adilson, Anderson, Wagner, Elder e Leandro Gobatto, Roger Thompson e Márcio.

Márcio Bittencourt aproveitou para advertir que o jogo-treino desta noite terá caráter apenas de agradecimento à recepção da cidade de Ipojuca para a fase final de preparação. "Acho isso importante. Fomos recebidos muito bem. É uma forma de retribuirmos o carinho da cidade. Pretendo utilizar todos os jogadores. Dando oportunidade de, pelo menos, 30 minutos para cada um deles. Não significa que vamos interromper a programação de treinos por causa disso. De manhã, vamos trabalhar normalmente", explicou o treinador.

Depois dos desentendimentos, o Santa Cruz concretizou a rescisão de contrato com o meia Rosembrik na CBF. O jogador, que teve duas passagens pelo Arruda (2004/2005/2006 e 2008) acertou transferência para o Vila Nova-GO, integrante da Série B do Campeonato Brasileiro e comandado por Givanildo Oliveira.

Arruda perto da liberação


A comissão patrimonial do Santa Cruz deve enviar hoje ou amanhã para o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) o relatório das obras estruturais realizadas no estádio do Arruda. A intenção é conseguir a liberação do anel superior, interditado a pedido do MPPE desde dezembro de 2007. Uma cópia do relatório será mandada para a Coordenadoria de Defesa Civil do Recife (Codecir). O primeiro jogo do tricolor no Arruda pelo Estadual está marcado para o dia 18, contra o Central.

De posse do relatório produzido pelo Santa Cruz, o MPPE solicitará ao Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Vigilância Sanitária e Codecir uma nova vistoria para averiguar se as obras realizadas no estádio atendem às exigências feitas pelos órgãos e que resultaram no fechamento do setor superior da arena.

"Recuperamos toda a parte estrutural do estádio, e não só os problemas apontados no anel superior. Acredito que não haverá problema para a liberação da área interditada até o dia do nosso primeiro jogo em casa no Campeonato Pernambucano", destacou o presidente da comissão patrimonial do Santa Cruz, o engenheiro José Augusto de Paula.

Segundo o dirigente, toda a recuperação do Arruda, incluindo parte estrutural, elétrica, hidráulica e de pintura (que ainda não foi finalizada) está orçada em R$ 4 milhões. "Assim que o relatório chegar em nossas mãos vamos solicitar imediatamente as novas vistorias. A nossa intenção não é prejudicar nenhum clube, e sim prezar pela integridade do torcedor", concluiu o promotor do Juizado do Torcedor, Aguinaldo Fenelon.

Nenhum comentário: